Flor de Hibisco – Significado, Cores e Como Cultivar!【[2023]】

A flor de hibisco é um clássico na composição de jardins brasileiros. Suas lindas flores adoram épocas mais quentes do ano, se desenvolvendo plenamente. 

Vale destacar que a planta também é utilizada na produção do chá de hibisco, muito consumido nos quatro cantos do país. 

  1. A flor de hibisco é uma das espécies mais conhecidas na formação de jardins brasileiros

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Em solo brasileiro, a espécie também pode ser conhecida como mimo-de-vênus, graxa-de-estudante, entre outros nomes. Suas flores vermelhas e vibrantes são uma das mais conhecidas do Brasil. 

A textura da planta é lenhosa e fibrosa. O cultivo pode acontecer em jardins externos ou na decoração interna da casa, desde que seja alocada próxima de portas e janelas, pois a flor de hibisco precisa de boa ventilação e luminosidade para crescer saudável. O cultivo da espécie pode até ser um pouco trabalhoso, mas o impacto decorativo na casa pode fazer toda a diferença. 

2. É possível encontrar flores em várias cores, inclusive amarela para dar um toque alegre e vibrante ao ambiente

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Se você quer saber tudo sobre a flor de hibisco, suas principais características, qual o significado e como cultivar, além de ficar por dentro de várias fotos que podem te inspirar na montagem do seu jardim ou projeto paisagístico. Acompanhe o restante do post e saiba mais sobre o assunto! 

Características e curiosidades

A flor de hibisco pertence à família “Fabaceae” e o seu nome científico é “Hibiscus rosa-sinensis L”. A espécie é natural da parte tropical do continente asiático e por isso se adaptou muito bem ao clima brasileiro. 

Trata-se de uma planta ornamental e que também pode ser usada na composição de chás.  O hibisco é uma arbusto lenhoso que tem em média 2 metros de altura, com folhas grandes e com margem serrada e lindas flores em cores vibrantes, sobretudo o vermelho. 

3. A flor branca pode ganhar destaque no jardim ou projeto paisagístico

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Por conta das suas cores variadas e tonalidades a espécie acaba sendo muito utilizada em projetos paisagísticos e ornamentais em regiões de clima tropical. Uma das curiosidades da flor de hibisco é que ele foi usada pela primeira vez para fins culinários no final do século XVII por um médico. 

No Brasil, o prato ‘arroz-de-cuxá’ da culinária maranhense utiliza a planta em sua composição. Uma outra curiosidade é que a flor de hibisco é muito utilizada em festas com temática havaiana. Além disso, ela é usada como acessório no cabelo para compor o estilo. 

4. A beleza da flor é um dos pontos fortes do hibisco

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Um ponto muito importante é que as flores e folhas podem ser venosas para pets, podendo até mesmo ser fatal. Por isso, mantenha o cultivo longe dos animais. Já para o consumo humano, a planta é muito utilizada na produção de chás que ajudam no emagrecimento. 

Qual o seu significado?

A flor de hibisco faz parte do gênero Hibiscus que possui mais de 200 espécies catalogadas. No Brasil a espécie mais comum é a Hibiscus rosa-sinensis que pode ultrapassar os dois metros de altura. 

Muito comum em países de clima tropical, a flor de hibisco possui diferentes significados em alguns cantos do planeta. Sua origem é asiática  e seu nome vem da deusa egípcia da fertilidade: Ísis. Por conta disso, a flor de hibisco está ligada intimamente a sensualidade, amor, paixão, desejo e força maternal.

5. Para quem deseja dar um toque sofisticado no jardim vale apostar na flor com tons de roxo

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

No entanto, em alguns países ela pode ter outra simbologia e significado. Na China, por exemplo, a espécie está ligada à prosperidade. Já para os japoneses a flor de hibisco traz paz e suavidade. Na Coreia do Sul a planta está associada à vida eterna. Na Malásia, a flor de hibisco significa força, tanto que está estampada na moeda corrente do país. Outro país que tem simbologia com o hibisco é o Havaí. Por lá, a flor está associada a poder e nobreza. 

6. A espécie pode ser encontrada em tons de rosa e vermelho e dar um toque elegante ao jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Quais as cores da flor de hibisco?

A flor de hibisco possui diversas cores e tonalidades por conta das variações presentes na espécie. De modo geral, é possível encontrar a espécie principalmente em tons cor rosa e vermelha. Todavia, ela também pode ser encontrada tonalidades na cor branca, amarela e roxa. Trata-se de uma espécie linda e versátil e por isso pode compor diversos projetos paisagísticos e jardins externos. 

7. Para quem deseja dar um toque alegre ao jardim, vale apostar na flor amarela com detalhes em vermelho

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Como cuidar e cultivar? #dicas

Aprender como cuidar e cultivar a flor de hibisco é fundamental para que a espécie se desenvolva saudável com uma floração que deixa qualquer ambiente lindo e aconchegante. 

Vale destacar que existem várias espécies e variedades de hibisco disponíveis na natureza. Algumas inclusive possuem particularidades, por isso consulte uma casa de jardinagem na sua região e tire dúvidas com um especialista sobre a espécie que for cultivar. Abaixo você confere algumas dicas básicas. 

  • Solo: A flor de hibisco adora solos com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. Antes de plantar, misture a terra com adubo orgânico para melhor a fertilidade. 
  • Mudas: As mudas da flor de hibisco podem ser compradas em casas de jardinagem, floriculturas e viveiros. No caso da muda, cave um buraco e coloque-a no solo, deixando as raízes bem cobertas. 
  • Sementes: No caso do plantio com sementes, plante-as respeitando a profundidade indicada nas instruções da embalagem. 
  • Iluminação: O hibisco adora luz solar para o seu pleno desenvolvimento. Desse modo, escolha um local ensolarado para o plantio. Vale destacar que algumas espécies ultrapassam os dois metros de altura. 
  • Rega: O hibisco gosta de solo úmido, mas nunca encharcado. Desse modo, realize regas regulares, sobretudo em períodos quentes e de seca. Nunca regue em excesso para que as raízes não apodreçam. 
  • Adubação: Para o pleno desenvolvimento da espécie, é importante adubar o solo da flor de hibisco. Desse modo, adquira o produto em lojas de jardinagem e siga as instruções do fabricante. 
  • Poda: A flor de hibisco deve ser podada com certa frequência para mantê-la saudável retirando flores e flores mortas ou podres. Além disso, a poda estimula a renovação, através da floração. 
  • Controle de pragas e doenças: Algumas pragas podem afetar a saúde da planta como ácaros, pulgões e insetos que depositam ovos no hibisco. Posteriormente, a lagarta pode se alimentar da planta, deixando-a com um visual desagradável. Por isso é preciso realizar podas regulares, assim como utilizar inseticidas. 

8. Flor de hibisco branca com detalhes em vermelho formando um belo duo de cores para deixar a decoração do jardim linda

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Vale destacar que alguns gêneros de hibisco podem necessitar de cuidados especiais. Desse modo, ao comprar a muda ou semente converse com o especialista para ficar por dentro dos detalhes. 

Os cuidados que listamos acima são básicos e alguns deles podem variar de acordo com a variedade da flor de hibisco escolhida. 

9. É possível encontrar a espécie com uma variedade de cores incríveis para compor o jardim ou projeto paisagístico

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Fotos e inspirações de flor de hibisco

Se você está pensando em utilizar a flor de hibisco na composição do jardim ou no paisagismo, abaixo selecionamos várias fotos que podem servir de inspiração para a montagem do seu projeto. Acompanhe! 

10. Tons de rosa são ótimas opções para compor o jardim e dar um toque sofisticado ao ambiente

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

11. A espécie pode ser plantada em vasos e dar um colorido elegante ao jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

12. A flor de hibisco branca é bela e pode deixar o jardim com um clima suave e aconchegante

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

13. Para quem deseja dar um toque vibrante e alegre, vale apostar na flor amarela com detalhes em vermelho para compor o jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

14. A espécie é considerada exótica por conta da sua beleza diferenciada

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Leia mais – Samambaia Amazonas – Como Cuidar + Guia Completo 2023!

15. Flor de hibisco linda em tons escuros e detalhes em vermelhando dando um toque especial na decoração do jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

16. A flor em tons de amarelo pode ganhar destaque no jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

17. A hibisco pode dar lindas flores vermelhas para deixar o jardim com um toque vibrante e alegre

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

18. A hibisco em tons de rosa é um clássico na jardinagem brasileira

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

19. Hibisco com flor vermelha dando um toque sofisticado e alegre ao jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

20. Para quem deseja deixar o jardim com um visual alegre e colorido, vale utilizar a planta com flores em tons de rosa

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

21. A flor de hibisco é linda e pode compor facilmente qualquer jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

22. Trata-se de uma planta de clima tropical que adora calor e sol

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

23. Veja no detalhe as pétalas branca para deixar o jardim lindo

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

24.  É possível encontrar a espécie com flores alaranjadas para dar um toque alegre e vibrante ao ambiente

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

25. Flor de hibisco vermelha para deixar o jardim lindo e com um toque alegre e vibrante

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

26. Para quem deseja ganhar destaque na decoração do jardim, vale utilizar a hibisco com flores amarelas

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

27. A espécie é uma ótima opção para compor jardins e projetos paisagísticos

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

28. Em tons de rosa a flor de hibisco encanta pela beleza

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

29. Flor de hibisco em tons de amarelo, branco e vermelho

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Leia mais – Bromélia-Imperial – Como Cultivar + 70 Fotos Espetaculares!

30. Para quem deseja dar um toque especial na decoração do jardim, vale a pena apostar na espécie em sua composição

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

31. A hibisco rosa é um clássica na composição de jardins e projetos paisagísticos brasileiros

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

32. A hibisco pode dar um toque alegre e elegante ao jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

33. Para quem deseja um jardim colorido e lindo, vale a pena apostar no hibisco em sua composição

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

34. Flor de hibisco vermelha para deixar o jardim com um toque sofisticado e elegante

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

35. A hibisco possui várias cores que podem compor jardins e projetos paisagísticos

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

36. Flor de hibisco rosa na composição do jardim externo

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

37. Flor de hibisco em tons de roxo para dar um toque elegante ao jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

38. Hibisco em tons de laranja para quem deseja um ambiente com clima vibrante e alegre

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

39. A espécie é considerada versátil pois possui várias cores para composição do jardim ou projeto paisagístico

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

40. Linda flor de hibisco amarela com detalhes avermelhados

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

41. Flor de hibisco rosa dando um toque vibrante ao jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

42. Hibisco branco com detalhes em vermelho

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

43. Hibisco rosa em tons suaves para dar um toque leve ao jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

44. A hibisco é um clássico na composição de jardins brasileiros

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

Leia mais – Flor Amor-Perfeito: +79 Fotos Incríveis, Significado e Cuidados!

45. A espécie é originária da Ásia Tropical e por isso se adaptou muito bem ao clima brasileiro

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

46. Hibisco com lindas flores brancas

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

47. Hibisco com linda flor rosa

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

48. A flor de hibisco pode dar um toque vibrante e alegre na decoração do jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

49. Hibisco amarelo dando um toque especial no clima do jardim

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

50. Hibisco em tons de rosa suave para deixar a decoração do jardim linda

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

51. Linda flor de hibisco branca

flor de hibisco

Fonte – Pinterest

52. É possível encontrar a espécie em tons de laranja para deixar a decoração do jardim linda e vibrante

hibisco

Fonte – Pinterest

53. Linda flor de hibisco em tons de laranja e rosa

hibisco

Fonte – Pinterest

54. Hibisco em tons de branco e vermelho

hibisco

Fonte – Pinterest

55. A espécie pode ser cultivada em vasos com boa drenagem e solo fértil

hibisco

Fonte – Pinterest

56. Linda flor de hibisco branca para dar um toque elegante ao jardim

hibisco

Fonte – Pinterest

57. Flor de hibisco rosa é um clássico na composição de jardins

hibisco

Fonte – Pinterest

58. Hibisco amarelo deixando o jardim com um toque alegre e vibrante

hibisco

Fonte – Pinterest

59. Flor de hibisco branco é uma ótima opção para compor o jardim

hibisco

Fonte – Pinterest

Leia mais – Suporte de Ferro para Plantas: +82 Modelos e Como Fazer!

60. Flor de hibisco amarela para dar um toque vibrante no jardim

Fonte Pinterest 60 1

Fonte – Pinterest

61. Flor de hibisco vermelha para dar um toque alegre ao jardim

hibisco

Fonte – Pinterest

62. Flor de hibisco rosa para dar um toque suave no ambiente

hibisco

Fonte – Pinterest

63. Jardim com flor de hibisco amarela dando um toque especial no ambiente

hibisco

Fonte – Pinterest

64. A hibisco rosa é uma ótima opção para compor jardins e projetos paisagísticos

hibisco

Fonte – Pinterest

65. A espécie pode ser cultivada em vasos e compor a decoração do jardim

hibisco

Fonte – Pinterest

66. A espécie é uma ótima opção para deixar o jardim iluminado e lindo

hibisco

Fonte – Pinterest

67. Hibisco com flor vermelho é um clássico e deixa o ambiente lindo e vibrante

hibisco

Fonte – Pinterest

68. A espécie pode ser cultivada em vasos para compor a decoração da casa

hibisco

Fonte – Pinterest

69. Linda flor de hibisco para o jardim

hibisco

Fonte – Pinterest

70. Flor de hibisco vermelha cultivada em vaso

hibisco

Fonte – Pinterest

71. Flor de hibisco amarela e laranja para dar um toque alegre ao jardim

hibisco

Fonte – Pinterest

72. A espécie em tons de vermelho deixam o jardim alegre e vibrante

hibisco

Fonte – Pinterest

73. Lindo arranjo com hibisco rosa

hibisco

Fonte – Pinterest

74. Lindo hibisco com flores brancas

hibisco

Fonte – Pinterest

75. Flor de hibisco com flores em tons de roxo

hibisco

Fonte – Pinterest

E então, gostou de conhecer várias fotos da flor de hibisco? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário. 

Não deixe de ler também – Zamioculca – 65 Ideias lindas na decoração e como cuidar da planta!

Você pode gostar...