Eletrodomésticos para cozinha – 18 opções essenciais para o lar!

A tarefa de montar uma casa nova envolve muitas escolhas e itens para compor o lar, e na lista do que não pode faltar, os eletrodomésticos para cozinha são de extrema importância, uma vez que podem tornar o dia a dia mais fácil, além de algumas opções serem imprescindíveis para o lar.

E se você está planejando ter um cantinho só seu, mas não sabe o que é essencial na lista de eletrodomésticos para cozinha, trouxemos dicas do que não pode faltar, além de dicas de como escolher o item certo para montar um lar completo e que torne o dia a dia mais prático .

dicas e lista de eletrodomésticos para cozinha

Lista de eletrodomésticos para cozinha #dicas

Fogão

Na lista de eletrodomésticos para cozinha, um item que não pode faltar é o fogão, afinal esse é um item essencial para o preparo das refeições.

E nesse caso a escolha traz uma variedade enorme de modelos, como opções de fogão cooktop, de embutir, de piso, e de indução.

E se você está em dúvida em relação há qual tipo de fogão escolher para a cozinham trouxemos informações e dicas sobre cada uma dessas versões.

como escolher fogão para cozinha

Há uma variedade de estilos e tipos de fogão para cozinha

  • Cooktop: esse é um modelo de fogão moderno e também chamado como fogão de bancada, uma vez que este modelo é instalado sobre uma bancada, o que torna o projeto da cozinha mais moderno e atual. O cooktop pode ser uma versão com chamas ou de indução, e independente do modelo, esse fogão de bancada não acompanha forno, por isso é preciso incluir um forno ao projeto da cozinha com cooktop.
  • De embutir: o fogão de embutir é uma versão ideal para completar cozinhas planejadas, uma vez que essa versão fica suspensa entre armários e assim precisa de um projeto específico para o encaixe entre os móveis. A vantagem do fogão de embutir é o fato de já vir com forno, além de ficar suspenso e facilitar a limpeza do piso da cozinha.
  • De piso: essa é uma das versões mais conhecidas de fogão e é um modelo que é completo, ou seja, traz fogão e forno no mesmo eletro. Esse modelo fica apoiado diretamente sobre o piso, e tem como vantagem o fato de ser um fogão a gás e que pode ser mudado de lugar ou até mesmo uma opção para quem mora de aluguel, uma vez que é possível retirar o fogão durante o processo de mudança.
  • De indução: uma versão bem moderna de fogão é o modelo de indução, que nesse caso é uma versão de fogão elétrico, sendo uma alternativa para não precisar de botijão de gás, assim o fogão de indução se torna uma opção para evitar instalações à gás na cozinha ou no apartamento, uma opção que economiza espaço no ambiente. O fogão de indução é uma versão de cooktop, ou seja, um fogão de bancada e que também necessita do complemento do forno. Nesse caso, esse estilo de fogão não produz chama, e o aquecimento da sua superfície é que proporciona o calor para o preparo dos alimentos. Um ponto negativo desse modelo de fogão, é o fato de só funcionar com panelas de metais magnéticos, como ferro, caso contrário não há o aquecimento da superfície do fogão.

Forno Elétrico

Na lista de eletrodomésticos para cozinha, um item que pode entrar nessa lista é o forno elétrico, principalmente para projetos que trazem a opção do cooktop, seja a gás ou por indução.

O forno elétrico pode ser uma opção de embutir, que deve ser instalado em móveis feitos sob medida; ou uma opção de forno de bancada, o que dispensa a necessidade de móveis planejados e pode ser instalado sobre uma superfície, como uma bancada, necessitando apenas de uma tomada próxima.

Além de ser uma opção para cozinhas com fogão cooktop, há também a possibilidade de ter um mini forno elétrico em cozinhas como fogão tradicional, que acompanham o forno. Nesse caso, o mini forno elétrico é uma opção menor e prática para o dia a dia, como assar itens pequenos ou apenas aquecer algo.

tipos de forno para cozinha

O forno elétrico pode ser uma opção de embutir ou de bancada

Geladeira

Na lista de itens essenciais para a cozinha, a geladeira entra como uma opção indispensável, afinal o eletrodoméstico para cozinha ajuda a manter a conservação dos alimentos.

Assim, a escolha da geladeira para cozinha pode ser bastante variada, incluindo desde opções básicas ele funcionais para o dia a dia, há opções mais sofisticadas e com itens e tecnologias extras.

Como opções para escolher a geladeira, há 3 modelos que são mais comuns no mercado:

como escolher geladeira

  • Duplex: este modelo é a versão em que freezer e refrigerador são separadas, sendo uma versão com 2 portas. O modelo é bastante funcional e traz modelos de diferentes tamanhos.
  • Site by side: esse é um modelo de geladeira maior e que tem sido uma opção para projetos modernos, uma vez que traz uma geladeira com 2 portas, como um modelo duplo. As versões mais modernas da geladeira side by side também podem trazer a tecnologia inverse, em que o freezer fica abaixo das portas do refrigerador, uma opção inversa aos modelos tradicionais.
  • Simples: esse modelo de geladeira é a opção mais simples entre as variações de eletrodomésticos, e traz apenas uma porta, tendo a parte do congelador interna e dividindo espaço com o refrigerador.

 

E se mesmo com as dicas sobre os variados modelos de geladeiras, você ainda ficou com dúvidas para escolher o eletro, não deixe de ler esse post para ajudar na decisão do melhor modelo de geladeira.

Micro-ondas

Esse não é um eletrodoméstico essencial, mas sem dúvida é uma opção bastante prática para o dia a dia, ajudando a descongelar alimentos e até mesmo a aquecer rapidamente algo, como um prato de comida ou até mesmo uma xícara de leite.

A escolha do micro-ondas para cozinha pode trazer um modelo simples ou até mesmo um eletro multifunções, unindo um forno elétrico com micro-ondas, uma opção bem atual e que dispensa a necessidade de dois eletrodomésticos.

 

como escolher micro ondas

Além dos modelos tradicionais, atualmente há opções de forno com micro-ondas

Bebedouro / Purificador de Água 

Na lista de itens que não podem faltar na cozinha, uma das opções de eletrodomésticos é o bebedouro para galão de água mineral, sendo uma opção para quem planeja comprar água mineral com frequência.

Esse eletro tem a vantagem de trazer a opção de água gelada, o que é ideal para dispensar a necessidade de repor água gelada em garrafas na geladeira.

lista de eletrodomésticos para cozinha

O bebedouro com água gelada é uma opção que utiliza galões de água mineral

Além do bebedouro com água gelada, outra opção para a cozinha é o purificador de água, que é uma versão elétrica instalada em um encanamento na cozinha e que purifica a água vinda através do cano, uma opção que dispensa a necessidade de comprar galões de água mineral e garante que a água seja purificada antes de ser utilizada na cozinha. Esse modelo ainda pode trazer a vantagem de ter água gelada, assim como o bebedouro.

dicas de eletrodomésticos para cozinha

O purificador de água por trazer a opção de água gelada

Coifa / Depurador de ar

Na lista de eletrodomésticos para cozinha entram as opções de coifa ou depurador, que são elétricos instalados sobre o fogão e que ajudam a sugar a fumaça, cheiro e até mesmo gordura produzidos durante o preparo dos alimentos, sendo um item bastante funcional, além de ser serem opções essenciais para quem tem cozinha em conceito aberto, com cozinha americana ou integrada com outros ambientes.

Esses eletros domésticos funcionam como a proposta de tirar cheiros e fumaça do ambiente mas ambos possuem várias ações em suas funções.

como escolher coifa ou depurador de ar para fogão

  • Coifa: a coifa é uma opção mais completa e vai além da purificação do ar, mas também a função de exaustor, sugando a fumaça e o cheiro e direcionando através de uma tubulação ligada a coifa e que leva fumaça e cheiro para a parte externa. Assim, para a cozinha com coifa é preciso ter uma instalação prévia de tubulação que permita direcionar a fumaça para a parte externa.
  • Depurador: esse é um eletrodoméstico mais simples que a coifa, e tem apenas a função apenas de sugar o ar quente e tratar as partículas, purificando-as e devolvendo o ar limpo para o ambiente. Sendo assim, o depurador costuma ser uma opção mais compacta e que trabalha através de um filtro que depura o ar, ao invés de sou sugá-lo e direcioná-lo para fora.

Lava-Louças

Entre as opções de eletrodomésticos para cozinha, uma das opções é a lava-louças, uma opção bastante prática e que dispensa o tempo gasto lavando louça, além de ser uma opção que economiza água durante a lavagem.

Existem diferentes modelos de lava-louças que podem variar de acordo com o número de serviços, ou seja, o tamanho do eletro e a quantidade de louças que lava por vez. Além disso, o modelo também pode ser de instalação ligada diretamente a uma rede de água e outra de esgoto, ou um modelo de bancada e que pode ser ligado diretamente na pia, uma solução para quem não planejou a tubulação para a instalação de uma lava-louças no projeto.

como escolher lava louças

Cafeteira Elétrica

Para quem não abre mão de um café para iniciar o dia, uma das opções na hora de montar a cozinha é incluir na lista de eletros uma cafeteira elétrica.

Nesse caso, há uma variedade imensa de estilos de cafeteira, podendo ser desde as versões mais simples, com timer para programar o início do preparo do café automaticamente, para café expresso ou até mesmo as versões de cápsulas.

dicas de cafeteira elétrica

O modelo é uma versão com timer para programar o início automático do preparo do café

cafeteira elétrica com capsula

O modelo faz café expresso com pó, mas também aceita cápsulas

Assim, a escolha para o melhor tipo de cafeteira elétrica vai depender do seu gosto pessoal e do orçamento disponível para esse eletro.

Panela Elétrica

Para quem preza por praticidade e otimização do tempo, as panelas elétricas são eletrodomésticos indispensáveis no dia a dia.

Entre as opções mais conhecidas estão a panela de arroz elétrica, que faz o preparo do arroz sem a necessidade de ficar acompanhando a panela no fogão, além da opção de manter o arroz aquecido. Outra opção de panela elétrica é a panela de pressão elétrica, que substitui a tradicional panela de pressão e tem a vantagens como ser bastante segura, programar o início do preparo do alimento, acrescentar tempo de cozimento para o alimento, entre outras funções, que tornam o dia a dia mais prático.

 

como escolher panela elétrica

A panela de arroz é uma opção que facilita o dia a dia

dicas para panela de pressão elétrica

A panela de pressão elétrica é repleta de funções

Liquidificador / Processador / Mixer

Entre os itens que podem fazer parte da lista de eletrodomésticos para cozinha, estão o liquidificador, o processador de alimentos e o mixer.

E se você não sabe a função de cada um, vamos a uma breve explicação desses eletros:

  • Liquidificador: esse é um clássico das cozinhas e é bastante funcional no dia a dia, podendo ser usado para fazer sucos, vitaminas e até mesmo massas, como massa de panqueca.

o que comprar de eletro para cozinha

  • Processador de alimentos: esse é um daqueles itens que deixa a cozinha mais prática e funcional, já que o processador pode ajudar a picar alimentos, misturar massas, entre outros. Além disso, uma possibilidade é escolher por um eletro multifunções, trazendo uma mesma base para liquidificador e processador de alimentos.
eletrodoméstico multifunções para cozinha

O processador pode ter a base compartilhada com outros eletros

  • Mixer: esse é um espécie de liquidificador portátil, e pode ser utilizado para bater líquidos ou até mesmo no preparo das refeições, como fazer um purê, tornando mais fácil a tarefa.

qual eletrodoméstico precisa ter na cozinha

Batedeira

Um clássico das cozinhas é a batedeira, um eletrodoméstico que ajuda bastante no dia a dia de quem gosta de cozinhar, sendo uma opção perfeita para fazer massas e bolos.

Para quem não é entusiasta da cozinha, uma versão de batedeira básica e doméstica já é bastante prática e funcional para atender as necessidades básicas. No entanto, se você adora passar o tempo fazendo diversas receitas, a batedeira estilo planetária é uma versão mais potente e ideal para diferentes tipos de receitas.

 

batedeira para cozinha doméstica

A batedeira simples é funcional e compacta

batedeira planetária para casa

A batedeira planetária é uma versão maior e com mais potência

Torradeira / Sanduicheira

Na lista de eletrodomésticos que podem fazer parte da cozinha, estão a torradeira e a sanduicheira.

A torradeira é um eletro ideal para aquecer o pão e fazer torradinhas quente e rápidas no dia a dia. Já sanduicheira é uma versão que lembra um grill, e pode fazer lanches recheados, sendo uma opção perfeita para fazer um lanche quentinho e com queijo derretido.

lista de eletros para cozinha

A torradeira pode ser uma opção para deixar a cozinha mais completa

sanduicheira simples para cozinha de casa

Grill / Churrasqueira Elétrica

Na lista de eletrodomésticos para cozinha, dois itens que podem fazer parte do ambiente são grill e churrasqueira elétrica, que são ideais para o preparo de carnes, espetinhos e até mesmo legumes.

O grill tem a praticidade de aquecer e preparar os alimentos retirando o excesso de gordura, o que é ideal para fazer grelhados mais saudáveis.

panela grill para cozinha dicas do que não pode faltar na cozinha

Já a churrasqueira elétrica é uma opção prática para fazer um churrasco sem a necessidade de fazer brasa com o carvão, sendo assim é uma opção de churrasqueira perfeita para quem mora em apartamentos ou até mesmo para fazer uma carne assada de maneira prática e rápida.

churrasqueira elétrica para cozinha

A churrasqueira elétrica é prática e compacta

Fritadeira sem Óleo / Air fryer

Para quem prefere uma dieta mais saudável e uma cozinha mais prática, a fritadeira elétrica é sem dúvida um eletrodoméstico para cozinha que não pode faltar.

Esse eletro é uma opção para fazer alimentos sem a necessidade da imersão em óleo, sendo assim dá para fazer aquela batatinha crocante sem fazer muita sujeira na cozinha e com a vantagem de ser bem mais saudável.

fritadeira sem óleo para cozinha

A fritadeira sem óleo é uma opção prática e que ajuda em uma alimentação mais saudável

modelos e dicas de fritadeira sem óleo

Além da batatinha, a fritadeira elétrica também permite fazer uma série de receitas diferentes, e assim dá para explorar os diferentes usos e propostas de receitas para esse eletrodoméstico.

 

 

Se você está nessa fase de montar um novo lar, conte aqui nos comentários o que não pode faltar na sua cozinha e qual eletro você não abre mão.

 

Você pode gostar...