Chocadeira de ovo » Modelos e como fazer em casa •【2020】

A chocadeira de ovo é uma ferramenta que ajuda a potencializar a atividade de chocar ovos e garante maior eficácia no nascimento de pintinhos.

Assim, esse tipo de instrumento costuma ser bastante utilizado para acelerar o processo, que antes seria apenas natural e feito por uma galinha.

Dessa maneira, pequenos e grandes empreendedores apostam nessa ferramenta como uma solução para ter condições mais favoráveis, além da possibilidade de potencializar a atividade.

E se você tem considerado investir em uma chocadeira de ovo, precisa conhecer os modelos, saber escolher e decidir por um modelo que seja adequado para suas atividades. Para isso, reunimos todas as dicas necessárias para te ajudar a tomar a decisão certa, além de trazer um passo a passo para fazer uma chocadeira caseira, uma boa aposta para economizar.

chocadeira de ovo

Como escolher o modelo ideal? #dicas

Capacidade

Na etapa de escolher o modelo ideal, um ponto importante é em relação a capacidade, ou seja, a quantidade máxima de ovos que o aparelho choca por vez.

Assim, a escolha certa deve levar em conta a sua demanda, uma vez que há modelos que chocam de 20 ovos, até modelos industriais que chocam 1000 ovos.

tamanhos de chocadeira de ovo

A capacidade do aparelho deve considerar a demanda para o processo

Potência

No momento de escolher por uma chocadeira de ovo, é importante observar a potência do aparelho e verificar se tal potência é compatível com sua rede elétrica, evitando possíveis quedas de energia.

Dessa maneira, a escolha não deve levar em conta apenas a capacidade, mas também a potência do aparelho para manter as condições ideais para o processo. Assim, pode ser necessário que sejam feitos ajustes em sua rede para ter o pleno funcionamento da chocadeira.

dicas para escolher chocadeira de ovo

Recursos

Alguns recursos podem ser essenciais para tornar o processo mais eficaz e até mesmo mais simples, e alguns desses recursos são: controle de temperatura, viragem automática, e ovoscópio.

No caso do controle de temperatura, esse recurso ajuda a manter a temperatura constante e equilibrada, evitando variações. Assim, os modelo com termostato de controle PID são as melhores opções, pois ajudam a manter a temperatura interna sempre estável.

dicas de como escolher uma chocadeira de ovos

O controle de temperatura é essencial

chocadeira de ovo com ajuste de temperatura

Já a viragem automática é um recurso que facilita bastante o processo, uma vez que os ovos precisam ser virados com frequência, e essa ferramenta dispensa o trabalho manual nessa etapa.

chocadeira com termostato

O processo automático de viragem dos ovos facilita o dia a dia

chocadeira com viragem automática dos ovos

E por fim, os modelo com ovoscópio são ótimas escolhas para avaliar o desenvolvimento do embrião ao longo do processo, aumentando a eficácia.

chocadeira de ovos com ovoscópio

O ovoscópio é um recurso que ajuda a acompanhar o desenvolvimento do embrião

Abertura

Entre as variáveis necessárias para o processo, o oxigênio é um desses itens essenciais, e que ajudam na eclosão dos ovos.

Considerando isso, é ideal escolher por um modelo que permita a entrada de oxigênio, evitando modelos completamente vedados, que podem ser prejudiciais ao processo.

lista para escolher melhor chocadeira de ovos

Material

A escolha da caixa da chocadeira é outro ponto importante para tomar a decisão, uma vez que alguns materiais preservam melhor o calor interno e outros não.

Assim, os modelos com grandes portas de vidro trazem uma boa visão interna sem a necessidade de abrir a chocadeira, no entanto, o vidro é um material de baixo isolamento térmico, ou seja, perde calor com mais facilidade, o que pode interferir na manutenção constante da temperatura.

tipo de chocadeira

Umidade

Algumas variáveis interferem diretamente na taxa de eclosão e eficácia no processo de chocar os ovos, e uma dessas variáveis é a umidade.

Sendo assim, é ideal que o modelo escolhido conte com ferramenta para manter a umidade controlada, seja um controlador automático ou uma bandeja de água com um medidor interno que permita acompanhar a umidade interna da caixa.

umidade da chocadeira de ovos

O recipiente com água ajuda a manter a umidade controlada

Modelos de chocadeira de ovo

Quando o assunto é chocadeira de ovo, surge bastante dúvida em relação aos tipos e modelos dessa ferramenta, e para deixar clara essa informação, vamos às variações dessa ferramenta:

  • Manual: essa versão costuma ser uma opção mais simples, e traz todo o controle manual, inclusive na viragem de ovos, que deve ser feita manualmente a cada 12 horas e um a um. Essa versão costuma ser mais barata, mas não é ideal para chocar muitos ovos, uma vez que envolve bastante trabalho manual. Na versão manual, também costuma entrar os modelos caseiros, que são projetos de chocadeiras feitas em casa e com caixas adaptadas.
chocadeira de ovos caseira em caixa de isopor

O modelo caseiro é uma versão manual feita em caixa de isopor

chocadeira de ovos em caixa de madeira

O modelo em caixa de madeira é uma versão sem viragem automática

chocadeira caseira

A versão caseira foi feita em caixa de isopor

 

  • Automática: essa opção costuma ser uma aposta mais frequente para chocar uma quantidade maior de ovos, e traz como ponto principal a viragem automática, assim, a ferramenta faz o processo de virar os ovos automaticamente e no tempo certo. Esses modelos também costumam trazer controle automático de temperatura e umidade, tornando o processo mais eficaz e automatizado.
modelo de chocadeira de ovos

A chocadeira elétrica traz termômetro digital

tipo de chocadeira para ovos modelo e tipo de chocadeira

tipos de chocadeiras

O modelo elétrico tem painel digital

chocadeira de ovos automática

O modelo tem capacidade maior para ovos

Quanto custa em média? #preço

Os preços de chocadeira de ovo podem variar bastante e vários fatores interferem nesse preço, como a capacidade da chocadeira, elementos de automatização ou não do processo, entre outros.

Assim, um modelo de chocadeira com capacidade para 20 ovos, e elementos como viragem automática e termômetro digital, custa em torno de R$ 255 em lojas online, como Mercado Livre.

Como fazer chocadeira de ovo caseira – Passo a passo

Se você acha que esse ainda não é o momento para investir em uma chocadeira de ovo maior e gastar muito, uma solução é fazer a ferramenta caseira, uma boa pedida para chocar poucos ovos e ter as vantagens dessa ferramenta.

Materiais:

  • 1 caixa com tampa com capacidade de aproximadamente 50 litros (pode ser de papelão, isopor ou madeira)
  • Algodão
  • 1 lâmpada transparente de 15w*
  • Bocal e fiação para ligar a lâmpada
  • Medidor de temperatura e umidade
  • Recipiente para colocar água
  • Tela ou grelha com furos pequeno

*Dependendo do tamanho da caixa, pode ser necessário mais de uma lâmpada

 

Passo a Passo

como fazer chocadeira de ovo caseira

  • Comece a preparação da caixa instalando a grelha em uma altura média, de modo que fique bem firme para os ovos ficarem sobre a grelha;
  • Perfure a tampa da caixa e instale a lâmpada de modo que ela fique sobreposta a grelha e ajude a aquecer o espaço interno da caixa;
  • Crie uma abertura lateral na caixa para acessar a parte interna, e de modo que seja possível fechar essa abertura quando não estiver em uso;
  • Faça alguns furinhos na caixa para a entrada de oxigênio e para dispensar o calor excessivo no interior da caixa;
  • Caso a caixa seja de madeira, revista as paredes internas com algodão para manter o interior mais quentinho;
  • Abaixo da grelha, coloque um recipiente com água, que ajudará a manter a umidade ideal e tornar a eclosão dos ovos mais fácil;
  • Instale os aparelhos de medição de temperatura e de umidade; e no caso da temperatura estar abaixo da ideal, que é entre 37º e 38º C, instale mais lâmpadas. Caso a temperatura esteja muito acima, abra mais orifícios na caixa, de modo a entrar ar mais fresco no interior da caixa e manter a temperatura ideal;
  • Por fim, lembre-se de virar os ovos manualmente a cada 12 horas.

 

 

E se você já apostou nessa ferramenta para potencializar o seu negócio, conte-nos o que acha da máquina e se você tem alguma dica especial para escolher o modelo certo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *