Marchetaria – 65 ideias de uso em casa e na decoração!

Quem gosta de uma decoração com peças diferentes e sofisticadas se encanta com uma técnica conhecida como marchetaria. É muito antiga, por isso deixa qualquer cenário com toque vintage e elegante.

Utilizada em ambientes, móveis e acessórios, é capaz de renovar a décor do ambiente, porém é preciso harmonizá-la perfeitamente com outros elementos.

Por isso, é essencial conhecer melhor a marchetaria e suas aplicações. Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este post completo com ótimas dicas + fotos.

Marchetaria geométrica

Marchetaria: um guia completo sobre essa técnica e seus usos na decoração

O que é marchetaria?

Técnica utilizada desde o Egito Antigo, a marchetaria consiste em unir e encrustar materiais como pedras, madeira e metais em determinadas superfícies, seja móveis, paredes, pisos, teto, painéis, etc.

A ideia é criar um conceito diferente para dar acabamento por meio de uma técnica artística e artesanal, indo além de um simples revestimento ou pintura, por exemplo.

Justamente por ser tão antiga, a marchetaria remente a uma decoração vintage. Entretanto, hoje em dia é utilizada em projetos de diversos estilos, dos minimalistas aos modernos.

Marchetaria em gaiolas

Marchetaria em gaiolas

De modo geral, essa técnica é comum em mesas, aparadores, acessórios como gaiolas e instrumentos musicais, como violões. A marchetaria pode seguir vários padrões e deixa qualquer ambiente mais sofisticado, porém é essencial saber equilibrar com os demais elementos para manter a décor harmônica e coerente.

Os móveis em marchetaria são bem visados no mercado, sobretudo as peças originais de outras épocas. Para se ter ideia, há antiquários que vendem modelos por valores que ultrapassam os quatro dígitos.

Além disso, muitas dessas peças são comuns em leilões, afinal, são tratadas como objetos exclusivos, totalmente sofisticados. Por outro lado, é possível adquirir versões mais simples e baratas. Depende, claro, da técnica e dos materiais utilizados, além do acabamento.

Marchetaria

Marchetaria em ambientes e móveis

Dicas de decoração com marchetaria

A decoração com marchetaria destaca qualquer ambiente, seja em uma superfície como paredes ou teto ou em um simples acessório, como bandejas.

O fato é que a técnica varia bastante conforme cada projeto, por isso é essencial adaptar ao estilo de decoração. De modo geral, estruturas em marchetaria combinam com conceitos provençais, rústicos, vintage e retrô.

Para quem deseja seguir uma tendência moderna, a marchetaria 3D é uma boa ideia. Do mesmo modo, a marchetaria geométrica em padrão básico e simples também é interessante – sobretudo para quem busca versões simples e acessíveis.

Vale ressaltar que existem diversas técnicas, por isso o preço de um móvel ou acabamento em marchetaria oscila bastante. Depende bastante do material e da aplicação, além da raridade de cada peça e do trabalho de cada artista. Ademais, você pode pesquisar em sua região para ter uma ideia de valores e realizar orçamentos.

Marchetaria em gaiola

Veja algumas opções de decoração com marchetaria e inspire-se!

Em mesas

A marchetaria em mesas é bastante comum em diversos projetos, seja para sala de jantar, em mesas de centro, enfim, diversas opções. A técnica geométrica é uma das mais populares, unindo uma série de cores e efeitos que deixa a estrutura totalmente original e elegante.

Você pode combinar a mesa em marchetaria com aparadores, com cristaleiras e móveis com um estilo rústico, além de revestimentos amadeirados. Além disso, combina com um padrão retrô, no qual a mesa fica com destaque no ambiente devido ao acabamento diferente. Há boas ideias para mesas quadradas e redondas de madeira.

marchetaria em mesa de centro

marchetaria em mesa de escritorio

marchetaria em mesa de madeira

marchetaria em mesa e cadeiras

marchetaria em mesa grande

marchetaria em mesa pequena

A marchetaria fica perfeita em mesas de madeira de demolição, justamente como uma forma de renovar o móvel e deixá-lo mais elegante e requintado.

marchetaria em mesas quadrada

marchetaria geometrica em mesa redonda

Em móveis

Além das mesas, a marchetaria é comum em vários móveis de madeira: racks, aparadores, cristaleiras, estantes, entre outros. Há peças tão raras que tem alto valor e são até objetos de coleção, sobretudo aquelas que são consideradas vintage.

A marchetaria geométrica é convencional, mas há outras técnicas mais apuradas, com formas e desenhos que incrementam o aspecto de qualquer estrutura. Sendo assim, uma ideia bacana é combinar vários móveis com marchetaria, valorizando totalmente a decoração da sala, quarto, etc.

Você pode comprar os móveis prontos ou encomendar para um profissional. Tudo depende da aplicação, do material, do acabamento, enfim, são vários fatores. Sendo assim, é indicado realizar orçamentos.

marchetaria 3d em moveis 1

marchetaria decorativa

marchetaria em aparador classico

marchetaria em aparador

marchetaria em cadeira

marchetaria em comoda

marchetaria em comodas

marchetaria em moveis

marchetaria em móvel

marchetaria na cama

Móveis em marchetaria

movel com marchetaria

movel grande com marchetaria

Em ambientes

A marchetaria é capaz de renovar plenamente a decoração de ambientes, por isso também é usual em estruturas como paredes, pisos e teto, sobretudo de madeira e pedras.

Trata-se de um trabalho requintado que realmente modifica qualquer cenário. Justamente por essa característica, é essencial harmonizar com os demais elementos – móveis, revestimentos e tudo que compõe o cômodo.

Para se ter ideia, a marchetaria é comum em ambientes sofisticados como castelos e salões, tudo porque remete a um requinte e exclusividade na decoração. Entretanto, tem sido utilizada em projetos convencionais, seja em lavabos, salas de jantar e quartos, por exemplo.

ambiente com marchetaria

marchetaria em ambientes

marchetaria na cozinha

marchetaria na parede da sala

marchetaria na parede

marchetaria na porta

marchetaria no chão

marchetaria no piso

pisos com marchetaria

quarto com marchetaria

sala com marchetaria

3D

A marchetaria 3D é uma forma de incluir essa técnica em estilos modernos de decoração. O efeito realista e tridimensional é comumente utilizado em paredes, em pisos e painéis.

Do mesmo modo, é uma boa opção para deixar as superfícies coloridas e com um aspecto renovado. Todavia, precisa ser realizada de forma apurada e detalhada, por isso depende de um bom trabalho profissional.

O efeito é realmente surpreendente e, além de combinar com ambientes contemporâneos, ainda é perfeito para salas em estilo retrô, minimalista e provençal.

marchetaria 3d colorida

marchetaria 3d ideias

marchetaria 3d moderna

marchetaria 3d no chão

marchetaria 3d realista

marchetaria 3D

marchetaria em 3d

Em acessórios

Vários acessórios e adereços úteis e decorativos recebem essa técnica em marchetaria e ficam com um aspecto totalmente diferente. Nesse caso, podemos citar bandejas, espelhos, incensários, entre outros, todos de madeira.

Além disso, é comum o uso de marchetaria em gaiolas. Colecionadores e criadores sempre buscam gaiolas personalizadas com essa técnica, usada sobretudo nas bordas para deixar a estrutura bem elegante.

De modo geral, o estilo artesanal é o mais utilizado, com várias cores que combinam com bases de madeira bege ou marrom, típicas de gaiolas. Da mesma forma, esse conceito é popular na customização de violões e outros instrumentos musicais amadeirados.

acessórios com marchetaria

bandeja em marchetaria

espelho em marchetaria

gaiola com marchetaria

marchetaria em bandeja

A técnica pode ser em várias cores e texturas, deixando qualquer estrutura renovada e impressionante.

marchetaria em gaiolas

marchetaria geometrica em bandeja

marchetaria geometrica

Marchetaria para gaiolas

peças e moveis com marchetaria

Marchetaria em violão


Dica: se você realmente se interessa pela arte da marchetaria, várias escolas oferecem cursos livres e profissionalizantes. Além de ajudar você a customizar e reformar os móveis e estruturas de sua casa, ainda é uma boa oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Interessante, não é?


Agora que você já sabe o que é marchetaria, defina se é uma boa opção para a decoração da sua casa. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...