Como redecorar a casa? – 40 ideias e dicas para acertar em cheio!

Se você está cansado de ver sua residência do mesmo jeito, é sinal de que chegou a hora de redecorar a casa. Já pensou em renovar os ambientes com novas propostas?

Para isso, não precisa de uma nova obra e nem uma grande reforma. Há alternativas simples que fazem toda a diferença. Além disso, não é necessário grandes investimentos: com criatividade e boas ideias é possível realizar projetos impressionantes.

Mas, então, por onde começar? Quais são as melhores opções? Para ajudar você nessa missão, preparamos este conteúdo com ótimas dicas. Saiba como redecorar a casa de maneira prática e comece já!

casa decorada

Como começar?

Mudanças são necessárias, por isso é comum a busca por dicas para redecorar a casa gastando pouco, sem trocar os móveis e, o mais importante, sem precisar fazer grandes obras.

Há quem prefira renovar cada ambiente completamente, mudando tudo de uma vez, entretanto, é possível fazer pequenas modificações com economia e boas ideias.

Para se ter ideia, qualquer cômodo pode ficar totalmente diferente apenas trocando a posição de móveis. Além de dar um novo ar ao ambiente, ainda é importante para ajudar na limpeza. Do mesmo modo, evitar os excessos é primordial para que o espaço fique mais aconchegante.

Optar pelo minimalismo é uma tendência que rende diversas vantagens: para facilitar a limpeza, para dar sensação de amplitude ao ambiente e para que mudanças futuras sejam mais simples e práticas. Sendo assim, a primeira coisa a fazer é dar um jeito naquilo que não tem utilidade no cômodo. Você pode doar, transformar em outros aparatos ou simplesmente jogar fora.

VEJA  DECORAÇÃO DE CASAS SIMPLES: Dicas baratas e criativas!

como redecorar a cozinha

#Dicas

Além disso, vale se atentar a outras dicas para redecorar a casa:

  • Considerar a opinião de todos os membros da família

Não saia mudando tudo de uma hora para outra. É essencial que todos participem e também ajudem nesse processo. Anote e coloque no papel, fazendo um planejamento antes de colocar a mão na massa.

  • Focar no que é necessário

Delimite o que é prioridade alterar na estrutura e aspecto do ambiente e o que é necessário. Vale mudar a cor das paredes? Dar mais privacidade ao espaço? Deixá-lo mais confortável? A partir daí, é essencial pensar em quais modificações serão realizadas.

como redecorar a casa passo a passo

  • Consultar um especialista

A opinião de um designer de interiores ou arquiteto pode ser crucial para redecorar a casa da melhor forma. Muitos profissionais realizam essa consultoria por um valor bem acessível. Pesquise e faça orçamentos. Eles são indicados sobretudo para quem deseja mudar vários cômodos de uma vez.

  • Harmonização é tudo

Se você quer dar um jeito em todos os cômodos, vale pensar em harmonizá-los, optando por um estilo de decoração que deixe cada ambiente equilibrado e coerente. Isso vale inclusive para casas pequenas, apartamentos e espaços planejados.

Pense em qual estilo deve predominar: moderno, minimalista, retrô, vintage, rústico, industrial, entre outros.

como redecorar a casa

  • Reaproveitamento e criatividade

Ideias simples e práticas podem fazer toda a diferença. A tendência é reaproveitar materiais e pensar em maneiras criativas para deixar a decoração arrojada. Além de evitar o descarte, você ainda economiza bastante com a compra de novos itens.

Hoje em dia dá para confeccionar os mais diversos acessórios e aparatos seguindo tutoriais “Faça Você Mesmo” (DIY). Há muitos vídeos que ensinam o passo a passo.

  • Planejamento e orçamento

Acima de tudo, quem pretende mudar totalmente a decoração da casa deve fazer um bom planejamento. Por mais que seja algo simples, haverá gastos. Sendo assim, fazer orçamentos é muito importante, seja com especialistas ou com lojas de móveis / materiais.

VEJA  Cor laranja na decoração – 60 ideias maravilhosas e seu significado!

como redecorar a sala

Como redecorar a casa? – Dicas e inspirações

Além das dicas, é possível redecorar a casa facilmente seguindo algumas técnicas. Selecionamos as mais simples para você renovar o ambiente gastando pouco e com criatividade. Inspire-se.

Com pintura

A pintura ajuda a dar um plus na decoração de maneira prática e rápida. Você mesmo pode realizar esse processo passo a passo em alguns dias, basta ter a tinta e bons materiais.

Mudar a cor das paredes deixa a mudança totalmente aparente. Entretanto, é ideal escolher uma cor que harmonize perfeitamente com o espaço, sobretudo em áreas como sala ou cozinha.

Se o cômodo é pequeno, cores claras são indicadas, como branco, bege e off-white. Para dar um toque descolado, amarelo e laranja estão em alta e deixam o ambiente vibrante. E para quem adora o convencional, tons de cinza, azul e verde nunca saem de moda.

Além disso, vale inovar com diferentes técnicas, como a pintura geométrica, degradê, mistura de vários tons, enfim. O que importa é deixar as paredes com um tom diferente para criar um espaço aconchegante.

Azul é uma das melhores cores de parede de quartos

Azul é uma das melhores cores de parede de quartos

O vermelho é a cor da fome então combina com cozinhas

O vermelho é a cor da fome então combina com cozinhas

Cores para parede da sala

Cores para parede da sala

Cores frias para parede da sala

Cores frias para parede da sala

Cozinhas amarelas transparecem vitalidade

Cozinhas amarelas transparecem vitalidade

Com papel de parede

Se você não quer ter trabalho com pintura, a alternativa é instalar papel de parede. Com essa técnica, você evita a sujeira e também dá um novo aspecto a qualquer cômodo.

A vantagem é que há uma infinidade de modelos de papel de parede: arabescos, formas geométricas, monocromáticos, florais, com desenhos, enfim. Além disso, se não gostar do resultado, você pode trocar e instalar outro modelo.

VEJA  DECORAÇÃO DE MESA DE JANTAR: 31 Ideias e Dicas!

O preço também é acessível e você gasta pouco ainda mais se o cômodo for pequeno. Todavia, indicamos escolher um papel que combine perfeitamente com a decoração do espaço, seja moderno, clássico, entre outros.

Papel contact na parede do quarto masculino

quarto simples com papel de parede

A parede rosa combina com o papel de parede que decora o quarto

banheiro moderno com papel de parede dourado

No lavabo, o papel de parede tem tom de dourado

papel de parede de listras preta e branca

No banheiro moderno, papel de parede listrado em P&B

papel de parede de bolinhas

O papel de parede tem fundo branco e bolinhas pretas

Com quadros

Se o ambiente está “morno” e sem vida, uma ideia simples é redecorar a casa com quadros. Essas peças são capazes de renovar as paredes, seja um quadro único ou vários modelos de tamanhos diferentes.

Com criatividade, você mesmo pode fazer os quadros, imprimindo as imagens que mais gosta e colocando em uma moldura (que pode ser totalmente artesanal). Vale seguir essa ideia para criar posters também.

Por outro lado, é possível adquirir várias peças em galerias, em feiras e lojas de decoração, uma boa alternativa para quem busca obras de arte ou quadros exclusivos.

cores de molduras para quadros

Na sala de jantar, as obras com molduras coloridas se destacam na parede neutra e combinam com a decor colorida

parede cinza decorada com quadros

A composição de quadros na sala tem a moldura preta como algo em comum

home office decorado com quadros

As molduras de diferentes estilos combinam entre si por serem brancas

cozinha com decoração retrô

Na cozinha, quadros retrô com moldura de madeira

decoração sala simples

A parede traz quadrinhos coloridos e uma versão de quadro grande com frase

Com plantas

Muitos especialistas indicam espalhar plantas pela casa. Elas trazem frescor e embelezam qualquer ambiente, sobretudo em grandes vasos ou cachepots – que podem ficar de canto no chão, em prateleiras, em móveis, etc.

Nesse caso, há uma ampla variedade de espécies para cultivar em casa ou apartamentos. Muitas plantas florescem e mudam o ambiente, além de deixá-lo mais cheiroso.

Outra ideia legal é criar um jardim vertical usando pallets e outros suportes. Além de deixar a casa mais verde, você ainda muda a decoração das paredes de modo simples e surpreendente.

sala decorada com plantas

A sala é decorada com várias plantinhas verdes

decoração industrial com plantas

A decoração traz lustres, flores e plantas

sala rústica decorada com plantas

Na sala, há dois vasos com a espécie de bambu

Modelo de jardim vertical com flores e plantas artificiais

As plantas artificiais não precisam de cuidados diários, assim como as naturais

Modelo de jardim vertical com flores e plantas artificiais

Sala com parede verde

Com revestimento

E para quem busca uma mudança completa, é interessante trocar o revestimento por um novo. Nesse caso, há muitas opções interessantes: gesso, madeira, porcelanato, pedras, enfim.

Entretanto, é necessário realizar uma pequena reforma e contratar mão de obra especializada. Embora seja trabalhoso, o resultado é impressionante, por isso está entre as melhores maneiras de redecorar a casa.

Revestimentos rústicos para churrasqueira

Revestimentos rústicos para churrasqueira

Sala com revestimento cerâmico 3D

Sala com revestimento cerâmico 3D

revestimento para parede de quarto

A parede atrás da cama traz revestimento que imita madeira de demolição

cozinha moderna com azulejo metrô

Na cozinha, revestimento de azulejo metrô dourado

revestimento para balcão de cozinha

Os azulejos da bancada são estilo ladrilho hidráulico


De fato, redecorar a casa não é tão complexo como parece. Siga as dicas do post, use sua criatividade e faça muitas pesquisas e orçamentos. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe. Até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *