Coelho gigante: Quais as raças? + Como cuidar!【2024】

Os coelhos são animais encantadores e graciosos, e além dos pequenos coelhos, você sabia que também existe coelho gigante?

Os coelhos gigantes são tão divertidos quanto as raças de porte médio ou mini, e são uma possibilidade para quem tem bastante espaço em casa.

E se você vem pensando em ter um coelho como animal de estimação, é hora de conhecer mais sobre coelho gigante, conhecendo as raças e características desse animal orelhudo e fofo!

coelho gigante

Características do coelho gigante

Principais raças de coelhos gigantes

Apesar de serem muito parecidos, há diferentes raças de coelhos gigantes, que podem variar de acordo com suas origens, características e personalidades.

Uma das raças mais conhecidas são os coelhos gigantes de Flandres, que são originários da região de Flandres, na Bélgica. A raça também é denominada como coelho gigante flemish.

racas de coelho gigante

O gigante de Flandres é originário da Bélgica

Uma outra raça gigante são os coelhos Bouscat, originários da França, e que surgiram do cruzamento entre o gigante de Flandres, Prateado de Campagne e Angorá.

raca de coelho gigante Bouscat

A raça Bouscat tem origem na França

Uma raça menos comum na América do Sul é o Giant Rabbit, denominado também como coelho gigante continental. A raça é originária do Reino Unido e tem os maiores animais.

especie de coelho gigante

A raça originária do Reino Unido é menos comum na América do Sul

Quais as suas características mais marcantes?

Para conhecer um pouco mais sobre as raças gigantes, reunimos as principais características de cada uma das raças, o que ajuda conhecer as características individuais.

  • Gigante de Flandres: a raça tem como característica pelagem fina, lisa, densa e brilhante, que pode variar em diversas cores, como branco, cinza, preto e parda.
coelho Gigante de Flandres

A raça tem animais com pelagem de diferentes cores

  • Bouscat: os coelhos da espécie Bouscat lembram os coelhos de Flandres por conta do cruzamento, mas a pelagem da raça se resume apenas a cor branca. Os coelhos gigantes de Bouscat ainda têm como característica a ausência de pigmentação nos olhos.
caracteristicas de coelho Gigante de Bouscat

A raça tem pelos brancos e ausência de pigmentos nos olhos

  • Giant Rabbit: a raça é a maior comparada as outras raças que citamos acima, e os traços grandes, como as enormes orelhas sempre eretas, fazem parte das características do animal. A coloração dessa raça pode variar entre diversas cores, como é o caso dos gigantes de Flandres.
raca de coelho Giant Rabbit

A raça é caracterizada por ser a maior

Qual é a média de peso e tamanho?

As raças gigantes medem em média 70 cm, mas alguns animais podem chegar a até 1 m de comprimento.

Já o peso, pode ser de até 15 kg, variando de uma raça para outra.

No caso do gigante de Flandres, o animal costuma ter peso entre 6 e 8 kg. Para a raça Bouscat, o peso é de 5 a 7 kg. E o maior peso fica para o Giant Rabbit, que pode variar de 6 a 15 kg.

tamanho de coelho gigante

O peso e tamanho podem variar de acordo com a raça

Quanto tempo vive?

A expectativa de vida dos coelhos gigantes costuma variar de 6 a 13 anos, podendo ter o companheiro orelhudo por um bom tempo fazendo parte da família.

Temperamento: para quem é indicado?

Em geral, as raças de coelho gigante costumam ser dóceis, mas cada uma das raças pode ter características especiais, por isso, trouxemos as principais características de temperamento desses animais.

  • Gigante de Flandres: o coelho dessa raça pode ser adaptado para socializar com humanos e outros animais, fazendo parte da rotina de uma família. O ideal é que o animal da raça comece a conviver com a família desde a fase de filhote, introduzido-o na convivência com a família para ficar dócil.

temperamento do coelho gigante

  • Bouscat: a raça costuma ser bastante tranquila e se adapta facilmente a convivência como seres humanos, inclusive sendo uma ótima opção para a convivência com crianças.
  • Giant Rabbit: a raça gigante é muito dócil e sociável, tendo como principal característica ser um coelho brincalhão, sendo uma ótima opção para famílias.

Quanto custa em média? #preço

Para quem pensa em ser tutor de uma raça gigante, o preço dos filhotes podem variar de R$ 200 a R$ 400, de acordo com a raça.

Como cuidar de um coelho gigante? #dicas

Alimentação

O tamanho gigante dessas raças tem impacto na quantidade de comida que esse animal consome, podendo comer até o triplo se comparados a um coelho de porte normal.

O fato de comerem bastante cria um alerta aos tutores, que não devem oferecer comida em excesso para não levarem o coelhinho a graus de obesidade.

cuidados com coelho gigante

Higiene

E para quem pensa em ter o animalzinho, também é importante lembrar nos cuidados com higiene, uma vez que com essa quantidade de comida, as raças gigantes costumam ter fezes em quantidade maior, e a limpeza do espaço que o animal vive deve ser frequente.

Em relação à higiene desses animais, é importante fazer a escovação dos coelhos regularmente, evitando nós na pelagem e mantendo o pelo saudável.

Saúde

Entre os cuidados de saúde, o gigante de flandres pode ser mais suscetível a doenças, tendo maior sensibilidade à umidade em excesso, a temperaturas elevadas e excesso de corrente de ar. Essa raça também tem maior predisposição a desenvolver doenças no coração e problemas nas articulações.

Dessa maneira, a melhor prevenção para evitar os problemas de saúde é acompanhamento frequente ao veterinário, fazendo avaliações regulares sobre a saúde do animal.

Os cuidados com as raças gigantes também envolvem cuidados com a maneira de pegar o animal no colo, que deve ser segurado corretamente para não sofrer lesões na coluna, uma vez que o porte maior pode resultar em maiores riscos de lesões.

Espaço

Para finalizar as dicas e cuidados com as raças de grande porte, vale lembrar que por serem coelhos de tamanho maior, precisam de mais espaço para se movimentarem, por isso, é importante manter esses animais em áreas com bastante espaço.

Fotos de coelho gigante

Para ser apaixonar ainda mais com as raças de coelhos gigantes, reunimos fotos desses orelhudos com pelagem de diversas cores. Quem sabe assim você não considera a ideia de ter um coelho como pet?!

coelho gigante cinza

O animal tem pelagem em tons de cinza

coelhos gigantes raca de coelho

coelho preto gigante

A pelagem preta tem bastante brilho

coelho gigante deitado

O animal tem orelhas grandes e eretas

raca de coelho gigante de pelo curto

coelho gigante de pelo branco

A raça gigante de Bouscat tem pelos brancos

coelho gigante de duas cores

A pelagem preta e branca dá características únicas ao animal

coelho gigante branco e preto

O coelho grande de pelagem que mistura preto e branco

coelho gigante continental preto

A raça gigante continental tem orelhas enormes

coelho gigante com coleira

O animal pode ser criado como pet e levado para passear

cor de coelho gigante

O animalzinho tem olha curioso

raca grande de coelho

coelho gigante de Flandres

O animal é da raça gigante de Flandres

coelho gigante

Uma das características do animal são as grandes orelhas

E se você gosta da ideia de ter um coelho como pet, não deixe de conferir nosso post com tudo sobre coelho, trazendo dicas especiais para quem pretende ser tutor desse animalzinho.

Você já conhecia essas raças enormes? Apesar do tamanho, esses coelhos não deixam de ser animais especiais e são uma possibilidade de pet para quem tem espaço.

Você pode gostar...