Letreiro Luminoso / Neon – 70 Ideias Lindas de Decoração & Tutorial DIY!

Hoje vamos falar de uma tendência que veio para reinventar a decoração: o letreiro luminoso/neon. Com forte inspiração oitentista, essa estrutura utilizada largamente em estabelecimentos (motéis, bares, baladas e lanchonetes) voltou com tudo à moda e ganhou espaço nas residências também – sobretudo na decor de quartos, cozinhas e salas.

Um jeito moderno de dar um up no ambiente, o letreiro luminoso possui vários formatos e estilos, conferindo originalidade ao espaço e iluminando melhor que muitos tipos de lâmpadas. Além de funcional, ainda deixa o local bonito e inusitado, não é à toa que virou trend tanto lá fora quanto aqui no Brasil.

Se você amou essa alternativa e quer saber onde comprar e como fazer letreiro luminoso passo a passo – além de ver muitas fotos bacanas, leia nosso post completo e prepare-se para se surpreender. Inove na estética de sua casa e considere essa opção magnífica. Vamos começar?

letreiro luminoso montagem

O colorido dos anos 80 conquistou os designers de interiores também. Quem costuma ver placas e letreiros de neon em comércios, filmes e seriados – nas metrópoles é totalmente comum – vai se surpreender ao ter seu próprio letreiro luminoso em casa. Pois é, essas estruturas coloridas caíram nas graças dos moderninhos e são utilizados na decor de quartos e de todos os ambientes da casa.

Frases, desenhos e opções de LED trazem personalidade e originalidade ao espaço, um método pouco convencional de dar um plus e ainda iluminar. Já que é para unir o útil ao agradável, por que não considerar essa alternativa? Nós achamos um máximo e, com a popularidade do letreiro luminoso, com certeza você encontrará um modelo que tenha tudo a ver com seu estilo.

As palavras/frases em inglês – LOVE é a principal – e as versões pink, branco e amarelo nos desenhos são as que mais encantam. Além disso, vale salientar a versatilidade do neon em combinar com praticamente todos os estilos:

  • No estilo minimalista, dá um up na decor branca e em toques mais clean, sendo o azul e o amarelo opções interessantes. O mesmo vale para a decoração escandinava ou em uma linha provençal.
letreiro na parede

Olha que ideia bacana para destacar o desenho em uma parede que segue linhas do estilo minimalista/provençal

letreiro led na parede branca

Nesse caso o letreiro luminoso foi utilizado para destacar a parede branca

  • Em ideias rústicas e industriais, o letreiro deve contrastar com os tons neutros para dar mais vivacidade ao espaço, próprio de uma tendência mais vintage mesmo.
 letreiro de neon na parede preta

O letreiro de neon em uma decor em estilo industrial

letreiro de neon em uma parede de madeira

Que tal um letreiro de neon em uma parede de madeira?

letreiro estilo rústico

Em decorações rústicas, o letreiro dá um ar vintage/retrô

  • Nas ideias modernas e com referências pop não há muitas regras, basta equilibrar as cores e deixar de acordo com as perspectivas da decoração atual, ou seja, não tem segredo nenhum para criar uma composição maravilhosa.
 letreiro em cores quentes

Em uma perspectiva moderna, o letreiro em cores quentes se destaca

 letreiro neon na parede de tijolo

Essa ideia une minimalismo + rusticidade do piso e parede de tijolos + um letreiro neon: combinação equilibrada e admirável

Evite a sobriedade na decor colocando um letreiro luminoso. Se for uma parede branca, invista em modelos coloridos. No caso de tons mais escuros, opte por cores mais vivas e quentes.

Para quem ama versatilidade e mudanças relevantes, o letreiro luminoso é um belo investimento. Serve tanto para a decoração de apartamentos – sabe quando você se muda e precisa de algo para “levantar” o ambiente? – quanto para casas de família, já que dá outro aspecto ao espaço e remete a várias influências.

Dependendo do desenho e da frase trará mais leveza e harmonia, bem como um toque requintado e alternativo. O grande máximo dessa estrutura é a vasta gama de modelos para todos os estilos e gostos. Ao pesquisar nas lojas você se surpreenderá com infinitas ideias legais e inspiradoras!

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

Já amou essa tendência e quer saber onde comprar letreiro luminoso/neon? Vamos dar algumas dicas interessantes para te ajudar nessa busca. A primeira delas é que tudo muda conforme a tipografia, a cor e os parâmetros gerais da estrutura, portanto não há um padrão único.

Você pode comprar um letreiro luminoso tanto em lojas online quanto físicas, em ambas há opções encantadoras em várias possibilidades e para todos os gostos.

letreiro luminoso montagem

Na internet você encontra vários tipos em sites como o Mercado Livre, Shoptime, Submarino, Casa MinD e na Mundo de LED. Já entre as lojas físicas que vendem painéis luminosos estão a Americanas, Extra, WalMart e Magazine Luiza, além de lojas especializadas em iluminação e até as de materiais de construção.

O preço é variável e oscila conforme tamanho, estilo, cor e demais características. Para ter uma noção geral, um modelo de 48 x 25 cm  e 110V custa cerca de 50 reais.

Ah, é bom saber também que:

  • o letreiro luminoso pode vir acompanhado de moldura, como se fosse um quadro, ou somente com a estrutura para ser fixada no local de interesse.
  • as opções mais comuns estão disponíveis na voltagem 110;
  • são brilhantes e iluminam praticamente todo o ambiente, às vezes sem necessidade de uma lâmpada convencional como auxiliar;
  • não pode tomar chuva e nem molhar;
  • o letreiro de neon virá com um fio para ligar na tomada, por isso vale tentar escondê-lo para não prejudicar a decoração;
  • alguns modelos mudam de cor e ficam piscando continuadamente;
  • pode ficar tranquilo que o letreiro luminoso não gasta quase nada de energia elétrica.

Fotos e Modelos de Letreiro Luminoso

Gostou de saber mais sobre o letreiro de neon? Veja agora muitas fotos de modelos de letreiro luminoso e escolha o que mais combina com seu espaço!

LED

O letreiro de LED é o mais popular, seja básico ou com uma tipagem diferenciada. Entre as vantagens desse tipo está o baixo consumo de energia, a forte iluminação, o preço baixo e o pouco custo com manutenção. Prefira um desses em vez dos fluorescentes, ainda mais se quiser fazer um teste preliminar – há formatos diversos e com ampla variedade.

letreiro luminoso de LED

Blue Moon: Lua Azul

letreiro luminoso de LED

Young: Jovem

letreiro luminoso de LED

Enjoy: Aproveite!

letreiro luminoso de LED

Create: Crie

letreiro luminoso de LED

Tea for two: Chá para dois

letreiro luminoso de LED

Cavalheiro elegante!

letreiro luminoso de LED

Para a decoração de bares e outros estabelecimentos

letreiro luminoso de LED

O clássico Open: Aberto

letreiro luminoso de LED

“Esse deve ser o lugar”, inspiração na música do Talking Heads

letreiro luminoso de LED

Cocktails & Dreams, inspirado no bar do filme homônimo que fez sucesso nos anos 80

“Sentimentos”

Love

Com certeza você já viu o letreiro luminoso LOVE em algum lugar. Seja na TV ou ao vivo, essa inspiração é tradicionalíssima e serve para destacar o amor de todas as formas. Uma bela opção de presente para uma pessoa que você gosta, o que acha? Vai soar bem original e deixará a decoração com um toque vivaz e perfeito!

letreiro luminoso LOVE

Essa é uma inspiração para muitos motéis também!

letreiro luminoso LOVE

Olha que bacana essa declaração para uma pessoa amada

letreiro luminoso LOVE

Esse coração é ótimo para decorar estabelecimentos de vários tipos

letreiro luminoso LOVE

“e eu disse, eu te amo”

letreiro luminoso LOVE

Corações também entram nesse segmento

letreiro luminoso LOVE

Para um quarto de casal, que tal?

Há várias perspectivas legais nesse modelo de letreiro luminoso, um mais bonito que o outro, em cores variadas também!

Frases

O que seria dos letreiros de neon sem suas frases de impacto? Seja uma única palavra ou uma expressão chamativa, essa é uma forte inspiração que incrementa qualquer ambiente. Além de termos famosos, há também trechos de música, declarações amorosas e outras inúmeras opções!

letreiro luminoso montagem

letreiro luminoso montagem

Dica: algumas lojas podem até produzir e personalizar o letreiro luminoso com uma frase/palavra de sua escolha. Pergunte se há essa possibilidade ou faça você mesmo sua placa!

letreiro luminoso montagem

letreiro com frases

“Vamos ser/ficar estranhos?”

letreiro com frases

letreiro com frases

“nós vemos o que nós queremos”

“não posso explicar e nem vou tentar”, ideia para os impacientes de plantão

Olha a diferença na parede rústica!

letreiro de neon

Em parede branca também destaca bastante

letreiro de neon

Que tal uma declaração dessas no quarto de seu amado?

letreiro de neon

“Sonhe”

letreiro de neon

“Crie seu próprio neon” – adoramos essa dica!

“tudo o que temos é o agora”

“você só vive uma vez”, um clássico da Strokes

Desenhos

Não podemos esquecer do letreiro luminoso com desenhos. Eis uma ideia mais livre e democrática que serve para todos os ambientes, em infinitas formas. Você pode usar o painel no quarto, na sala de estar, na cozinha e até no banheiro – basta se inspirar nos modelos que listamos!

letreiro com desenhos

Sinais e setas são comuns nessa ideia

Olha só quantas referências retrô lindas e encantadoras!

Para quem gosta de uma decoração em linhas vintage vale a pena optar pelo letreiro de LED com desenhos clássicos e populares

Como Fazer um Letreiro de LED Personalizado

Você sabia que dá para fazer um letreiro luminoso personalizado passo a passo? Pois é, além de encomendar para lojas e artistas produzirem um painel que se adeque a seu gosto, você pode economizar ainda mais e fazer por si mesmo, em casa e com materiais básicos: fita de LED ou pisca pisca.

Primeiramente, escolha o modelo de letreiro que deseja fabricar. Você pode tanto seguir as dicas deste post quanto outras tendências. A partir daí, junte os materiais:

  • 2 pedaços de madeira fina 63 x 30 cm;
  • 2 ripas de 63 cm;
  • 2 ripas de 28 cm;
  • Pregos, parafusos e martelo;
  • Cola e chave de fenda;
  • Brocas e furadeira;
  • 2 pisca pisca com 100 lâmpadas cada um.

letreiro Hello

  1. Use um pedaço de madeira e as 2 ripas de cada tipo para montar uma caixa.
  2. Fixe as ripas nas laterais com a cola e depois pregue lado a lado;
  3. Com a caixa montada, encaixe a outra parte da madeira acima e comece a fazer o desenho ou as letras (com moldes e um lápis);
  4. Vale a pena contar com o auxílio de uma placa perfurada para desenhar também – assim o trabalho fica bem mais fácil;
  5. Fixe a placa perfurada sob a madeira e comece a fazer os furos com furadeira, de modo que siga totalmente as formas do desenho;
  6. Com os furos feitos, use uma broca maior para alargá-los – o tamanho deve ser suficiente para passar as lâmpadas do pisca pisca;
  7. Use a furadeira para fazer três furos na caixa montada, um para passagem do fio de energia e dois para os botões de controle do pisca pisca;
  8. Vá encaixando as lâmpadas do pisca pisca nos furos da madeira e finalize fazendo os isolamentos e passando os fios nos buracos feitos na caixa;
  9. Pregue a madeira na caixa e, se achar conveniente, passe um spray ou verniz;
  10. Ligue o fio de energia na tomada e use um palito para acessar os botões do pisca pisca. O letreiro está pronto!

Você pode substituir o pisca pisca pela fita de LED, porém o processo pode ser mais complexo. Vale o teste, faça e conte pra gente se deu certo!

Para que esse processo fique mais claro, assista ao vídeo:

Outra ideia bacana e simples para fazer letreiro de neon está nesse vídeo:

Cada qual com sua ideia, o importante é montar um painel luminoso lindo e destacado. Essas são apenas algumas dicas, use sua criatividade para fazer um projeto do seu gosto!


Chegamos ao fim e queremos saber o que você achou do letreiro luminoso / neon. Conte pra gente suas impressões e deixe suas dúvidas. Esperamos que tenha gostado, até a próxima!

Você pode gostar...