Como Limpar Colchão? – 4 Maneiras Fáceis e Infalíveis!

Como limpar colchão passo a passo? Quais são as melhores dicas e cuidados para mantê-lo sempre higienizado? Felizmente, há uma série de procedimentos simples.

O colchão é um item essencial em uma casa. Seja um modelo para cama de solteiro, para cama box, para cama de casal e até para instalar no chão, você precisa cuidar para que dure bastante.

Você pode usar uma série de materiais e receitas. Assim, o colchão fica sem pó, com aspecto de novo e perfeito para descansar e dormir.

Para entender tudo sobre esse processo, acompanhe o post completo.

limpar colchao

Como conservar seu colchão? – Dicas e cuidados

Quais são as melhores dicas e cuidados para conservar seu colchão? Segundo especialistas, a primeira coisa a fazer é retirar o plástico que envolve, para que possa pegar ar.

Protetor de colchão

Colocar um lençol é regra essencial, pois evita que fibras da pele penetrem diretamente no colchão. Do mesmo modo, um protetor de colchão também é indicado.

Nunca dobrar e pular

Um colchão nunca deve ser dobrado. Com o tempo, sua estrutura fica prejudicada. Pular nele também é péssimo, nunca deixe que as crianças façam isso.

Estrado ideal

O contato com o ar é importante, por isso é importante instalar em um estrado de madeira vazada. Madeiras do tipo compensado não são recomendadas. Evite cobrir o estrado com papelão, plástico, tecido, etc.

limpar colchao

Vire o colchão

Crie a rotina de virar o colchão com frequência, seja a cada quinze dias ou uma vez por mês. De acordo com especialistas, isso evita o desgaste da mola e da espuma. Além disso, troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana.

Pode lavar colchão?

Uma questão comum é: pode lavar colchão? A resposta é: não. Nunca lave um colchão. Para limpar, use sempre um aspirador de pó.

Para evitar manchas e sujeira, coloque sempre um protetor de colchão. Evita que o suor penetre na superfície, assim como líquidos, entre outros.

O protetor deve ser higienizado frequentemente. Limpe usando um pano úmido, água e sabão. Deixe secar naturalmente ao sol.

como limpar colchao

Colchão precisa de ar e sol

De fato, você nunca deve deixá-lo em local úmido e com baixa ventilação. Caso isso aconteça, retire da cama e deixe o colchão no sol por cerca de 30 minutos, pelo menos a cada quinze dias.

Esse procedimento evita que ácaros, fungos e bactérias usem o colchão como moradia. Da mesma forma, troque os lençóis constantemente.

Colchão não é tábua de passar

Não use o colchão como tábua de passar. Nunca passe roupas em cima da estrutura, pois o calor do ferro detona a superfície e acaba com a sua durabilidade.

Lembre-se que o colchão é um item primordial em sua casa e pode durar anos.

limpeza de colchao

Quando é necessário trocar um colchão? Segundo especialistas, sempre que estiver com superfície desnivelada, com espuma saindo, com cobertura muito suja ou rasgada.

Como comprar o colchão ideal? Para isso, opte por uma opção de qualidade, com o tamanho de acordo com o seu biotipo. A densidade da espuma também é importante para o conforto da estrutura, assim como o tecido e outros detalhes. Considere também o seu modelo de cama.

como limpar colchao ideias

 Como limpar colchão? – Passo a passo

Como limpar colchão passo a passo? Separamos algumas dicas usando produtos e receitas simples, para você fazer em casa. 

Como limpar colchão a seco

Já salientamos que você nunca deve lavar um colchão. Sendo assim, a limpeza deve ser sempre a seco, com os produtos e ferramentas indicadas.

Comece passando um aspirador de pó de forma superficial, para retirar o excesso de sujeira. Depois, pegue um pano limpo e umedeça em uma mistura de água morna e vinagre branco.

Passe o pano por toda a superfície, principalmente na área que tem manchas e sujeira aparente. Espere secar e coloque o colchão na cama novamente.

dicas para limpar colchao

Como limpar colchão encardido

Colchão encardido é um problema sério que deve ser combatido urgentemente. Para isso, você pode usar álcool, água oxigenada ou vinagre branco. Ambos ingredientes são eficazes.

No caso do álcool, coloque um pouco em um pano limpo. Passe por todo o colchão e depois deixe no sol por cerca de meia hora. Deixe secar naturalmente.

Para a água oxigenada, misture com um pouco de sabão líquido em um borrifador. Aplique na superfície. Deixe secar e passe um pano úmido. Após a secagem completa, guarde novamente.

Já o vinagre branco é perfeito para tirar as manchas grandes. Coloque em uma esponja e aplique diretamente na sujeira, deixando agir por cerca de uma hora.

Finalize passando com um pano úmido e deixe secar naturalmente. Se o vinagre deixar cheiro, aplique um pouco de óleo essencial ou essência de sua preferência.

colchao

Como limpar colchão com bicarbonato

Outro ingrediente ideal para limpar colchão é o bicarbonato de sódio. De fato, é uma opção coringa para a higienização, aquela opção que você deve ter sempre em casa.

Comece polvilhando um pouco do bicarbonato em pó por todo o colchão. Concentre nos lugares com manchas e com muita sujeira. Deixe agir por cerca de meia hora.

Depois, use uma escova para esfregar a superfície. Espere mais meia hora e passe um aspirador para remover todo o pó de bicarbonato. Após a secagem, a estrutura estará com outro aspecto.

como limpar colchao

Como limpar colchão com manchas

Como limpar colchão com manchas? Segundo especialistas, não é tão complexo como parece. Para isso, você pode usar alguns dos ingredientes que citamos, como o bicarbonato de sódio, a água oxigenada ou o vinagre branco.

Para mancha de sangue, bicarbonato e água oxigenada funcionam muito bem. Mancha de vinho, café ou comida, use álcool misturado com água morna. Em todos os casos, aplique e remova usando um pano úmido. Depois, deixe secar naturalmente à meia sombra.

higienizar colchao

No caso de odores (suor, cigarro, mofo ou urina), há algumas alternativas. Para cheiro de suor, a mistura de bicarbonato com água morna é ótima.

Para acabar com cheiro de urina, aplique vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio. O mesmo vale para tirar aquele odor insuportável de cigarro. Para mofo, coloque um pouco de óleo de melaleuca.

Após o procedimento, deixe o colchão no sol. Repita essa rotina sempre, assim como o ritual de limpeza, bons cuidados, enfim. Assim, a estrutura tem grande durabilidade.

como limpar colchao passo a passo


De fato, um bom colchão é essencial para uma boa noite de sono. Então, aproveite nossas dicas de como limpar colchão e coloque em prática.

Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...