Sala Azul: Como fazer? Dicas e 44 fotos de projetos inspiradores!
Azul é uma cor que vibrante e leve, extremamente versátil e ótima para decorar qualquer ambiente. Que tal, então, apostar em uma sala azul? Seja suave ou mais intenso, em tom claro ou escuro, tornou-se um tipo neutro que combina com diversas nuances incríveis para deixar seu espaço mais bonito e descolado. Para investir nesse estilo, acompanhe o post e veja dicas e fotos de muitos modelos inspiradores!
Não é de hoje que o azul é tom chave na decoração. O que mais chama a atenção dos especialistas e pessoas que começam a investir nessa cor é a variedade de tons. Seja um azul turquesa, royal, água, marinho, entre outros, sempre há um estilo ideal e conquistador. Além disso, todos garantem belas combinações com outras cores.
Como a sala é um dos principais ambientes de uma casa ou apartamento, uma sala azul fica destacada, com um toque sofisticado e com diversos conceitos. Você pode aderir desde um modelo mais clássico até um lance moderno, tudo depende de como quer deixar o espaço e como ficará o equilíbrio com os acessórios decorativos.
Especialistas revelam que o azul nunca deixará de ser tendência, ao contrário, sempre dará um toque inovador e já é considerado uma cor neutra tanto quanto o branco ou preto. Sendo assim, tanto na sala azul quanto em um quarto ou nos demais cômodos, você pode usar esse tom em várias texturas: parede, móveis, adereços, entre outros.
Do excêntrico ao luxuoso, do despojado ao sofisticado, do vintage ao contemporâneo, todos os estilos e gostos podem ter o azul como cor principal em complemento às mais diversas cores. São ideias legais e que garantem misturas de muito bom gosto e harmonia! Quer ver muitos modelos de sala azul? Continue acompanhando o post com muitos projetos incríveis!
Fotos, Modelos e Projetos de Sala Azul
Azul Turquesa
O azul turquesa tem inspiração oriental, usado no design de joias e ornamentos finos desde a Antiguidade, derivado de uma pedra muito valorizada e que dá um toque luxuoso a qualquer conceito. Sua popularidade ao chegar no ocidente conquistou os decoradores e elevou esse tom a um status de plenitude, frescor e tranquilidade ao ambiente.
De fato, o estilo clean e complementar a cores como branco, cinza ou off-white deixam qualquer espaço com turquesa muito chamativo e encantador, sem excessos e com um charme único. E como em todo tom de azul, pode estar presente em uma parede ou como acessórios complementares, para trazer mais luminosidade e vivacidade à sala azul, ótimo para apartamentos e projetos que pedem mais juventude, renovação e leveza!
Azul Marinho e Branco
É praticamente impossível pensar em um projeto no qual a combinação de azul com branco não fique harmônica e sofisticada. Esse complemento é clássico e nunca cairá no erro. A versão marinho, então, é uma escolha certeira.
Se você gosta desse tema náutico e quer trazer mais elegância à sala azul, vale a pena apostar nesse projeto de decor que é variável de acordo com a composição do ambiente, tanto com o azul em destaque na parede quanto nos móveis, como um sofá, por exemplo. Além disso, dá para usar até uma cor mais quente para deixar tudo mais vibrante, como o vermelho, amarelo ou rosa; ou um tom sóbrio, como bege ou marrom. Versatilidade é o que não falta nessa hora!
Azul e Cinza
O que acontece quando se une duas cores neutras e extremamente ecléticas? A decor agradece, claro! A combinação de azul e cinza é considerada encantadora e sofisticada por muitos designers, independente do projeto em que o usuário deseja ficar. Cria um clima sóbrio e que vai do moderno ao clássico, de luxo e contemporâneo, em um equilíbrio perfeito. É só ver as fotos para ter noção do quanto uma sala azul e cinza fica impecável!
Azul e Marrom / Bege
Muitos especialistas afirmam que tanto o marrom quanto o bege são interessantes para fazer o papel de neutro na decor com o azul, que deve ser usado nas nuances dos acessórios e adereços, como sofá, cortina, tapete, almofadas, entre outros. Essa combinação também tem uma cara de projeto masculino, para rapazes que moram sozinhos, por proporcionar um conceito prático e usual.
O resultado clean remete até a uma decoração escandinava, pensando no marrom como detalhe rústico e pelo azul por ser um tom forte e ligado à natureza, como cor do céu e mar. Interessante, não é?!
Azul e Amarelo
Gosta de ousar? Então, esse tópico com certeza vai te conquistar. Sala azul com amarelo, que tal essa mistura fora do convencional e totalmente vibrante? Embora os dois tons estejam longe da neutralidade, eles ”conversam” muito bem entre si e dificilmente deixarão o espaço ”carregado” e de mau gosto. É uma combinação alegre para trazer mais luminosidade, sensação de plenitude e para dar uma renovada total. Outra vantagem é que podem inverter de acordo com o projeto: amarelo na parede e azul nos detalhes e vice-versa.
Azul e Vermelho
Cores opostas? Talvez. Desequilíbrio? Que nada! Não tem mais essa de que azul e vermelho não podem ser utilizados em propostas de decoração. Essa dupla é o ponto alto de um estilo náutico, ainda mais quando combinadas com o branco. Um benefício é que as duas tem tons variados e que permitem uma versatilidade na criação de um espaço aconchegante, com muita vivacidade e conforto. Vale a pena fazer o teste – confira as fotos para ter ideia!
A sala azul ainda permite inúmeras possibilidades em complemento ao verde, laranja, rosa, roxo… Como dissemos, a versatilidade do tom se aplica a muitas propostas arrojadas e lindas!
Se você ainda está com dúvidas para decorar o principal cômodo da casa, uma sala azul é uma alternativa interessante e sem erro, para conquistar pessoas de todos os gostos. Inspire-se no conceito que mais te chama atenção e comece a mudar agora! Depois, conte o resultado pra gente! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂