Guia do【CORGI】ᐅ Características, Cuidados e Tudo Sobre!

Corgi é uma raça de cachorro que conquista cada vez mais pessoas. São cães lindos e animados que com certeza farão a alegria de toda a família.

Tanto o Welsh Corgi Cardigan quanto o Welsh Corgi Pembroke tem origem e características semelhantes. Aqui no Brasil, se popularizou em muitas residências.

Se você sempre sonhou em ter um desses, é essencial conhecê-lo detalhadamente. Entenda tudo sobre o corgi neste guia super completo.

Corgi

Características do Corgi

Afinal, o que é corgi? Trata-se de uma raça originária do País de Gales, região da Inglaterra. As primeiras espécies foram vistas há cerca de mil anos.

O Pembroke surgiu das montanhas de Pembrokeshire. Já o Cardigan, dos vales e fazendas de Cardiganshire. Por isso, é um cachorro que se adaptou bem ao pastoreio.

Para se ter ideia, esse cachorro era usado para tocar o gado. Ele dava pequenas mordidas nas patas de vacas e bois, para que assim pudessem caminhar.

cachorro Corgi

A chegada dos primeiros corgis aos Estados Unidos aconteceu na década de 1930. A partir daí, começaram a se popularizar. Da mesma forma, algumas raças conquistaram a realeza inglesa da época.

Embora conhecidos como uma só raça, cada uma é catalogada separadamente no American Kennel Club, assim como outros clubes oficiais.

Corgi raca de cachorro

Qual a média de tamanho e peso?

Um corgi adulto mede cerca de 30 centímetros de altura. É um cachorro de pequeno porte, com peso entre 12 e 15 quilos. Tanto uma raça quanto a outra possui essas mesmas características.

Entretanto, é fácil identificar a principal diferença: o Pembroke tem um rabo curto, enquanto o Cardigan possui uma cauda maior.

Sendo assim, se você deseja ter um corgi específico, basta se atentar a esse ponto. De modo geral, ambos são lindos e com personalidade semelhante.

lindo Corgi 1

Quanto tempo vive?

Muita gente fica na dúvida: quanto tempo vive um corgi? Segundo especialistas, a média de idade dessa raça é cerca de 15 anos.

Esse número pode ser maior ou menor dependendo do cachorro. Tudo depende dos cuidados, de como é tratado, da saúde e genética do animal, enfim.

ideias de corgi

Como é o seu temperamento?

Como é o temperamento do corgi? De modo geral, é um cachorro tranquilo e muito dócil. É uma raça que convive bem com outros cães e também com animais como gatos e outros domésticos.

O corgi convive com pessoas e crianças tranquilamente. Pode ser um pouco agitado e gostar de morder, mas nada que um bom adestramento não resolva.

É um cachorro de porte pequeno e muito esperto. Ele ama correr e fazer atividades físicas. Lembre-se que é um cão de pastoreio e está acostumado com isso.

Para se ter ideia, essa raça é usada até em esportes caninos e um bom companheiro para trilhas. De acordo com veterinários, a variação Pembroke é mais doméstica; já a Cardigan mais aventureira.

ideias de cachorro corgi

Quais as cores do corgi?

Quais são as cores desse cãozinho lindo? Os tons do pelo do Cardigan são em grande parte tricolores ou tigrados. Além disso, vermelho e azul se destacam nessa variação.

Já o corgi Pembroke possui uma pelagem vermelha, oscilando para o castanho e com detalhes em preto. Além disso, possui alguns pontos em branco.

De modo geral, a pelagem do corgi é dura. Por isso, é considerado robusto e resistente. Ama carinho, é inteligente, sociável, ama brincar e pode ser facilmente adestrado.

corgis lindos

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço de um corgi? Por aqui sempre indicamos a adoção e nunca encorajamos a compra de qualquer raça de cachorro ou raça.

Mas, se você pretende adquirir um desses, prepare-se para gastar entre 5 mil a 10 mil reais para ter um filhote. Em geral, as fêmeas são mais caras.

Procure sempre em locais confiáveis, em criadouros legalizados e certificados. Você pode pesquisar na internet e em canis da sua região.

Experimente também comparecer ao centro de zoonoses de sua cidade, há sempre uma variedade de cachorros lindos para adotar.

Corgi na praia

Curiosidades sobre a raça

Quais são as maiores curiosidades sobre o corgi? Seja o Pembroke ou o Cardigan, essa raça se destaca por algumas características bem interessantes.

A mais curiosa são as pernas curtas, fator que deixa o cão mais simpático e que conquista muitos tutores. Além disso, conforme salientamos, é uma raça de pastoreio.

O corgi sempre foi usado para tocar o gado, para isso dava pequenas mordidas nas patas dos bovinos e outros animais de rebanho. Por isso ele é bem agitado e sagaz. Para deixá-lo mais tranquilo, é essencial adestrar.

Corgi lindos

A pelagem desse animal é linda, geralmente tricolor. Ele sai muito bem em fotos, um modelo perfeito para fotos profissionais de cachorros.

Segundo especialistas, é um cão atlético, que se dá muito bem em esportes e atividades. Por ter propensão à obesidade, é importante que ele se exercite frequentemente.

Por fim, o corgi está em décimo primeiro lugar na lista de cães mais inteligentes do mundo. Além disso, é considerado um símbolo da Inglaterra, comum na família real britânica.

Você sabe quais são os cachorros mais dóceis? Veja nossa lista completa!

Corgi raca de cao

Cuidados com o Corgi

Aprender a cuidar do seu corgi é essencial para ter um cãozinho saudável e com muita vitalidade. 

Saúde

O corgi é um cão muito agitado, por isso você deve se atentar aos seus hábitos. Os exercícios são essenciais para que ele não engorde. Por isso, passeie e brinque com ele constantemente.

Segundo veterinários, essa raça pode ter predisposição a problemas ortopédicos, como na coluna. Entretanto, com bons cuidados e rotina constante de consultas, ele pode viver bastante.

Leve seu corgi ao veterinário frequentemente. Dê todas as vacinas e ofereça uma ração de qualidade. Assim, ele ficará saudável por muito tempo.

Raca de cachorro Corgi

Higiene

Em questão de higiene, os banhos são essenciais para a saúde e bem-estar do corgi. Mantenha essa rotina com frequência e limpe as patas do seu cachorro sempre após os passeios.

Além disso, a escovação dos pelos é essencial. Use uma escova específica para manter a pelagem do cachorro sempre bonita e sem pelos mortos. Inicie esse processo desde filhote.

Corgi cachorro

Outro cuidado é com os ouvidos do seu cachorro, que devem ser higienizados semanalmente. Por fim, escove os dentes do seu melhor amigo para remover tártaro e mau cheiro.

Desde que você comece essa rotina quando o cão é pequeno, com certeza ele vai se acostumar. Assim, evita doenças e mantém o seu pet saudável.

corgi cao

Atividades físicas e espaço

Assim como qualquer cachorro, o corgi precisa fazer atividades físicas. Lembre-se que ele é um cão de pastoreio e está acostumado a gastar muita energia.

Sendo assim, os passeios devem acontecer pelo menos uma vez ao dia. Se a sua casa tem um quintal ou jardim, deixe que o cachorro brinque e se exercite.

Corgi 2

Caso contrário, leve o corgi para andar em praças, parques e locais seguros. Assim, ele ficará mais sociável, não fica obeso e pode conviver com outros cachorros.

De modo geral, o corgi é um cachorro que está sempre alerta. Por isso, pode aprender muitos truques de adestramento. Da mesma forma, costuma latir bastante e gosta de brincar com os tutores dando pequenas mordidas.

Raca Corgi

Dicas de Corgis para seguir no Instagram

De fato, muitas pessoas amam os corgis, por isso criam perfis no Instagram para postar fotos e vídeos do pet. Assim, os seguidores e admiradores podem acompanhá-los com frequência. Veja alguns famosos.

Hammy e Olivia

Esse casal de corgis ama protagonizar uma série de vídeos. Eles vivem nos Estados Unidos e têm mais de 600 mil seguidores na rede social. Com certeza você vai se apaixonar ao vê-los em vários conteúdos.

Para seguir: https://www.instagram.com/hammyandolivia/

dupla de corgis

corgis instagram

corgis casal

hammy e olivia

hammy

Topi The Corgi

Topi é um corgi finlandês muito simpático. Ele tem 8 anos de idade e encanta os seguidores com várias fotos, seja fantasiado ou em uma série de passeios. Atualmente, tem mais de 150 mil admiradores na internet.

Para seguir: https://www.instagram.com/topithecorgi/

Corgi The Topi

Topi o Corgi

Corgi instagram

Corgi lindo

Topi

Maxine (MadMax)

Esse corgi mora em Nova York, Estados Unidos, e é super famoso no Instagram. Ele tem mais de 900 mil seguidores e já ganhou até prêmio. Uma graça de cachorro que vale a pena conhecer.

Para seguir: https://www.instagram.com/madmax_fluffyroad

Lindo Corgi

Corgi instagram para seguir

Max the Corgi

Corgi Max

Maxine

Loyd

Esse lindo corgi é natural da Ucrânia, considerado até Embaixador. Ele tem três anos e quase 30 mil seguidores na rede social. Muito esperto e brincalhão. Adora passear e socializar, características típicas da raça.

Para seguir: https://www.instagram.com/loyd_king_corg/

Corgi esperto

Corgi pequeno

Corgi ucrania

Corgi Loyd

Loyd


De fato, o corgi é uma raça maravilhosa que encanta muitas pessoas. Se você sempre sonhou em ter um cachorro pequeno, peludo e brincalhão, o corgi é o mais indicado.

Esperamos que tenha gostado deste guia completo. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...