Mesa pequena para cozinha – 72 modelos para aproveitar o espaço!

A mesa na cozinha é um móvel bastante funcional e prático para o ambiente, afinal permite fazer refeições do dia e pode até ser funcional na hora de preparar os alimentos. No entanto, nem todo projeto tem uma cozinha ampla e espaçosa, e nesses casos vale escolher por um modelo de mesa pequena para cozinha, de modo a manter o ambiente funcional e com móveis proporcionais ao espaço disponível.

E se você está pensando em ter a praticidade da mesa na cozinha para o dia a dia, no post reunimos dicas de mesas pequenas que são funcionais, além de inspirações de como usar esse móvel no ambiente.

Fotos e modelos de mesa pequena para cozinha

Mesa para cozinha dobrável

Entre os tipos de mesas para cozinha, uma solução bastante viável é o uso de uma mesa dobrável, modelo que é instalado rente a uma parede e que pode ser dobrada após o uso, liberando espaço no ambiente.

A mesa dobrável pode ser em diferentes estilos, e pode ser uma versão simples, comprada pronta ou até mesmo um modelo planejado e feito sob medida.

 

cozinha planejada

Como ideia para usar a mesa dobrável no projeto de uma cozinha pequena, esta proposta traz os móveis planejados, inclusive a mesa que foi instalada na parede.

O móvel planejado traz uma base instalada na parede com um tampo que pode ser aberto, criando assim uma mesa pequena para cozinha e ideal para refeições do dia a dia.

 

projeto cozinha com mesa dobrável

No projeto, a mesa dobrável faz parte dos móveis planejados

cozinha simples com mesa dobrável

A mesinha dobrável cria uma bancada branca e compacta

cozinha decorada

A mesa de madeira fica rente a parede ao ser dobrada

mesa dobrável

A mesa tem estrutura instalada na parede

cozinha pequena e funcional

Mesa para cozinha de apartamento

Para escolher uma mesa para cozinha de apartamento, uma boa dica é escolher o móvel de acordo com as proporções do ambiente, já que esse tipo de cozinha tende a ser pequena.

Sendo assim, os móveis clean e compactos são bastante funcionais na cozinha de apartamento, e as mesas de vidro ou ao estilo bancada são ótimas escolhas para aproveitar o espaço reduzido da cozinha de apartamento.

cozinha apartamento planejada

Para o projeto de uma cozinha pequena em apartamento, a ideia aqui traz um ambiente clean e iluminado, que passa a sensação de mais espaço.

Para manter esse estilo, a escolha foi por uma mesa de vidro instalada rente a parede, criando assim um cantinho com mesa, mas com um móvel que parece ocupar menos espaço, já que o material transparente mantém a ideia da cozinha clean.

cozinha com mesa de vidro

cozinha corredor

O projeto traz uma mini mesa em vidro e ao estilo bancada

cozinha com pastilhas inox

Na cozinha moderna e pequena, a mesa é uma espécie de balcão que se estende pela parede

cozinha com mesa meia lua

A mesa compacta é um semi círculo

mesa de vidro

A mesa de vidro é pequena e clean

Com banquetas / banco

A composição da mesa com bancos ou banquetas é uma das possibilidades para tornar o espaço da mesa mais compacto, já que esse tipo de assento ocupa menos espaço, e alguns modelos podem ser guardados sob a mesa.

A escolha por bancos ou banquetas vai variar de acordo com a altura da mesa, já que as banquetas tendem a ser mais altas e funcionam em mesas ao estilo bancada.

cozinha com mesa planejada

Para o projeto de uma cozinha pequena, a proposta aqui traz o ambiente planejado e com móveis funcionais, como é o caso da mesa pequena para cozinha, que foi planejada junto aos armários e fica em um espaço sob os armários aéreos.

Esse cantinho da mesa traz um móvel pequeno e funcional para o dia, além de dois banquinhos que também foram planejados e fixados na parede, acompanhando o estilo dos armários.

 

cozinha com bancada para refeições

As banquetas ficam guardadas embaixo da bancada que funciona como mesa

bancos cozinha moderna

Na cozinha, os bancos são modernos e compactos

mesa com banquetas

Na mesinha, as banquetas estofadas são confortáveis

cozinha corredor branca

As banquetas de madeira ficam embaixo da mesa estilo bancada

banquetas de metal

Com canto alemão

Se a ideia é investir em um projeto que traga mesa para cozinha em um cantinho convidativo para refeições, vale a inspiração de um canto alemão acompanhando a mesa.

Esse tipo de estrutura traz uma espécie de banco ou sofá em volta da mesa, que pode ser de canto ou não, de modo a criar assentos confortáveis para a mesa.

mesa quadrada

Na inspiração para uma cozinha moderna, a ideia aqui traz uma mesa quadrada e pequena próxima da parede onde há o canto alemão.

O sofá que forma o canto alemão é uma opção de estofado compacto e confortável, que cria diversos assentos para a mesinha.

Nesse caso, o projeto traz apenas o sofá do canto alemão e o complemento com cadeiras não foi usado, de modo a deixar mais espaço livre na cozinha.

 

vozinha americana com canto alemão

A mesa de vidro traz canto alemão e cadeiras

mesa branca

Além do canto alemão, a mesa ainda conta com cadeiras

mesa triangular

O canto alemão foi a escolha para a cozinha americana

cozinha tons pastéis

canto alemão moderno

O canto alemão traz banco em madeira

Com 4 lugares

Há diversos estilos de mesas que podem fazer parte do projeto da cozinha, e para uma mesa de jantar pequena na cozinha, uma das possibilidades é escolher um modelo com 4 lugares, de modo a ter assentos para refeições do dia a dia.

A mesa com 4 lugares pode ser de diferentes formatos e estilos, e a composição dos lugares pode ser com bancos ou cadeiras.

mesa branca com cadeiras

Para o projeto com mesa pequena para cozinha, a proposta aqui traz uma mesa branca e retangular, que tem design simples e funcional para o dia dia.

Na proposta, a mesa branca tem uma das pontas encostada na parede e as cadeiras brancas ficam nas laterais maiores, de modo a deixar a outra ponta livre e manter espaço de circulação na cozinha.

 

cozinha pequena com mesa 4 lugares

A mesa pequena tem 4 bancos compactos

cadeira aramada

mesa 4 lugares

A mesa traz cadeiras estofadas

cozinha simples e moderna

A mesa compacta tem cadeiras estofadas com pés em madeira

mesa de vidro com cadeiras

As cadeiras brancas e modernas foram usadas na mesa de vidro

mesa moderna 4 lugares

As cadeiras modernas combinam com a mesa e o estilo da cozinha

modelos de mesa 4 lugares

Com 6 lugares

Para quem quer reunir a família na cozinha para as refeições do dia a dia, uma boa possibilidade é escolher um modelo de mesa com 6 lugares.

Com a escolha de uma mesa para cozinha com 6 lugares, uma boa dica é escolher por cadeiras ou bancos mais compactos, de modo que os assentos não fiquem desproporcionais ao tamanho da mesa pequena.

mesa branca 6 lugares

Como ideia para uma cozinha com mesa de 6 lugares, este projeto traz a mesa branca e clean encostada na bancada do fogão.

A mesa quadrada com um dos lados encostado na bancada, fica com os outros 3 lados livres, e assim cada lado traz um par de cadeiras brancas, combinando com a mesa e mantendo a a proposta de uma mesa compacta com 6 lugares.

 

mesa retangular

A mesa retangular traz um trio de cadeiras de cada lado, mantendo as pontas livres

cozinha com mesa de madeira

A mesa fica encostada na ilha

mesa de vidro 6 lugares

cozinha com cadeiras estofadas

A mesa e as cadeiras claras combinam com a cozinha clean

cozinha com ilha

A mesa estilo bancada se estende a partir da ilha

mesa moderna 6 lugares

A cozinha moderna tem mesa compacta de 6 lugares

modelos de mesa 6 lugares

Planejada

A cozinha planejada e feita sob medida pode trazer diferentes tipos de mesas pequenas, e a ideia é que a mesa compacta faça parte do projeto planejado, de modo a atender as necessidades do lar.

Para o projeto planejado, a mesa pode ser expandida, extensão de uma bancada, sob armários aéreos, entre outros estilos que visam ocupar menos espaço.

cozinha verde menta planejada

A ideia para um projeto criativo e moderno é esta proposta que traz armários planejados e com uma mesa que pode ficar escondida quando não está em uso.

No projeto, a mesa é uma bancada que pode ser puxada como uma extensão a partir do armário e assim formar uma bancadinha suspensa a partir do armário.

Para a mesinha planejada e compacta, a ideia foi de usá-la com dois bancos, que podem ser guardados embaixo do armário quando não estão em uso.

 

cozinha planejada com coifa

A mesa compacta é uma extensão da bancada

cozinha planejada com mesa

A mesa branca se estende a partir da bancada

projeto planejado

cozinha com cadeiras amarelas

A mesa se estende a partir de um painel planejado na parede

cozinha planejada moderna

A mesa retangular se estende a partir do armário

ideias para cozinha planejada

Mesa redonda

Entre os tantos estilos de mesas para cozinha, o formato redondo é uma das possibilidades e uma opção perfeita para cozinhas pequenas.

O modelo redondo pode ser uma opção mais compacta para a cozinha e trazer assentos em bancos ou cadeiras, de modo que esse formato permite usar mais assentos que uma mesa quadrada ou retangular, já que os pés ficam no centro ao invés das quinas.

mesa tulipa pequena

Para o projeto da cozinha com mesa compacta, esta proposta traz uma mesa vermelha e redonda.

A mesa retrô é uma versão do estilo tulipa em uma tamanho pequeno e perfeito para um pequeno espaço da cozinha.

No projeto, a mesa tulipa vermelha foi usada com 3 cadeiras de acrílico transparente, modelo que dá ideia de ocupar menos espaço, e assim criar uma sensação mais ampla na cozinha.

 

mesa branca redonda

A mesa branca foi composta por cadeiras azuis

cozinha com pastilhas

A mesa tem tampo de mármore

mesa preta

A mesa preta combina com as cadeiras de mesma cor

mesa com cadeiras charles eames

A mesa tulipa tem tampo de mármore branco

modelos de mesa redonda

Para cozinha americana

A cozinha americana é uma das variações de estilos de cozinhas, e esse estilo pode contar com a mesa pequena como uma solução funcional e até mesmo como uma substituição da mesa de jantar, já que a cozinha americana é integrada a outros ambientes.

cozinha americana

A ideia para ter um projeto funcional com mesa para cozinha americana é esta ideia que traz a bancada da cozinha americana com fogão e uma mesa mais baixa que se estende a partir da bancada.

A mesa de madeira que se estende a partir da bancada da cozinha americana funciona como mesa de jantar, já que a cozinha é integrada com a sala.

Nesse caso, a mesa rústica foi a escolha para o projeto, de modo a unir cada detalhe e manter a decoração harmoniosa entre os ambientes integrados.

 

cozinha americana pequena

A mesa é um modelo em madeira e vidro

cozinha roxa

cozinha madeira

A mesa é uma espécie de bancada mais alta

cozinha vermelha

A mesa é uma bancada que funciona como divisão entre os ambientes

cozinha americana planejada

A mesa é extensão planejada que vem do painel da parede

 

Gostou dos modelos e ideias para usar o móvel no ambiente? Conta aqui nos comentários qual estilo você mais gostou e qual gostaria de ter na sua casa.

Você pode gostar...