Como Lavar Roupa? – Na Máquina e à Mão【GUIA 2024】

A máquina de lavar roupas é um eletrodoméstico super útil e que facilita o dia a dia, mas será que tudo pode ser lavado junto na máquina? Se você tem dúvidas de como lavar roupa e já manchou algumas peças ao juntar tudo na máquina, talvez seja a hora de ver dicas especiais sobre o assunto.

Então, para que você não sofra mais estragando roupas na hora da lavagem, reunimos dicas de como lavar roupa para não estragar nenhuma peça e garantir a higienização adequada.

dicas de como lavar roupa

Como lavar roupa? – Dicas e passo a passo

Como lavar roupa na máquina

O processo de lavar roupa na máquina pode parecer bastante fácil, já que a parte pesada do trabalho é feito pela máquina, mas não basta colocar tudo dentro da máquina sem seguir um processo.

O fato de juntar tudo em uma única lavagem pode trazer danos a várias peças. Assim, para que você mantenha as peças em perfeita ordem, separamos dicas de como lavar roupa na máquina com passo a passo completo.

A primeira etapa para iniciar o processo de lavar roupa é separando as peças em categorias como:

  • Peças delicadas: essa categoria inclui peças com tecidos mais delicados e finos como roupas de bebê, roupas íntimas, peças em algodão puro, entre outras peças que precisam de programas de lavagem mais leve.
  • Cores das roupas: A separação por cores divide as roupas in 2 montes, um monte com roupas brancas e claras, incluindo tons pastéis e creme, e outro monte com roupas coloridas e escuras.
  • Tipo de peça: A separação também pode dividir de acordo com as lavagens e tipos de peças, como jeans, toalhas de rosto e banho, roupas de cama, toalhas de mesa e panos de prato.

Com a separação das roupas já feitas para diferentes lavagens, é hora de dar início ao processo, para isso vamos ao passo a passo:

  • coloque as roupas do avesso para garantir que as peças não fiquem repletas de pelinhos no processo de lavagem;
  • abotoe os botões e feche os zíperes de cada peça;
  • verifique os bolsos das peças antes de colocar na máquina;
  • as peças mais delicadas e que irão para a lavagem na máquina devem ser colocadas em saquinhos de roupas delicadas;
dicas para lavar roupa na maquina

As peças delicadas devem ser lavadas em saquinhos

  • coloque os produtos, como sabão e amaciante, no dispenser e jamais coloque-os diretamente sobre as roupas;
  • escolha um programa de lavagem ideal de acordo com as peças que foram para a máquina e agora é só esperar para que o trabalho mais pesado seja feito pelo eletro.

passo a passo para lavar roupa na maquina

Uma maneira de conservar melhor as roupas é conferindo as etiquetas de cada peça, uma vez que os símbolos indicam o tipo de lavagem e cuidados a serem tomados como a roupa.

como lavar roupa e significado das etiquetas

A tabela traz o significado dos símbolos presentes nas etiquetas de roupas

Como lavar roupa na mão

Em geral, as peças mais delicadas são lavadas a mão, uma vez que a lavadora de roupas pode danificar as roupas mais sensíveis.

Para o processo de como lavar roupa à mão, trouxemos um passo a passo simples e fácil:

  • coloque a peça de molho em um balde com água e acrescente sabão caseiro ou sabão neutro;
passo a passo para lavar roupa na mao

Deixas as peças de molho ajuda a facilitar a lavagem à mão

  • retire a peça do molho e esfregue suavemente para não a danificar, reforçando os pontos com possíveis manchinhas;
como lavar roupa na mao

Depois do molho, esfregue as peças

  • enxágue a roupa em água corrente até retirar todo o sabão;
  • caso o tipo de roupa permita, coloque um pouco de amaciante caseiro ou amaciante para roupas delicadas em um balde com água e deixe a peça de molho por alguns minutinhos;
  • caso não queira o aroma mais intenso do amaciante, enxágue a peça novamente antes de estendê-la. Caso goste do cheirinho de amaciante, é só torcer a roupa com delicadeza sem enxaguá-la.
dicas para lavar roupa no mao

As peças mais delicadas não devem ser torcidas com força

As roupas bordadas e delicadas devem ser torcidas com bastante delicadeza retirando apenas o excesso de água. Já as peças em tricô não devem ser torcidas com força e devem ser estendidas na horizontal, evitando que fiquem penduradas, o que pode esticar o tricô.

como lavar roupas delicadas na mao

As roupas de tricô devem ser lavadas com delicadeza

Como lavar roupa branca

Uma dica essencial para lavar roupas brancas é separá-los das peças coloridas e escuras, evitando que as roupas brancas fiquem manchadas após a lavagem. Para o processo de lavagem, vamos ao passo a passo:

  • separe as roupas brancas de acordo com os tipos de peças, considerando as versões delicadas, que devem ser lavadas a mão, e as opções de peças mais pesadas e que podem ser lavadas na máquina;

passo a passo para lavar roupa branca

  • use alvejante específico para roupas brancas, que não deve ser colocado diretamente sobre as peças de roupas;
dicas para lavar roupa branca

O alvejante específico para roupas brancas ajuda a manter o branco das peças sem deixá-las amareladas

  • faça todo o processo de lavagem seguindo passo a passo para lavagem na máquina ou a mão.
passo a passo para lavar roupa branca

Divida as peças que devem ser lavadas à mão e na máquina

Para manter as roupas brancas e sem manchas, nunca use água sanitária, que pode dar um aspecto amarelado para as peças e danificar a trama do tecido.

Como lavar roupa preta

Por serem de cores mais escuras e que podem soltar tinta, as roupas pretas devem ser lavadas separadamente e em alguns casos podem ser lavadas com outras peças escuras, como azul-marinho.

Para lavar as roupas pretas com qualquer outra cor de peça escura, certifique-se de que nenhuma das peças que serão levadas juntas soltam tinta.

Para o processo de como lavar roupa preta, vamos ao passo a passo simples:

  • coloque as roupas do avesso para que não peguem pelinhos;
  • divida as peças em roupas que precisam ser lavadas a mão e roupas que podem ir para a máquina;
  • evite o uso de água quente no processo de lavagem, o que pode causar desbotamento das roupas pretas;
dicas para lavar roupas pretas

As peças escuras não devem ser lavadas com água quente

  • independente do processo de lavagem a mão ou a máquina, dilua bem os produtos, como sabão e amaciante, para que as roupas não fiquem com manchas claras;

dicas para lavar roupas escuras

  • siga o processo de lavagem a mão e a máquina de acordo com o tipo de peça e garanta que as roupas sejam bem enxaguadas, evitando possíveis manchinhas.
passo a passo para lavar roupa preta

As roupas pretas e escuras devem ser lavadas separadamente

Para o processo de lavar roupa preta, jamais use água sanitária, o que causa manchas irreversíveis nas peças escuras.

Como lavar roupa de bebê

As pequenas peças de roupas de bebê também merecem atenção especial no processo de lavagem, e isso não impede que as roupinhas sejam lavadas na máquina.

Nesse caso, é preciso separar as peças que podem ser levadas na máquina das peças que precisam de lavagem especial na mão.

Para ajudar no processo de como lavar roupas recém-nascido e de bebê, vamos ao passo a passo:

  • Antes de colocar as roupinhas para lavagem na máquina ou iniciar o processo de lavagem a mão, retire as sujeiras acumuladas e faça uma lavagem rápida, removendo possíveis restinhos de alimentos, que tenham ficado nas roupas, ou até mesmo aquela sujeirinha que tenha vazado da fralda;
  • Dê preferência por produtos específicos para roupas delicadas ou de bebê, ou use sabão de coco, evitando alergias na pele sensível do bebê;
dicas de produtos para lavar roupa de bebe

Os produtos específicos evitam alergias

  • A lavagem com água quente ou sistema de secagem pode ser uma alternativa, uma vez que o calor pode ajudar na eliminação de bactérias presentes nas roupinhas, mas verifique nas etiquetas se as peças podem passar por esses processos;
  • para fazer a lavagem, siga as dicas de como lavar roupas na mão ou a máquina mantendo as dicas especiais para roupinhas de bebê.

como lavar roupa de bebe

passo a passo para lavar roupa de bebe

Como lavar roupa de couro

Em geral, as roupas de couro não devem ser lavadas da maneira tradicional, uma vez que o contato com água pode danificar o material.

Assim, a maneira mais adequada para as roupas de couro de couro é a lavagem a seco, higienizando a peça com cuidado necessário que o material precisa.

A lavagem a seco pode ser feita em uma lavanderia que siga as recomendações necessárias de acordo com a peça, garantindo que a roupa seja higienizada sem estragá-la.

dicas para lavar e limpar roupa de couro

A higienização completa das peças de couro pode ser em lavanderia

Um ponto importante para definir o tipo de higienização de roupas de couro é através das indicações da etiqueta, que que traz a descrição dos cuidados a serem tomados durante o processo.

Mas se não é possível colocar uma peça de couro de molho ou máquina, como fazer a higienização sem a necessidade constante de levar a peça em uma lavanderia?

Uma possibilidade para manter as peças de couro limpas é através da limpeza específica para couro.

Nesse caso, a dica para limpar roupas de couro em casa é de usar um pano levemente umedecido em água, e sem nenhum tipo de produto. Com o pano sem excesso de água e bem torcido, é só passá-lo pela peça de couro e depois garantir que a peça seque na sombra.

passo a passo de limpeza de roupa de couro

O pano não deve estar encharcado de água

como limpar roupa de couro

 

Agora é só seguir as dicas e garantir que as roupas fiquem limpas e sem manchas após as lavagens, evitando acidentes e aumentando a vida útil das peças com os cuidados adequados.

 

Você pode gostar...