Piso de vidro – Como usar? + 40 ideias e projetos modernos!

Em meio a tantas novidades em projetos decorativos, o piso de vidro é uma tendência que está cada vez mais comum, seja para ornamentar áreas internas ou externas. De fato, é uma opção diferente, mas que melhora o aspecto de todo o ambiente.

A questão, todavia, é se o material é realmente seguro. Além disso, muitas pessoas não conhecem as vantagens e não sabem como realizar a instalação. Sendo assim, é essencial entender melhor sobre esse revestimento.

Para ajudar você, preparamos este guia completo. Entenda melhor sobre o piso de vidro e surpreenda-se.

piso de vidro na decor

40 ideias de piso de vidro em um guia completo!

Provavelmente você já ouviu falar em algum projeto que utiliza piso de vidro, seja em estabelecimentos, residências e monumentos. Na China, por exemplo, as pontes e passarelas de vidro transparente estão cada vez mais populares e atraem diversos turistas.

Já aqui no Brasil, esse conceito começa a ficar cada vez mais comum, sobretudo em áreas públicas e casas modernas. Há áreas revestidas totalmente com piso de vidro, enquanto em outras o material está inserido em detalhes. De fato, é uma alternativa interessante e que faz toda a diferença na decoração do ambiente.

ideias de piso de vidro na decor

Dúvidas frequentes – FAQ

Saiba tudo sobre o piso de vidro em um tutorial completo e tire todas as suas dúvidas.

Quais as vantagens do piso de vidro?

O apelo visual de um piso de vidro é uma das suas principais vantagens. Nenhum modelo de revestimento causa tanto impacto quanto essas placas transparentes, que destacam qualquer ambiente.

VEJA  Placa de Gesso 3D: o que é, modelos, preço e muito mais!

Em questão de decoração, é uma bela alternativa, sobretudo para projetos modernos e minimalistas, na qual o vidro pode ser inserido nos detalhes ou em toda uma área – na sala, na escada, em um pavimento superior, etc.

O piso de vidro também favorece a iluminação natural, por isso é uma boa opção para casas e locais com espaços reduzidos. Com isso, dá sensação de amplitude, ainda mais se instalado em um segundo piso.

Por fim, esse revestimento é perfeito para integrar ambientes e destacar pequenas áreas, como um mezanino ou uma escada, por exemplo – ideal para residências e estabelecimentos.

Em projetos públicos, é comum em praças e passarelas, além de ser tendência em hotéis flutuantes, na decoração de casas noturnas e jardins com flores e pedras. Ou seja, uma opção versátil e surpreendente.

ideias de piso de vidro

Existem desvantagens?

Sim, o piso de vidro apresenta algumas desvantagens. A primeira delas é o preço. Em comparação a outros tipos de revestimento, possui um valor elevado – tanto em relação ao material quanto a instalação e mão de obra.

A escolha do material também é essencial e demanda pesquisa. É necessário usar tipos de vidro específicos, por isso vale contar com o apoio de um especialista em vidraçaria e um arquiteto.

O piso de vidro pode ser instalado em áreas públicas e com alta circulação de pessoas, porém deve ser bem resistente e ter as bordas protegidas. Além disso, deve contar com revestimento antiderrapante para evitar escorregões.

Embora seja visto como um material versátil, o vidro não é indicado para áreas com alta umidade e não deve ter contato direto com água, pois com o tempo pode danificar. Do mesmo modo, não deve ter contato com produtos químicos, sobretudo na hora de limpar.

piso de vidro

É seguro? Existe algum tipo de risco?

Essa é a principal questão de diversas pessoas. Será que o piso de vidro é totalmente seguro? Segundo especialistas, sim, já que a instalação desse revestimento deve seguir uma série de normas técnicas, como a NR 7199, que indica apenas o uso de vidro laminado com interlayers (camadas) em sua estrutura.

VEJA  REVESTIMENTO PARA MURO: 21 Tipos e Ideias Sensacionais

Sendo assim, o vidro utilizado é específico: o multi laminado temperado, formado por três camadas de vidro temperado unidas por películas. Desse modo, somente com um impacto enorme com material rígido para causar alguma trinca ou quebra. De acordo com vidraceiros, é praticamente impossível.

Esse tipo de vidro é capaz de suportar o peso de 10 pessoas por metro quadrado.

Além disso, é indicado o uso de calços de borracha nas laterais e no fundo do apoio do piso, para evitar o contato direto e manter o revestimento seguro. É por isso que a projeção e a instalação do material devem ser realizadas por um profissional experiente.

De modo geral, para que o piso de vidro mantenha sempre uma boa estrutura e aparência, é essencial fazer vistorias pelo menos uma vez ao ano, sobretudo no sistema de vedação.

A limpeza é simples e desde que hajam os cuidados necessários, o material terá uma ótima durabilidade, sobretudo se instalado em áreas com baixa circulação de pessoas.

piso de vidro na sala

Fotos e inspirações de piso de vidro

Agora que você já sabe tudo sobre o piso de vidro, inspire-se com alguns projetos incríveis.

Transparente

De fato, o vidro transparente é o mais comum quando se trata do piso, justamente para favorecer o aspecto visual do projeto que não é o mesmo caso o material seja mais escuro.

Muitas pessoas ficam impressionadas com essa versão, sobretudo quando instalada em pavimentos superiores, em pontes, passarelas, etc. Além disso, pode compor detalhes em áreas internas para dar um plus na decoração.

ideias piso de vidro transparente

piso de vidro transparente externo

piso de vidro transparente ideias

piso de vidro transparente

tipos de piso de vidro transparente

Com LED

O piso de vidro com LED é uma proposta interessante para a decoração de interiores, comum em estabelecimentos e áreas externas. As luzes deixam a estrutura iluminada e com total destaque durante a noite.

VEJA  Pisantes para Jardim: Materiais, Características e + de 30 Modelos

Há quem invista nas luzes brancas tradicionais ou nas luzes coloridas. De qualquer forma, a versão em LED é a melhor alternativa, simples de instalar e manipular, além de garantir um efeito visual deslumbrante.

ideias de piso de vidro com LED

piso de vidro com LED em festas

piso de vidro com LED externo

piso de vidro com LED

tipo de piso de vidro com LED

Com flores

Para a decoração de salões, salas e espaços públicos, uma boa alternativa é usar piso de vidro com flores. De fato, faz toda a diferença em um estilo de decoração provençal, clássico e retrô. Além de flores, é possível usar plantas e pedras para criar conceitos incríveis. As versões artificiais são indicadas, já que garantem durabilidade e não precisam de cuidados.

decor de piso de vidro com flores

dica de piso de vidro com flores

piso de vidro com flores e plantas

piso de vidro com flores em festas

piso de vidro com flores

Com pedras

As pedras são ótimas para dar destaque ao piso de vidro, destacando pequenos espaços e funcionando como um ornamento decorativo surpreendente. Além disso, são ideais para quem prefere seguir um conceito rústico e campestre. Há vários tipos de pedras que podem ser usadas e ainda é possível combinar vários modelos diferentes.

dica de piso de vidro com pedras

ideia de piso de vidro com pedras

ideias de piso de vidro com pedras

modelos de piso de vidro com pedras

piso de vidro com pedras

Com água

Já o piso de vidro com água é comum em hotéis flutuantes, na qual o revestimento deixa a água de rios e mares em evidência. São projetos ousados e impressionantes, mas que demandam um processo apurado de instalação e manutenção.

Há quem siga essa tendência em residências, porém é preciso delimitar perfeitamente como aplicar o piso. Geralmente, a instalação é feita em pequenos espelhos d’água em pequenas áreas internas ou no jardim, por exemplo.

dica de piso de vidro com água

ideia de piso de vidro com água

ideias de piso de vidro com água

piso de vidro com água na decoração

piso de vidro com água


De fato, o piso de vidro é surpreendente e pode dar um plus incrível na decoração de qualquer ambiente. Para instalar, porém, é essencial contar com o apoio de profissionais e empresas especializadas.

Esperamos que tenha gostado do guia completo sobre esse tipo de revestimento. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *