Criação de Peru – Dicas Importantes + Guia Completo!

A criação de peru é uma atividade muito tradicional no Brasil. Essa ave é popular no nosso país e se adapta muito bem à região rural.

Além disso, o peru é um animal cortês, que pode ser criado em diversos espaços, com galinhas, patos e outras variações.

Você pode criar para o abate, para a venda de filhotes e outras vantagens. Por isso, preparamos este guia completo. Saiba tudo e como criar passo a passo.

Ave Peru

O peru é uma ave muito conhecida no Brasil | Foto: Pinterest

Primeiramente, que ave é essa? Você conhece as características do peru?

A ave peru é galiforme, do gênero Meleagris. Há desde espécies selvagens até as domésticas, que são criadas tradicionalmente em granjas, chácaras e fazendas. No exterior, é conhecido como turkey.

Sua origem é das Américas, tanto que o nome tem relação com o país. Acreditava-se que a ave era tão comum no Peru, a ponto de ser exportada para a Europa, por isso ganhou esse nome.

Um animal de grande porte, o peru chama atenção pela linda plumagem. O macho chama atenção por onde passa, sobretudo quando está com as penas traseiras abertas. Isso acontece sempre que ele precisa cortejar a fêmea. Além disso, também possui um detalhe no bico (carúncula).

criacao de peru ideias

O peru doméstico deriva da ave selvagem | Pinterest

É uma ave que anda em grupos e também se dá bem com faisões, galinhas, pavões, patos, enfim. Sendo assim, em um sistema de criação artesanal, você criar todos juntos tranquilamente. Para se ter ideia, um peru adulto tem mais de 1 metro de altura.

Uma peru fêmea é capaz de por mais de dez ovos em uma única ninhada. Eles eclodem em um mês e os filhotes são independentes, contando com o apoio da mãe para se aprender a se alimentar sozinhos.

como fazer criacao de peru

O peru é uma ave terrestre de grande porte | Foto: Pinterest

Peru filhotes

Um peru fêmea com seus filhotes | Pinterest

Quais as vantagens da criação de peru?

Você sabe quais são as vantagens da criação de peru? 

Essa ave é desenvolvida geralmente para o abate. Sua carne é muito apreciada, principalmente em datas comemorativas como Dia de Ação de Graças e Natal.

Entretanto, o consumo é feito durante todo o ano, por se tratar de uma carne leve, exótica e muito saborosa. Sendo assim, você pode criar tanto de forma caseira quanto para venda em grandes lotes e até para exportação.

criacao de peru

O peru é uma ave de grande porte | Pinterest

Quanto tempo um peru se desenvolve?

Segundo especialistas, a ave atinge a idade adulta em cerca de 20 a 22 semanas. Em datas festivas, como o Natal, esse tempo diminui devido a demanda do mercado.

Ou seja, são cerca de cinco a seis meses para formar uma criação de peru com potencial para abate e venda das aves. Um peru adulto (macho) pesa cerca de 25 quilos. Já a fêmea adulta pesa cerca de 15 quilos, por isso é a mais utilizada para venda no mercado.

Vale destacar que os grandes produtores exportam a carne do peru, muito apreciada no exterior. No Brasil, é um ramo que cresce bastante, mas ainda está muito abaixo da criação de galinhas e frangos.

criacao de peru1

O animal pode ser criado de modo caseiro | Pinterest

A carne do peru é melhor?

De fato, é bem diferente da carne de frango. Especialistas consideram a carne de peru com gosto mais suave. Além disso, textura e cor também mudam.

Uma grande vantagem é que tem menos gordura em comparação ao frango. Além disso, possui bastante cálcio e proteínas, considerada uma opção saudável.

A carne de peru ainda é perfeita para diversas receitas, principalmente assada. Você também pode grelhar, cozinhar e servir com uma série de acompanhamentos.

criacao de peru2

Peru fêmea | Pinterest

Como é a alimentação e os hábitos do peru?

Muita gente fica confusa e quer saber se o peru é uma ave dócil. De fato, trata-se de uma espécie fácil de lidar. Pode parecer arisca, mas se adapta perfeitamente ao ambiente.

Conforme salientamos, também se dá bem com outras aves e animais domésticos. Portanto, a criação caseira é bem simples e de fácil manejo.

Quanto à alimentação, o peru é onívoro: come milho, sementes, insetos, vegetais e a mesma ração oferecida para frangos e galinhas.

criacao de peru3

A ave demora cerca de 20 semanas para chegar à fase adulta | Pinterest

Como ter uma criação de peru de sucesso?

Como iniciar e ter uma criação de peru de sucesso? 

Segundo especialistas, primeiramente você deve definir o estilo de desenvolvimento. Em geral, muitas pessoas começam de modo caseiro ou criação caipira.

Modo artesanal

Trata-se da versão em que o peru é criado de forma artesanal, em um pequeno quintal ou chácara, com poucos exemplares e junto com outras aves.

Nesse caso, você pode vender a ave no mercado local para o abate ou filhotes para novos produtores. É uma boa forma de começar a sua criação.

Por ser uma ave adaptável, é fácil lidar com o peru. Se for criar em seu sítio, monte um viveiro com boa estrutura, com local para que possam dormir e se proteger da chuva, calor e vento.

Para aumentar a produção constantemente, mantenha os perus sozinhos em um local. Forre o chão com palha e instale telas. Além disso, higienize constantemente.

Quanto aos filhotes, fique de olho na alimentação. Muitos profissionais indicam adicionar uma mistura de farinha e cereais à ração para que cresçam saudáveis e mais fortes.

criacao de peru5

O peru se adapta bem em grupos | Pinterest

criacao de peru4

As penas têm várias cores | Pinterest

Sistema de granja

Por outro lado, há o sistema de granja, em que a ave é criada em modo fechado e controlado, assim como os frangos.

De acordo com profissionais do ramo, a criação de peru para ganhar dinheiro deve ser realizada com uma série de cuidados e demanda grande investimento.

Para a instalação da granja, você precisa de um bom espaço, assim como controle ambiente, térmico, bem-estar do animal e cuidados sanitários. Limpeza e conforto são essenciais.

Peru domestico

A criação pode ser artesanal | Pinterest

peru criacao

Os detalhes na plumagem encantam | Pinterest

peru criacao domestico

É muito comum no Brasil e nas Américas | Pinterest

peru como criar

Há várias espécies diferentes | Pinterest

peru ave

O peru possui um detalhe na cabeça | Pinterest

Em relação à criação de frangos, o desenvolvimento dos perus demanda mais tempo e paciência. Além disso, o peru é mais suscetível às mudanças climáticas, por isso é essencial ficar atento à saúde das aves, evitando o aparecimento de doenças.

Nesse caso, a higiene também é fundamental. A limpeza da granja é um ponto a se atentar e demanda o uso de equipamentos robustos.

O peru gosta de temperaturas amenas, cerca 20ºC. Por isso, a região Sul é a mais indicada para a criação. Na fase de terminação, a ave engorda mais por conta do frio.

linda criacao de peru

O animal gosta de clima frio e ameno | Pinterest

Criacao de Perus Henry Milleo

O peru criado em granjas | Pinterest

criacao de peru9

Veja como o peru tem penas de várias cores | Pinterest

criacao de peru8

Peru adulto | Pinterest

criacao de peru7

A plumagem chama atenção | Pinterest

Compensa investir na criação de peru?

De modo geral, a criação de peru demanda estudo de mercado para saber qual é o seu maior objetivo: desenvolver de modo artesanal? Vender para o abate? Aproveitar apenas a demanda do Natal?

Em todo caso, avaliar o investimento e a rentabilidade é essencial. Lembre-se que o peru é uma ave exótica, de grande porte e bem diferente do frango em questão de mercado.

Segundo especialistas, a questão técnica é a mais importante, porém também a mais complexa. Portanto, além de uma boa consultoria, você deve se informar por meio de materiais da Embrapa e de empresas do ramo.

Perus Foto Globo

A ave se desenvolve em cerca de cinco a seis meses | Pinterest

Perus Henry Milleo

Criação de perus em grupos em uma granja | Pinterest

Ademais, com um estudo a longo, você consegue montar a sua criação de peru passo a passo. Aproveite para conhecer bem a ave, visitar criadores e ficar por dentro desse ramo.

Embora pareça trabalhoso, a carne de peru é muito valorizada e possui um preço bem atrativo. Em datas comemorativas, o valor aumenta, assim como o consumo. Por isso, muitas vezes o lucro compensa o investimento.

Peru real

Você pode vender a ave adulta e os filhotes também | Pinterest

Peru selvagem

A criação pode render bom lucro | Pinterest


Enfim, esperamos que tenha gostado de entender melhor a criação de peru. Siga as nossas dicas e busque ótimos materiais para se tornar um especialista nesse ramo.

Assim, é possível ganhar dinheiro e melhorar o desenvolvimento da ave no Brasil. Boa sorte e até a próxima.

Você pode gostar...