Como Limpar Piscina – Dicas p/ Manter a Piscina Sempre Limpa!

Uma questão muito recorrente de várias pessoas é como limpar piscina passo a passo. Ter uma estrutura dessas em sua casa, chácara ou qualquer outro local é perfeito, porém é necessário mantê-la sempre com um aspecto impecável.

A manutenção é primordial e você mesmo pode fazer seguindo tutoriais fáceis e básicos. Com os melhores materiais, é possível deixar sua piscina sempre pronta para o uso, sobretudo na hora de lazer e entretenimento.

Para ajudar você nessa missão, selecionamos um tutorial completo + dicas para os diversos modelos disponíveis – de vinil, de fibra, inflável, etc. Leia tudo e saiba como limpar piscina de modo impecável para utilizá-la sempre.

Como limpar piscina: as melhores dicas para manter a estrutura sempre impecável

Como limpar piscina: as melhores dicas para manter a estrutura sempre impecável

Embora muitas pessoas contem com o trabalho de um profissional, em diversos casos é preciso realizar a manutenção de sua piscina por si mesmo. Sendo assim, torna-se uma necessidade descobrir como limpar piscina passo a passo.

E ao contrário do que os iniciantes pensam, trata-se de um processo básico e fácil. É claro que você precisa dedicar um tempo para a limpeza, porém, não há nada tão complexo. Se você está com dúvidas, daremos as melhores dicas.

Mantenha sua piscina sempre com um aspecto impecável

Mantenha sua piscina sempre com um aspecto impecável

Como Limpar Piscina: Passo a Passo

Primeiramente, confira um tutorial geral e aprenda a como limpar piscina seguindo alguns passos básicos e essenciais:

1 – Limpeza da parte externa: antes de começar a limpeza da piscina em si, comece pela parte externa, seja a borda, o deck e todo o entorno. Use uma vassoura e elimine insetos, folhas, sujeira de animais e outros tipos. Assim, você evita que algo caia na piscina durante a manutenção interna.

Fique atento: decks de mármore, madeira ou de outros materiais necessitam de produtos específicos para a limpeza, pesquise e utilize sempre os indicados.

Em primeiro lugar, é essencial contar com materiais e produtos específicos para a limpeza da piscina

Em primeiro lugar, é essencial contar com materiais e produtos específicos para a limpeza da piscina

2 – Limpeza da coadeira e do pré-filtro: partindo para a área externa, é necessário desligar todos os sistemas de filtração e demais registros antes de iniciar a limpeza da coadeira – chamada também de skimmer.

Esse aparato fica localizado na lateral da piscina e ajuda na captação de sujeira, por isso é comum que seu depósito fique sempre cheio e precise ser esvaziado. Do mesmo modo, o pré-filtro da motobomba também necessita de uma limpeza manual, um procedimento que pode ser realizado rapidamente.

Como limpar piscina: sem dúvidas, é um processo essencial que pode ser feito por você mesmo!

Como limpar piscina: sem dúvidas, é um processo essencial que pode ser feito por você mesmo!

3 – Peneiração: a peneira é primordial para deixar a estrutura sem sujeira, sobretudo aquelas folhas que são jogadas pelo vento. Quem tem um grande jardim com muitas árvores sabe bem como é isso.

As peneiras com cabos longos podem ser encontradas facilmente nas lojas especializadas e ajudam a recolher tanto as folhas quanto galhos, insetos e demais resíduos que ficam boiando na piscina. Certifique-se de eliminar em local adequado, caso contrário, o vento pode jogá-los novamente na estrutura.

Do mesmo modo que a limpeza do filtro, a peneiração é um passo importante

Do mesmo modo que a limpeza do filtro, a peneiração é um passo importante

4 – Escovação: outra ferramenta que não pode ficar de fora é a escova. Nas lojas há muitos modelos específicos para piscinas de todos os tipos e tamanhos – mas a escova deve ser sempre macia.

Passe por todo o revestimento, desde o fundo até as bordas, a fim de eliminar manchas, acúmulos de algas e qualquer tipo de sujeira acumulada no fundo e nas laterais. Isso serve tanto para a piscina de vinil quanto de fibra, em pedras, epóxi, etc.

Por outro lado, a escovação é um dos passos necessários

Por outro lado, a escovação é um dos passos necessários

5 – Aspiração: esse passo é um dos mais importantes, por isso exige destreza e paciência. Depois de escovar a piscina, é recomendado usar um decantador de sujeira – à venda nas lojas também – e posteriormente iniciar o processo de aspiração.

De acordo com especialistas, o tempo de decantação é de 12 horas. Após esse tempo, você deve conectar a mangueira do aspirador na abertura lateral da piscina de modo firme.

Esse processo pode ser realizado de duas formas:

  • Filtrando: o registro de aspiração deve ficar aberto e os registros de sucção fechados. Do mesmo modo, um dispositivo de retorno deve ficar aberto, com a posição da chave do filtro indicada para filtração. Ligue a bomba e comece a aspirar. Assim, a água passa pelo filtro e retorna limpa à piscina, evitando o descarte.
  • Drenando: esse processo não é indicado pois elimina toda a água, porém, ainda é utilizado em alguns casos – quando é usado sulfato de alumínio na decantação, por exemplo. Sendo assim, a diferença é que a posição da chave do filtro deve estar em “drenar”, bem como a necessidade de encher a piscina com uma mangueira.

Independente do método, a aspiração depende de um trabalho longo, no qual o aparelho deve passar por todos os cantos da piscina, de modo lento. Além disso, deve-se ter cuidado ao remover a mangueira da lateral de aspiração, pois geralmente pode ter sujeira acumulada no local. Ao tirar o aspirador, deixe a mangueira disposta um tempo sobre a borda antes da remoção.

De acordo com especialistas, a aspiração da piscina pode ser realizada de duas formas

De acordo com especialistas, a aspiração da piscina pode ser realizada de duas formas

6 – Tratamento químico: em qualquer tipo de piscina, o tratamento químico é um processo essencial para o controle do pH e da alcalinidade da água. Esses procedimentos são realizados com produtos específicos, por isso você deve seguir as instruções do rótulo para fazer a medição e a correção.

Por fim, o famoso cloro entra em cena para ajudar a desinfetar totalmente a água. Para escolher o melhor tipo/marca de cloro, é ideal consultar um especialista, ainda mais para escolher um modelo indicado para a sua piscina.

Evite o excesso do produto, já que pode até manchar o revestimento. Do mesmo modo, é fundamental se atentar à qualidade, bem como às instruções disponíveis no rótulo – sobretudo para um bom rendimento do produto.

Linda piscina de luxo que merece uma manutenção frequente!

Linda piscina de luxo que merece uma manutenção frequente!

Assim como esse tutorial, há algumas dicas de limpeza importante que podem fazer a diferença de acordo com cada modelo de piscina:

De vinil

A questão com a limpeza da piscina de vinil está no uso do cloro. As versões flutuantes não são indicadas, assim como as pastilhas. Ambas acabam deixando manchas no revestimento e podem desbotá-lo com o tempo, o que prejudica o aspecto da piscina.

O cloro granulado pode ser utilizado, porém, antes deve ser dissolvido em um balde plástico. Do mesmo modo, a versão em pó é a mais indicada.

Quanto à limpeza do vinil, você pode realizar a escovação convencional e utilizar até uma esponja macia para remover a sujeira das bordas. Atente-se ao aspecto do vinil e evite o excesso no uso de produtos químicos. Na dúvida, consulte um especialista.

jardim com piscina iluminada

Lindo modelo de piscina iluminada em meio ao jardim

jardim com piscina e muro iluminados

Um projeto incrível e moderno

jardim com piscina pequena e deck

Aqui, apesar de a piscina ser menor, ela ganhou um deck de madeira e painéis que decoram o muro!

De fibra

No caso das piscinas de fibra, é importante se atentar à retirada do lodo que se forma sobre as laterais e o fundo. Além do uso de produtos, como algicidas, o processo de escovação é primordial.

A aspiração também depende de um processo paciente, bem como os produtos reagentes. O cloro granulado diluído deve ser utilizado e, assim como no modelo de vinil, é necessário se atentar para que não danifique a estrutura.

Piscina de fibra grande

Piscina de fibra grande

Piscina de fibra grande – veja como faz toda a diferença uma água limpa

Piscina de fibra grande em meio a um revestimento de pedra

Piscina de fibra com deck de madeira

Piscina de fibra com deck de madeira

Piscina de fibra pequena em uma estrutura toda montada

Piscina de fibra pequena em uma estrutura toda montada para o seu relaxamento

De plástico

A limpeza da piscina não refere-se apenas às versões instaladas, os modelos de plástico também necessitam de manutenção. São versões mais práticas, mas que dependem do uso dos algicidas e do cloro – utilizados sempre um dia antes do uso, pelo menos.

A cada mil litros de água, você deve usar 5 ml de algicida, em um processo semanal. Quanto ao cloro deve ser ou a versão granulada ou líquida (4 gramas ou 15 ml a cada mil litros, respectivamente), sempre três vezes por semana. Para a manutenção diária, é ideal o uso das peneiras.

Em todo caso, vale saber que piscinas de mais de 2500 litros já necessitam de um filtro. E, caso você precise desmontar a piscina de plástico, é ideal remover toda a água, limpar com produtos não abrasivos (para não danificar a estrutura), assim como manter em local seguro.

piscina grande redonda

O modelo redondo é grande

piscina com escadinha

O modelo tem até escadinha para entrar

piscina oval

O modelo tem formato oval

piscina com deck de madeira

A piscina tem deck de madeira em volta

Inflável

Aquelas piscinas infantis infláveis dependem de uma limpeza sempre antes do uso. Nesse caso, o uso de água e sabão já é necessário, tanto na parte interna quanto externa. Lave bem, deixe secar por um tempo e realize a montagem. Encha e, após o uso, descarte a água, seque e guarde longe de objetos cortantes.

piscina redonda infantil

Esse modelo tem até banquinho interno

piscina simples bebê

O modelo simples é redondo


A água da piscina está verde, e agora? 

Nesse caso, você deve seguir um passo a passo básico:

  1. Ajustar a alcalinidade entre 80 e 120 PPM;
  2. Ajustar o pH entre 7,2 e 7,6 – geralmente o baixo nível de pH deixa a água verde;
  3. Aplicar o algicida conforme recomendação do rótulo;
  4. Iniciar a filtração da água – deixando a chave ligada por pelo menos 6 horas ao dia;
  5. Escovar a piscina por completo e aplicar o produto para decantação;
  6. Após o período de decantação, realizar a aspiração por filtragem ou drenagem;
  7. Por fim, aplicar o cloro.
piscina de fibra

Lindos modelos de piscina para todos os gostos

De quanto em quanto tempo devo limpá-la?

A limpeza completa deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Já o uso do cloro é ideal pelo menos três vezes por semana, como parte da manutenção recorrente da estrutura. Em todo caso, tudo depende da frequência de uso e essa média pode alterar para mais ou menos tempo.

Quais os materiais essenciais?

Nas lojas de produtos para piscina você deve comprar:

  • Escova para piscina;
  • Esponjas, caso necessário;
  • Aspirador completo;
  • Balde de plástico;
  • Peneira.
piscina de fibra

A piscina de fibra é extremamente flexível, econômica e de fácil manutenção

Quais os produtos indicados?

Entre os produtos primordiais para a limpeza, são indicados:

  • Controlador de alcalinidade e pH;
  • Algicida;
  • Decantador de sujeira;
  • Cloro líquido ou granulado.

Mantenha sua piscina sempre com um lindo aspecto e com boa qualidade da água, pronta para a utilização nos momentos de diversão e lazer. Esperamos que você tenha gostado desse tutorial e já saiba como limpar piscina passo a passo. Deixe um comentário e compartilhe! Boa sorte e até a próxima!


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *