Loft – O que é? + 77 ideias espetaculares para decorar o seu!
Para quem acompanha as produções americanas, com certeza já viu um personagem morando em um loft, e se há algum tempo esse tipo de residência parecia distante da realidade brasileira, atualmente é possível ver essa situação se tornando mais frequente, e muitos brasileiros estão aderindo a essa ideia de residência.
E se você acha a ideia interessante, é hora de descobrir mais sobre o que é um loft e ver ideias de como decorar esse espaço, quem sabe assim você também não se rende a essa ideia?!
O que é um loft?
O conceito surgiu na França em meados da década de 50 com a ocupação residencial de antigos galpões industriais.
A partir de década de 60, o conceito se expandiu nos Estados Unidos e a partir disso tornou-se comum ver esse tipo de residência em filmes hollywoodianos.
A ideia inicial do loft é de um espaço que já tenha funcionado como galpão industrial, celeiro, armazém ou depósito, e posteriormente foi ocupado como residência.
Por conta da sua proposta inicial, que não era residencial, os loft tinha como principais características:
- Pé direito alto, que pode ganhar um mezanino;
- Espaço aberto e sensação de amplitude;
- Tubulações e estruturas aparentes, dando um ar entre o rústico e industrial.
Essas características ainda definem bem o estilo da residência, mas hoje em dia esse conceito já foi adaptado e nem sempre é preciso encontrar um galpão vazio para torná-lo residência. A ideia de transformar uma estrutura simples em um loft é bem-vinda, e essas características são essenciais para criar um loft.
Fotos e ideias de loft decorado
Loft industrial
Para quem quer seguir a risca o estilo industrial, que é uma característica comum desse tipo de residência, este projeto é a inspiração perfeita!
Na proposta, o espaço integrado une os ambientes dando sensação de amplitude e uma decoração harmoniosa entre os ambientes integrados, com cores neuras como cinza e preto em predominância e um toque de cor com o tapete azul, que delimita o espaço da sala.
O espaço com pé direito duplo trouxe a instalação de um mezanino em metal, que completa o estilo industrial da proposta e cria um espaço reservado a área do quarto, mas sem isolar o ambiente.
O projeto com estilo industrial traz além da decoração nesse estilo, mas também detalhes estruturais, como paredes de tijolinhos à vista, e instalações e tubulações aparentes, detalhes que remetem ao estilo de fábricas e galpões.
Loft pequeno
Para quem sempre desejou adotar o universo dos lofts americanos para a vida, uma proposta é este espaço pequeno que foi transformado em um loft que une elementos industriais com uma proposta moderna.
Para o projeto de um espaço pequeno, a ideia de ter os ambientes integrados é perfeita, pois assim dá sensação de mais amplitude para o projeto.
Na proposta, a mini cozinha foi planejada embaixo da escada que dá acesso ao mezanino, e fica integrada a sala de estar, e a decoração em tons de cinza com piso claro mantém uma paleta neutra e que valoriza o espaço pequeno.
No projeto, o estilo industrial aparece através dos acabamentos em cimento queimado e dos elementos metálicos que aparecem na decoração.
O projeto ainda traz estilo moderno com o acréscimo de vidros, que aparecem no mezanino, e da iluminação embutida, elementos que trazem um toque contemporâneo ao projeto do loft.
Loft simples
Como ideia de um projeto simples e funcional, esta proposta traz o estilo loft em um espaço pequeno e com elementos que valorizam a ideia do loft.
O projeto traz piso em cimento queimado, uma característica comum de projetos industriais, além de elementos em madeira, como a estrutura do mezanino, a escada que dá acesso a esse pavimento superior e o forro.
A madeira aparente combina com a ideia entre o rústico e industrial, mas acima de tudo dá um toque mais aconchegante ao espaço e fica em equilíbrio com o piso de cimento queimado, que passa uma proposta mais fria.
No ambiente simples, a cozinha fica abaixo do mezanino e traz um ambiente pequeno e funcional, com eletros, armários e bancada para preparar as refeições. Esse espaço ainda traz mesa em madeira, que combina com os elementos estruturais presentes no projeto.
Para completar o espaço simples, detalhes decorativos como quadros e pendentes, são essenciais para dar uma carinha de lar ao ambiente.
Loft feminino
Em geral, os lofts apresentam características que remetem muito mais ao estilo masculino, como as estruturas aparentes e cores mais sóbrias que fazem parte do estilo industrial desse tipo de ambiente, mas nada impede de fazer um projeto decorativo com toque feminino, como é o caso desta proposta.
Para a decoração do loft feminino, a ideia aqui traz o lar em um ambiente predominantemente industrial, com parede de tijolo à vista; estrutura metálica para o mezanino e tubulações aparentes.
Para adicionar o toque feminino, a ideia foi de adotar esses elementos na parte decorativa, como um tapete floral de fundo preto, que não destoa da proposta industrial, mas adiciona cor e delicadeza a sala.
No ambiente da sala ainda aparecem outros elementos femininos, como sofá Tiffany e elementos decorativos, como as almofadas coloridas nas poltronas brancas, e os enfeites que decoram a mesa de centro.
Esses toques de cores que aparecem na decoração trazem não só o toque feminino ao espaço, mas também adicionam cor e personalidade ao projeto.
Loft masculino
Para os homens que moram sozinhos e buscam ideias de uma decoração masculina que traga personalidade ao loft, nem sempre adotar o estilo “menos é mais”, é uma boa escolha. O espaço vazio com poucos móveis e sem elementos decorativos não representa uma decoração masculina, mas a escolha de elementos corretos sim.
Seguindo essa dica, este projeto traz a proposta perfeita para uma decoração masculina, unindo os detalhes industriais que fazem parte da estrutura, com elementos bem característicos do universo masculino, como poltronas em couro marrom e móveis rústicos.
O espaço traz o mix com elementos rústicos em cada detalhes, unindo a decoração com o estilo industrial.
Na proposta, ainda o uso de elementos decorativos, como flores e quadros, que dão uma sensação mais aconchegante ao lar.
E aí, você moraria em uma residência nesse estilo? Conta, aqui nos comentários, se você prefere o estilo só para os filmes americanos, ou se já tem o seu projeto dos sonhos para esse tipo de residência.