Telhado Verde – Vantagens, Como Fazer & 31 Fotos Para Se Inspirar!
A arquitetura passa por períodos, e por um longo tempo as construções de concreto representavam modernidade, mas com as variações climáticas a atenção se voltou para a possibilidade de incluir verde em meio a projetos de concreto, e uma dessas possibilidades é o telhado verde.
O telhado verde ou telhado ecológico, é uma cobertura verde sobre a superfície da construção, onde o modelo de telhado tradicional não fica aparente e a superfície torna-se uma paisagem, que traz muitos benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a construção.
E se você quer seguir essa nova tendência da arquitetura com a proposta de um telhado moderno e ecológico, no post respondemos a todas as dúvidas sobre o assunto e ainda ensinamos como fazer um telhado verde.
Sobre o Telhado Verde
O que é?
O telhado verde é uma proposta de telhado moderno e ecológico, onde a cobertura de casas e edifícios é adaptada para receber uma espécie de jardim ao invés de um telhado tradicional.
A técnica para fazer um telhado ecológico inclui fazer uma laje com inclinação adequada e impermeabilizá-la para receber um jardim sobre essa superfície.
Assim, o telhado verde é uma espécie de jardim sobre a construção, substituindo as telhas tradicionais por uma proposta ecológica.
Quanto Custa? #preço
Para fazer esse tipo de telhado, é preciso planejamento e uma empresa especializada, afim de evitar que a obra venha a trazer infiltrações.
O custo de contratação de uma empresa para realização do telhado ecológico pode custar entre R$ 120,00 e R$ 240,00 m².
Mas além do custo de instalação, ainda é preciso considerar o custo de manutenção, afinal o telhado verde é como um jardim, que precisa de regas, podas e cuidados. Por isso, vale acrescentar o custo de manutenção a longo prazo.
Quais suas Vantagens?
O telhado verde é repleto de benefícios, e alguns deles são:
- Isolamento Acústico: o projeto com telhado ecológico no topo é um grande benefício em relação a acústica, já que a superfície ajuda a isolar o som externo, diminuindo os ruídos externos dos grandes centros para o interior do ambiente.
- Isolamento Térmico: uma das grandes vantagens desse tipo de telhado na obra é o fato do isolamento térmico, já que a camada verde sobre o telhado ajuda a manter as temperaturas mais estáveis, evitando que o interior fique muito quente durante o verão, e evitando o frio intenso no inverno. Um exemplo da eficácia do telhado verde é um estudo da USP, que aponta que esse tipo de superfície pode reduzir até 5,3ºC da temperatura interna se comparada ao ambiente externo.
- Melhora da Qualidade do Ar: não é segredo para ninguém que as plantas são ótimos filtros para o ar, pois absorvem CO2 e libera oxigênio. Sendo assim, o telhado verde ajuda a criar um espaço verde que contribui com o processo de filtragem do ar, deixando a área com ar mais puro.
- Absorção de Água da Chuva: em grandes centros as chuvas podem causar alagamentos, e o telhado ecológico é um ótimo contribuinte para evitar isso. Afinal, a cobertura ajuda na absorção de água, ao contrário dos telhados comuns em que a água apenas escorre sobre a cobertura e se acumula nas superfícies de concreto.
- Reequilíbrio Ambiental: um ponto forte do telhado verde é o fato de ser uma opção ecológica e que pode ser transformado em um ponto de reequilíbrio ambiental com o plantio de espécies nativas da região e como um atrativo para insetos importantes da manutenção ambiental (como abelhas que são polinizadoras, e borboleta), além de atrair pássaros.
- Visual Estético: além de todos os benefícios para o meio ambiente, outro ponto positivo a se considerar sobre o telhado ecológico é o visual estético e paisagístico que adiciona à construção, que fica com um visual incrível e ganha um jardim no topo, que pode ser um espaço de refúgio e descanso em meio a uma área verde.
Existem Desvantagens?
Infelizmente, nem só de vantagens o telhado verde é composto. E para sermos imparciais, elencamos também as desvantagens desse tipo de cobertura.
- Peso do Telhado: para criar um telhado verde sobre a superfície são feitas diversas camadas e ainda há o acréscimo de plantas e flores, e isso tudo reflete no sobrepeso sobre a estrutura da laje. Sendo assim, antes de criar esse espaço verde é preciso analisar se a estrutura da obra é compatível com a carga que irá receber e muitas vezes isso inclui um custo mais elevado para reforçar a obra durante o momento da construção.
- Manutenção: além do custo de implantação do projeto, ainda é preciso estender os custos de manutenção do jardim constantemente e da renovação da impermeabilização, que deve ser feita a cada 10 anos, e assim é preciso refazer o projeto, evitando infiltrações.
- Problemas Estruturais: o jardim na superfície de casas e edifícios também pode refletir em problemas estruturais caso não seja bem planejado e executado. Em casos em que não há planejamento, o jardim pode ocasionar sobrepeso na laje e resultar em trincas, e até mesmo causar infiltrações internas quando não é feita a impermeabilização de maneira correta.
Fotos e Modelos de Cobertura Verde
Com Folhagens
A cobertura do telhado verde com folhagens é uma ótima aposta para quem quer apostar num projeto paisagístico com estilo rústico, e também traz a vantagem de exigir menos manutenção, já que não é preciso podas frequentes.
Com Gramíneas
O telhado com gramado fica lindo visualmente e é uma opção barata para o plantio, mas neste caso é preciso considerar a poda da grama para que o jardim no telhado fique sempre bem cuidado.
Com Flores
Como uma opção linda para a superfície, o telhado pode ser composto por flores, valorizando ainda mais a ideia do telhado ecológico e contribuindo muito para o visual da fachada.
No entanto, apesar do visual lindo das flores no telhado, é preciso considerar a manutenção constante, de modo que as espécies sempre floresçam.
Como Fazer um Telhado Verde: Passo a Passo
Se você gostou das possibilidades de ter um telhado verde como uma proposta mais ecológica e sustentável para obra, fizemos um passo a passo de como fazer um telhado verde.
- A base para o telhado verde é a laje de concreto, que deve ter inclinação de 1,5% para escoamento e dutos para água;
- Sobre a laje, deve ser feita uma camada de impermeabilização, evitando que a água da chuva ou rega penetre na laje;
- Sobre a camada impermeabilizada distribua argila expandida, o que vai criar uma base aerada evitando que as raízes da planta apodreçam;
- Sobre a argila coloque uma camada de manta geotêxtil (conhecida como manta Bidin), que funcionará como um filtro, deixando a água escoar e impedindo a passagem de areia e terra, que podem vir a entupir os dutos de escoamento de água;
- Após a camada de manta Bidin, coloque uma camada de 10 cm de substrato ou terra adubada;
- Finalize o telhado ecológico com o plantio das espécies desejadas e que não sejam de raízes profundas.
E aí, gostou da ideia? Com certeza as vantagens desse tipo de cobertura são bastante significativas para o meio ambiente e também para a obra.