Parede de Cimento Queimado: técnicas, fotos inspiradoras e como fazer!

Não é só no mundo da moda que existem as tendências em alta, no universo da arquitetura e decoração de interiores também existe o que está em alta e o que está em baixa. E uma aposta certeira de tendência para casa é a parede de cimento queimado.

            A parede de cimento queimado pode ser feita através de diversas técnicas e o resultado é sempre lindo para dar um toque com referência da decoração industrial.

            E se você tem gostado desse tipo de acabamento, hoje no post tem dicas de como fazer, melhores técnicas e muitas fotos de como usar parede de cimento queimado na decoração.

como fazer

 

Tipos e Modelos de Parede de Cimento Queimado

Com cimento queimado 

O cimento queimado feito a partir da massa e aplicado sobre a superfície é a maneira mais tradicional de fazer esse efeito e acabamento de parede de cimento queimado.

E apesar de ser uma maneira simples e muito usual, gera um pouquinho de bagunça e sujeira, então pode não ser a opção perfeita para quem quer fugir do processo de obras e reformas.

O resultado da parede de cimento queimado tradicional é um visual não uniforme com pontos mais claros e escuros e pequenas manchinhas ao longo do cimento, resultado que fica lindo para uma proposta estilo industrial.

 

mesa de jantar oval

Na sala de jantar, a aposta foi pela mesa tulipa oval

Nesta sala de jantar a ideia de fazer uma parede de cimento queimado agregou muito mais estilo ao ambiente que segue uma proposta de decoração moderna.

A parede cinza e manchada destaca o buffet roxo e os detalhes coloridos da decoração.

A harmonia na decoração é mantida pelo piso cinza, que também lembra cimento queimado e faz um ponto de ligação entre os acabamentos presentes no ambiente.

 

decoração home office

Outra proposta para usar o cimento queimado como acabamento de uma parede é este home office, que segue uma proposta de decoração moderna.

E além da parede cinza, o ambiente ainda tem a bancada de cimento queimado, o que garante um móvel de alvenaria, mas em estilo moderno e que fica em total harmonia com o ambiente.

Para iluminar um pouco o espaço que tem vários pontos em cor cinza, a aposta foi por incluir bastante iluminação e detalhes em branco.

 

cozinha

O acabamento de cimento queimado também é inspiração para o projeto da cozinha, como mostra a proposta.

No ambiente, além da parede com acabamento estilo industrial, ainda há a ampla bancada onde foi instalada a pia e o fogão cooktop, e o piso de cimento queimado.

No projeto, os móveis planejados em madeira clara trazem luminosidade para a cozinha com predominância de cinza.

 

Mais fotos

piso cimento queimado

A mesa amarela adiciona cor ao ambiente com predominância de cinza

decoração colorida home office

A cadeira colorida combina com a estante turquesa

decoração lavabo

O espelho grande ajuda a ampliar o lavabo

decoração azul turquesa

O móvel turquesa foi usado próximo da parede cinza

banheiro com pastilhas vermelhas

lavabo decorado

A orquídea branca decora a bancada

cimento queimado tradicional

sofá futón sala

Quadros estilo retrô decoram a parede

decoração cimento queimado

 

Com tinta / pintura

Se você não quer se render à parede de cimento queimado por conta do processo que gera um pouquinho de bagunça, há uma alternativa – apostar na tinta com efeito de cimento queimado.

Essa tinta é bem mais simples de aplicar que o método tradicional de fazer o acabamento e também deixa o processo mais rápido.

O efeito final é bem parecido com a maneira tradicional, e visualmente é difícil de perceber a diferença entre o cimento queimado tradicional e a tinta especial.

Além de todas essas vantagens, a tinta ainda tem a vantagem de não trincar, o que pode acontecer com o método tradicional e a base de concreto.

 

decoração papel contact

O buffet foi decorado com papel contact

Neste espaço a proposta para dar acabamento à parede foi pelo visual de efeito queimado, e para chegar ao resultado a aposta foi pela parede com textura e efeito de cimento.

O acabamento além da cor tradicional de cimento ainda ganhou pequenas ranhuras, que deixam visual menos uniforme e mais próximo do efeito visual da parede de cimento queimado tradicional.

E para dar um efeito moderno à decoração, a aposta foi por incluir detalhes amarelos na decor, e assim criar um combo de cinza e amarelo, o que é uma super tendência de cores para a decoração.

 

mesa de jantar redonda

Outra proposta para incluir o efeito de cimento queimado através da pintura na sala de jantar é este projeto.

O projeto tem um visual todo moderno e com um mix de tendências, começando pela parede de cimento queimado que foi pintada e que tem um efeito sútil de brilho.

E como a parede já é um charme na decor, a aposta foi por valorizá-la ainda mais, acrescentando um grande espelho na superfície e que chama a atenção para esta área, além de aumentar visualmente as proporções do ambiente e ajudar na iluminação.

 

 

Mais fotos

decoração cinza e amarelo

A geladeira amarela segue o estilo retrô

decoração retrô

Pendentes de diferentes estilos decoram e iluminam o ambiente

sala de jantar pequena

As a cadeiras em acrílico transparente dão um toque moderno à decoração

sala integrada cozinha

banheiro com pintura de cimento queimado

No banheiro, nicho embutido na parede

decoração industrial

decoração sala de jantar

O pendente rosé metálico adiciona estilo moderno à decoração

quarto de casal

Além da parede cinza, o quarto ainda tem roupa de cama cinza

decoração com plantas

As plantinhas na sala dão um toque verde ao ambiente

parede pintada

sala grande

Quadros decoram a parede atrás do sofá

tinta cimento queimado

Com papel de parede

            Se você ainda não se identificou nem com a maneira tradicional, nem com a pintura para chegar ao acabamento de parede de cimento queimado, uma alternativa ainda mais simples e sem sujeiras é o uso de papel de parede.

Esse tipo de revestimento tem a vantagem de não fazer bagunça, não deixar cheiro e dispensa a necessidade de esperar a tinta secar.

O efeito final e visual é bem semelhante as outras duas técnicas citadas anteriormente, mas ao toque dá para notar a diferença no acabamento. No entanto, se a ideia é recriar o efeito de parede de cimento queimado, o revestimento é sim uma aposta perfeita!

A desvantagem dessa técnica ainda fica em relação ao preço, que costuma ser um pouquinho mais caro que as outras duas técnicas; já que o preço de um rolo com 10 metros pode custar em média R$ 170.

 

sala de jantar com papel de parede

O piso de madeira deixa o ambiente aconchegante

Se você está em busca de inspirações de ambientes decorados com papel de parede de cimento queimado, esta proposta é ótima.

No projeto, a aposta foi por usar o papel de parede em duas paredes perpendiculares do ambiente.

E para aumentar o destaque do acabamento, a sanca de gesso invertida e com iluminação foi perfeita, já que direciona um ponto de luz e destaque para a parede.

 

decoração colorida sala

Entre as ideias de usar papel de parede com efeito de cimento queimado, está essa sala decorada.

No projeto, o papel de parede cinza foi usado na parede ao fundo do sofá, que também é cinza.

E para trazer um toque mais moderno e com cor ao projeto, a ideia foi de acrescentar detalhes coloridos à decor, como:

  • Almofadas do sofá;
  • E tapete verde no chão.

 

Mais fotos

sala de jantar chic

No chão, piso de mármore

sala com papel de parede

Quadros apoiados na prateleira decoram a sala

sala com tapete redondo

decoração simples e moderna

O vasinho com girassóis decora a mesa de jantar

arandela quarto

Arandelas na parede ao lado da cama substituem o uso de abajur

papel de parede quarto

 

Como Fazer Uma Parede de Cimento Queimado

E se você já está pensando em colocar a mão e na massa e fazer um projetinho DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo), separamos um tutorial com passo a passo, para te ajudar nessa renovação da decoração e ter uma casa com referências e tendências da arquitetura moderna.

 

Gostou das ideias? Então, aproveite as dicas de como fazer e aposte nessa tendência de acabamento da arquitetura para renovar a decoração do lar.

 

Você pode gostar...