Como instalar ar-condicionado?【2020】• PASSOS FÁCEIS!

Como instalar ar-condicionado? Será que é um processo tão complexo assim? Dá para fazer em casa passo a passo? Essas são algumas dúvidas gerais quando se trata desse aparato essencial para controlar a temperatura no ambiente.

Embora muitas pessoas façam questão de ter um desses em casa, poucas sabem como funciona. Por isso, é importante entender melhor sua funcionalidade, começando pelos métodos de instalação mais convencionais.

Mesmo que a contratação de mão de obra especializada seja essencial para realizar esse serviço, é fundamental saber como deve ser feito. Assim, você pode delimitar os melhores locais de instalação, escolher os modelos ideais para sua casa, entre outros pontos.

Leia nosso post completo e saiba como instalar ar-condicionado passo a passo.

ar condicionado como instalar

Saiba como instalar ar-condicionado passo a passo neste guia completo

O ar-condicionado é um aparelho muito cotado atualmente, presente em grande parte das residências. Há uma variedade de modelos disponíveis no mercado, de diversas marcas.

Para escolher, é necessário considerar o ambiente em que será instalado, além da potência, afinal, o essencial é que mantenha o local com uma temperatura agradável.

Ar condicionado ideias

A função do ar-condicionado é sugar o ar e resfriá-lo após passar por um evaporador. O processo é bem simples, por meio de uma substância conhecida como R-22, mistura de cloro, flúor e carbono. Assim, o ar do ambiente é sugado e volta resfriado, deixando a área de cobertura fria.

Por isso, o aparelho é necessário para locais que sofrem com o calor intenso. Do mesmo modo, ajuda a deixar qualquer local mais fresco durante o verão, sobretudo estabelecimentos comerciais.

Portanto, investir em um ar-condicionado pode ser uma ótima opção. Entender como funciona e como deve ser instalação é melhor ainda. Logo, vale acompanhar os tutoriais passo a passo que preparamos.

ar condicionado na decoração

Como instalar ar-condicionado – Passo a passo

Saiba como instalar ar-condicionado de vários modelos em diferentes locais.

Split

O que é ar-condicionado split? Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao uso e função desse termo que acompanha o aparelho. Então, é importante esclarecer.

VEJA  COMO ORGANIZAR O QUARTO: 20 Dicas Imperdíveis!

Split é todo ar-condicionado formado por duas partes, a condensadora e a evaporadora. A primeira é externa, instalada em locais abertos, que sempre vemos em prédios, paredes de quintais, etc. Já a evaporadora é a parte interna, instalada geralmente na parede.

Atualmente, há dois tipos de ar-condicionado split: a convencional e a Inverter. Ambas tem bom desempenho, porém a segunda versão gasta menos energia, resfria o ar mais rápido e causa menos ruído.

Antes de escolher o melhor modelo, atente-se ao local em que será instalado, qual será a potência e toda a estrutura necessária para usufruir das vantagens desse aparelho.

ar condicionado split

Entretanto, o processo de instalação só deve ser feito por um técnico autorizado. Saiba como é o passo a passo:

  1. Primeiramente, ocorre a instalação da parte interna do ar-condicionado, sempre em uma parede sólida e a 1 metro de distância de fios de antenas e aparelhos;
  2. É necessário o uso de uma placa de montagem pra acoplá-la. Além disso, é feito um buraco na parede para passar os tubos e conexões elétricas;
  3. Depois, é instalada a parte exterior, que deve ficar longe do calor e poeira;
  4. Pode ser em uma placa nivelada no chão ou diretamente na parede;
  5. A partir daí, é feita a conexão dos fios elétricos da parte interna à externa;
  6. Depois, os tubos devem ser presos de uma estrutura a outra;
  7. A tubulação deve ser totalmente isolada e o ar-condicionado deve ter uma tomada exclusiva;
  8. O ar precisa ser drenado antes do primeiro uso.

O procedimento demanda trabalho e conhecimento especializado, por isso é indicado sempre contratar mão de obra especializada. Para isso, os profissionais usam uma série de materiais, como nivelador, chaves, bomba de vácuo, fita isolante, serras, etc.

De parede

O ar-condicionado de parede é o mais comum do mercado. Muitas marcas oferecem aparelhos com um design simples e ótimo desempenho. A vantagem é que, por ficar na parede, resfria o ar de todo o ambiente de modo eficiente.

VEJA  Como desentupir vaso sanitário? – Dicas fáceis e descomplicadas!

Saiba como é a instalação passo a passo:

  1. O ar-condicionado deve ficar a uma distância mínima de 1.50 metros do chão;
  2. A instalação deve ser feita em uma parede sólida;
  3. Deve ser feito um caixilho (suporte de madeira) para dar base à parte interna do ar-condicionado;
  4. Depois de passar fios elétricos e tubos pelo buraco, a parte interna pode ser acoplada na superfície;
  5. É realizada a ligação com a parte externa por meio dos fios e tubos;
  6. Quanto maior a distância entre as partes, melhor a eficiência do aparelho – entretanto, a obra dura mais tempo até o funcionamento do ar-condicionado.
  7. O processo é basicamente o mesmo da instalação do ar-condicionado split.

Dica: essa é a melhor opção para escritórios, agências e lojas pequenas.

PAREDE2

De janela

O ar-condicionado de janela é um dos mais antigos do mercado. É ideal para salas de prédios e casas pequenas, além de ser mais fácil de instalar em comparação ao modelo split. Além disso, tem um preço mais atrativo.

Por outro lado, é um aparelho que consome mais energia em relação aos modernos. Também possui alto ruído e não é indicado para locais que não permitem alterações na fachada – já que uma parte deve na área externa.

A instalação é a mesma do modelo de parede. A diferença é o local. Segundo especialistas, o aparelho pode ser acoplado no peitoral de uma janela (por meio de suportes de fixação) ou em um vitrô – na qual deve ficar bem vedado e fixado.

ar condicionado de janela

Portátil

O ar-condicionado portátil é uma opção que se destaca pela mobilidade. Como o próprio nome indica, ele dispensa instalação na parede ou no teto. Além disso, é composto por uma única peça, que fica no chão e pode ser levada para qualquer cômodo.

A única indicação é mantê-lo próximo a uma janela, para facilitar a saída do ar quente. Uma ótima opção para salas pequenas, casas de praia, quartos em geral.

VEJA  COMO LIMPAR A GELADEIRA: por dentro e por fora!

Para instalar, você deve seguir o manual de instruções. Porém, vale seguir algumas dicas básicas:

  1. Comece rosqueando o conector no tubo de exaustão;
  2. Encaixe o tubo no ar-condicionado;
  3. Ajuste a régua na janela, regulando conforme o tamanho da estrutura;
  4. Trave a régua na altura desejada – de modo que fique bem fixa;
  5. Prenda o conector na régua – basta encaixar.
  6. De modo geral, o ar-condicionado portátil se adapta a qualquer cômodo da casa.

ar condicionado portátil

Em apartamento

Como instalar ar-condicionado em apartamento? Primeiramente, é necessário verificar as regras do prédio, pois muitos não permitem a colocação de condensadores na fachada. Em outros casos, há um compartimento ou local específico para isso, por isso é essencial se atentar a esses pontos.

De acordo com especialistas, o ar-condicionado deve ficar bem posicionado na parte interna da casa, para facilitar a instalação e a manutenção. Os modelos split são os mais indicados, embora o ar-condicionado de janela também tenha destaque em muitos projetos.

Para não gastar muita energia, é recomendado considerar a incidência de sol no ambiente e a quantidade de aparelhos elétricos. Já para quem prefere algo mais prático, a versão portátil é a mais indicada, pois dispensa uma instalação com mão de obra específica e pode ser removida facilmente.

ar condicionado na decor

Muitos prédios possuem um local reservado para colocação da parte externa do ar-condicionado, como na parte inferior de varandas, por exemplo. Consulte os responsáveis e tire as dúvidas antes de comprar e instalar o melhor aparelho.


Onde comprar ar-condicionado?

De modo geral, há empresas especializadas que vendem aparelhos de diversas marcas. Consulte um profissional e escolha aquele que mais se adapta as suas necessidades. O preço varia conforme potência e a tecnologia.

Algumas marcas populares: Consul, Elgin, Electrolux, LG, Philco.

Ar condicionado


Agora que você já sabe como instalar ar-condicionado, basta comprar o melhor modelo e buscar bons profissionais para garantir que o aparelho deixe o ambiente mais aconchegante. Esperamos que tenha gostado das dicas do post. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *