Portão de Correr: +72 Modelos Lindos, Preços e Vantagens!
O portão é um elemento que pode fazer parte da fachada de casas integrando esse elemento ao restante da fachada e complementando o projeto com um modelo funcional e prático. E entre as variedades de estilos, o portão de correr é uma das opções para diferentes projetos.
O portão de correr é um dos mais tradicionais e usados entre os modelos de portão, especialmente para projetos de portões grandes, como os de garagem.
E além de escolher pela abertura de correr, ainda é possível escolher de acordo com a variedade de estilos e modelos para esse elemento, considerando a versão que mais combina com o estilo do projeto da fachada.
E se você está em fase de construção ou reforma, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre portão de correr e dicas especiais para adotar esse estilo de portão.
Tópicos
Vantagens do portão de correr
É bastante comum as dúvidas em relação à escolha do portão para o projeto, e para ajudar na decisão, reunimos as vantagens do portão de correr.
- Mecanismo: O modelo que desliza sobre trilho pode ter abertura manual ou automatizada, sendo assim, é possível manter um modelo de abertura simples ou através de motor.
- Otimiza espaço: Esse modelo de portão é indicado para quem tem pouco espaço na frente, uma vez que o modelo corre na horizontal deslizando na direção contrária e ocupando espaço de muro, o que otimiza espaço para a abertura do portão.
- Modelos: Além de definir pelo modelo de portão, ainda é possível escolher de acordo com a variedade de estilos e materiais, permitindo até mesmo a escolha de materiais mais pesados e resistentes, uma vez que a abertura sobre trilhos não impede o uso de materiais mais pesados.
Como funciona?
O portão de correr tem como mecanismo a instalação sobre trilhos, assim esse modelo também costuma ser chamado de portão deslizante, uma vez que sua abertura horizontal desliza sobre os trilhos.
Por conta da abertura horizontal, há a necessidade de ter espaço para que o portão possa ocorrer ao ser aberto, uma vez que costuma correr paralelamente a um muro.
O fato de correr na horizontal é ideal para projetos com pouco espaço lateral, uma vez que esse portão deixa frente da garagem livre.
A abertura sobre trilhos pode correr manualmente, ou pode ganhar uma ajudinha com a instalação de um motor, automatizando a abertura através de um controle remoto.
Fotos e modelos de portão de correr
Portão de correr fechado
Diante da infinidade de estilos para o portão de correr, uma das variações é o modelo fechado.
A versão fechada de portão é uma opção que traz o design completamente fechado, sendo uma alternativa para uma casa com fachada fechada e mais segura.
O modelo de portão fechado pode variar de acordo com o estilo, trazendo espécies de venezianas, que permitem a circulação de ar no terreno; uma versão simples e lisa, sendo mais discreto e clean; ou até mesmo o estilo trançado, uma versão repleta de detalhes para valorizar a fachada.

O portão duplo é uma versão fechada

Para o projeto, o modelo simples é funcional

O modelo fechado tem detalhes vazados na parte superior, contribuindo com a ventilação

A versão em alumínio segue o design fechado

A opção fechada tem o detalhe da entrada social

O modelo fechado e branco segue o muro alto da casa
Portão de correr aberto
Entre os tantos estilos e modelos de portão de correr, uma das variações pode ser a versão com design vazado.
Os modelos vazados podem seguir diferentes versões, e mais tradicionais são as versões tubulares que podem trazer estruturas de tubos na horizontal ou vertical.
A vantagem dos modelos vazados é o fato de garantir circulação de ar e manter a fachada segura, mas parcialmente aberta, garantindo visibilidade para o projeto.

O portão vazado garante visão para a fachada da casa

O modelo vazado tem entrada social

O modelo deslizando tem design com tubos na vertical

O modelo vazado é uma versão em PVC

A versão em alumínio tem tubos horizontais

O portão vazado acompanha o mesmo estilo da grade que substitui o muro
Portão de correr duplo
Entre os variados estilos de portão de correr, uma das variações é o modelo duplo, trazendo a estrutura com 2 portões deslizantes.
O modelo é ideal para garagens amplas e permite uma abertura maior na frente da casa, sendo possível a abertura ficar bem ampla caso os portões abram por completo.
Outra possibilidade é os portões deslizarem para o lado encobrindo o outro, de forma que é possível abrir um portão por vez.

Na fachada, o modelo duplo é em preto

O modelo duplo garante um abertura ampla

A versão dupla segue o estilo vazado

O modelo duplo tem design com ventilação na parte de cima e de baixo

A fachada tem portão duplo fechado com faixa de vidro

O portão duplo segue o estilo fechado
Portão de correr de madeira
Uma das variações para o portão deslizante, é a versão de portão de madeira que corre sobre trilhos.
O modelo em madeira é uma ótima escolha para fugir das versões mais tradicionais e tem como vantagem o fato de trazer uma sensação mais acolhedora, além de adicionar texturas ao projeto.
O portão de madeira deslizante tem uma série de vantagens, como a variação de tipos de madeira, e o estilo que agrega ao projeto, mas é necessário que a madeira seja cuidada e protegida para ficar exposta ao tempo.

No projeto, o modelo é um portão triplo

As tábuas de madeira que compõem o portão variam de cor

O modelo vazado é em madeira

A estrutura de madeira combina com o muro em tijolinhos

A madeira contribui para o visual da fachada
Portão de correr de alumínio
Há muitas variações de materiais que podem compor a estrutura do portão deslizante, e uma das opções mais frequentes é o portão de alumínio.
O modelo em alumínio tem como vantagem o fato de ser um material com bom custo-benefício, permitindo diferentes designs, sendo mais leve, resistente, e inclusive sendo uma opção mais resistente a corrosão causada pela maresia.
Além da possibilidade de seguir diferentes estilos, o alumínio também pode ser pintado em diferentes cores, garantindo ao portão um visual que combine com o restante do projeto.

O modelo em alumínio pintado de branco tem detalhes fechados e detalhes vazados

O projeto traz versão em alumínio trançado

O modelo de alumínio foi pintado de cinza escuro

A versão simples de alumínio tem estrutura vazada

O modelo mistura alumínio e vidro

O modelo em alumínio tem portão social
Portão de correr de ferro
O material pode ser essencial para definir a estrutura do portão, mas também para definir o estilo, e o ferro é uma das possibilidades para o portão deslizante.
Apesar do ferro ser um material mais pesado, esse metal tem como vantagem ser mais resistente, e pode ser usado no portão deslizante, já que a estrutura de trilhos permite deslizar facilmente o portão, mesmo sendo pesado.
O ferro pode ser usado para designs mais tradicionais de portões, como as versões clássicas em ferro fundido, ou até mesmo para acompanhar projetos modernos com portão de ferro.

O design moderno no ferro combina com o estilo da construção

A estrutura fechada em ferro garante mais segurança

O modelo em ferro fundido segue o estilo mais clássico

O portão de 3 folhas é em ferro pintado de verde

O modelo em ferro foi pintado de preto

O ferro foi a escolha para o portão fechado
Portão de correr em curva (em L)
Um modelo menos tradicional, mas que é bastante versátil é o portão deslizante em curva, em L ou articulado, nomes que também denominam o modelo.
A versão em curva tem como diferencial a estrutura fazer a curva seguindo o trilho nesses estilo, assim, o portão não precisa de muito espaço para a abertura horizontal, podendo acompanhar um muro ou parede perpendicular.
Para deslizar em um trilho curvo, esse modelo costuma ser todo articulado, garantindo movimento ao deslizar o portão e sendo uma alternativa para quem tem pouco espaço de fachada.

O modelo em L tem partes articuladas

O portão em L garante abertura para uma garagem pequena

O modelo em L foi usado para a abertura da garagem

As peças articuladas garantem a abertura em L

A estrutura corre em L

O modelo tem abertura curva
Portão de correr com social
Para quem quer otimizar espaço, uma possibilidade é agregar ao projeto do portão deslizante uma abertura social.
A abertura social tem como vantagem ser um portão menor para entrada e saída de pessoas, facilitando o dia a dia.
O ponto positivo de adicionar a abertura social ao portão deslizante é o fato de economizar espaço na fachada e unir os dois portões em uma mesma estrutura.

A fachada pequena traz o portão deslizante com abertura social

O modelo em alumínio branco tem entrada social

O modelo vazado tem abertura para portão social

A estrutura em ferro tem portão social

No projeto, o portão de madeira une entrada de garagem e entrada social

O portão pequeno traz a abertura social
Portão de correr simples e pequeno
Entre os tantos estilos para o portão deslizante, uma alternativa mais econômica é investir em modelos simples e pequenos.
Essas versões podem ser feitas em altura mais baixa e com design mais simples, sendo uma opção para delimitar a entrada, mas com o fato de muitas vezes serem mais baratos.
As versões simples e pequenas podem variar de acordo com o material e há uma infinidade de design que atendem a essas especificações.

O modelo simples é vazado

O modelo simples é uma versão em alumínio

O portão acompanha a altura do muro e da grade

O modelo mais baixo acompanha a altura do muro

O modelo simples lembra uma cerquinha
Quanto custa em média? #preço
O preço do portão de correr pode variar bastante de acordo com o tamanho, material e até mesmo de acordo com o mecanismo adotado para abertura desse tipo de portão, podendo ser manual ou automatizada.
Em geral, os modelos mais simples, com abertura manual e sem portão social custam a partir de R$ 1200.
Agora que você já sabe tudo sobre esse estilo de abertura, é hora de escolher o modelo que mais combina com o projeto da fachada e manter praticidade e facilidade como elemento chave do projeto.