Cortina voil – O que é? + Vantagens e 47 modelos para se apaixonar!

A cortina voil não é nenhuma novidade do mundo decorativo, mas é um tipo de cortina que não sai de moda, e uma opção bastante versátil para diferentes ambientes.

A opção de usar cortina voil como parte do ambiente permite acrescentar um detalhe extra na decor, e ainda é uma boa pedida para controlar a entrada de luz.

E se você fica em dúvida sobre esse modelo de cortina, preço, vantagens, e como usar na decoração, reunimos todas as dicas necessárias, e ainda trouxemos várias ideias para inovar na decoração com a cortina.

modelos

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é cortina voil?

A cortina voil é um tipo de cortina constituída por um mix de tecidos, e principalmente poliéster. Desse modo, a cortina acaba sendo um tecido fino e delicado com certa transparência, já que a composição  do tecido traz essa característica de parecer com um véu.

 

Quais suas vantagens?

Para quem se pergunta se vale a pena investir em uma cortina voil, reunimos os principais pontos positivos desse modelo de cortina, assim vai ser possível ver todas as vantagens da cortina.

  • Caráter estético: sem dúvida uma grande vantagem do modelo em voil é em relação ao seu caráter estético e poder decorativo. A delicadeza do tecido é bastante funcional para diferentes propostas decorativas, e isso acrescenta um detalhe na decoração que vai além da funcionalidade da cortina.
  • Privacidade: a cortina é uma ótima maneira de dar mais privacidade ao ambiente, e mesmo o voil tendo como característica certa transparência, ainda assim o uso desse modelo de cortina é válido, já que consegue inviabilizar a visão perfeita do interior da casa, mantendo os moradores com mais privacidade.
  • Aproveitamento luz natural: o fato do voil ter como característica uma certa transparência pode ser considerado um ponto positivo, pois assim o uso da cortina não bloqueia totalmente a luz natural, e permite o melhor aproveitamento da luz externa mesmo com o uso de cortinas, o que faz com que o ambiente mantenha sua privacidade reservada, mas sem perder a entrada de luz natural.
  • Manutenção: ao contrário de muitos modelos de cortinas que necessitam de limpeza especial e muitas vezes até mesmo da contratação de empresas especializadas para a higienização da cortina, o modelo em voil é uma opção com manutenção bem mais simples, e que pode ser feita em casa, inclusive lavando a cortina em máquina de lavar. Nesse caso, a recomendação é usar saquinhos para roupas delicadas, o que protege a cortina durante a lavagem em máquina.
  • Custo-benefício: para quem preocupa-se com o custo e as vantagens da cortina, o modelo em voil apresenta um ótimo custo-benefício, uma vez que o preço da cortina é acessível e o modelo é repleto de vantagens.

 

Existem desvantagens?

Infelizmente nem tudo são flores e a cortina voil tem sim ponto negativo, por isso antes de escolher pelo modelo vale pesar os prós e contras para tomar a decisão certa.

  • Transparência: se por um lado a transparência é uma vantagem para o aproveitamento de luz natural, o tecido fininho também pode ser uma desvantagem para quem quer controlar melhor a entrada de luz no ambiente. Desse modo, uma solução para o ponto negativo é usar a cortina voil com forro ou com blecaute, composição que ajuda a bloquear melhor a entrada de luz natural.

 

Quanto custa em média? #preço

Um ponto positivo para esse modelo de cortina é em relação ao preço, já que os modelos simples de varão e sem forro costumam ter preços bem acessíveis.

Para um modelo de cortina simples de voil com dimensão de 2 x 1,30 m, o preço é em torno de R$ 35,90, no Mercado Livre.

Para os modelos maiores e sem forro, como uma versão de 6 x 2,80 m, o preço gira em torno de R$ 149,00, no Elo7.

 

Fotos e modelos de cortina voil

Cortina voil branca

quarto feminino decorado

Uma das opções mais clássicas entre os modelos de cortina voil é a versão branca, que combina com os mais diversos estilos de ambientes e dá sutileza à decoração.

Como ideia para usar a cortina branca no projeto decorativo, a proposta aqui traz o uso do modelo longo no quarto feminino, suavizando a parede cinza e mantendo a entrada de luz natural no ambiente.

A instalação da cortina foi feita através do cortineiro embutido e o modelo vai até o chão, dando delicadeza ao quarto feminino.

 

sala com cortina branca

A cortina branca divide o espaço entre sala e sacada

sala de estar com cortina

Na sala de estar, a cortina branca cobre todas as paredes

decoração com cortina branca

No corredor, a cortina branca encobre a janela de vidro e mantém a privacidade

cortina branca

Cortina voil bege

sala com cortina bege

Mantendo a cartela de cores suaves para a cortina, uma das opções é o voil em tom de bege, uma cor clarinha, mas que não é necessariamente branca.

A ideia de usar a cortina bege foi para o projeto da sala, e a cor bege combina com a cartela de cores do ambiente, inclusive com a cor das paredes, mantendo a decoração mais uniforme.

Para o projeto da sala, a cortina voil foi usada como sobreposição de uma outra cortina, que é um modelo de persiana que funciona para o bloqueio da luz natural.

 

quarto com cortina bege

A cortina bege combina com a cartela de cores do quarto pequeno

cortineiro de gesso

Na sala, o cortineiro de gesso esconde o início da cortina

sala grande

Além de cobrir as janelas, a cortina ainda delimita o espaço entre os ambientes integrados

cortina pé direito duplo

A cortina vai do teto ao chão no projeto com pé direito duplo

 

Cortina voil cinza

quarto de casal com cortina cinza

A cortina cinza é uma opção bastante atual para a composição do projeto, e traz um tom neutro e moderno para o ambiente, como é o caso deste projeto de quarto com cortina cinza de voil.

Para o ambiente, a ideia foi de manter os tons neutros, e por isso a cortina cinza e de tecido leve foi a escolha.

Para a composição do quarto, a cortina com tecido leve e transparente funciona como uma sobreposição para a cortina blecaute de fundo, e essa composição é perfeita para bloquear a entrada de luz natural no quarto e ainda adicionar um toque de estilo.

sala integrada com cozinha

A cortina em tom de cinza claro vai até o chão

decoração com cortina cinza

Cortina voil preta

sala moderna com pé direito duplo

Para quem imagina a cortina em tecido voil como uma versão mais romântica e delicada, engana-se. A cor da cortina pode dizer muito sobre o estilo, e uma opção que foge do romântico é a cortina preta em voil.

Para usar a cortina preta, a ideia aqui traz o projeto de uma sala moderna com pé direito duplo, e assim a cortina escura vai do teto ao chão, cobrindo as janelas em vidro.

A cortina preta em voil foi uma ótima escolha para o projeto, já que o tecido transparente não deixa o resultado pesado, e mantém a cartela de cores modernas para o ambiente, que é composto de preto e branco.

 

decoração com cortina preta

A cortina preta combina com detalhes em preto da decoração

sala com porta de vidro

A cortina preta cobre a parede com portas de vidro

como usar cortina preta

Cortina voil rosa

cortina para quarto de bebê

Entre as versões mais delicadas para a cortina em tecido voil, a opção rosa é uma versão bastante delicada e romântica para a cortina.

E se a ideia é aproveitar essa delicadeza da cortina rosa, um ambiente propício para isso é o quartinho de bebê, como mostra este projeto.

A escolha da cortina para quarto de bebê traz o modelo em voil rosa claro, combinando com os detalhes do quartinho e dando cor em meio a parede cinza.

 

quarto bebê decorado

No quartinho de bebê, a cortina rosa é delicada

quarto menina

No quarto infantil, cortina em tom de pink

cortina bebê

A cortina combina com o jogo de berço

Cortina voil bordada

cortina branca bordada

Há diversos estilos de cortinas em tecido voil, e uma dessas variações é o modelo de cortina bordada, que pode trazer bordado em linha ou com aplicação de pedrarias.

Como ideia para usar a cortina bordada, a proposta aqui traz o voil branco com bordado delicado em linha, o que adiciona textura ao tecido, mas sem perder a delicadeza.

A cortina bordada foi usada na sala, e traz um toque decorativo e delicado para o ambiente.

 

cortina bordada para sala

A cortina tem bordado branco

decoração com cortina bordada

A cortina é um mix entre bege e branco

Cortina voil para sala

sala com cortina

Escolher a cortina para sala pode ser uma decisão difícil, e uma das possibilidades é escolher um modelo em voil, dando um toque mais delicado à decoração do ambiente.

Como ideia para usar a cortina branca de voil na sala, este projeto traz uma sala pequena, e a cortina branca é ideal para manter a cartela de cores claras que dão sensação de mais espaço ao cômodo.

Para controlar melhor a entrada de luz e não ter luz natural refletindo na TV, a cortina branca de voil funciona como uma sobreposição a cortina de bambu, que é perfeita como controle de luz natural no ambiente.

 

sala pequena decorada

Na sala pequena, a escolha foi pela cortina branca

cortina para sala apartamento

Na sala de apartamento, a cortina branca mantém a entrada de luz que amplia o ambiente

cortina para sala

Cortina voil para quarto

decoração quarto de casal

O projeto do quarto de casal pode trazer uma proposta de decoração mais romântica, e a cortina delicada e de voil combina perfeitamente com essa ideia.

Para a escolha da cortina para quarto de casal, a opção aqui foi por um modelo em voil bege, mantendo a cartela de cores do quarto romântico e delicado.

A cortina traz o charme de um xale sobreposto, criando um estilo mais sofisticado para o quarto de casal.

 

quarto de bebê pequeno

No quarto de bebê, a cortina é branca

quarto decorado

A cortina vai até o chão

modelos de cortina quarto

 

Gostou das dicas? Então, agora é hora de escolher o modelo ideal para o seu ambiente e unir decoração e funcionalidade.

Você pode gostar...