Como Tirar Umidade da Parede? – Causas e Passo a Passo

É provável que em algum momento você já tenha visto manchas de mofo na parede, bolhas ou até mesmo sentido uma área úmida em uma das superfícies, mas você sabe como tirar umidade da parede?

Além de causar danos à estrutura da residência, a umidade nas paredes também pode trazer danos à saúde, desenvolvendo fungos, mofo e bolor, micro-organismos que podem ser a causa de problemas respiratórios e alergias.

E se você precisa de dicas de como tirar umidade da parede, no post trouxemos dicas especiais que funcionam no combate a umidade, garantindo assim segurança à estrutura da sua residência e também à saúde dos moradores.

como tirar umidade da parede

Principais causas da umidade na parede

Antes de entender como tirar umidade da parede, é preciso entender e investigar as causas do problema.

Sendo assim, reunimos as principais causas de umidade nas paredes, o que pode facilitar na investigação.

  • Infiltração: Em alguns casos a umidade na parede pode ter como causa um problema de infiltração, causado por um cano interno rompido ou por uma calha que não tem suportado a vazão da água da chuva. Para a identificação desses problemas, é indicado a contratação de um profissional para avaliar se o problema vem do telhado, ou de um cano rompido.
  • Vazamento no vizinho: Para as construções com bastante proximidade, como apartamentos ou casas geminadas, o problema pode ter origem na residência vizinha, sendo assim, tente conversar com um vizinho para ver se o mesmo está enfrentando problemas com umidade, e caso seja confirmado, será necessário fazer a obra de reparação no vizinho.

parede com umidade

  • Clima: Outra possível causa para problemas de umidade nas paredes é o clima local, uma vez que regiões com clima mais úmido, incidência de chuva e menor incidência solar, podem trazer problemas de umidade para o interior da residência.
  • Vapor: Alguns cômodos da residência podem ter problema de umidade nas paredes relacionada ao excesso de vapor gerado no ambiente, como é o caso de cômodos como cozinha e banheiro, que costumam ser áreas mais úmidas. Nesse caso, é ideal que esses cômodos sejam mais ventilados.

causas da umidade na parede

Como evitar o problema? #dicas

Se você vem buscando medidas de como tirar umidade da parede, reunimos uma série de dicas práticas que podem evitar surgimento desse problema.

  • Ventilação: Uma dica simples e eficiente para evitar problemas com umidade é garantir uma boa ventilação ao ambiente, deixando-o arejado e com boa circulação de ar, o que é evita problemas com o surgimento de manchas causadas pela umidade.
como evitar problemas com umidade

A ventilação ajuda a manter as paredes secas e o ambiente arejado

  • Luminosidade: A incidência de luminosidade solar pode ser um benefício para evitar as manchas causadas pela umidade, uma vez que ambientes com boa incidência de luz solar aceleram o processo de secagem das paredes e diminuem as chances de manchas aparecerem.
  • Impermeabilização: O processo de impermeabilização das paredes pode ser uma alternativa ainda durante a construção ou reforma, criando uma camada de proteção nas paredes e evitando absorção de água. A impermeabilização pode ser adotada em diferentes ambientes, mas principalmente em cômodos com menor incidência de sol nas paredes como porões e sótãos, além de ambientes úmidos, como cozinha e banheiro.
impermeabilizante para parede

A impermeabilização das paredes pode evitar o problema

  • Spray antimofo: Para os ambientes que pode ter maior probabilidade de apresentarem problemas de umidade, uma solução prática é o uso de spray antimofo e bolor nas paredes, o que pode é evitar as manchas causadas pela umidade.
  • Disposição dos móveis: A disposição dos móveis também pode ser um meio de evitar problemas com paredes úmidas. Nesse caso, o ideal é manter uma pequena distância entre o móvel e a parede, de aproximadamente 5 cm. Essa distância entre o móvel e a parede ajudam na circulação de ar, evitando a possibilidade de paredes com problemas de umidade.
cuidados para evitar umidade na parede

Manter os móveis afastados das paredes ajuda na circulação de ar

Como tirar umidade da parede? – Passo a passo

Limpeza

Se a umidade causou manchas na parede, uma alternativa temporária é fazer a limpeza da parede, mas não deixe de procurar a origem do problema para resolvê-lo, evitando danos à estrutura da construção.

Para a remoção das manchas causadas pela umidade não é indicado a pintura antes da limpeza, uma vez que a tinta pode não cobrir a parede manchada.

Sendo assim, um passo a passo simples e fácil para a limpeza de paredes úmidas é o seguinte:

  • Coloque água sanitária em um borrifador e borrife a área manchada da parede;
  • espere alguns minutinhos e é possível notar redução na mancha;
  • com uma esponja macia e um pouco de detergente neutro, vá esfregando a parede delicadamente para remover completamente a mancha;
  • espere a parede secar completamente e só depois faça a pintura.
como limpar parede com umidade

A limpeza ajuda a remover as manchas

Impermeabilização da parede

Uma dúvida bastante comum é como tirar umidade da parede que vem do solo, e se você já identificou que esse problema vem de baixo para cima, a dica principal é fazer a impermeabilização das paredes, evitando que a umidade do solo possa penetrar nas paredes e causar danos à estrutura.

Para o processo de impermeabilização, vamos ao passo a passo:

  • lixe e raspe a parede em toda a região afetada pela umidade, estendendo esse processo um pouquinho além do local úmido para garantir melhores resultados;
  • aplique um impermeabilizante para parede na área já lixada e raspada;
  • espere o impermeabilizante secar, de acordo com as orientações do fabricante;
  • em seguida, pinte a parede dando preferência uma tinta antimofo, garantindo mais eficácia no processo.

como tirar umidade da parede

 

Você já teve problemas de umidade nas paredes? Conte-nos qual foi a solução adotada e se você conseguiu acabar de vez com esse problema.

Você pode gostar...