Como Construir uma Edícula Gastando Pouco? •【2024】

Como construir uma edícula gastando pouco? Se você sempre quis ter um espaço desses em sua casa, vale a pena entender como funciona passo a passo.

A edícula é uma espécie de segunda casa, um local em que é possível alugar, servir de espaço de lazer, montar uma oficina, guardar móveis e objetos, enfim. Funcionalidade não falta.

Então, saiba mais e inicie a construção da sua edícula agora.

ediculas com churrasqueira 3

Primeiramente, o que é uma edícula?

De modo técnico, é uma pequena casa, geralmente localizada no fundo de um terreno. Não se trata de uma extensão, mas um espaço projetado para alguma finalidade específica.

De forma geral, a edícula é formada por um quarto, por uma pequena cozinha (na parte de fora) e por um banheiro. Por isso, geralmente é alugada pelos proprietários para uma pessoa ou casal morar.

Além disso, essa parte externa serve para instalar uma churrasqueira, um fogão de lenha, uma pia, enfim. A partir daí, é criado um espaço de lazer, para fazer festas e receber amigos. Em muitos casos, é acoplada com uma piscina e também com um jardim.

Por fim, a edícula serve também para montar um pequeno espaço de trabalho. Pode ser uma oficina de costura, um espaço de home office, uma pequena confeitaria, enfim. Do mesmo modo, há quem use para um quartinho de ferramentas, de móveis, entre outros.

ediculas com churrasqueira 2

Como construir uma edícula gastando pouco?

Como construir uma edícula gastando pouco?

De modo preliminar, você deve ter o espaço necessário para erguer a edificação. Geralmente, no fundo do terreno de sua casa ou de sua chácara.

Além disso, contar com o auxílio de um profissional é essencial. Contrate um engenheiro e um arquiteto para desenhar o projeto. Todas as especificações devem ser seguidas.

A partir da planta, é possível iniciar a construção da sua edícula. Com isso, você pode contratar a equipe de mão de obra, formada geralmente por um mestre de obras e pedreiros.

26 planta simples de edicula em L

A grande vantagem é que a edícula pode ser construída rapidamente! O processo é mais simples do que de uma casa. Veja como funciona passo a passo:

Fundação

Após o planejamento e a contratação dos profissionais, comece pela fundação. Essa etapa da obra é muito importante e deve seguir as características do terreno.

A preparação é primordial e a edícula deve ser erguida de acordo com a planta. A partir da marcação do solo, é feita a escavação, seguindo sempre o modelo técnico.

De modo geral, a edícula possui de dois a três cômodos, por isso fica tudo mais fácil. Depois, é realizada a armação, a concretagem do piso e a divisão de cada espaço.

edicula simples3

Estrutura

Depois do alicerce, a estrutura pode ser montada. Segundo especialistas, é o início da alvenaria: erguer paredes, armar pilares, fazer reforços, formar as esquadrias e aberturas, enfim.

Além disso, é essencial deixar bem delimitados os espaços para passagem de instalações hidráulicas e elétricas. Por fim, fazer a armação do telhado da sua edícula.

Instalações e acabamento

Com a estrutura pronta, você pode realizar as instalações. Nessa parte, o engenheiro deve delimitar como será a tubulação e o sistema elétrico do imóvel.

Do mesmo modo, a instalação das portas e das janelas. Já o acabamento é realizado com a concretagem das paredes, com a colocação de piso e o revestimento dessas estruturas. Depois, é só pintar as paredes e decorar.

Essa parte final pode contar com o auxílio de um arquiteto ou designer de interiores. Assim, a sua edícula fica linda e deslumbrante.

14 edicula moderna com churrasqueira e TV

Dicas para gastar pouco

Primeiramente, decida qual será a função da edícula. Pense que, se for um espaço de lazer, você pode até alugar e ganhar um dinheirinho com esse investimento. Entretanto, capriche na parte externa para a instalação das estruturas.

Se for um espaço de trabalho, pense em deixar o espaço funcional, de acordo com a sua atividade. Você deve adaptar e otimizar o local.

A contratação de profissionais é um processo peculiar. Faça uma boa pesquisa, peça indicações de amigos e faça uma variedade de orçamentos. Mas, no caso do engenheiro, opte sempre por um especialista renomado.

ediculas com churrasqueira 4

Os pedreiros também devem ser escolhidos a dedo. Como se trata de uma edícula, você não precisa contratar muitas pessoas. Uma pequena equipe dá conta do projeto.

Em questão dos materiais de construção, pesquise em várias lojas também. Aproveite as promoções e compre a quantidade exata. Opte sempre por opções de qualidade para uma ótima durabilidade.

Para construir uma edícula gastando pouco, faça um belo planejamento. Coloque tudo na ponta do lápis e conte com o auxílio de outras pessoas. Faça disso um projeto de família e aproveite todo o espaço.

ediculas com churrasqueira 1

Fotos de edículas

Para inspirar você, selecionamos lindas fotos de edículas de todos os modelos.

1. Edícula simples com piscina no espaço de lazer

Ediculas com churrasqueiras

2. A churrasqueira é um clássico nesse projeto

dicas de Edicula simples com churrasqueira

3. Edícula grande perfeita para morar. Que tal?

modelo de Edicula simples com lavanderia

4. Modelo super pequeno e compacto

ideias de Edicula simples com lavanderia

5. Pequena edícula com uma piscina e um jardim

modelo de Edicula simples com piscina

6. O deck de madeira deixa o espaço ainda mais sofisticado

Edicula simples com piscina dicas

7. O aspecto rústico deixa o espaço lindo e agradável

edicula em L modelo

8. A edícula é dividida perfeitamente para aproveitar todo o espaço

Edicula com lavanderia pequena e churrasqueira de tijolinhos

9. Projeto de edícula com lavanderia e churrasqueira

Projeto de edicula com lavanderia e churrasqueira

10. Edícula pequena com lavanderia, churrasqueira e jardim vertical

Edicula pequena com lavanderia churrasqueira e jardim vertical

11. Veja só que projeto rústico lindo para sua chácara

linda Edicula Rustica

12. Espaço grande e perfeito para descansar nos momentos de lazer

Edicula Rustica com tijolo

13. A edícula de madeira é um verdadeiro charme

Edicula de Madeira

14. Quer um projeto moderno? Essa ideia é super conceitual

Edicula Rustica moderna 1

15. A decoração também faz toda a diferença no espaço! Capriche nessa parte

Ideias de Edicula

16. A pequena churrasqueira é acoplada com a pia e o balcão

Edicula Rustica 1 1

17. As edículas sofisticadas são perfeitas para alugar. Que tal esse investimento?

Edicula Rustica com churrasqueira

18. O acabamento na churrasqueira também é importante. Veja só que ideia legal.

Edicula Rustica9

19. Uma inspiração de projeto simples e ideal para diversas residências

edicula para temporada ou evento distrito industrial i barra bonita 1450953934275830

20. Como construir uma edícula gastando pouco? Veja essa ideia e use como inspiração!

modelo de Edicula simples com churrasqueira

Enfim, esperamos que tenha gostado das dicas. Tem mais dúvidas? Deixe um comentário. Com certeza a edícula ficará perfeita e será um belo projeto de sua vida. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...