Tapete artesanal: +45 modelos incríveis e criativos! •【2024】

Existem diversas técnicas e acessórios para incrementar a decoração da casa. Entre essas ideias, destacamos o tapete artesanal, uma ideia simples e acessível para qualquer ambiente.

Esses aparatos podem ficar em diversos locais, seja na porta, abaixo da pia ou do sofá, perto de mesas, enfim. A grande vantagem é a versatilidade de modelos: coloridos, grandes, pequenos, quadrados, redondos, ovais…

Então, que tal se encantar com uma série de fotos de tapete artesanal? Selecionamos algumas imagens incríveis para inspirar você + ótimas dicas de decoração e passo a passo.

tapete artesanal colorido

45 modelos de tapete artesanal + ótimas dicas de decoração

Usar tapetes para ornamentar a decoração da casa é uma ideia simples e prática. A peça dá um plus no ambiente, seja um modelo grande ou pequeno, com várias cores e acabamento.

Melhor que isso é saber que trata-se de uma alternativa acessível. O tapete artesanal, por exemplo, é uma versão acessível que você mesmo pode confeccionar passo a passo.

tapete artesanal modelos

São vários materiais perfeitos para produzir um tapete desses. O mais convencional é de barbante ou crochê. Há, inclusive, pessoas que se especializam nessa técnica e até comercializam peças com lindos detalhes.

Outro modelo tradicional é o tapete de tecido, que visa o reaproveitamento daqueles retalhos que seriam descartados. O resultado é um modelo leve, colorido e que pode ser colocado em portas, na cozinha, combinando com os móveis da sala, entre outros locais.

tapete artesanal ideias

Fotos e modelos de tapete artesanal

Se você pretende decorar a sua casa com o tapete, que também serve como item funcional, vale conferir algumas versões incríveis. Selecionamos diversas fotos para você se inspirar.

Tapete artesanal de tecido / chenille

O tapete artesanal de tecido é um dos melhores modelos para decorar salas e quartos. A versão em chenille encanta pelo aspecto, acabamento e beleza, sendo uma opção perfeita para ornamentar o ambiente.

Segundo especialistas em design de interiores, uma ideia interessante é combinar o tapete de chenille com outros materiais do mesmo tecido: almofadas, cortinas e até os estofados.

Você encontra esse tecido com um preço bem acessível nas lojas especializadas. É bacana combinar cores para deixar a peça mais elegante – com base em tom sóbrio e detalhes em cores mais quentes e vibrantes, por exemplo.

tapete artesanal de tecido 1

modelo de Tapete de tecido

tapete artesanal de tecido

tapete de chenille

Tapete de tecido artesanal

Tapete de tecido chenille

O tapete pode contar com lindos detalhes e jogos de cores, como tons de azul, por exemplo.

Tapete de tecido e chenille

Tapete de tecido

tapete pequeno de tecido

Tapete artesanal de jeans velho

Não sabe o que fazer com calças jeans gastas e outras peças desse material? Que tal transformá-las em um lindo tapete artesanal de jeans velho?

Pois é, essa ideia é popular e muito comum em diversas residências. A grande vantagem é a resistência, pois o jeans é naturalmente um tecido grosso. Além disso, tem diferentes lavagens, seja mais claro ou escuro.

Sendo assim, é possível fazer um tapete de jeans quadriculado, com borda, com faixas e retalhos e somente com os bolsos das calças. Há várias inspirações criativas que encantam.

Como o azul está na maioria dos tons, é fácil combinar com o estilo decorativo de diversos cômodos. Entretanto, uma boa indicação é deixar esse tapete artesanal em áreas úmidas, como cozinha e banheiro, por exemplo.

tapete passadeira jeans

O modelo traz quadradinhos de jeans, inclusive com bolsos de calça jeans

tapete jeans retangular

O tapete jeans é formado por quadradinhos do tecido

tapete quadrado jeans

O tapete traz faixas de retalhos jeans

tapete jeans grande

O tapete jeans foi usado no quarto infantil

Tapete feito com bolsos de calças jeans

Tapete feito com bolsos de calças jeans

Tapete com retalhos de jeans

Tapete com retalhos de jeans

O tapete artesanal pode ter formatos geométricos (retângulos ou quadrados) e também forma de coração e outras figuras.

tapete coração jeans

O tapete jeans tem formato de coração

Tapete artesanal de retalhos

Uma opção linda e prática para deixar sua casa mais elegante é o tapete artesanal de retalhos. Vale reunir todos esses pedaços de tecido para construir uma peça única – que pode ser simples ou totalmente sofisticada.

Abaixo, a imagem do tapete de retalhos forma um tucano. Perceba que foram usados recortes de cores diferentes, formando cada parte da ave, além de um fundo verde que destaca a figura.

Tapete de retalhos

Os retalhos coloridos podem ser reaproveitados para montar um tapete completo. Essa é uma indicação perfeita para ornamentar a decoração de salas de estar e quartos, por exemplo. Uma dica bacana para valorizar ainda mais o cenário é combinar com as cores e texturas de estofados.

Tapete de retalhos na sala

Tapete de retalhos floral

tapete peixe

O modelo tem o formato de peixe e cores alegres

Os tapetes de retalhos podem formar as mais diversas figuras! Por outro lado, podem ser geométricos, como o modelo em retângulos na base quadrada ou retangular.

tapete retangular de bico

O tapete é um mix de estampas

tapete colorido quarto

O modelo traz cores alegres e retalhos estampados

O mix de estampas destaca a peça e dá um toque vibrante a qualquer estilo de decoração.

tapete quadrado

O centro do tapete quadrado mistura diferentes retalhos e cores

tapete rosa

O tapete rosa é em tom claro e delicado

tapete quadrado

O tapete quadrado traz tecidos com estampas

tapete artesanal

Tapete artesanal de barbante

Destacamos também o tapete artesanal de barbante. Feito de crochê, chama atenção pelo acabamento impecável. De fato, é preciso ter uma técnica apurada para confeccionar um modelo desses.

Para se ter ideia, alguns são vendidos por alto valor, por isso é uma boa oportunidade para quem deseja ganhar dinheiro com artesanato.

A boa notícia é que você mesmo pode aprender a fazer um tapete de barbante. Com bons tutoriais e treinamento, é possível fazer lindas peças para decorar a sua casa.

Esse modelo de tapete artesanal pode ter várias cores. É perfeito para embelezar a sala de estar, sobretudo quando instalado perto de móveis como sofá, aparadores, rack ou mesa de centro.

passadeira bordada

passadeira quarto bebê

A passadeira em amarelo e cinza é moderna

Por outro lado, opções de crochê combinam com quartos, inclusive quartos infantis. Uma ideia interessante é combiná-los com kit higiene e outras peças desse mesmo material.

passadeira

A passadeira cinza tem aplicação de estrelas de crochê

tapete de hexágonos

O tapete é formado a partir de hexágonos

O tapete pode ser estilo passadeira, redondo, grande e quadrado, enfim, são vários tipos.

tapete geométrico

A variedade de tons e formas chama atenção. Você pode fazer desde um modelo simples até tapetes em formatos arrojados, com jogo de cores e estampas.

tapete nuvem modelo

O tapete oval ganhou semi círculos para formar a peça com formato de nuvem

tapete branco oval

A estante de livros com uma poltrona formam um cantinho de leitura

peças de crochê

Na cama, colcha e almofadas de crochê

decoração cozinha

No centro, há aplicação de flores de crochê alaranjadas


A versatilidade é um ponto forte do tapete artesanal. Por isso, é essencial contar com essa peça para decorar sua casa. Escolha o modelo que mais lhe agrada, compre ou aprenda a fazer passo a passo.

Quer saber mais? Acompanhe nosso post exclusivo com os modelos de tapetes mais populares do mercado. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe. Até a próxima.

Você pode gostar...