Lareira Elétrica – O que é, Principais Vantagens & 50 Modelos Lindos!

Quem gosta de itens funcionais que ainda dão aquela força na decoração vai se apaixonar pela lareira elétrica. Prática, versátil e moderna, está cada vez mais em alta em muitas casas, justamente por ser simples de usar, ao contrário da convencional.

Como ainda é relativamente nova, muita gente tem várias dúvidas sobre o que é lareira elétrica, como funciona e como usar passo a passo. Além disso, poucos sabem os benefícios e o preço médio desse equipamento. Sendo assim, para tirar todas as dúvidas, preparamos este post completo. Leia nosso guia, familiarize-se com essa opção e veja se é interessante para seu lar.

modelos de lareira elétrica

Parece até algo “artificial”, mas a lareira elétrica é totalmente real e já desponta como um dos principais modelos de lareiras. Para quem não pode investir em um tipo tradicional, essa é uma alternativa bacana que encontramos em várias lojas, perfeito para os dias mais frios.

Seja para casas de campo, chácaras, casas e até apartamentos, vale a pena contar com essa versão para manter o ambiente quentinho no inverno. Se é seu sonho ter uma lareira, considere conhecer tudo sobre a lareira elétrica tirando todas as dúvidas.

Dúvidas Frequentes

O que é? Como Funciona?

Afinal, o que é e como funciona a lareira elétrica? Bom, como o próprio nome indica, esse modelo não necessita de lenha ou gás para esquentar, basta ligá-la na tomada. Na verdade, trata-se de um tipo de aquecedor que imita uma lareira, com uma chama virtual/artificial que gera um visual interessante.

Formulada com vidro – pode ser portátil ou de embutir na parede – possui ainda um controle remoto para verificar a intensidade do calor que produz. Há vários tipos, porém a maioria segue o padrão quadrado, fácil de carregar e encaixar em qualquer local.

modelos de lareira elétrica

Você pode ver pelas fotos que, além de funcional, a lareira elétrica ainda é um perfeito ornamento decorativo, sobretudo em estilos modernos e industriais. Alguns tipos têm chama 3D que parecem reais, além de voltagem que oscila entre 110 e 220V.

Prática e confortável, é uma opção perfeita para carregar aonde você quiser, ideal para qualquer espaço. O aspecto metalizado lembra um aquecedor e o desenho dá um plus no equipamento. 

Vale a Pena? Esquenta Bastante?

Requintada e simples de usar, a lareira elétrica ainda evita sujeira e pode ser encaixada em qualquer nicho – alvenaria, mármore, gesso, entre outros. Só é necessário que haja um espaço para o ar circular, já que dependendo do tempo pode esquentar bastante.

Isso mesmo, segundo especialistas essa estrutura deixa o ambiente bem quentinho, ainda mais em apartamentos e espaços pequenos. Você deve imaginá-la como um aquecedor mesmo, pois a funcionalidade é praticamente a mesma – pode variar de acordo com o modelo, potência e vantagem em alguns casos.

modelos de lareira elétrica

Se vale a pena, depende de seus objetivos e de sua avaliação acerca das funcionalidades/vantagens da lareira elétrica. É uma alternativa bacana para muitos, mas pode ser descartada facilmente por outros. Conheça as vantagens no próximo tópico, com certeza ajudarão bastante em sua análise.

Quais suas Principais Vantagens?

  • Não precisa gastar com a fabricação, instalação e materiais ao optar por uma lareira elétrica. Basta comprar um modelo que te chame atenção e utilizá-la no local que achar mais conveniente.
  • Ao contrário das outras versões, a lareira elétrica não faz sujeira, pois dispensa lenha e você não precisará recolher as cinzas após a utilização.
  • Você sabia que esse tipo converte 100% da energia da luz em calor? Pois é, por isso ela deixa o ambiente bem aquecido e aconchegante.
  • É possível usar a lareira em qualquer espaço. Você pode movimentá-la para diferentes cômodos, da sala de estar ao quarto!

modelos de lareira elétrica

  • É fácil de manusear, apenas com um controle remoto é possível ligá-la e escolher a temperatura ideal, optando pela intensidade de calor mais adequada para o ambiente.
  • Além de prática, essa lareira é segura e evita problemas como queimaduras. Como um equipamento de fácil acesso, não precisa manipular diretamente.
  • Silenciosa, não produz nenhum tipo de ruído. Você pode ligar e relaxar tranquilamente – quer coisa melhor para aqueles dias gelados?
  • A lareira elétrica aquece e ainda dá um up na decoração da sua casa. Funcionalidade + beleza em uma única opção!

Há desvantagens? Bom, a principal é que depende de energia elétrica para funcionar. Se você for para um local mais afastado, é melhor contar com o modelo tradicional mesmo. Além disso, se estragar você terá que comprar outra ou pagar pelo conserto, o que dificilmente acontece com as outras versões.

Quanto Custa? #preço

Quanto custa uma lareira elétrica? Qual a média de preço e onde comprá-la? Bom, entre os modelos mais populares estão o da marca Cadence, que possuem dois níveis de aquecimento em uma área de até 25 m². O preço médio é de 400 a 900 reais.

Já a lareira da Centaurea tem alta potência em modelos de 127v e 220v. Alguns tipos saem mais caros, em torno de 2000 reais. Os mais populares custam cerca de 1500 reais. Por fim, há ainda a lareira elétrica da Etna. A área de aquecimento é de até 30 m² e as luzes de projeção são um charme à parte. O preço médio é de 700 reais.

Você pode pesquisar e comprar tanto diretamente na loja do fabricante quanto em locais alternativos: casas de materiais para construção e eletroeletrônicos ou em e-commerces como o Mercado Livre, Trapemix e Shoptime – seja na versão portátil ou de parede.

Qual seu Consumo?

Com características semelhantes a um aquecedor, a lareira elétrica necessita de instalação exclusiva para não superaquecer a rede – o que pode provocar queda de energia. Como o uso não será frequente, o consumo não é tão alto como se imagina, funciona como um ar-condicionado também.

Para se ter ideia, um aparelho com potência de 1440 W e ligação via 110V gasta 1.4 kW por hora de uso. Dependendo das características e do modelo, esse número varia para mais ou para menos.

modelos de lareira elétrica

Pense que a economia será garantida com a lareira elétrica porque você não usará sempre – mais em dias frios mesmo -; não precisará ter gastos com lenha, gás, o que encarece bastante. Especialistas indicam seu uso tranquilamente, basta escolher um tipo de qualidade e que cumpra com as expectativas.

Fotos e Modelos de Lareira Elétrica

Há dois modelos de lareira elétrica, ambos são práticos e versáteis, garantindo todas as vantagens desse aparelho!

De Embutir / Parede

A lareira elétrica de embutir pode ser encaixada em qualquer nicho ou parede. É uma boa opção para aberturas em instantes e até no local onde seria uma lareira tradicional. Há vários tamanhos e arquétipos, basicamente no formato quadrado e com desenhos similares – interessantes para incrementar a decoração.

Esse modelo se ajusta à abertura de estantes e outros móveis, o que evita ficar jogada em qualquer lugar, economizando espaço e se adequando perfeitamente ao ambiente.

 

Você também pode produzir um nicho específico para encaixar a lareira elétrica. Para usar, basta acessá-la com um controle remoto, sem se preocupar com sujeira e demais adversidades.

Eis uma ótima alternativa para estilos variados, do industrial ao rústico, do contemporâneo ao minimalista. As cores neutras do aparelho combinam com qualquer decoração e o desenho 3D dá um plus bacana – parece até chamas reais!

Portátil

Há também a lareira elétrica portátil, aquela que pode ser transportada para qualquer lugar. É leve e fácil de carregar, funcionando como um aquecedor mesmo. Excelente opção para apartamentos e locais em que não é possível instalar uma lareira a lenha ou a gás. Bacana, não é?

Há modelos mais tradicionais e outros modernos, com design encantador e cores mais quentes, totalmente fora do convencional

O desenho muda de um modelo para o outro, mas segue a linha básica de chamas, lenha e carvão, a mais comum em lareiras tradicionais. Alguns impressionam pela similaridade!


Apresentamos todos os detalhes da lareira elétrica e queremos saber qual sua opinião a respeito desse equipamento. Curtiu? Vai aderir? Conte suas impressões pra gente e compartilhe esse conteúdo com seus amigos. Esperamos que tenha gostado, até a próxima!

Você pode gostar...