Mesas para cozinha: como escolher!

Você sabe como escolher mesas para cozinha? Além do modelo que deve seguir seu gosto pessoal e estilo do ambiente, há ainda outros detalhes que devem ser levados em consideração, como o tamanho do ambiente em que a mesa será utilizada.

Para ajudar nesse processo de escolher mesas para cozinha, separamos algumas dicas essenciais e modelos de mesas que você pode se inspirar para decorar o ambiente com muito estilo. Então, vamos ao post!

como escolher

 

Medidas ideais e confortáveis

Você sabe quais são as medidas certas para cada estilo e formato de mesa? Se você não sabe a resposta, fique tranquilo(a), afinal o post é exatamente para te ajudar.

As medidas ideias para mesas de cozinha variam de formato para formato, e os tamanhos são indicado para deixar que todos fiquem confortáveis na mesa, afinal de nada adianta uma mesa pequena com 10 lugares, pois o resultado será cotovelo batendo em cotovelo e um aperto sem fim.

Se você não quer que isso aconteça entre seus convidados e familiares, vamos a uma tabelinha com as medidas mínimas que as mesas para cozinha devem ter.

medidas ideais

  • Redonda: para uma mesa redonda o espaço mínimo deve der 1 metro de diâmetro, o que permite que sejam usadas 4 cadeiras e que as pessoas fiquem confortáveis. Caso, você queira uma mesa com mais lugares, é só ir seguindo a tabela e verificar o tamanho mínimo de acordo com o número de assentos.
  • Quadrada: se a ideia é usar uma mesa de formato mais tradicional, como a mesa quadrada, as dimensões mínimas são de 1 x 1m, assim a composição com 4 lugares fica confortável. No caso de mais lugares, o aumento não é linear, já que mais de uma cadeira vai ocupar um mesmo lado da mesa, e por isso é ideal seguir as especificações da tabela.
  • Retangular: a mesa retangular também é uma opção para a cozinha, mas esse formato de mesa tende a ocupar mais espaço por conta do seu formato, então, o ideal é ter uma cozinha maior. Para 4 lugares, a indicação mínima das medidas é de 0,90 x 1,40 m.

 

Modelos de mesas para cozinha pequena

De madeira

mesa de madeira moderna

O pendente segue o estilo industrial

Nesta proposta de usar a mesa na cozinha, o formato retangular foi a escolha e a base de madeira segue um estilo mais moderno por conta das cores em que a madeira foi pintada. Apesar de ser um espaço pequeno, a aposta foi por usar 4 cadeiras, e um banquinho em uma das pontas, o que deixa a mesa com 5 lugares e confortável.

cadeiras coloridas

Seguindo a ideia de escolher mesas para cozinha, a estratégia para a cozinha pequena foi de usar um modelo de mesa de madeira quadrada. O modelo foi encostado na ilha central e as cadeiras foram posicionadas em apenas dois de seus lados, deixando uma das pontas livres.

 

Mais fotos

mesa de madeira e ferro

A orquídea branca decora o centro da mesa

mesa rústica

As cadeiras pretas combinam com o armário

cozinha moderna

Na parede, revestimento de ladrilho hidráulico

mesas de madeira

modelos de madeira

Redonda

parede listrada

As paredes foram decoradas com listras

Se a ideia é de escolher uma mesa pequena e redonda para a cozinha, este modelo é uma ótima inspiração. A cor branca ajuda a iluminar o ambiente pequeno, e o tamanho reduzido da mesa é confortável para 4 lugares, e ainda ajuda a decorar o ambiente sem ocupar muito espaço da cozinha.

canto alemão

Nesta proposta de ter uma mesa compacta e confortável, a proposta foi pela mesa redonda com canto alemão. O sofá de canto ocupa menos espaço que cadeiras, e ainda dá um charme à decoração deixando os assentos confortáveis.

 

Mais fotos

mesa redonda branca

O pendente segue o mesmo formato da mesa

 

prateleira cozinha

As prateleiras na parede ajudam a decorar o espaço

modelos redondos

Quadrada/ retangular

mesa planejada

O piso de granito preto destaca os móveis brancos

Se a ideia é aproveita ao máximo o espaço de uma cozinha pequena, os móveis planejados são a melhor escolha, e na proposta de fazer tudo sob medida, vale até mesmo fazer uma mesa de jantar planejada; como nesta proposta. No projeto, a mesa foi planejada saindo da bancada e no formato quadrado. A composição foi feita com 6 lugares e por ser um móvel planejado, deu para aproveitar cada cantinho e assim deixar o projeto mais adequado para o espaço disponível.

 

Mais fotos

cozinha pequena planejada

A estante na parede decora o ambiente

mesa quadrada madeira

modelos retangulares

Dobrável

mesa dobrável

Fotos em preto e branco decoram a parede

Se você tem pouco espaço, as mesas para cozinha dobráveis são uma excelente aposta. Neste caso, a ideia foi por usar uma mesa retangular que fica com dois lugares e ao ser aberta, a mesa fica no formato quadrado e pode ser completada com mais assentos. O móvel prático ajuda a otimizar o espaço, e em caso de necessidade é só abrir a mesa e montar mais lugares.

cadeira de acrílico decoração

Tudo bem, essa não é exatamente uma mesa dobrável, mas a ideia é bem válida também. Neste caso, a solução foi de usar uma bancada pequena que pode ser puxada do móvel, e quando não está em uso é só guardar novamente e aproveitar mais espaço para a cozinha.

 

Mais fotos

 

eletrodomésticos embutidos

No projeto, a aposta foi pelos eletros embutidos

mesa de madeira dobrável

Os banquinhos são práticos e ocupam menos espaço

cozinha simples pequena

As banquetas coloridas dão cor à cozinha

De vidro

vidro serigrafado

O pendente vermelho adiciona cor ao ambiente

Em vez de usar o tradicional vidro incolor, a aposta para este projeto foi pelo vidro serigrafado branco. A cor neutra é ideal para o ambiente pequeno e o modelo retangular foi usado com 4 cadeiras, aproveitando duas laterais da mesa.

cozinha com papel de parede

O papel de parede decora o ambiente

Neste projeto, a ideia foi de usar uma mesa de vidro, para deixar o espaço clean e não carregar na decoração. O modelo retangular é estreito e foi usado apenas com duas cadeiras, o que dispensa muito espaço e mantém a cozinha com bom espaço para circulação.

 

Mais fotos

cadeira moderna

As cadeiras brancas com encosto em acrílico são modernas

mesa de vidro moderna

cozinha branca e preta

Os armários brancos iluminam o ambiente

Modelos de mesa para cozinha planejada e espaçosa

Moderna

armário com vidro reflecta

O armário tem vidro reflecta

Há uma variedade de mesas para cozinha com estilo moderno, e uma das proposta para manter esse visual moderno é a mesa de laca, como neste projeto. A ideia de usar a laca branca é ótima e a composição com as cadeiras revestidas em azul Tiffany deixa o resultado moderno.

 

cores cozinha

A parede de listras roxas é moderna

Nesta proposta de mesa moderna, a aposta foi por um modelo oval com pontas retas. Além do formato que foge do tradicional, a mesa ainda te o acabamento branco com tampo de vidro, que a deixa ainda mais atual.

 

Mais fotos

cozinha ampla planejada

As cadeiras douradas deixam o ambiente moderno

As cadeiras douradas deixam o ambiente moderno

mesa oval

A mesa tem formato oval

parede colorida

A parede marsala é moderna

4 cadeiras

parede de tijolo a vista

A parede de tijolinho à vista aparente dá um toque rústico ao ambiente

Nesta proposta de mesa planejada para a cozinha, a ideia foi de fazer um móvel de MDF que sai da parede e tem o pé em metal. As cadeiras foram utilizadas em apenas dois dos lados da mesa, e a ponta livre deixa mais espaço para a circulação na cozinha.

 

marmoglass vermelho

O rodapé foi feito de marmoglass

A sugestão  de mesa para cozinha neste projeto foi de um móvel feito em marmoglass vermelho, mesmo material que foi usado na bancada da pia. Para não tirar o foco do vermelho que é destaque na decor, a ideia foi de usar cadeiras de acrílico transparente.

 

Mais fotos

cozinha moderna

O piso claro ajuda a iluminar o ambiente

cadeiras de ferro

As lâmpadas penduradas deixam um visual mais descolado para a decor

cozinha vermelha

armários pretos

A bancada de mármore dá sofisticação ao ambiente

mesa 4 lugares

6 cadeiras

parede de azulejos modernos

A parede foi revestida de azulejos quadrados

Com a cozinha ampla, a aposta foi por uma mesa retangular com mais lugares e mais espaço. O móvel em madeira destaca-se na cozinha por ser de um material diferente do restante do ambiente, e assim dá um toque moderno para a composição do ambiente.

cozinha com tapete

O tapete no chão deixa o espaço mais aconchegante

Para a cozinha com uma mesa de 6 lugares, a escolha foi por um móvel retangular e branco. A mesa lisa e sem muitos detalhes permite incrementar em outros pontos da decoração, como a composição com cadeiras modernas que são um mix de estofados e madeira.

 

Mais fotos

mesa planejada quadrada

As plantinhas decoram o centro da mesa

pendente mesa de jantar

A composição de pendentes diferentes é moderna

ambientes integrados

8 cadeiras

piso cozinha

No chão, porcelanato polido

As mesas para cozinha com 8 lugares devem ser utilizadas apenas em ambientes realmente amplos, afinal a quantidade de assentos pede uma mesa maior e isso poderia deixar uma cozinha pequena ainda menor. Neste casos, os lados maiores foram compostos por 3 cadeiras, e cada ponta ganhou uma cadeira completando o número de assentos.

cobogó decoração

O cobogó amarelo decora o balcão

Outra sugestão para uma mesa de oito lugares é este projeto. Aqui a mesa foi planejada e tem a base cobogó e tampo de vidro. Como uma das pontas ficou encostada na ilha, a ideia foi de usar duas cadeiras na outra ponta.

 

Mais fotos

mesa de jantar cavalete

A mesa cavalete é uma tendência moderna

mesa de granito

Agora que você já sabe como escolher mesas para cozinha, é só se inspirar no post e escolher o modelo de móvel que mais combina com o seu projeto.

Você pode gostar...