Colcha de Retalhos / Patchwork – 50 Modelos Lindos & Passo a Passo!

A colcha de retalhos deixa o quarto mais aconchegante, são os pequenos detalhes que fazem com que uma casa se transforme realmente em um lar. Para os amantas de artesanato, esse tipo de colcha é um prato cheio para fazer em casa.

Como o próprio nome já diz, é uma colcha feita com retalhos de diferentes tipos de tecidos unidos por uma técnica chamada de patchwork. Embora seja tecidos diferentes, você pode criar uma peça mega colorida ou escolher tons da mesma paleta de cores.

Se assim como nós você também é apaixonado por colcha de retalhos esse post é para você! Vamos mostrar 50 inspirações maravilhosas e ainda ensinar como fazer com um passo a passo completo. Você vai tirar de letra mesmo que não tenha nenhuma experiência com costura.

Fotos e Modelos de Colcha de Retalhos

São muitas formas diferentes de fazer colcha de crochê, uma mais linda que a outra. Esse é um mercado grande, que qualquer pessoa quer ter uma peça como essa em casa. Quem sabe costurar colchas não vira uma fonte de renta extra ou até a renda principal? Selecionamos a seguir os modelos mais bonitos e comercializáveis para que você se inspire e crie a sua própria versão.

Colcha de retalhos inspirações

São diversos modelos de colcha de retalhos que podem ser feitos com diversos tipos de combinações. Para as mamães que estão buscando um modelo para o quarto da pequena o terceiro modelo que separamos na foto pode ser uma ótima referencia para se inspirar.

Colcha de retalhos inspirações

Colcha de retalhos inspirações

Colcha de retalhos inspirações

Colcha de retalhos inspirações

Com Crochê

O crochê é uma técnica muito antiga que está voltando com tudo. Por algum tempo foi considerado brega e só pessoas mais velhas gostavam, mas como tudo no meio da decoração e da moda é cíclico, as pessoas estão voltando a usar. Vamos combinar que a casa fica linda e mega aconchegante, né? Entre as peças mais pedidas está a colcha de retalhos com crochê.

Na colcha de retalhos com crochê, essa arte é utilizada para unir um pedaço de retalho e outro. Assim, é importante que todos os retalhos sejam do mesmo tamanho para garantir que a colcha fique uniforme. Além disso, é necessário usar o mesmo tipo de tecido e cuidar para que não fique muito chamativa a mistura de cores.

colcha de retalhos com crochê

colcha de retalhos com crochê branco

colcha de retalhos delicados com crochê

colcha de retalhos com crochê

colcha de retalhos com crochê

colcha de retalhos floridos com crochê

Se a decoração do seu quarto é mais clean esse modelo de colcha com retalhos que separamos pode ser a pedida certa.

colcha de retalhos com estampas de flores com crochê

A colcha com retalhos com estampa florida é o modelo clássico desse tipo de peça. São lindas as opções de estampas de flores que podem ser usadas para a criação de lindas colchas.

colcha de retalhos floridos com crochê

colcha de retalhos com crochê bege

colcha de retalhos azuis com crochê

colcha de retalhos floridos com crochê

colcha de retalhos com crochê

colcha de retalhos e fundo vermelho com crochê

Colcha de retalhos coloridos com crochê

Colcha de retalhos com crochê rosa

Colcha de retalhos delicados com crochê

Colcha de retalhos com crochê branco

Colcha de retalhos com crochê azul

Colcha de retalhos com crochê

Colcha de retalhos com crochê

Colcha de retalhos com crochê e retalhos floridos

Colcha de retalhos com crochê verde

Optar por uma cor mais escura para o fundo da colcha pode ser uma boa escolha para deixar os retalhos com mais destaque. Nesse modelo que separamos o fundo verde deixou o trabalho feito com retalhos ainda mais bonito.

As colchas de crochê são lindas, clássicas e muito queridas a anos. Quem nunca foi a casa da avó e viu uma linda colcha de crochê não é mesmo? Se você deseja aderir esse tipo de peça para a sua casa, preparamos um post incrível com lindos modelos para se inspirar e um passo a passo muito prático para fazer uma colcha belíssima em casa!

Com Jeans

A colcha de retalhos com jeans é a oportunidade que você precisava para dar uma utilidade ao monte de calças que tem entulhada no guarda roupa sem uso. O brasileiro é apaixonado por calça jeans, mas quando perde um botão, quebra o zíper, rasga a barra ou mesmo o meio da perna, dá aquela dor no coração de jogar fora, mas também não é uma peça em boas condições para doar para outras pessoas. A colcha de retalhos é uma maneira de reutilizar esse material, deixa o quarto mais moderno e fica lindo. Veja algumas inspirações:

Colcha de retalhos jeans

Esse é um modelo de colcha com retalhos jeans lindo no qual os retalhos possuem exatamente o mesmo tamanho. A mesclagem de tons de jeans diferentes deixou a peça com um ar moderno, Se você está em busca de um modelo de colcha para a cama do filho, esse modelo que separamos pode ser a opção perfeita.

Colcha de retalhos jeans com borda azul

Colcha de retalhos jeans

Além dos retalhos jeans você pode combinar outros tipos de retalhos e desenhos. Nesse modelo que separamos a colcha foi feita com tons de jeans diferentes e lindos retalhos de tecido branco com flores pintadas a mão. Uma sacada incrível que a artesã teve nesse modelo foi aproveitar os bolsos jeans para fazer os vasinhos das flores.

Colcha de retalhos jeans com borda branca

Colcha de retalhos jeans azul e verde

Se deseja trazer um toque mais moderno para sua colcha com retalhos, esse modelo que separamos pode ser a referencia perfeita. Como podemos observar ao costurar os retalhos a artesã deixou cerca de 1 centímetro de tecido sobrando nas laterais de cada pedaço de tecido. Ao finalizar a colcha ela passou uma lixa nas sobras de tecido causando esse efeito de mosaico incrível.

Colcha de retalhos jeans infantil

Colcha de retalhos jeans

Colcha de retalhos jeans

Colcha de retalhos jeans com fundo branco

Uma das opções para usar a colcha de retalhos que está cada vez mais virando tendencia é usar a peça na decoração não só do quarto, mas também da sala.

Para fazer o modelo perfeito para combinar com a sua decoração é importante levar em consideração os tons que mais estão presentes na decoração. Nesse modelo que separamos os móveis são brancos, por isso a colcha ganhou o fundo branco com um delicado trabalho feito com os retalhos jeans que foram cortados bem pequenos para que o desenho ficasse bem delicado.

Colcha de retalhos jeans com bordado

Para quem tem habilidades com bordados é possível fazer lindos detalhes na colcha de retalhos com essa técnica. No modelo que separamos foi feito o bordado com botões e delicadas flores.

Colcha de retalhos jeans com desenho

Para criar desenhos no modelo de colcha de retalhos a dica é recortar os retalhos de diferentes formas. Nesse modelo que separamos os retalhos foram recortados com formato de triangulo.

Colcha de retalhos jeans com barra vermelha

Uma das vantagens da colcha de retalhos é que você pode reaproveitar qualquer pedacinho de tecido. Nesse modelo que separamos a artesã foi muito criativa e usou os bolsos jeans por toda a lateral da peça.

Colcha de retalhos jeans

Para quem ama flores e decorações de quarto delicadas, esse modelo que separamos com florzinhas pode ser uma linda opção para deixar seu quarto lindo.

Colcha de retalhos jeans com flores

Colcha de retalhos jeans com fundo amarelo

A cor amarela pode ser uma ótima opção para quem deseja uma colcha de retalhos alegre para usar na decoração.

Colcha de retalhos jeans para cama de solteiro

Colcha de retalhos jeans colorida

Esse é um modelo de colcha de retalhos perfeito para quarto de criança. Como sabemos o universo infantil é cheio de cores. Com um modelo de colcha colorido como esse modelo que separamos provavelmente o pequeno ficará muito feliz.

Colcha de retalhos jeans

Colcha de retalhos jeans

Colcha de retalhos jeans

Colcha de retalhos jeans com tecido florido

Esse é um modelo de colcha de retalhos mais trabalhoso de fazer, porém podemos afirmar que depois de pronta o resultado é surpreendente.

Colcha de retalhos jeans com borda azul

Colcha de retalhos jeans com 3 cores

Outro tipo de colcha linda que está voltando é a colcha de fuxico. Para se inspirar preparamos um post com 51 modelos criativos para escolher o modelo que mais combina com o seu gosto.

Como Fazer Colcha de Retalhos: Passo a Passo

Antes de começar a fazer a sua colcha de retalhos é necessário escolher entre o modelo simples e o acolchoado. O acolchoado é mais quente e pode ser usado como coberta nos dias mais frios do ano. Como no Brasil faz muito calor e quase sempre queremos o quarto mais fresquinho, vamos ensinar como fazer o modelo simples.

O nosso  passo a passo serve para as costureiras de mão cheia, mas para quem nunca pegou em uma agulha com linha. Bora aprender?

Materiais:

  • Retalhos
  • Máquina de costura
  • Linha branca
  • Alfinetes
  • Tecido macio para fazer o fundo

Passo a Passo:

  1. O primeiro passo para fazer a sua colcha de retalhos é escolher os tecidos. Se você já costura, provavelmente tem um saco de retalhos que sobrou de outras peças. Se ainda não costura, pode usar colchas, cortinas e fronhas que não usa mais, desde que estejam em boas condições. Outra alternativa é pedir retalhos em malharias ou para costureiras próximas a sua casa. Em último lugar, compre os tecidos diferentes e os transforme em retalhos, caso nenhuma das opções anteriores dê certo. É importante escolher tecidos de texturas similares para que a colcha de retalhos fique macia e uniforma.
  2. Além dos tecidos, é também importante escolher o formato para sua colcha de retalhos. Se você é iniciante recomendamos que use o formato quadrado. Você pode fazer com retângulos, triângulos ou formatos mais elaborados da técnica de Patchwork.
  3. Defina o tamanho da colcha que deseja fazer e divida pelo tanto de retalhos que vai precisar, assim fica mais fácil separar os tecidos.
  4. O padrão do tamanho de colcha de retalhos para berço é 1,00 x 1,30 m. Para cama de solteiro é 2.00 x 1,5 m e para cama de casal 2,50 x 2,50. Claro que você pode fazer maior que esses tamanhos ou adaptar de acordo com a sua necessidade.
  5. Lembre-se de deixar 1cm de sobra de cada lado do tecido que vai costurar.
  6. Arrume os retalhos no chão para ter uma noção de como a colcha de retalhos vai ficar quando finalizar a costura. Use os alfinetes para segurar um retalho no outro.
  7. Costure os retalhos usando a máquina. Também dá certo costurar a mão, porém os pontos não ficam tão firmes e isso pode impactar na qualidade do seu trabalho.
  8. Com os retalhos costurados é hora de colocar o tecido de fundo. Alinhe as laterais do tecido unindo com a parte da frente da colcha de retalhos.
  9. Faça o acabamento na máquina.
  10. Corte os excessos para que a colcha de retalhos fique do tamanho que deseja.
  11. Use uma tira de aproximadamente 6 centímetros para fazer o viés de toda a colcha.
  12. Pronto, sua colcha de retalhos está prontinha! Muito mais fácil do que imaginou, né? Se desejar fazer a fazer acolchoada é só preencher com manta ente o tecido macio e os retalhos. Por ser algo que fica em cima da cama é importante investir em uma manda acrílica que seja antialérgica e antiácaro.

Gostou das nossas inspirações de colcha de retalhos? Ficou com alguma dúvida sobre como costurar em casa? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...