Criação de porcos – Por onde começar? •【GUIA COMPLETO】

Como iniciar uma criação de porcos? Qual é o melhor local para mantê-los? Como garantir boa saúde a esses animais? Quantos são indicados para iniciar a prática da suinocultura?

Essas são algumas dúvidas essenciais quando se trata da criação doméstica dos suínos. Por isso, é primordial esclarecê-las para ter sucesso nesse novo projeto.

Para ajudar você, preparamos este guia completo. Saiba tudo sobre os hábitos dos suínos, as vantagens e outras informações surpreendentes.

como criar porcoss

Quem tem espaço em um sítio ou chácara logo pensa na criação de alguns animais. Além de vacas, galinhas caipiras e patos, os porcos são ótimos exemplos de bichos para manter em sua fazenda.

Segundo especialistas, os suínos domésticos são pacíficos, convivem bem em grupos e com outras espécies. Entretanto, necessitam de um espaço para ficarem à vontade – conhecido popularmente como chiqueiro.

Os porcos se adaptam facilmente a vários locais. Adoram sair do confinamento para tomar sol, além de comer bastante. E ao contrário do que muitos pensam, não são desleixados. Eles adoram banhos de mangueira e podem ter várias colorações: rosa, preto, marrom, bege, enfim.

como fazer Criação de porcos

Além disso, a inteligência dos porcos é outro fator a destacar. Para se ter ideia, eles são capazes até de obedecer a comandos básicos, assim como os cães. Não é à toa que algumas pessoas criam porcos dentro de casa, tratando como um pet, levando para passear, entre outros cuidados.

Por essas características, há muitas vantagens em começar uma criação de porcos. Entretanto, indicamos que você tenha uma boa disponibilidade de espaço externo para isso – tanto para construir o chiqueiro quanto um local gramado para que possam brincar, tomar sol e se exercitar.

Criação de porcos em casa

Quais as vantagens da criação de porcos?

Há muitas vantagens na criação de porcos, chamada tecnicamente de suinocultura. Listamos as principais.

Os porcos são animais facilmente domesticados que se adaptam a qualquer clima e suas variações, por isso podem ser criados em qualquer região.

São fáceis de cuidar e tem alto potencial de proliferação. Uma fêmea pode dar à luz, em média, de cinco a dez filhotes.

A carne de porco é uma das mais consumidas do mundo e tem grande aproveitamento. Porcos criados para o abate representam uma boa margem de lucro para os produtores. Já na agricultura familiar, um único porco garante insumos para dias e até meses, sendo um ótimo substituto para o boi, por exemplo.

A alimentação dos porcos é simples e muitas espécies podem pastar, assim como os bovinos. Por isso, é importante que sejam liberados do confinamento pelo menos uma vez ao dia. Além disso, eles consomem vegetais, rações e até restos de alimentos.

Criação de porcos em chiqueiros

Porcos ficam em chiqueiros e construções que podem ser erguidas facilmente. Basta que sejam cobertas e limpas frequentemente. Além disso, devem oferecer o máximo conforto ao animal. De acordo com veterinários, você pode manter os porcos machos e de grande porte em setores separados, assim como as fêmeas e os filhotes.

Os dejetos produzidos pelos porcos podem ser usados para a produção de esterco. Se você tem horta em seu sítio, é uma boa alternativa para fortalecer a terra e ajudar no desenvolvimento das plantas.

Conforme salientamos, os porcos são inteligentes e convivem harmonicamente com outros animais: patos, galinhas, cachorros, entre outros bichos típicos da zona rural.

Existem várias espécies de suínos que podem ser criados de modo doméstico. De acordo com especialistas, as principais são: Landrace, Duroc, Caruncho e Large White.

Criação de porcos em fazenda

Como ter uma criação de porcos de sucesso?

Iniciar uma criação de porcos depende de alguns fatores primordiais. O principal é quanto ao espaço necessário para o desenvolvimento dos animais. Deve ser grande e estruturado de acordo com o seu objetivo: venda do animal, abate doméstico, abate para venda da carne, reprodução, enfim.

As instalações devem considerar também um bom piso, sobretudo de fácil lavagem e limpeza, afinal, os porcos produzem muitos dejetos. Do mesmo modo, devem ser cobertas, ter corredores, divisórias, portas e canais de drenagem – afinal, você deverá limpar o local diariamente.

Além disso, o espaço deve ser bem ventilado e confortável, com compartimentos para água e comida, boa iluminação, enfim. Toda essa estrutura é grandiosa, ainda mais se você pretende criar grande quantidade de animais. Nesse caso, também é indicado um espaço gramado para que possam brincar, tomar sol e pastar, pelo menos uma vez ao dia.

Criação de porcos simples

De acordo com especialistas, você deve usar materiais de qualidade na construção do chiqueiro, pensando sempre no aconchego dos porcos. Depois, é só acomodá-los. Comece com um casal, com uma fêmea em gestação ou porcos jovens. Tudo depende de seu objetivo e, se tiver dúvidas, consulte um veterinário.

Cuidados com os porcos

De modo geral, a compra de leitões (porcos jovens) é a mais indicada para iniciar sua criação de suínos. Após o desmame, o leitão pode viver de forma independente – por volta de dois meses após o nascimento. Nessa fase, ele costuma pesar cerca de 25 quilos.

Conforme cresce, um porco jovem adquire até 60 quilos, quando começa a entrar na fase adulta. Por fim, um porco adulto (ou, como dizem, em terminação), pesa mais de 100 quilos e pode ser abatido.

Em todas essas fases, os cuidados com os porcos são essenciais. Veterinários indicam o corte da cauda e a castração nos machos. Além disso, pode ser indicado o uso de suplementos vitamínicos, entre outros insumos para evitar doenças e bicheiras.

Criação de porcos em casas

Os porcos filhotes são chamados de leitões

Entretanto, a melhor forma de cuidar dos suínos é garantir a eles uma boa alimentação e um local confortável que seja higienizado frequentemente. Essa pode ser considerada a principal desvantagem na criação dos porcos: a limpeza diária do chiqueiro, com água corrente, vassoura e outros produtos.

Do mesmo modo, indicamos o apoio veterinário para verificar a saúde dos animais, sobretudo se você pretende abatê-los ou ter grande quantidade de suínos em seu sítio. Assim, evita problemas e garante produtos de alta qualidade, conquistando muito lucro com a suinocultura.

Criação de porcos


Enfim, esperamos que tenha gostado do nosso guia completo sobre criação de porcos. Que tal investir nessa ideia? Deixe um comentário com suas impressões e dúvidas. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...