Como Fazer Cortinas: 25 Ideias Lindas para Decoração e Passo a Passo!

Aprender como fazer cortinas pode não ser uma atividade tão comum. Atualmente nos acostumamos a comprar tudo pronto na loja, mas a verdade é que criar suas peças tem muito valor e vai ajudar a deixar sua casa do jeitinho que sonhou.

Uma casa passa a ser um lar quando a decoração é pensada com carinho pelos moradores e é isso que as peças personalizadas trazem. Nesse post vamos mostrar cortinas lindas para te inspirar e no final vamos ensinar como fazer cortinas com um passo a passo completo para iniciantes.

Fotos e Ideias de Cortinas Artesanais

As cortinas artesanais dão um toque todo especial na decoração dos mais diferentes ambientes como cozinha, quarto, sala e escritório.

A ideia de fazer uma cortina artesanal é criar algo diferente e com personalidade. Apesar disso é possível “imitar” as cortinas de grandes marcas fazendo em casa. Fica muito mais barato e você ainda exercita a sua criatividade e habilidades manuais.

Como fazer cortinas: modelos

Como fazer cortinas: modelos

Para quem deseja uma decoração mais elegante existem modelos lindos e muito sofisticados de cortinas para diferentes ambientes. Para se inspirar preparamos um post com 70 modelos surpreendentes de cortinas elegantes para transformar a decoração da sua casa com um acessório moderno e com muita personalidade!

Sala

Para aprender como fazer cortinas para sala é necessário ter em mente a necessidade de um tecido mais grosso. Geralmente, esse tipo de cortina é usado para cobrir a luz que entra pela janela diariamente, por isso tons mais escuros são mais utilizados para provocar o chamado efeito blackout.

 

Como fazer cortinas: para sala azul e branca

Como fazer cortinas: para sala preta e branca

Como fazer cortinas: para sala estampada

Como fazer cortinas: para sala branca com estampa de flores

Ao escolher o tecido que vai usar para aprender como fazer cortinas considere o restante da decoração do ambiente. A cortina deve estar em harmonia com o sofá, rack e demais itens.

Não significa que tudo precisa ser da mesma cor, mas com harmonia entre elas para não deixar o ambiente poluído visualmente.

Como fazer cortinas: para sala branca

Quarto

No quarto procuramos sossego, relaxamento e as vezes também é o lugar da casa que usamos para estudar e até mesmo trabalhar.

Se o quarto é o cômodo que mais passamos tempo é importante que não canse a visual. As cores mais neutras são ótimas, ajudam na concentração e a dormir.

Como fazer cortinas: branca para quarto

Como fazer cortinas: rosa claro para quarto

Como fazer cortinas: para quarto infantil

Como fazer cortinas: lilás e branca para quarto

Como fazer cortinas: rosa para quarto

Cozinha

A cozinha é um ambiente que pode ser mais descontraído. Afinal, cozinhar é um ato de amor e doação. Aqui você pode abusar das estampas divertidas.

A dica é escolher um tecido que tenha lavagem fácil. Na cozinha tem muita gordura o que faz com que a cortina fique suja com facilidade. Na hora de aprender como fazer cortinas também é necessário pensar em facilitar a sua rotina.

Como fazer cortinas: para cozinha com estampa de doces

Como fazer cortinas: para cozinha com estampa de cupcake

Como fazer cortinas: para cozinha de renda

Como fazer cortinas: para cozinha branca e vermelha

Como fazer cortinas: para cozinha branca com borda vermelha

Temos certeza que você já ouviu a expressão que fala que a cozinha é a alma da casa. A cozinha é o local na casa onde os entes queridos se encontram e se sentem unidos. Com a correria que vivemos nos dias atuais é cada vez mais difícil estar sempre perto de quem amamos. Porém mesmo com a rotina super corrida a hora de se alimentar é um momento importante em que depois de tanto trabalho todos podem se reunir e saborear o alimento preparado com tanto carinho.

Para valorizar ainda mais esses momentos em família ter um ambiente bonito e confortável é muito importante para que esses momentos tão especiais fiquem ainda melhores. Para deixar a cozinha com visual delicado e aconchegante um lindo modelo de cortina de cozinha pode ser a pedida certa.

Se você deseja dar um toque especial na decoração da sua cozinha e gostaria de conferir mais modelos de cortinas para esse comodo, preparamos um post especial com 50 modelos encantadores de cortinas de cozinha para se inspirar!

Papel

As cortinas de papel são usadas na decoração de ocasiões especiais, como aniversário e dia dos namorados. É uma forma barata de decorar o ambiente.

No caso de festa de aniversário a cortina de papel substitui o tradicional painel de lona ou tecido. É a cara de festa realizada em casa com muito estilo e personalidade.

Como fazer cortinas: de papel

Como fazer cortinas: de papel

Misturar tipos de papeis traz texturas diferentes. Os papeis mais usados são seda, papel crepom, cartolina e cartão. É bacana usar as mesmas cores do restante da decoração.

Como fazer cortinas: de papel

Como Fazer Cortinas: Passo a Passo

Quer aprender como fazer cortinas? Parece muito complicado, mas com um pouquinho de treino você chega lá. Quando vamos decorar a casa muitas vezes não encontramos a estampa do jeito que queremos, a saída é comprar o tecido e fazer em casa.

Aprender como fazer cortinas também é uma boa opção para quem está precisando de dinheiro extra e deseja fabricar para vender para amigos, familiares e vizinhos. Bora aprender?

Materiais

  • Tesoura
  • Tecido com a estampa desejada
  • Fita métrica
  • Linha que combine com a cor do tecido
  • Agulha (você também pode costurar na máquina para ter um melhor acabamento e fazer uma cortina mais resistente na hora de lavar).

Passo a Passo:

  1. O primeiro passo para aprender como fazer cortinas é tirar a medida. Cortinas de cozinha, por exemplo, terminam logo abaixo da janela enquanto cortinas de sala vão até o chão. A dica é usar a fita métrica para medir do varão até a altura desejada.
  2. Acrescente 15 centímetros, pois será necessário fazer a bainha. Tenha essas medidas em mãos na hora de comprar o tecido.
  3. A largura também deve ser medida. Deve levar em consideração o tamanho da janela ou parede que deseja cobrir, além de pensar se vai fazer apenas uma parte ou cortina de duas faces.
  4. Compre 20 centímetros a mais de tecido para fazer as alças. Você pode usar a argola ou usar alças de outra cor, desde que combine com o restante da cortina.
  5. Na hora de comprar o tecido peça ajuda do vendedor. Tecido muito duro vai ser difícil de costurar, assim como tecidos plastificados não ficam com bom acabamento se costurar a mão.
  6. Corte o tecido seguindo as medidas que descrevemos.
  7. Coloque o tecido em cima da mesa bem esticado deixando a parte do avesso para cima.
  8. Dobre a bainha deixando 2,5 centímetros.
  9. Faça pontos largos para segurar e depois volte fazendo pontos pequenos e mais unidos.
  10. Repita em todos os lados da cortina para fazer acabamento.
  11. Corte o tecido das alças.
  12. Faça a bainha.
  13. Dobre ao meio. Se usar um tecido de 20 centímetros a alça ficará com 10 centímetros.
  14. Costure as alças na cortina pelo lado avesso. É importante deixar espaços iguais entre uma alça e outra para ficar simétrico.
  15. Agora é só colocar a cortina no varão e prontinho! Você pode fazer outra parte da cortina com o mesmo a passo e adaptar para o modelo que deseja.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer cortinas? Já fez a sua primeira arte? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...