Chocadeira de ovo » Modelos e como fazer em casa •【2024】
A chocadeira de ovo é uma ferramenta que ajuda a potencializar a atividade de chocar ovos e garante maior eficácia no nascimento de pintinhos.
Assim, esse tipo de instrumento costuma ser bastante utilizado para acelerar o processo, que antes seria apenas natural e feito por uma galinha.
Dessa maneira, pequenos e grandes empreendedores apostam nessa ferramenta como uma solução para ter condições mais favoráveis, além da possibilidade de potencializar a atividade.
E se você tem considerado investir em uma chocadeira de ovo, precisa conhecer os modelos, saber escolher e decidir por um modelo que seja adequado para suas atividades. Para isso, reunimos todas as dicas necessárias para te ajudar a tomar a decisão certa, além de trazer um passo a passo para fazer uma chocadeira caseira, uma boa aposta para economizar.
Como escolher o modelo ideal? #dicas
Capacidade
Na etapa de escolher o modelo ideal, um ponto importante é em relação a capacidade, ou seja, a quantidade máxima de ovos que o aparelho choca por vez.
Assim, a escolha certa deve levar em conta a sua demanda, uma vez que há modelos que chocam de 20 ovos, até modelos industriais que chocam 1000 ovos.
Potência
No momento de escolher por uma chocadeira de ovo, é importante observar a potência do aparelho e verificar se tal potência é compatível com sua rede elétrica, evitando possíveis quedas de energia.
Dessa maneira, a escolha não deve levar em conta apenas a capacidade, mas também a potência do aparelho para manter as condições ideais para o processo. Assim, pode ser necessário que sejam feitos ajustes em sua rede para ter o pleno funcionamento da chocadeira.
Recursos
Alguns recursos podem ser essenciais para tornar o processo mais eficaz e até mesmo mais simples, e alguns desses recursos são: controle de temperatura, viragem automática, e ovoscópio.
No caso do controle de temperatura, esse recurso ajuda a manter a temperatura constante e equilibrada, evitando variações. Assim, os modelo com termostato de controle PID são as melhores opções, pois ajudam a manter a temperatura interna sempre estável.
Já a viragem automática é um recurso que facilita bastante o processo, uma vez que os ovos precisam ser virados com frequência, e essa ferramenta dispensa o trabalho manual nessa etapa.
E por fim, os modelo com ovoscópio são ótimas escolhas para avaliar o desenvolvimento do embrião ao longo do processo, aumentando a eficácia.
Abertura
Entre as variáveis necessárias para o processo, o oxigênio é um desses itens essenciais, e que ajudam na eclosão dos ovos.
Considerando isso, é ideal escolher por um modelo que permita a entrada de oxigênio, evitando modelos completamente vedados, que podem ser prejudiciais ao processo.
Material
A escolha da caixa da chocadeira é outro ponto importante para tomar a decisão, uma vez que alguns materiais preservam melhor o calor interno e outros não.
Assim, os modelos com grandes portas de vidro trazem uma boa visão interna sem a necessidade de abrir a chocadeira, no entanto, o vidro é um material de baixo isolamento térmico, ou seja, perde calor com mais facilidade, o que pode interferir na manutenção constante da temperatura.
Umidade
Algumas variáveis interferem diretamente na taxa de eclosão e eficácia no processo de chocar os ovos, e uma dessas variáveis é a umidade.
Sendo assim, é ideal que o modelo escolhido conte com ferramenta para manter a umidade controlada, seja um controlador automático ou uma bandeja de água com um medidor interno que permita acompanhar a umidade interna da caixa.
Modelos de chocadeira de ovo
Quando o assunto é chocadeira de ovo, surge bastante dúvida em relação aos tipos e modelos dessa ferramenta, e para deixar clara essa informação, vamos às variações dessa ferramenta:
- Manual: essa versão costuma ser uma opção mais simples, e traz todo o controle manual, inclusive na viragem de ovos, que deve ser feita manualmente a cada 12 horas e um a um. Essa versão costuma ser mais barata, mas não é ideal para chocar muitos ovos, uma vez que envolve bastante trabalho manual. Na versão manual, também costuma entrar os modelos caseiros, que são projetos de chocadeiras feitas em casa e com caixas adaptadas.
- Automática: essa opção costuma ser uma aposta mais frequente para chocar uma quantidade maior de ovos, e traz como ponto principal a viragem automática, assim, a ferramenta faz o processo de virar os ovos automaticamente e no tempo certo. Esses modelos também costumam trazer controle automático de temperatura e umidade, tornando o processo mais eficaz e automatizado.
Quanto custa em média? #preço
Os preços de chocadeira de ovo podem variar bastante e vários fatores interferem nesse preço, como a capacidade da chocadeira, elementos de automatização ou não do processo, entre outros.
Assim, um modelo de chocadeira com capacidade para 20 ovos, e elementos como viragem automática e termômetro digital, custa em torno de R$ 255 em lojas online, como Mercado Livre.
Como fazer chocadeira de ovo caseira – Passo a passo
Se você acha que esse ainda não é o momento para investir em uma chocadeira de ovo maior e gastar muito, uma solução é fazer a ferramenta caseira, uma boa pedida para chocar poucos ovos e ter as vantagens dessa ferramenta.
Materiais:
- 1 caixa com tampa com capacidade de aproximadamente 50 litros (pode ser de papelão, isopor ou madeira)
- Algodão
- 1 lâmpada transparente de 15w*
- Bocal e fiação para ligar a lâmpada
- Medidor de temperatura e umidade
- Recipiente para colocar água
- Tela ou grelha com furos pequeno
*Dependendo do tamanho da caixa, pode ser necessário mais de uma lâmpada
Passo a Passo
- Comece a preparação da caixa instalando a grelha em uma altura média, de modo que fique bem firme para os ovos ficarem sobre a grelha;
- Perfure a tampa da caixa e instale a lâmpada de modo que ela fique sobreposta a grelha e ajude a aquecer o espaço interno da caixa;
- Crie uma abertura lateral na caixa para acessar a parte interna, e de modo que seja possível fechar essa abertura quando não estiver em uso;
- Faça alguns furinhos na caixa para a entrada de oxigênio e para dispensar o calor excessivo no interior da caixa;
- Caso a caixa seja de madeira, revista as paredes internas com algodão para manter o interior mais quentinho;
- Abaixo da grelha, coloque um recipiente com água, que ajudará a manter a umidade ideal e tornar a eclosão dos ovos mais fácil;
- Instale os aparelhos de medição de temperatura e de umidade; e no caso da temperatura estar abaixo da ideal, que é entre 37º e 38º C, instale mais lâmpadas. Caso a temperatura esteja muito acima, abra mais orifícios na caixa, de modo a entrar ar mais fresco no interior da caixa e manter a temperatura ideal;
- Por fim, lembre-se de virar os ovos manualmente a cada 12 horas.
E se você já apostou nessa ferramenta para potencializar o seu negócio, conte-nos o que acha da máquina e se você tem alguma dica especial para escolher o modelo certo.