Como Limpar Sofá – Passo a Passo & Como Cuidar Diariamente!

O sofá é um móvel da casa que reúne toda a família e as visitas, e é impossível que com o passar do tempo e com o uso, o estofado não comece a ter uma leve alteração de cor, e isso pode ser sinal de que é hora de fazer a limpeza do estofado. E a pergunta que não quer calar, é como limpar sofá?

A limpeza do sofá garante não só um aspecto mais bonito ao estofado, que volta a ter realce de cor, mas também a higienização do móvel, garantindo mais qualidade na saúde de toda a família, afinal o estofado sujo é um ambiente propício para a proliferação de ácaros e fungos.

E se você quer aprender como limpar sofá, o post de hoje traz dicas para manter o estofado sempre limpo, aumentando sua vida útil, além de ser higienizado da forma correta.

dicas

 

Como Cuidar do Sofá #dicas

De Tecido

O sofá de tecido, seja sintético ou de algodão, pode ser um tipo de estofado prático para o dia a dia, mas tem o risco de manchar com mais facilidade, já que o tecido costuma absorver mais rápido líquidos que possam cair sobre o estofado.

Para aprender como limpar sofá e manter o estofado, vamos às dicas.

  • Ao derrubar qualquer tipo de alimento ou bebida sobre o tecido, faça a limpeza imediata. Nesse caso, umedeça um pano de algodão em água e pingue gotinhas de detergente neutro sobre o pano, e assim é só ir esfregando sobre a área que sujou.
cuidados sofá de tecido

Limpe assim que cair algo no estofado

  • Para aumentar a vida útil do sofá de tecido, uma dica excelente é fazer a impermeabilização do estofado, garantindo que o tecido não absorva líquidos que possam ser derramados sobre o sofá ou que não manche o com o suor.
impermebilizar sofá

A impermeabilização evita que o sofá absorva líquidos

  • Use aspirador de pó sobre o estofado semanalmente, de modo a retirar toda a poeira do sofá mantendo o sofá sempre limpo e sem o acúmulo de ácaros.
dicas sofá de tecido

O aspirador ajuda a manter o sofá limpo

De Couro

O sofá de couro é um tipo de estofado com tecido mais sensível e que pede atenção para evitar o ressecamento do estofado. Por isso, é importante seguir as dicas para aumentar a vida útil desse tipo de estofado.

  • Não deixe o sofá de couro exposto ao sol direto, pois isso pode fazer com que o tecido resseque e venha a rachar.
dicas sofá de couro

Evite que o sofá de couro tome sol direto

  • Evite deixar objetos pontiagudos sobre o sofá, pois podem danificar e arranhar o couro.
dicas manutenção sofá de couro

Cuidado com chaves ou objetos pontiagudos sobre o sofá de couro

  • A cada 6 meses faça a hidratação do couro, passando sobre todo o estofado cera incolor para sofá de couro, silicone ou hidrante de couro. Evite produtos que não sejam específicos para couro, como receitas caseiras com maionese ou hidratante corporal, pois com o tempo o couro pode ser danificado pelo uso constante de produtos não adequados.
como hidratar sofá de couro

Hidratar o couro é essencial

De Veludo

O sofá de veludo é uma opção linda na decoração, mas o tecido delicado pede atenção nos cuidados do dia a dia para manter a beleza do estofado.

  • Para proteger o sofá de veludo do desgaste que acontece por conta do uso diário, uma dica simples é usar uma manta ou xale sobre o estofado. A manta além de decorar o sofá, ainda evita o atrito do tecido delicado com peças de roupas mais ásperas, como jeans.
sofá com manta

A manta decora o sofá e ainda o protege do desgaste

  • Aspire o sofá ou use uma escova de cerdas macias semanalmente, o que ajuda a remover a poeira do tecido e ajuda no processo de limpeza.
como cuidar de sofá

Lembre-se de aspirar os cantinhos do sofá

  • Evite comer no sofá de veludo, já que esse tipo de tecido mancha com facilidade. No entanto, se já caiu um pedaço de comida ou algum líquido sobre o veludo, faça a limpeza imediata para o tecido delicado não manchar.

dicas e cuidados com sofá de veludo

De Suede / Camurça

Os sofás de suede e de camurça são opções bastante usadas nos projetos decorativos de salas, pois são opções com gama variada de cores, com estofado macio e com tecido que permite integrar do estilo clássico ao moderno.

Para manter a beleza desses tipos de sofá e aumentar a vida útil, é ideal seguir os cuidados recomendados com esses tipos de tecido e aprender como limpar o sofá corretamente.

  • Na manutenção e limpeza do sofá de suede ou camurça, é indispensável usar escova de cerdas macias ou aspirador de pó. Nessa etapa o pano ou aspirador devem ser usados sempre na direção dos pelinhos, mantendo o sofá sempre “penteado” e sem danificar a orientação natural dos pelinhos.
cuidados com sofá suede

Passe o aspirador na direção dos pelinhos do tecido

  • Faça a impermeabilização do tecido, com spray impermeabilizante ou com profissionais, de modo a evitar que o sofá manche com suor ou ao derrubar alguma bebida.
como impermeabilizar sofá

A impermeabilização pode ser feita em casa com spray

  • Para evitar o desgaste do tecido macio e de pelinhos, use uma manta ou capa de sofá no dia a dia.
sofá bege com manta

A manta protege o estofado

 

Como Limpar Sofá: Passo a Passo Fácil

Antes de aprender como limpar sofá, é preciso entender qual o tipo o material do estofado e o tipo de limpeza indicada para cada tipo de sofá. Nesse caso, o ideal é olhar a etiqueta ou o manual que acompanha o estofado e identificar a indicação de letra; onde cada letra corresponde a um tipo de limpeza adequada para o estofado.

  • Letra P: a etiqueta com a letra P indica que a lavagem do estofado deve ser a seco. Nesse caso, a manutenção em casa pode ser feita com aspirador de pó e pano seco, mas a o processo de lavagem do estofado deve ser feito por um profissional, no modo de lavagem a seco.
  • Letra W: a identificação com a letra W, é uma referência de limpeza úmida. Sendo assim, o estofado permite usar pano úmido para a limpeza.
  • Letra F: essa identificação corresponde ao processo de limpeza a seco profissional, onde há a indicação de usar hidrocarboneto para a limpeza do estofado.

 

 

Como Limpar Sofá de Tecido

Para quem tem sofá de tecido (linho, algodão e veludo) em casa, e que a indicação da etiqueta permite a limpeza com pano úmido, vamos a uma receita prática e funcional para a higienização do estofado.

 

Ingredientes:

  • 1 l de água morna
  • 250 ml de vinagre de álcool (incolor)

 

Modo de Preparo e Como Limpar:

Em um recipiente misture a água morna com o vinagre, e molhe um pano de algodão nessa mistura (escolha um pano que não solte tinta e nem pelinhos). Torça o pano para retirar o excesso de água e vá passando sobre todo o sofá.

Em caso de locais com sujeira ou manchas mais difíceis de sair, passe o pano com água e vinagre por várias vezes.

limpeza sofá de tecido

O pano úmido deve ser passado em todo o sofá

Ao passar algumas vezes, dá para notar que o pano vai removendo a sujeira do sofá, por isso é ideal ir lavando o pano em água corrente para deixá-lo limpo para continuar a higienização do estofado.

Depois de fazer o processo de limpeza e higienização do sofá de tecido, deixe-o secar na sombra e em local com vento, auxiliando no processo mais rápido de secagem.

dicas para limpar

limpeza antes e depois

A foto mostra o antes e depois da limpeza

Como Limpar Sofá de Couro

No caso de ter sofá de couro, seja couro artificial ou natural, é preciso seguir as dicas de como cuidar, mantendo o couro sempre hidratado, mas também fazer a limpeza de higienização para evitar manchas mais profundas no couro.

 

Ingredientes:

  • 1 l de água em temperatura ambiente (nunca quente ou morna)
  • Gotas de detergente líquido neutro e incolor
como limpar sofá de couro

Use sempre pano macio para a limpeza do sofá

Modo de Preparo e Como Limpar:

Em um recipiente misture a água com o detergente neutro. Use um pano de algodão para molhar nessa mistura e vá passando sobre toda a superfície do sofá de couro.

Depois de passar o pano com água e detergente sobre o sofá, passe um pano seco para remover o excesso de água e deixe-o acabar de secar a sombra.

limpeza sofá de couro

sofá de couro marrom

O couro hidratado aumenta a vida útil do sofá

 

Como Limpar Sofá de Camurça / Suede

O sofá de camurça nada mais é que uma variação de sofá de couro, chamado de couro anilinado, onde recebe coloração artificial e tem como característica ser um tecido de couro mais macio e felpudo e por isso é preciso atenção redobrada para a limpeza do estofado, evitando manchas no tecido.

E seguindo o mesmo estilo da camurça, o suede também é um tipo de tecido mais delicado e macio, que merece atenção na hora da limpeza, por isso vamos a um passo a passo de como limpar sofá de camurça ou suede.

 

Para fazer a limpeza do sofá de camurça ou suede o ideal é começar com uma limpeza a seco, usando uma escova de cerdas macias para remover a poeira ou aspirador de pó. Em seguida, completa a limpeza com uma higienização mais intensa, seguindo a receita abaixo.

limpeza de sofá com aspirador

A limpeza deve começar com a retirada da poeira

Ingredientes:

  • 1 l de água em temperatura ambiente
  • 50 ml de álcool (incolor e sem aroma)

 

Modo de Preparo e Como Limpar:

Dilua o álcool na água e mexa para misturar os líquidos. Umedeça um pano de algodão na mistura, retire o excesso de líquido do pano e vá passando sobre o sofá.

Em seguida, vá passando um pano seco para retirar o excesso de água da limpeza. Por fim, deixe o sofá acabar de secar a sombra.

como limpar sofá suede

O pano macio ajuda na limpeza úmida do estofado

antes e depois sofá suede

Como Limpar Sofá a Seco

Se ao ler a etiqueta do sofá você encontrou a indicação da limpeza a seco, há diversas maneiras de fazer esse processo de como limpar sofá a seco em casa.

Para fazer a limpeza completa ao estilo a seco, vamos ao passo a passo.

 

Passo a Passo de Limpeza a Seco Caseira

  1. A primeira etapa de como limpar sofá a seco em casa começa com uma tarefa simples, que é de aspirar todo o sofá com aspirador de pó, de modo a remover a poeira de todo o estofado.

    como fazer limpeza a seco em casa

    Aspire cada cantinho do estofado

  2. Em seguida, espalhe uma camada de bicarbonato de sódio* por todo o estofado e deixe o pó sobre o estofado por 15 minutos. Depois de deixar o bicarbonato de sódio agir sobre o sofá, aspire novamente para remover todo o pó branco do estofado e finalizar a limpeza.
limpeza com bicarbonato

O bicarbonato deve cobrir todo o sofá

lavagem a seco em casa

*Antes de fazer o processo de limpeza profunda com bicarbonato de sódio, teste o ingrediente em um pequena parte do sofá que fica escondida, como a parte de trás ou abaixo da almofada do assento, de modo a verificar se o tecido não sofre com nenhum resultado negativo com esse tipo de limpeza a seco.

 

 

Se você tem alguma outra técnica que adota na limpeza do estofado, conta aqui nos comentários.

 


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *