65 Estilos de Fogão a Lenha: Tipos e Modelos Inacreditáveis!
Sabe aquela comidinha com gosto caseiro e cheirinho da roça? É essa a sensação de quem come uma comida feita em fogão a lenha. E esse modo de cozinhar não precisa ficar restrito apenas a quem mora no interior ou na zona rural. Atualmente, já é uma tendência resgatar o hábito de cozinhar lentamente no fogo a lenha e trazer o conforto da alimentação ao prato, e é por isso que muitos projetos incluem esse modelo de fogão na composição da área gourmet ou da cozinha.
E se você se interessa por incluir o fogão a lenha no projeto da casa, há várias maneiras e modelos de usar esse tipo de item, e por isso separamos ideias e tipos diferentes de fogões que se adaptam a projetos diferenciados, mas que garantem ao alimento aquele gostinho de comida da roça.
Modelos de fogão a lenha
De ferro
O material nobre é um clássico, e ideal para quem pretende cozinhar em tachões, já o item é mais pesado e garante mais firmeza na hora de mexer a grande quantidade de alimentos. Além disso, ainda dá para optar pelos modelos que não precisam ser construídos no ambiente, e que podem ser comprados prontos e basta realizar a instalação.
Este é o clássico modelo de ferro que pode ser comprado pronto e instalado no ambiente desejado. Para garantir que o ambiente não fique com muita fumaça, o ideal é que seja instalado junto um cano de sucção que funcione como chaminé, extraindo o excesso de fumaça que a lenha gera.
Mais fotos
De vidro
O modelo não é exatamente todo feito desse material, afinal seria mais difícil do elemento resistir às altas temperaturas do fogo. Mas o material translúcido compõe parte do item, e deixa visível o preparo do alimento no forno ou o fogo que pega na lenha.
Não há dúvidas de esse tipo de fogão garante um design bem estiloso para uma cozinha moderna, já que a base feita de metal e com portas de vidro criam um estilo bem atual para a peça. Neste ambiente, o fogão a lenha foi usado dentro da própria cozinha ao invés do tradicional uso em uma área gourmet. E para garantir que a fumaça não se espalhe pelo ambiente, há o uso da tubulação que direciona a fumaça para fora.
Mais fotos
Antigo
Se você vai além de simplesmente manter o sabor da comida feita no fogão a lenha, mas também quer resgatar o item do tempo da vovó ou até da bisavó, há a possibilidade de dar uma reformadinha na peça já existente ou até se render a uma peça nova, mas que traga aquele mesmo jeitinho do fogão antigo.
Se você quer se render a lembrança degustativa e ao elemento tradicional das cozinhas antigas, já pode se inspirar neste fogão a lenha do tempo da roça. Aqui o item feito em alvenaria e na cor vermelhão é clássico. E para dar apoio as panelas, é usada uma chapa de aço que mantém o calor gerado pelo fogo na lenha.
Mais fotos
Moderno
Para quem pretende se render a um projeto moderno, mas com o gosto da comida feita no fogão a lenha, pode adaptar os projetos antigos a versões com design e revestimento mais atual, mantendo a peça ao estilo do restante da casa e trazendo ao item as tradições e estilos urbanos.
Neste projeto, a ideia foi de incluir o fogão a lenha dentro da própria cozinha e para adaptar a peça ao estilo do ambiente, a construção do item foi feita de alvenaria e com base de granito, mesmo material que reveste a bancada da cozinha. E para garantir um toque do estilo antigo, a aposta foi de usar acessórios para a decoração, como as panelas de metal penduradas sobre o fogão.
Mais fotos
Portátil / móvel
Nem sempre dá para ter um fogão grande e construído no ambiente, mas sempre tem uma solução e uma aposta para quem não tem mais espaço ou não pretende construir uma peça fixa. A solução para o problema é se render as versões portáteis, que funcionam como as pequenas churrasqueiras, que podem ser comprados prontos e levados para diferentes locais.
Um modelo tradicional do fogão a lenha móvel é esse modelo feito sobre uma base de carrinho. O item tem a base de ferro e com estrutura de tijolinhos a vista, e por ter rodinhas torna o deslocamento da peça mais fácil.
Mais fotos
Com forno e/ou churrasqueira
Para quem quer uma área gourmet completa, pode se render aos modelos que incluem forno e/ ou churrasqueira. E para quem vai se render as versões com forno, o melhor é que dá para aproveitar a lenha queimando para esquentar o compartimento e assar o alimento com o mesmo gostinho de comida caseiro.
Se a intenção é trazer todos os utensílios da culinária caipira para o ambiente, esse modelo é ideal, uma vez que reúne fogão e forno a lenha em uma mesma peça. E além disso, o espaço ainda conta com uma churrasqueira logo ao lado e que deixa a varanda gourmet completa para preparar diferentes tipos de pratos.
Mais fotos
De canto
Se o espaço que você tem disponível no ambiente é pequeno, uma boa maneira de adaptar ao projeto é incluir um fogão a lenha de canto. O item pode seguir o estilo de quina da parede, ou usar esse cantinho para o forno, aproveitando da melhor maneira possível o espaço.
Neste projeto, a proposta foi de fazer uma fogão a lenha compacto e completo – com forno e churrasqueira. Como a dimensão do espaço era pequena, o fogão foi posicionado no cantinho da parede, e assim a bancada de granito, que passa ao lado, ainda pode servir de apoio para o preparo dos alimentos.
Mais fotos
Rústico
Para quem gosta da decoração rústica e quer trazer ao ambiente um pouquinho do estilo campestre, onde era comum o uso de fogão a lenha, pode se inspirar em um projeto que traga esse estilo e além de preparar alimentos deliciosos, ainda renda um cantinho cheio de charme ao espaço.
Para este projeto, a ideia foi recriar um pouquinho das antigas cozinhas, e para isso o famoso vermelhão sobre a alvenaria já retrata o ambiente. Outros itens como utensílios pendurados sobre o fogão também recriam a ideia das cozinhas antigas.
Outra possibilidade para quem vai seguir uma proposta rústica é este projeto em que reúne elementos do estilo campestre, mas com um toque moderno por conta do uso de armários e elementos na cor turquesa que compõem o espaço.
Mais fotos
De tijolo a vista
Para quem se rende aos projetos mais atuais de fogão a lenha, uma maneira de construir o item pode ser com o uso de tijolinho a vista. O material é ótimo, já que resiste a altas temperaturas e mantém o calor. Além disso, o uso da matéria-prima ainda é uma ótima escolha para quem pretende incluir ao projeto uma churrasqueira.
Este projeto é uma ótima inspiração da construção com tijolo a vista. O modelo inclui além do fogão, um forno e churrasqueira também. Além disso, ainda há o uso do tijolinho para revestir a parede e manter o ambiente com uma decoração harmoniosa.
Mais fotos
Depois deste post com certeza você já ficou com água na boca só de imaginar a comidinha feita no fogão a lenha, então fica a inspiração de adotar o item no projeto da casa e ter um espaço para o preparo de alimentos com gostinho caseiro.