Criação de Cavalos – Guia para Iniciantes e Tudo Sobre!

A equinocultura, ou seja, a criação de cavalos é um assunto que tem sido cada vez mais buscado, se transformando em uma forma de investimento para quem tem paixão pelo mundo animal.

Para quem é apaixonado pelo mundo dos cavalos, e pensa em investir no mundo animal com um negócio de sucesso, como a equinocultura, é ideal fazer o planejamento do negócio, transformando o investimento em algo lucrativo.

Para quem pretende trabalhar com criação de cavalos e precisa de dicas para ter um negócio lucrativo e de sucesso, no post reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

criacao de cavalos

Quais as vantagens da criação de cavalos?

Para quem pensa em investir na equinocultura como atividade econômica vou trouxemos as vantagens da criação de cavalos.

  • Finalidade: a criação de cavalos pode ser feita de acordo com diferentes finalidades, atendendo a demandas como animais para competição, exposição, passeio ou trabalho.
  • Raças: a variedade de raças é uma das vantagens da equinocultura. Desse modo, é possível escolher diferentes raças de acordo com as características do animal e do local, tendo a sintonia perfeita para uma criação lucrativa.
  • Lucratividade: a criação de equinos pode ser uma atividade bastante lucrativa se bem planejada, atendendo uma demanda de mercado para aproveitar a oportunidade de negócio e ter uma atividade lucrativa e de sucesso!

vantagens da criacao de cavalos

Como ter uma criação de cavalos de sucesso?

Definir finalidade

Para ter sucesso na criação de cavalos é necessário definir a finalidade da atividade, o que pode direcionar a atividade econômica para atender uma demanda específica.

As finalidades mais comuns da equinocultura são animais para passeio, trabalho ou competição; desse modo, é preciso escolher a raça que atenda a finalidade específica.

dicas para criar cavalos e lucrar

dicas para criar cavalos

A finalidade do animal deve ser definida para um negócio de sucesso

Escolha das raças

Para se planejar e ter mais sucesso na equinocultura como atividade econômica, é necessário escolher as raças que serão criadas.

As raças mais comuns no Brasil são:

  • Árabe;
  • Anglo-árabe;
  • Puro sangue inglês;
  • Puro sangue lusitano;
  • Brasileiro de hipismo;
  • Crioulo;
  • Mangalarga;
  • Mangalarga marchador;
  • Campolina;
  • Quarto de milha;
  • Andaluz;
  • Pampa;
  • Appaloosa.

A definição da raça a ser criada deve levar em conta fatores como a finalidade da criação e também a demanda de mercado, escolhendo raças que sejam adequadas para as características locais e que atendam a demanda.

racas de cavalo para criacao

Escolha da área

A escolha da área para criação de cavalos é um fator determinante para o sucesso ou não dessa atividade.

Desse modo, é ideal selecionar a parte mais adequada do terreno para a criação de equinos.

Em geral, cavalos não toleram solos mal drenados, com exceção para raças como pantaneiro e marajoara.

Esses animais também não devem ser mantidos em locais com solos muito acidentados ou pedregosas, que podem causar acidentes e machucar os cavalos.

Para escolher um local adequado, é ideal optar por um local de fácil acesso, reduzindo custos operacionais e bem-estar dos animais durante o transporte.

Os locais de fácil acesso também garantem atendimento veterinário mais rápido para casos de emergência.

como criar cavalos

A escolha da área de criação deve ser de fácil acesso

Quantidade de cavalos

A quantidade de animais a serem criados vai depender do espaço e características locais, tendo uma área mínima necessária para cada animal, garantindo conforto e bem-estar.

A quantidade de animais também tem como fator o tipo de gramínea utilizada, uma vez que as gramas podem ser utilizadas como parte da alimentação.

Dessa maneira para as gramíneas do tipo “tifton” ou “capim vaqueiro” permitem a criação de até 3 animais adultos por hectare, uma vez que essas são gramíneas de alto valor nutritivo.

Para as gramíneas menos nutritivas, o indicado é a criação de até um animal adulto por hectare, evitando a desnutrição ou falta de alimento para os animais.

dicas para criar cavalos

O tipo de grama pode determinar a quantidade de cavalos por hectare

Criação em baias

Um dos métodos de equinocultura é a criação dos animais em baias, e esses espaços devem ser planejados para o bem-estar animal.

O ideal para a criação em baias é que o espaço tenha ao menos 16 m² e que haja comunicação entre cada baia, garantindo sensação de segurança aos animais.

Os espaços também devem ter cochos limpos com regularidade e fácil escoamento de água, mantendo a higienização adequada da baia.

Os animais mantidos em baias podem ganhar feno como suplementação alimentar e também como isolante térmico, mantido nas baias para garantir conforto térmico aos equinos.

dicas para criacao de cavalos em baia

Você já tinha pensado em investir na equinocultura? Conte-nos para qual finalidade pensa em montar esse tipo de negócio e se já definiu as raças para a criação.

Você pode gostar...