PAREDE PRETA NA DECORAÇÃO: 50 Fotos e Dicas
Muitas vezes achamos que para dar vida a um cômodo as cores intensas são essenciais, mas raramente consideramos usar uma parede preta na decoração. Tudo bem que a ideia parece um tanto gótica, mas depois de conferir as dicas, com certeza você vai deixar os pré-conceitos de lado e se apaixonar pela cor neutra e intensa.
Dicas de decoração de parede preta
Iluminação
Para valorizar a cor escura, um ponto chave é ter uma iluminação correta. A luz pode ser natural, vinda de uma janela, ou instalar focos de luz de artificiais direcionadas para a parede.
Decidir a parede
A cor pode sim dar um up ao projeto, mas como já dizia minha mãe, “tudo em exagero não é bom”. E assim funciona para a pintura, nada de pintar todo o cômodo da cor fechada, pois assim você vai deixar o visual carregado. O ideal é escolher apenas uma das superfícies!
Cor
Depois de carregar em uma parede é hora de dar vida ao ambiente e para isso nada melhor que colocar alguns pontos de cor na decoração. Se não quiser ir pelo lado colorido, pode apostar na combinação de preto e branco.
Fotos e ideias
Sala com parede preta
Como a dica já mostrou, fazer uma decor colorida valoriza o fundo preto. A estante de mesma cor se camufla a parede, e o destaque fica apenas para os itens decorativos.
A decoração de apartamento pequeno sempre aposta em tons claros, mas nessa sala o painel de TV cobriu toda a superfície com a cor escura e para não pesar, a cortina leve e branca com móveis mais suaves é a escolha perfeita.
Se você se cansa rapidamente do visual, uma aposta é colocar a cor na parede atrás do sofá, assim o olhar não ficará direcionado constantemente para a superfície.
Para a composição dessa sala, os móveis em cinza e marrom poderiam deixar o resultado pesado, mas para quebrar isso, a iluminação da janela de vidro clareia durante o dia e a noite a luz fica por conta dos pendentes e luminária.
Ideias diferentes podem compor diferentes estilos, mas sempre usando a parede preta.
- A composição com decor cinza cria um espaço neutro, mas com toque jovem.
- A parede da escada foi a responsável pelo tom do ambiente, e os fixados na superfície trazem cor a sala.
- Na asla de jantar, o fundo preto foi composto por quadrinhos coloridos.
Uma maneira de iluminar o fundo escuro é colocar um quadro mais claro na superfície.
Cozinha com parede preta
No modelo da cozinha americana a cor escura prevaleceu ao fundo e no balcão. A parede azul perpendicular foi ideal para dar modernidade e luminosidade ao espaço.
Para não cair na mesmice de pintar a parede, apostar no revestimento com pastilha preta é ideal. Além de prático para limpar, o resultado fica ótimo!
O espaço pode ganhar parede de lousa. Quando sua criatividade não estiver aflorada para decorar a superfície, é só deixar o fundo escuro brilhar sozinho!
Nessa cozinha, a parede escura foi combinada com armários em marrom claro e piso branco o que suavizou o ambiente.
Lavabo preto
Pode parecer arriscado usar uma cor de parede escura em ambiente pequeno, mas essa ideia mostra que com boa iluminação e combinação com tons claros a ideia é ótima.
Nesse lavabo, a cor preta não ficou só na parede, mas também pode ser vista no piso. O contraponto para ampliar o lugar é a parede de espelho e a iluminação.
O pequeno lavabo ganhou duas paredes com o tom neutro e pesado, mas o espelho e a combinação da bancada e vaso sanitário branco criaram iluminação e uma clássica combinação em preto e branco.
No pequeno espaço de tons escuros, itens como mármore claro no chão e pia, parede de espelho e bancada de vidro são essenciais para não carregar o visual e deixar o ambiente claustrofóbico.
Se a ideia é estender a ideia para o banheiro, a pintura pode ser uma má opção por conta da umidade; nesse caso o ideal é usar azulejos.
Quarto com parede preta
Com ampla iluminação da janela, essa decoração investiu na combinação clássica de preto e branco (P&B).
Para valorizar a superfície pintada, invista em quadros ou decoração com fotos na parede que pode formar uma galeria.
Para combinar com o fundo dramático do quarto, a cor branca foi a escolha para esse projeto de decoração, mas para fugir do clássico, um pouco de vermelho fica lindo.
O estilo da decor para o quarto pode variar bastante, e você pode seguir a linha mais fechada com sobreposição de tons (abuse da cor cinza), com pontos de cor e até buscar inspiração na cor da própria madeira da cama.
Vamos combinar que esse é um projeto lindo! A combinação clássica P&B deixou de lado a cabeceira e a pintura na parede preta se transformou em cenário para a cama.
Com todas essas ideias deu para notar que a parede preta na decoração não é sinônimo de visual dramático, pelo contrário, pode trazer muita vida e estilo ao espaço.