Mesa de Jantar Retrô – 25 Modelos Para Uma Sala Linda e Charmosa!

Tendências atuais e anteriores se misturam costumeiramente na decoração. É por isso que uma mesa de jantar retrô faz tanto sucesso entre os profissionais da área como escolha para montar projetos de ambientes diferentes estilos. Como trazer móveis antigos para novos conceitos e ambientações você confere a seguir com dicas de decoração simples e fáceis.

fotos de mesa de jantar retrô

dicas para escolher uma mesa de jantar retrô

Modelos de mesa de jantar retrô podem ser inseridos em projetos modernos sem perder o estilo.

Fotos e Modelos de Mesa de Jantar Retrô

Você gosta de um estilo de mesa de jantar mais ele não está atualizado com as tendências da decoração desta temporada? Isso já foi um problema. Hoje os modismos e estilos se misturam em combinações extravagantes e muito elegantes. Uma mesa de jantar retrô pode perfeitamente ser usada em um ambiente moderno e ser a peça chave para uma decoração perfeita.

Para saber como decorar uma sala de jantar com uma mesa retrô é preciso compreender a diferença entre vintage e retrô. Vintage é um móvel usado hoje em dia por meio de restauração ou em seu formato original. Uma mesa da casa de sua avó guardada por 50 anos, por exemplo. Já o retrô é um móvel completamente novo fabricado com inspiração em tendências antigas.

O retrô é uma tendência forte no universo fashion(nas passarelas não falta estilistas resgatando modismos do século 20) e parece perdurar por algum tempo no decor. Afinal, todo mundo pode se apaixonar por uma tendência antiga e não precisa abrir mão dela. Basta trazer de volta através de um móvel retrô em sala de estar, jantar, dentre outras ideias.

Os diversos modelos e como usar uma mesa de jantar retrô na decoração você confere a seguir.

Clássico

Corte reto e quadrado em mesa de jantar é algo bem moderninho, de mais ou menos uns 20 anos. Até meados dos anos 90 tínhamos “pés de mesa” curvilíneos e muito fortes trabalhados com minimalismo para deixar a madeira com a enorme riqueza de detalhes. Esses modelos muito bem desenhados são conhecidos como “mesas clássicas”.

Entre os anos 80 e 90 um corte reto na beirada da mesa de jantar era muito difícil de encontrar nas lojas. Você deve lembrar da mesa da sua mãe ou avó que abria no meio e com a ponta arredondada, não? A preferência era por trabalhos arredondados e cadeiras desenhadas com grandes curvas, acentuando e valorizando o trabalho do madeireiro profissional.

mesa de jantar retrô sem cadeiras

Mesa para sala de jantar chique e provençal.

 

mesa de jantar retrô de madeira crua

/

Os móveis provençais era uma verdadeira febre durante quase três décadas no Brasil. Os detalhes ao longo do tampo de mesa, pernas e encosto das cadeiras criou fãs que não querem abrir mão desses modelos clássicos de mesa de sala de jantar retrô.

Tal modelagem exige cautela na decoração do cômodo. Pode seguir o estilo vintage com estampas florais ou minimalistas desde que não chamem mais a atenção que a mesa. O tapete deve ser de cor única ou no máximo duas cores com tons semelhantes com a parede para prezar pela neutralidade.mesa de jantar retrô com cadeiras lindas

mesa de jantar retrô anos 60

Mesa de madeira escura, muito comum nos anos 80 em residências.

mesa de jantar retrô com estofado estampado

As cadeiras da ponta são para os chefes de família. Diferenciá-las na decoração é uma proposta bacana e chique.

mesa de jantar retrô vintage marrom

Madeira crua / Mesa rústica

Nem sempre a riqueza de detalhes e o modismo são essenciais em uma mesa de jantar. A madeira crua(o mais próximo possível do seu formato natural) e com verniz transparente no acabamento já foi a principal dica dos especialistas no setor para compor o cômodo.

Estamos falando nessa categoria de uma mesa simples com um toque rústico em pauta. No geral são mesas quadradas de quatro ou oito lugares. O trabalho do verniz é apenas proteger a madeira do desgaste natural porque a ideia é deixar as suas cores e diferenciações de tons em evidência. Quanto mais crua estiver a madeira do tampo da mesa melhor!

mesa de jantar retrô cor de madeira com cadeiras brancas

mesa de jantar retrô com arranhões

Um tampo de madeira bem lixado deixa diferenças em tons do tampo de mesa. Fica muito bacana como resultado simplista.

mesa de jantar retrô madeira de construção

mesa de jantar retrô madeira sem acabamento

A madeira natural ganhou relevância no mercado seguindo a proposta de fugir um pouco do modelo industrial e amplamente reproduzido pelas fábricas. Com trabalho rústico as mesas dificilmente são iguais e no máximo ficam parecidas, dando um toque de exclusividade à sua mesa de jantar retrô.

A ideia é deixar as fissuras, mudanças na cor da madeira e todo tipo de imperfeição totalmente visível. Não é aplicada uma pintura na madeira para mudar de cor. No máximo para proteger faz-se como acabamento a aplicação de um verniz transparente que resolve muito bem a questão.

Essa tendência de usar a madeira o mais natural possível foi febre entre os anos 70 e 80 no Brasil. Voltou com tudo agora como indicação para valorizar o produto artesanal e a mão de obra que torna o projeto único. Um toque hand made.

mesa de jantar retrô com banquetas

Uma forte tendência nos últimos anos é a venda de móveis de madeira de construção. São pedaços de madeira de descartados em obras (de portas, janelas, outros móveis) e resgatados por meio de reciclagem para construção de armários, mesas e outros. É um material considerado por alguns de lixo que pode se tornar um belo objeto de arte em casa.

A madeira de construção ganha cada vez mais força no mercado por ajudar o meio ambiente. Ela evita que mais árvores sejam cortadas e o acúmulo de lixo ou as constantes queimadas para se livrar de entulho.

mesa de jantar retrô simples e barata

Pés de metal

Mesa de jantar com tampo de madeira e pés de metal: tendência que voltou com tudo para o mercado. A inspiração vem de móveis de jardim dos anos 50 e 60.

O trabalho em metal nas pernas permite um visual diferenciado. O bacana deste modelo de mesa de jantar retrô é abrir o espaço para que você possa encomendar algo personalizado especificamente para sua sala e com o seu toque de preferência. O tampo pode ser feito com um marceneiro e as pernas em encomenda com um ferreiro.

mesa de jantar retrô com pernas de ferro

mesa de jantar retrô anos 50

Mesa redonda com toque de alumínio. Moda clássica anos 50 e 60, febre até mesmo em lanchonetes e restaurantes.

A mistura de plástico e madeira para mesa de jantar ainda está sendo explorada e com sucesso! Cadeiras de plástico resistente caem bem em união com a madeira desde que sejam seguidas as regras da harmonia.

mesa de jantar retrô com cesto de frutas

mesa de jantar retrô com cadeiras de ferro

Redonda

A mesa redonda é um clássico que nunca sai de moda. Em publicações do setor de decoração ela voltou à cena pelo romantismo envolvido. Ocupa um pouco mais de espaço, exigindo com isso maior área disponível e adequação nos demais objetos do cômodo.

Também se faz necessário atenção aos detalhes em todo o ambiente. Roda teto e rodapé só combinam com mesa redonda se ela for pequena e outros objetos tiverem o corte quadrado como quadros, fotos e prateleiras.

Não é obrigatório o uso de tapete redondo no piso, mas é interessante para deixar o visual ainda mais clássico da sala de jantar.

mesa de jantar retrô para casal

Mesa com base única: charme e glamour dos anos 20.

As movelarias buscaram no passado a inspiração para criar mesa com tampo firme e pé único, grosso o suficiente para oferecer uma boa sustentação. Os modelos com base de mármore são muito queridos mas a madeira ainda tem mais relevância no mercado pela tradicionalidade.

mesa de jantar retrô redonda cinza

Parece novidade mas a cadeira o revestimento de couro ou courino não é algo que surgiu em cena nos últimos 24 meses. Começou lá nos anos 50 e hoje voltou à cena com seu ar retrô e levemente masculino na decor.

Há quem não goste porque gruda nas pernas com a transpiração e faz barulho ao se movimentar. Não é o material agradável também para quem tem animais em casa, em especial gatos com suas unhas afiadas e brincalhões. Como vantagem há o fato da limpeza fácil e não necessitar secar ao sol.

mesa de jantar retrô com estofado preto

mesa de jantar retrô redonda quatro cadeiras

Branco e marrom fica muito legal na decoração de mesa de jantar clássica.

Com pegada moderna

A mistura de estilos é o que vem com força no mercado de móveis e decoração. Não precisa ser uma mesa completamente retrô. Sabendo mixar tendências dá para decorar e fazer bonito no projeto da sala de jantar e ter o melhor de épocas passadas em móveis novinhos.

É muito comum encontrar no mercado mesa de sala de jantar com pegada retrô e tampo de vidro moderno. Ou pés de mesa com estilo provençal com tampo reto de madeira polida de construção. A mistura torna cada móvel ainda mais interessante. 

mesa de jantar retrô com poltronas

mesa de jantar retrô assento florido

mesa de jantar retrô clássica

Uma dica legal é escolher a mesa de jantar retrô primeiro. Ela será o centro das atenções na sua decoração e os demais objetos entram para compor o ambiente.

 

 

Você pode gostar...