Platibanda – É melhor do que beiral? + 70 inspirações lindíssimas!

O que é platibanda? Essa estrutura faz parte de muitos projetos construtivos contemporâneos e, de fato, faz toda a diferença no acabamento e na fachada de casas e prédios.

Muitos especialistas indicam a instalação de uma platibanda, seja em residências pequenas ou grandes mansões. Sendo assim, é uma alternativa que vale a pena considerar em sua obra.

Para entender melhor do que se trata, vantagens e todas as características, confira nosso guia completo e inspire-se com dicas e fotos.

Platibanda o que é

Platibanda: entenda o que é neste guia completo!

Dúvidas frequentes – FAQ

 

O que é platibanda?

Segundo especialistas, a platibanda é uma espécie de parede e/ou prolongamento utilizado para esconder o telhado, seja em residências tradicionais, comércios, entre outras estruturas.

Se caracteriza pela estética em linhas retas, além de ser extremamente popular em vários projetos atuais. O material é geralmente o mesmo utilizado em toda a obra da fachada. Por isso, é tratada como “prolongamento” ou “coroamento”.

Nesse contexto, a platibanda se destaca pela versatilidade, já que pode ser confeccionada com diversos materiais e de inúmeras formas. De modo geral, a consultoria de engenheiros e arquitetos é essencial para valorizar e manter a fachada segura.

Platibanda

Funcional, essa estrutura ainda pode criar sombra para varandas e quintais. Já o acabamento pode deixar a fachada totalmente deslumbrante. Para isso, é possível usar pedras, madeira, concreto aparente, entre outras opções.

Sendo assim, a platibanda visa deixar a fachada mais limpa e sem telhado aparente, favorecendo a estética com linhas retas e deixando qualquer residência bonita e moderna.

Quais suas vantagens?

A platibanda possui uma série de vantagens:

  • Favorece a fachada em termos estéticos, sobretudo para quem adora projetos modernos;
  • É versátil, pode ter vários materiais e acabamentos;
  • Além disso, recebe diversas texturas e cores, de acordo com o estilo de decoração da fachada;
  • É funcional, pois ajuda até a criar um ponto de sombra no quintal;
  • Gera economia, já que com essa estrutura é possível dispensar na compra de telhas e madeiramento.

Platibanda na fachada

 Existem desvantagens?

Por outro lado, é essencial destacar as desvantagens da platibanda:

  • Necessita de mão de obra especializada e consultoria especializada – logo, não dá para fazer de qualquer jeito;
  • A manutenção deve ser frequente, sobretudo na limpeza das calhas e rufos, um trabalho maior em comparação a projetos com telhado aparente, por exemplo;
  • Não protege a casa contra umidade e raios solares, ao menos que seja construída de modo recuado em relação às paredes.
  • A projeção deve ser bem realizada, considerando sobretudo o sistema de escoamento de água. Caso contrário, a casa pode sofrer com problemas de infiltração futuramente.

No último caso, a indicação é instalar uma calha platibanda, sistema próprio para garantir que toda a água da chuva escoe, sem o perigo de acontecer infiltrações.

Platibanda moderna

Platibanda ou beiral – Quais as diferenças?

Uma dúvida de muitas pessoas refere-se as diferenças de platibanda e beiral. Conforme salientamos, a platibanda esconde telhado e calhas, dando um toque refinado e reto à fachada, atuando como um prolongamento

Já o beiral é definido pelos arquitetos como uma continuação do telhado, que vai além da parede e protege contra as chuvas e raios solares. É a parte mais baixa de telhados aparentes.

Além disso, a diferença entre platibanda e beiral está no formato: a primeira é vertical, já o beiral é horizontal.

Mas, então qual é o melhor? De acordo com especialistas, é uma escolha relativa e que depende de cada projeto. De modo funcional, o beiral protege melhor as paredes contra as chuvas e o sol. Além disso, é indicado para fachadas clássicas, com telhado tipo colonial. A desvantagem é quanto a construção, que deve ser apurada e pode encarecer o projeto.

A platibanda, por sua vez, é uma tendência moderna e que está em alta. Oferece um belo resultado estético, mas pode pecar na proteção da fachada, ao menos que seja construída com recuo em relação às paredes. É comum em casas com laje, telhados metálicos ou de fibrocimento. A vantagem fica por conta do preço, mais barato em comparação ao beiral, porém a manutenção deve ser frequente.

Nesse caso, a dica é consultar o responsável pela obra para definir a melhor opção. Lembre-se que cada construção possui particularidades, por isso é algo bem relativo dizer se um compensa mais que o outro.

Platibanda vantagens

Qual a altura ideal de uma platibanda?

De modo geral, a altura da platibanda deve seguir o ângulo de inclinação do telhado. Sendo assim, não há um padrão definido, tudo depende da avaliação do responsável pela obra.

Especialistas indicam uma altura mínima de 80 centímetros, a ideal para esconder um telhado convencional. Além disso, é importante considerar estruturas como calhas, por exemplo.

Fotos de fachadas com platibanda

Para inspirar você, selecionamos diversas fotos de fachadas com platibanda. Veja e surpreenda-se.

Simples

Uma platibanda simples já faz toda a diferença em qualquer obra, dando um charme a mais ao acabamento (tratado como coroamento por muitos profissionais).

Esse modelo básico é comum em residências modernas, sobretudo em áreas urbanas, para manter uma padronização em cada casa, dando um toque arrojado ao cenário.

Além disso, projetos de escritórios e pequenos empreendimentos também podem contar com uma platibanda simples, em tamanho reduzido e suficiente para ocultar o telhado.

casa grande com platibanda simples

casa pequena e simples com platibanda

casa simples com fachada e platibanda

casa simples com platibanda

casa urbana com platibanda

fachada simples e branca com platibanda

ideia de platibanda simples

platibanda em fachada simples

platibanda simples em residencias

Uma platibanda simples e clean deixa qualquer residência moderna, além de combinar com elementos como vidro, por exemplo.

platibanda simples ideias

platibanda simples pequena

platibanda simples reta

platibanda simples

sobrado com platibanda simples

Modernas

As fachadas modernas com platibanda são tendência atualmente. De modo geral, qualquer casa fica mais bonita e apresentável com essa estrutura, garantindo um aspecto visual arrebatador.

Muitas pessoas se inspiram nessa opção para projetar a fachada e deixar sua residência mais sofisticada. Dessa forma, a platibanda pode seguir o mesmo conceito (quanto à cor, textura e acabamento) de toda a fachada, mantendo o equilíbrio, coerência e harmonia no projeto.

casa moderna com platibanda na fachada

casa moderna com platibanda

casa moderna e fachada com platibanda

fachada moderna com platibanda

mansão moderna com platibanda

platibanda curva branca

platibanda moderna branca

 

platibanda moderna com curvas

platibanda moderna com vidro

platibanda moderna curva

É muito comum ver platibandas modernas em casas de chácaras e grandes mansões, conforme mostram as imagens.

platibanda moderna envidraçada

platibanda moderna grande

platibanda moderna ideias

platibanda moderna neutra

platibanda moderna

platibandas modernas

Rústicas

Para destacar a platibanda na fachada, uma ideia interessante é dar um acabamento rústico, que pode ser apenas na estrutura ou em toda o padrão da casa.

Nesse caso, é interessante usar materiais como madeira, pedras naturais, cimento queimado, entre outras opções acessíveis que causam um impacto incrível em qualquer projeto.

Cores sóbrias se destacam e, além de valorizar a fachada, ainda deixa a decoração totalmente harmônica. Dá até para combinar com o revestimento do muro, do piso da garagem, entre outras ideias.

casa rustica com platibanda

fachada rustica com platibanda

ideia de platibanda rustica

platibanda com detalhes rusticos

platibanda em fachada rustica

platibanda em fachadas rusticas

platibanda rustica ideia

platibanda rustica inspiração

A platibanda rústica pode ter um lindo acabamento de tijolinhos também!

platibanda rustica linda

platibanda rustica na fachada

platibanda rustica

platibandas rusticas ideias

platibandas rústicas

Com madeira

Outra forma de deixar a fachada diferente é combinar a platibanda com madeira. Além da estrutura ter acabamento com esse material, é bacana alinhar com o revestimento da parede, com as janelas, portas, etc.

Detalhes amadeirados em fachadas dão um toque elegante, mesmo com uma manutenção frequente para manter as peças sempre com um bom aspecto. Nesse caso, dá para se inspirar em diversos projetos e complementar com outros materiais para garantir um acabamento harmônico e conceitual.

fachada amadeirada com platibanda

fachada de madeira com platibanda

fachada platibanda com madeira

madeira com platibanda

madeira na fachada com platibanda

platibanda amadeirada

platibanda com madeira em residencias

platibanda com madeira na fachada

platibanda com madeira

platibanda madeira na fachada

De fato, a madeira é um material versátil que fica evidente na fachada de diversas residências e edifícios, sobretudo em uma platibanda.

platibanda madeira

platibanda na fachada de madeira


De fato, os projetos com platibanda estão cada vez mais populares, por isso é interessante seguir essa tendência. O que achou? Será que vale a pena implementar em sua obra? Conte pra gente.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Compartilhe com seus amigos e continue lendo outras matérias do site. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Daiane Dias Curvello disse:

    Lindissimo ameiii….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *