Tons pastéis – 65 ideias lindas + como usar e combinar com a décor!

Os tons pastéis – ou tons pastel – estão em voga atualmente. Delicados e cheios de frescor, eles conseguem transformar qualquer ambiente, sobretudo interno, podendo surgir em móveis, itens decorativos, têxteis e revestimentos.

Sem sombra de dúvidas são excelentes para quem deseja transmitir, através da decoração, mais paz e tranquilidade ao cômodo em questão.

E dependendo da composição, há como passar a sensação tanto de jovialidade quanto de maturidade. Engraçado, não é mesmo?

Ambientes com tons pastéis

Por toda essa versatilidade que são tonalidades muito requisitadas hoje em dia. Se você está sem ideia para renovar ambientes, pode considerar conhecer um pouco mais sobre os tons pastéis. Eles prometem dar aquele up que precisa em seu projeto!

Para ficar por dentro das dicas e inspirações, que tal acompanha o post especial sobre o tema que preparamos? Abaixo você acompanha tópicos sobre o que são, de fato, os tons pastel, bem como muitas ideias de decoração!

Ambientes com tons pastéis

Conheça com a gente muitas formas de incluir os tons pastel no decor

O que são tons pastéis?

Bom, primeiramente é bacana explanar sobre o conceito de tons “pastel”. O que o pastel, nesse caso, significa?

Em alguns lugares encontramos uma conceituação simplória de que essas cores são chamadas assim por que se assemelham com os gizes utilizados nas escolas tradicionais – pelo menos antigamente, pois atualmente é mais comum usar canetões em lousas brancas.

No entanto, podemos ir além disso. As cores consideradas pastel são aquelas que possuem a tonalidade “lavada”. Ou seja, com menos saturação do que as demais e por isso têm o aspecto de “apagadinhas” e suaves.

Existe uma gama imensa de tons pastéis, variando daqueles mais sóbrios até os mais divertidos. Por exemplo: bege, off-white, verde, rosa, amarelo, azul, laranja… todas essas cores podem surgir com o acabamento pastel, conferindo delicadeza ao resultado de qualquer composição.

Ambientes com tons pastéis

A tendência da cor pastel tem estado em alta na moda, na arte, na papelaria, bem como na decoração de ambientes.

A propósito, é possível incluir essas tonalidades em qualquer espaço – das salas de estar aos banheiros, dos quartos infantis aos quartos de casal. Não há tempo ruim para elas!

Se antigamente elas eram vistas somente como fofas e cores femininas, agora têm sido requisitadas nos mais variados projetos, sem limitações.

Não vem com essa de que cor tem preferência de sexo! Homens e mulheres, crianças e adultos podem se adaptar com essa linda paleta de cores.

Ambientes com tons pastéis

E para citar uma outra característica dos tons pastel, há o fato deles serem extremamente versáteis e adaptáveis. Como falamos anteriormente, dependendo da composição você consegue trazer resultados variados.

Mesclando com cimento queimado, por exemplo, impõe um estilo mais sóbrio e muito ligado ao decor Tumblr – já muito explorado por aqui. Com a madeira fica algo bem clássico e até minimalista.

Se os tons forem misturados com um degradê mais vibrante, cria-se o aspecto candy, deixando tudo mais alegre.

Veja como é a paleta, de um modo geral:

paleta de tons pastéis

paleta de tons pastéis

Enfim, agora que você já sabe o que é um tom pastel, o que acha então de descobrir formas de utilizá-lo na decoração de sua casa? Confira no tópico a seguir algumas dicas bem bacanas para liderar um projeto com um decor maravilhoso!

Dicas de decoração com tons pastéis

Se você está animada (o) com a ideia de implementar seu décor com esse tipo de paleta, fique sabendo que as lojas estão todas muito bem preparadas para suprir o seu desejo.

Tanto as físicas quanto as online têm peças lindíssimas em tons pastel para decorar todos os ambientes. Além das peças decorativas, há utensílios domésticos, eletrodomésticos, móveis e revestimentos nessas tonalidades.

Contudo, diante de tanta oferta, é fácil se perder na hora de comprar. Dessa forma, é importante que se siga um passo a passo simples. Vamos a ele:

1 – Defina um estilo decorativo

Antes de mais nada é importante saber qual estilo resgatar para essa decoração.

É fato que quando se usa tonalidades pastel não dá para fugir muito de composições clássicas, vintages, retrô, minimalistas, românticas, Tumblr e femininas.

Mas você pode ficar à vontade para escolher um que tenha a ver com o seu gosto, sua personalidade e com o restante da sua casa também.

Ambientes com tons pastéis

2 – Escolha uma cor para predominar

Estamos falando nesse post de uma paleta de cores pastéis, que como já explanamos apresenta uma série de tonalidades. E você não é obrigado (a) a usar todas elas, certo?

Por isso é bacana pensar nas cores que irá usar na decoração, sendo que o mais assertivo a se fazer é determinar uma para predominar. Ou seja, para ser a protagonista do ambiente.

Isso não é uma regra, é somente uma dica para garantir mais harmonia ao decorar um espaço.

Você pode fazer assim, por exemplo: usar o rosa pastel como predominante, utilizando-o nas paredes e em alguns itens decorativos, enquanto opta pelo azul e verde pastel para os têxteis e estofados.

Além de proporcionar mais coerência, facilita o seu trabalho, pois você já vai às lojas garimpar aquilo que já está certo em sua lista.

Quarto com tons pastéis

Panorama de quarto de solteiro com tonalidades pastéis

3 – Tenha em mente os materiais para revestir

Os revestimentos estão entre os itens mais importantes de uma decoração. E quando o foco é uma determinada paleta de cores, eles se tornam ainda mais especiais, pois farão toda a diferença no resultado final.

Há muitos materiais para revestir pisos e paredes, e você encontra uma grande variedade em tonalidades pastel. Há desde tintas com acabamentos diversos, até papeis e adesivos de parede, azulejos, porcelanatos e madeiras pintadas com essas cores.

Tenha somente o cuidado de escolher materiais adequados para cada ambiente, pois há aqueles que são contraindicados para áreas molhadas, como banheiros, e áreas externas, por exemplo.

4 – Faça misturas para fugir do tradicional

Os tons pastel e candy comumente resultam em uma decoração fofa e feminina. Mas você pode mudar esse estigma se aproveitando de algumas mesclas.

Crie uma decoração ousada misturando os tons pastéis com outras cores mais intensas ou sóbrias e materiais diferentes.

Por exemplo: cimento queimado, madeira, pedras, tons terrosos, preto, tijolos à vista.


Bom, essas foram algumas dicas para você começar a pensar em uma decoração com tons pastéis. A seguir vamos lhe mostrar muitos projetos inspiradores com esse tipo de composição. Conheça!

Tons pastéis na sala

Para muitos, a sala é o coração de uma casa. É nela em que se realizam encontros, que se descansa após um dia cansativo e que se reúne a família no fim de domingo.

É, portanto, um ambiente em é comum de se empregar a personalidade do dono da casa / da família que mora lá, com muitas escolhas afetivas e peças cheias de história.

Sala com tons pastéis

Essas tonalidades estão na moda atualmente

Por isso é legal pensar bem na paleta de cores a ser utilizada nesse espaço, seja uma sala de estar, de TV ou de jantar.

As principais formas de incluir as cores pastéis é através dos revestimentos, que podem ser tintas ou papeis de parede, almofadas, cortinas, estofados dos sofás e das poltronas, tapete, quadros, bem como outros objetos decorativos.

Inspire-se a seguir com muitas salas lindas em tons pastéis:

Sala com tons pasteis

Sala com tons pasteis nos quadros decorativos

Sala com tons pasteis

Almofadas e paredes em tons pasteis

Sala com tons pastéis

O tom pastel pode surgir de forma delicada

Sala com tons pastéis

Veja que gracinha ficou a sala de estar decorada

Sala com tons pastéis

Atualmente você encontra muitos estofados em cores pastéis

Sala com tons pastéis

A sala de jantar também pode ter essas cores

Sala com tons pastéis

Parede verde pastel confere harmonia

Sala com tons pastéis

Há gradações de rosas pasteis

Sala com tons pastéis

Composição de sala com azul e rosa pastel

Sala com tons pastéis

Essa paleta de cores deixam a sala super delicada

Sala com tons pastéis

Saiba dosar a quantidade de peças nessas cores

Sala com tons pastéis

Mescle o verde e o amarelo bebê

Sala com tons pastéis

O tapete deu todo um charme ao ambiente

Sala com tons pastéis

Esse tipo de sala condiz com decorações femininas

Sala com tons pastéis

Panorama de sala de estar com paleta pastel

Sala com tons pastéis

Olha só uma ideia do que fazer nas paredes

Sala com tons pastéis

Dois modelos de salas lindas com tonalidades pastéis

Tons pastéis na cozinha

Cozinhas também são ambientes agregadores e merecem uma decoração exclusiva. As cores pastéis podem decorar de forma super interessante por meio de utensílios culinários, eletrodomésticos, móveis e até revestimentos.

Você pode investir nessa paleta em cozinhas tradicionais, pequenas, grandes, estreitas, americanas, com ilhas ou bancadas, compartilhadas com salas de jantar ou de estar, etc.

Os estilos também variam bastante, mas é muito comum encontrarmos inspirações de cozinhas com decoração retrô e mobílias / eletros color candy com design antigo para compor o local.

Veja abaixo muitas dicas para decorar cozinhas com tons pastéis:

Cozinha com tons pastéis

Cozinha compartilhada com sala de jantar

Cozinha com tons pastéis

A cozinha com tons pastéis combina muito com estilo retrô

Cozinha com tons pastéis

Panorama de cozinha americana

Cozinha com tons pastéis

O azul pastel é um dos mais usados em cozinhas

Cozinha com tons pastéis

Até a coifa dessa cozinha é em tom pastel

Cozinha com tons pastéis

O piso estampado deu um contraste lindo

Ambientes com tons pastéis

Dica para você criar um aspecto romântico na cozinha

Ambientes com tons pastéis

Até cozinhas modernas podem ter essas cores

Cozinha com tons pastéis

Esse tipo de cozinha se parece com casa de boneca!

Cozinha com tons pastéis

Cozinha moderninha com piso geométrico com cores pastéis

Cozinha com tons pastéis

Algumas ideias de como escolher essas cores para compor a cozinha

Cozinha com tons pastéis

Você pode mesclar essas cores com a madeira

Cozinha com tons pastéis

Há móveis, eletrodomésticos, bem como utensílios de cozinha

Cozinha com tons pastéis

Você encontra muitos utensílios de organização de cozinhas nessas cores

Cozinha com tons pastéis

Bows e tigelas podem ficar expostos para decorar

Tons pastéis no quarto

Quer dar um up em seu quarto, mas não sabe como? Sem dúvidas a decoração com cores diferentes vai dar um jeito nisso rapidinho.

Os tons pastéis podem ajudar você a decorar quartos de bebê, infantis, de solteiro ou então de casal. Até mesmo os quartos de hóspedes ficam mais lindos com essa paleta.

Além de poder pintar as paredes com essas cores, uma ideia é apostar em jogos de cama com alguma delas.

O papel contact pode servir para revestir algum móvel, como um criado-mudo ou uma cômoda. Lembrando que também há como apostar em uma poltrona bem linda com estofado pastel.

Outros têxteis, além do kit de cama podem decorar, como tapete, a cortina e as almofadas.

Inspire-se com quartos incríveis compostos com cores pastéis:

Quarto com tons pastéis

O recamiér dá um toque especial ao quarto de casal

Quarto com tons pastéis

Quadros podem decorar um cantinho do quarto

Quarto com tons pastéis

O rosa pastel é um dos mais pedidos para os quartos

Quarto com tons pastéis

O revestimento da parede pode ter tom pastel

Quarto com tons pastéis

Combine móveis e paredes nesses tons

Quarto com tons pastéis

Você pode fazer um degradê

Quarto com tons pastéis

O cinza também deixa o quarto charmoso e aconchegante

Quarto com tons pastéis

Esse quarto tem o estilo Tumblr, na moda atualmente

Quarto com tons pastéis

Sugestão de quarto para duas pessoas com tons pastéis

Quarto com tons pastéis

Dica para você decorar quarto infantil

Quarto com tons pastéis

Componha o ambiente com equilíbrio

Quarto com tons pastéis

O azul Tiffany fica lindos com tonalidades pastéis

Quarto com tons pastéis

Sugestões para romantizar o quarto

Quarto com tons pastéis

Veja inspiração de decoração retrô para quarto

Quarto com tons pastéis

Use as cores pastéis para dividir as paredes

Tons pastéis no banheiro

Por fim, mas não menos importante, podemos falar sobre os banheiros e lavabos decorados com tons pastéis.

O mais comum é apostar em revestimentos para a parede, sendo que os azulejos cerâmicos estão entre os mais usados nesse tipo de ambiente.

As tintas também são indicadas para locais úmidos como os banheiros, e são fáceis de encontrar nessas tonalidades.

Outra ideia é investir em gabinetes para pia, que são em maioria planejados para que se tenha  cor que você deseja e o tamanho sob medida.

Dê uma olhadinha nas sugestões de banheiros e lavabos com tons pastéis:

Banheiro com tons pastéis

Há vários revestimentos que podem ser usados em banheiros nesses tons

Banheiro com tons pastéis

A saber, as cores pastéis combinam muito com cimento queimado

Banheiro com tons pastéis

Há bancadas e armários nessas cores

Banheiro com tons pastéis

As paredes podem ser pintadas

Banheiro com tons pastéis

Ou então podem ter dois tipos de revestimentos

Banheiro com tons pastéis

Veja só que revestimento lindo com formas geométricas pastéis

Banheiro com tons pastéis

O rosa combina com o azul pastel

Banheiro com tons pastéis

A mistura de rosa com verde também é uma opção

Banheiro com tons pastéis

Se quer algo mais discreto faça a mistura com o branco

Banheiro com tons pastéis

Peças amadeiradas também deixam a decoração linda

Banheiro com tons pastéis

O banheiro em tons de bege clarinho fica sofisticado

Banheiro com tons pastéis

Dica para você que quer um banheiro clássico com banheira

Banheiro com tons pastéis

As cores claras deixam tudo mais amplo

Banheiro com tons pastéis

Mais uma ideia com o verde clarinho

Banheiro com tons pastéis

O verde pastel é muito usado em banheiros


E então, o que achou de nosso post sobre tons pastéis? Esperamos que tenha gostado e que possa criar uma decoração surpreendente com essas cores lindas.

Aproveite para ler também:

Cores para Sala Pequena – 50 Tons Perfeitos p/ Pequenos Espaços!

Cores de Casas Modernas – As 70 Ideias Mais Impressionantes!

Cores de Sofá – Tons Modernos e Chamativos na Decoração!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração e construção. Até mais!

Você pode gostar...