Recamier – O que é e como usar na décor? + 65 ideias sensacionais!

Sabe aquele móvel que parece um sofazinho e geralmente podemos encontrar  em algumas decorações de quartos aos pés da cama? Esse é o recamier. Esse nome sofisticado tem origem francesa e nos remete aos tempos de Napoleão Bonaparte. A história conta que uma jovem se chamava Julie Bernard após seu casamento com um banqueiro começou a ser chamada como Madame Recamier.

Mas o que Madame Recamier tem a ver com esse tipo de móvel? Em meados de 1800 o artista Jacques Louis David pintou um quadro no qual a moça estava deitada em cima de um móvel muito parecido com um sofá. Mal sabia ela que naquele momento ela havia dado o nome para um dos móveis mais conhecidos e utilizados em decorações de quartos e salas em todo o mundo.

Atualmente, o recamier é sinônimo de sofisticação, requinte e muita elegância. Se você deseja investir nesse móvel para decorar sua casa, nesse post você vai aprender como usá-lo na decoração, além de poder se inspirar com diferentes opções de modelos.

O que é Recamier?

O recamier também conhecido como divã nada mais é do que um tipo de sofá que bom de eu não ter um encosto. Como passar do tempo, o divã ganhou diferentes modelos, com isso se tornando um móvel super versátil capaz de ser incluído em qualquer estilo de decoração e ambiente da casa.

Fotos e Modelos de Recamier

O local mais tradicional para o uso do recamier é um quarto, geralmente colocado próximo aos pés da cama. Porém, caso não tenha espaço suficiente próximo a cama, você pode experimentar colocá-lo junto a parede.

A principal funcionalidade do divã no quarto é auxiliar durante a troca de roupas ou na hora de calçar os sapatos. Caso as visitas estejam dentro do quarto, ele pode ser usado para que elas se sentem ao invés de usar a cama. Outro ambiente que o móvel também pode ser utilizado é dentro do closet contribuindo com o conforto e praticidade para apoiar roupas e acessórios na hora de se vestir.

Na sala de estar, um divã facilita a acomodação dos convidados promovendo conforto. Além de ser uma boa opção de assento para as visitas, o móvel ocupa pouco espaço, o que é uma super vantagem. Os modelos sem encosto podem ser utilizadas para setorizar ambientes integrados, como no caso da sala de estar e sala de jantar.

Um ambiente no qual o recamier pode ser utilizado para decorar é o hall de entrada, deixando esse espaço mais sofisticada e charmoso. Para esse ambiente a melhor opção é o recamier sem encosto.

Para se inspirar separamos a seguir por categorias diferentes opções de modelos de recamier.

Modelos de recamier1

Modelos de recamier2

Modelos de recamier3

Modelos de recamier4

Modelos de recamier5

Sofá Recamier

Se você deseja renovar a decoração da sua sala de estar, o sofá recamier pode ser a pedida certa.

Na hora de escolher o modelo ideal de divã para decoração da sua sala, é importante se atentar ao formato e tecido do móvel. Em decorações clássicas o mais indicado são os modelos com braços curvados e acabamento tipo capitonê em tecido nobre como o veludo, por exemplo. Já para as decorações modernas, minimalistas ou clean, a dica é apostar em um modelo de linhas retas com tecido mais despojado.

Para se inspirar veja a seguir modelos incríveis de sofá recamier em diferentes estilos de decorações.

Recamier sofá azul bebê

Recamier sofá bege

Recamier sofá branco

Recamier sofá preto

 Recamier Baú

O recamier baú, além de ser uma opção muito moderna para decoração, também é uma ótima opção para otimizar o espaço.

Você pode utilizar o espaço do baú para organização de diferentes itens. Na sala de estar por exemplo, você pode utilizar para organizar livros. Já no quarto você pode utilizar para guardar sapatos, roupas de cama, entre outros objetos.

Geralmente, o modelo de divã com baú mais utilizado em decorações é o estofado. Isso porque o estofamento esconde sua segunda funcionalidade e deixa o móvel mais elegante.

Recamier baú azul

Recamier baú bege aberto

Recamier baú bege

Recamier baú branco

Recamier baú cinza

Recamier baú para sapateira

Recamier baú vermelho2

Recamier baú

Recamier Preto

O recamier preto é uma opção que vem sendo muito utilizado decorações tanto de quartos quanto de salas modernas.

É possível encontrar os mais variados modelos de divãs na cor preta, a escolha vai depender do impacto que deseja causar visualmente e do estilo da decoração do ambiente.

Recamier preto de camurça

Sala de estar com paredes brancas e divã preto de veludo.

Recamier preto de couro

Recamier preto estofado

Quarto de casal com divã marrom.

Recamier sofá preto 1

Recamier Branco

O recamier branco é a aposta certa para quem está em busca de uma decoração leve e sutíl. A principal vantagem em optar por um modelo de divã branco é que além de lindo ele combina com diferentes cores.

Recamier branco em quarto pequeno

Quarto de casal com decoração clean e divã branco.

Recamier branco em quarto moderno de casal

Quarto de casal grande com divã branco estofado aos pés da cama.

Recamier branco em quarto clean

Quarto de casal com divã branco clássico.

Quaro de casal com Recamier branco

Quarto de casal com decoração bege e branco.

Recamier Vermelho

Para quem deseja dar um toque de sofisticação no quarto ou sala, o recamier vermelho é uma das melhores opções para isso.

Recamier vermelho com braços

Recamier vermelho com estrutura de ferro

Divã vermelho moderno decorando sala grande.

Recamier vermelho em quarto de casal

Divã vermelho em quarto de casal.

Recamier vermelho em quarto vintage

Divã vermelho em quarto vintage.

Recamier vermelho

Recamier Cinza

Para uma decoração mais neutra o divã cinza pode ser uma boa opção. É possível encontrar modelos do móvel com diferentes tons de cinza que podem ser incluídos nos mais variados estilos de decoração.

Recamier cinza com braços

Divã cinza com braços curvados.

Recamier cinza de madeira

Recamier cinza em quarto de casal

Recamier cinza moderno

Recamier cinza para closet

Divã cinza decorando closet.

Recamier Rosa

O divã rosa é uma opção super elegante para decoração de quarto feminino. Para deixar o móvel ainda mais bonito, você pode utilizar almofadas ou uma manta pelúcia.

Recamier rosa baú

divã rosa estofado.

Recamier rosa com braços

Recamier rosa com chaise

Recamier rosa e cinza

Modelo de divã vintage rosa e cinza.

Recamier rosa em decoração de sala

Divã rosa estofado

Recamier de Madeira

O divã de madeira é uma opção que está sendo muito utilizada principalmente em decorações rústicas você pode encontrar modelos no mercado com ou sem estofamento.

Recamier de madeira antigo

Divã de madeira antigo.

Divã de madeira com almofada branca

Divã de madeira com almofada branca.

Recamier de madeira com estofado branco

Divã  de madeira moderno

Recamier de madeira

Recamier Moderno

Se você deseja dar um toque de modernidade na decoração do quarto ou sala, existem várias opções de divãs modernos. As releituras modernas do móvel são ricas em detalhes super elegantes capazes de mudar completamente o visual de um ambiente.

Recamier moderno branco

Divã  moderno cinza metálico

Recamier moderno cinza

Divã  moderno estampado

Recamier moderno

Divã  moderno vermelho

Sala com decoração clássica e divã vermelho.

Recamier para sala

Se você deseja dar um toque elegante na decoração da sua sala, o recamier pode ser a aposta certa. Uma dica importante antes de investir nesse móvel para decoração da sala é se atentar a escolha da cor, afinal, é importante que os elementos utilizados na decoração da sala estejam em harmonia.

Para uma decoração de sala sofisticada e moderna existem diversas opções de divã. Os modelos de veludo são uma das opções mais utilizadas para decoração de sala hoje em dia. Com relação as cores que mais estão em alta podemos encontrar: azul tiffany, cinza, branco, preto e tons terrosos.

Divã  para sala azul

Sala com divã azul tiffany.

Recamier para sala branco

Divã para sala marrom

Sala moderna com divã estampado.

divã marrom decorando sala grande

Sala grande com divã marrom.

Recamier para Quarto

Não tem como negar que o quarto é o local no qual o recamier mais é utilizado na decoração. Para deixar a decoração bonita e aconchegante os modelos mais utilizados do móvel para quarto são o baú e estofado.

O divã na decoração do quarto, além de trazer beleza e elegância, também é muito útil principalmente para a hora de vestir roupas. O modelo baú, além de ser uma boa opção para usar como assento evitando bagunçar a cama, também é excelente para manter a organização do quarto.

Recamier para quarto amarelo

Quarto decorado com quadros grandes.

divã para quarto bege

Quarto com decoração preto e branco.

Recamier para quarto branco

Quarto de casal com divã cinza.

divã para quarto cinza

Quarto feminino com divã cinza.

Recamier para quarto de madeira

Quarto com decoração minimalista e divã de madeira.

divã para quarto preto e branco

Gostou das nossas inspirações para recamier? De quais modelos mais gostou? Já sabe qual opção vai utilizar na decoração da sua casa? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...