Guia da【CALLA】– Características e Tudo Sobre a Planta!

A calla é uma planta de ciclo perene e que pertence à família Araceae a mesma do lírio e do antúrio, seu nome científico é “Zantedeschia”. 

De origem africana, a espécie possui uma beleza incrível com flores com variadas cores. Em alguns lugares ela pode ser confundida com a planta copo-de-leite. No entanto, existem pequenas diferenças.

1. A calla possui alto poder decorativo sendo ideal para compor jardins e projetos paisagísticos

calla

Fonte – Pinterest

Trata-se de uma planta herbácea perene que pode ser cultivada nos quatro cantos do planeta. A espécie é muito utilizada na decoração de casas e eventos dando um toque especial no ambiente. A calla pode ser encontrada em várias cores como a laranja, lilás, roxa, amarela, entre outras. 

Algumas variações desta planta foram criadas em laboratórios através de alterações genéticas resultando em cores exóticas e que ganham destaque no ambiente como laranja brilhante e bordô escuro.

2. A calla possui uma enorme variação de cores que podem deixar ainda mais lindo e elegante o jardim

calla

Fonte – Pinterest

Suas flores são lindas e delicadas, por isso são ótimas opções para formar um belo buquê ou para compor o jardim. Por conta da origem africana, a calla é uma planta que adora o clima tropical e por isso é uma ótima espécie para cultivar em solo brasileiro. 

Se você quer saber mais sobre a calla, suas principais características, como cuidar e cultivar, além de conhecer várias fotos e inspirações, acompanhe o restante do post e fique por dentro do assunto! 

Características da calla

A calla possui folhas grandes, brilhosas e com textura cerosa. Elas se desenvolvem em hastes longas e lindas, com cores variadas e por isso podem ser usadas em arranjos florais. 

Além disso, suas flores chamam a atenção pelo formato de espata e espádice (parte da planta que parece uma espiga). A espata é uma bráctea que envolve a espádice. 

3. A beleza da espécie encanta e por isso é uma ótima opção para compor jardins e projetos paisagísticos

calla

Fonte – Pinterest

A espécie pode ser encontrada em variadas cores como: rosa, branco, amarelo, laranja, vermelho e tons escuros muito charmosos que podem deixar a decoração da casa ou do jardim de tirar o fôlego. 

Esteticamente a calla é muito confundida com a copo-de-leite. Entretanto, ela é uma variação colorida dessa planta. Mas por conta da popularização da planta, elas se tornaram uma só em muitos cantos do país. 

4. Suas flores são ótimas opções para compor arranjos e formar lindos buquês

calla

Fonte – Pinterest

Vale destacar que por conta das variações genéticas elas se tornaram muito mais resistentes e flexíveis. Por isso, é considerada atualmente uma planta de fácil manutenção mesmo com suas flores delicadas. 

Ademais, é importante citar que a calla adora o clima tropical e por isso não é muito resistente ao frio intenso como geadas, por exemplo. 

5. Para quem deseja deixar o jardim colorido e com variadas espécies a calla é uma ótima opção para compor o projeto

calla

Fonte – Pinterest

Outro ponto muito importante é que a calla pode ser tóxica quando ingerida. A espécie produz uma substância conhecida como oxalato de cálcio que pode causar problemas sérios para a saúde humana e de animais. 

Podem ser causados desconfortos e até mesmo doenças graves em pets, sobretudo cães e gatos que são curiosos e podem acabar ingerindo algumas partes da planta. 

6.  A espécie é uma das mais comuns na composição de jardins devido sua beleza e facilidade na hora de realizar a manutenção

calla

Fonte – Pinterest

Desse modo, se você percebeu que o animal ingeriu alguma parte da calla, leve-o para o veterinário o mais rápido possível. Estes são alguns dos sintomas comuns para quem ingeriu alguma parte da planta: náusea, vômito, queimação e inchaço na boca, lábios, língua e gengivas, dificuldade para respirar e engolir, excesso de baba e boca espumando. 

Por isso é de extrema importância manter a planta fora do alcance de crianças e animais de estimação evitando qualquer tipo de problema mais sério . 

Como cuidar e cultivar? #dicas

A calla é uma planta que possui um grande valor ornamental e por isso é muito comum encontrá-la em floriculturas, lojas de jardinagem e casas de paisagismo. 

De acordo com especialistas, a melhor estação do ano para cultivar a espécie é na primavera e começo do verão, pois elas crescem mais rápido e sua floração acontece mais rápido. 

7. A espécie adora calor e luminosidade natural para se desenvolver plenamente

calla

Fonte – Pinterest

No entanto, alguns cuidados são necessários para que a calla se desenvolva plenamente com saúde e com uma beleza incrível. Acompanhe abaixo algumas dicas valiosas. 

  • Clima: A calla é uma planta que se adapta muito bem ao clima tropical e temperado. Por isso, adora climas quentes com boa iluminação solar direta. Devido a essas propriedades a calla não de adapta a climas frios com geadas e muita chuva, fazendo com que ela não se desenvolva plenamente. 
  • Rega: A calla é uma planta de fácil manutenção, inclusive exige apenas uma rega por semana. Descarta-se a necessidade de regas intensas, principalmente após o seu plantio. No entanto, em caso de cultivo dentro de casa, é provável que o substrato seque mais rápido e por isso seja necessário aumentar a frequência de regas para duas vezes por semana. 
  • Solo: A calla é uma planta que não gosta de solo seco e nem encharcado, o ideal é que ele esteja úmido, com boa drenagem e enriquecido com matéria orgânica. 
  • Poda: A poda da calla deve ser feita apenas para controlar o tamanho da planta. Sendo assim, uma manutenção a cada seis meses já é o suficiente para manter o pleno desenvolvimento da espécie. Todavia, sempre que perceber folhas secas, queimadas ou doentes, retire-as para deixar a aparência da plantinha impecável. 
  • Adubação: Para quem deseja ver a planta se desenvolvendo bem é importante utilizar adubos direcionados para flores perenes, como por exemplo o NPK 10-10-10. 

Por conta da sua beleza, a flor de calla é uma das espécies mais populares na composição de jardins, arranjos de flores, buquês para casamentos e projetos paisagísticos. 

Fotos e inspirações de calla

A calla é uma planta linda com flores que possuem espata uma bráctea que envolve a espádice que é uma estrutura cilíndrica, amarelada com formato de espiga localizada no centro da flor. Suas cores são variadas e podem dar um lindo toque colorido no jardim ou em projetos paisagísticos. 

Além disso, no campo da simbologia a calla está ligada à pureza e inocência, assim como ao otimismo, amor, admiração e por isso é uma ótima opção para presentear pessoas queridas. 

Abaixo selecionamos várias fotos e modelos de calla que podem inspirar suas escolhas para o jardim ou projeto paisagístico. Acompanhe! 

8. A variedade de cores é um ponto positivo na hora de escolher as espécies para compor o jardim

calla

Fonte – Pinterest

9. Flor rosa com espádice amarela formando uma bela espécie para compor o jardim

calla

Fonte – Pinterest

10. A espécie adora solo úmido, mas nunca encharcado para conseguir se desenvolver plenamente

calla

Fonte – Pinterest

11. A espécie pode ser cultivada em vasos e dar um toque elegante e sofisticado na decoração da casa

calla

Fonte – Pinterest

12. A flor na cor rosa pode dar um toque suave e elegante ao jardim

calla

Fonte – Pinterest

13. Linda flor roxa para compor o jardim dando um toque elegante e sofisticado

calla

Fonte – Pinterest

14. Linda espécie de calla com flores roxas e folhas verdes formando um belo duo na composição do jardim

calla

Fonte – Pinterest

Leia mais – Zamioculca – 65 Ideias lindas na decoração e como cuidar da planta!

15. A calla pode ser encontrada em várias cores sendo uma ótima opção para compor o jardim

calla

Fonte – Pinterest

16. Suas flores são lindas e delicadas e por isso é uma ótima opção para compor o jardim ou na composição de arranjos decorativos

calla

Fonte – Pinterest

17. Para quem gosta de variações de roxo a calla é uma ótima planta para compor o jardim ou arranjos decorativos

calla

Fonte – Pinterest

18. A espécie é versátil e possui diversas cores que podem dar um toque vibrante e alegre ao jardim

calla

Fonte – Pinterest

19. A calla em tons de laranja e vermelho deixa o ambiente com um toque lindo, alegre e vibrante

calla

Fonte – Pinterest

20. Para quem deseja um visual moderno, vale a pena utilizar a espécie em tons de amarelo e laranja para compor o ambiente

calla

Fonte – Pinterest

21. A espécie é muito utilizada na confecção de buquês e arranjos de flores

calla

Fonte – Pinterest

22. A calla em tons de rosa é uma linda opção para compor o jardim e dar um toque aconchegante no ambiente

calla

Fonte – Pinterest

23. A espécie pode ser encontrada em tons escuros e claros e formam um lindo duo no jardim

calla

Fonte – Pinterest

24. A espécie em tons de vermelho é uma ótima opção para dar um toque moderno e sofisticado ao jardim

calla

Fonte – Pinterest

25. A espécie com flores amarelas dá um toque lindo e vibrante ao jardim

calla

Fonte – Pinterest

26. A flor amarela é uma ótima opção para compor o jardim, buquês ou arranjos de flores

calla

Fonte – Pinterest

27. A espécie com flores em tons escuros pode dar um toque sofistico e moderno ao ambiente

calla

Fonte – Pinterest

28. A espécie com flores em tons de laranja pode mudar o clima do ambiente dando um toque vibrante e alegre ao jardim

calla

Fonte – Pinterest

29. A calla é uma espécie que possui diversas cores e pode formar lindos arranjos decorativos

calla

Fonte – Pinterest

Leia mais – Buquê de Flores do Campo – 60 Ideias Magníficas!【[2023]】

30. Linda espécie de calla para compor o jardim

calla

Fonte – Pinterest

31. A calla em tons escuros pode dar um toque moderno e lindo no ambiente

calla

Fonte – Pinterest

32. A espécie é uma ótima opção para compor o jardim e projetos paisagísticos

calla

Fonte – Pinterest

33. Suas flores são lindas e delicadas e por isso são ideais para compor buquês e arranjos de flores

calla

Fonte – Pinterest

34. Para quem deseja um jardim com lindas flores, a calla surgem como uma ótima alternativa

calla

Fonte – Pinterest

35. Para quem deseja dar um toque especial no jardim, vale a pena apostar na calla em sua composição

calla

Fonte – Pinterest

36. Arranjo com várias tonalidades da espécies dando um toque lindo e colorido no jardim

calla

Fonte – Pinterest

37. Veja no detalhe a flor de calla para formar um lindo jardim

calla

Fonte – Pinterest

38. Veja no detalhe a flor de calla em tons de roxo para dar um toque sofisticado no jardim

calla

Fonte – Pinterest

39. Calla em tons de rosa para dar um toque suave no jardim

calla

Fonte – Pinterest

40. É possível montar um belo jardim com diversas variações da calla

calla

Fonte – Pinterest

41. O verde com laranja formam um belo duo decorativo para compor o ambiente

calla

Fonte – Pinterest

42. Linda flor em tons de roxo para compor o jardim

calla

Fonte – Pinterest

43. É possível montar um lindo buquê com flores coloridas

calla

Fonte – Pinterest

44. Flor de calla em tons de laranja

calla

Fonte – Pinterest

45. A espécie também pode ser encontrada em tons de vermelho e dar um toque vibrante no ambiente

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

Leia mais – Flor de Hibisco – Significado, Cores e Como Cultivar!【[2023]】

46. Veja no detalhe a flor de calla e inspire-se na hora de montar o jardim

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

47. A calla pode compor o ambiente e formar um belo canteiro com suas lindas flores

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

48. A calla pode ser encontradas em tons vibrantes para compor o jardim

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

49. A espécie pode ser encontrada em tons escuros e formar um lindo jardim

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

50. A espécie pode ser cultivada em vasos e formar um lindo arranjo para compor o ambiente

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

51. Lindo arranjo de calla para compor o jardim

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

52. Veja no detalhe a flor de calla em tons de laranja

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

53. Para quem deseja uma espécie com tons suaves, vale apostar na calla rosa para o jardim

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

54. Arranjo com flores amarelas para deixar o ambiente com um clima alegre e vibrante

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

55. Arranjo com calla na cor branca para compor o ambiente

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

56. Arranjo de calla vermelha para deixar o ambiente lindo e com um toque sofisticado

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

57. Linda flor de calla para compor o jardim

Fonte Pinterest 57 3

Fonte – Pinterest

58. Arranjo de calla com flores em tons de laranja

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

59. Arranjo de calla em tons vibrantes de amarelo e vermelho

Fonte Pinterest 59 3

Fonte – Pinterest

60. Calla em tons de roxo e branco para compor o jardim

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

61.  Projeto paisagístico com a calla em sua composição

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

62. A espécie pode ser cultivada em vasos e formar um lindo arranjo para o ambiente

Fonte Pinterest 62 2

Fonte – Pinterest

63. Calla amarela para dar um toque vibrante no ambiente

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

64. Lindo arranjo com calla

Fonte Pinterest 64 2

Fonte – Pinterest

65. Veja no detalhe a flor de calla

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

66. Veja no detalhe a flor de calla no jardim

Zantedeschia

Fonte – Pinterest

E então, gostou de saber mais sobre a calla? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário. 

Não deixe de ler também – Tipos de flores para sua casa – 23 espécies lindas e deslumbrantes!

Você pode gostar...