PORTÃO DE FERRO: 40 modelos e tipos!

            O portão de ferro é o mais comum de ser utilizado para compor as fachadas e aumentar a segurança do lar, mas são tantos modelos e variações que dá até para ficar em dúvida na hora de escolher qual mais combina com seu projeto, e para ajudar vamos às dicas.

 

Modelos e tipos de portões de ferro

Abertos/ vazados

            Esse modelo é aquele que tem vãos entre a estrutura, permitindo tanto a visão de dentro pra fora, como o contrário. Pode ser uma boa opção para deixar a movimentação a mostra e evitar ações criminosas, já que tudo fica visível, no entanto, também pode mostrar mais que o desejado a privacidade dos moradores. Outra vantagem do uso deste modelo se refere a possibilidade de manter a fachada do lar visível, destacando assim, o projeto.

fachada sobrado pequeno

Portas e janelas brancas suavizam a fachada

O modelo de portão de ferro forjado foi a escolha para a fachada do pequeno sobrado. Aqui, a versão foi pintada de azul e deu ainda mais charme e destaque ao projeto.

casa com portão

A pintura azul da fachada deixa o visual alegre

  Um modelo que é aberto, mas que não interfere tanto na privacidade dos moradores é esta versão trançada e com pequenos espaços entre o trançado. A opção além de ser mais reservada, ainda garante um estilo fora do tradicional ao portão.

sobrado com telhado aparente

O sobrado verde tem telhado aparente

Aqui o modelo de gradinha é como uma pequena tela com quadriculados, que garante a visibilidade para o interior da garagem, mas não deixa a visão tão nítida, como versões mais espaçadas. A opção da cor branca também é uma ótima escolha para manter a harmonia dos tons claros da pintura.

ferro forjado

A pintura clara deixa o visual delicado

            Para quem é adepto de versões mais trabalhadas, esse modelo ainda pode ser uma escolha. Apesar de ser menos usual, já que a tendência é valorizar peças que sigam a linha clean e deixem a fachada em evidência, o modelo é ideal para que busca uma inspiração neoclássica, que tem como características uma linhagem menos rebuscada que estilos anteriores, mas que ainda traz um pouco de elementos decorativos.

portão de vidro

Pedras decorativas enfeitam o muro

Em contraposição ao modelo anterior, essa opção é moderna e clean. O ferro tubular compõe as linhas horizontais que formam a grade, e o modelo ainda tem uma parte com vidro, deixando a frente da casa em destaque.

portão ferro tubular

Seguindo um pouco a inspiração das grades no sentido horizontal, vale se inspirar em alguns modelos:

  • No portãozinho de entrada, o ferro tubular foi pintado de preto e dá destaque ao modelo de muro liso.
  • A opção branca e com grades é simples, e vai bem em qualquer tipo de residência, já que não acrescenta informações ao projeto.
  • Com uma variação do modelo simples, esta versão tem alguns detalhes nas laterais do portão.
portão branco

O muro alto protege a casa

Mudando um pouco a orientação do ferro tubular, esta versão segue a linha vertical. Para complementar o item, o modelo ainda tem decorações nas bordas, dando mais delicadeza e charme ao item que protege a entrada do lar.

modelo com detalhes

A casa térrea tem garagem na frente

Mais uma versão com linhas verticais, este modelo é um pouco mais trabalhado que a versão anterior, mas nada com muito excesso, o que garante um visual limpo para a frente da casa.

ferro fundido

Para quem gosta das versões com ferro fundido, esse modelo é uma inspiração. A versão foi pintada de preto e tem alguns detalhes que acrescentam para a fachada da residência. Além disso, ainda tem o detalhe do arco que fica acima do portão e mantém o estilo da decoração.

 

Mais fotos

modelo de ferro forjado

Detalhes dourados dão destaque ao modelo com predominância de preto

casa moderna com portão

 

modelo clássico

O muro verde é um detalhe da fachada

 

portão moderno

A fachada com cimento queimado dá toque modenor

modelo semi-aberto

casa de tijolo a vista

A fachada de tijolo a vista é delicada

ferro fundido branco

O muro de pedras tem características rústicas

fachada sobrado casa com varanda casa com telhado aparente

casa moderna com telhado

Paineis solares fazem parte do telhado

Fechado/ placa de ferro

            Essa é uma ótima opção para quem não quer olhares alheios e curiosos para dentro do lar. O modelo todo fechado garante a segurança da casa, mas pode impedir que os vizinhos observem qualquer movimentação diferente dentro da casa. Além disso, este tipo de portão, ainda esconde a fachada.

sobrado com sacada

O sobrado com sacadas é moderno

Para o sobrado, a escolha foi por uma versão totalmente fechada, tanto para a entrada de pessoas, como a da garagem. O modelo é uma placa de ferro frisada e pintada de branco, o que suaviza o item que esconde parte da fachada, e deixa a vista apenas o andar superior que ultrapassa a altura do muro.

portão preto

Aqui o modelo fechado é um mix entre a entrada da garagem e a entrada de pessoas, uma vez que a entrada menor foi embutida na grande abertura. A opção com multifunções é toda preta e tem apenas alguns detalhes dourados que dão características mais suaves a peça.

portão colorido

A pintura vermelha dá destaque ao projeto

A placa de aço ou ferro não precisa ser unicamente de tons neutros, mas pode ser o grande destaque da fachada, principalmente quando esconde o projeto da casa. Neste caso, a escolha foi por pintar o item de vermelho, o que garantiu muito charme ao ser combinado com o muro de tijolo estrutural.

modelo sobrado

Em cima do muro, telhas dão um toque delicado

Para este projeto o modelo é todo fechado e composto por paletas, como se fosse uma veneziana, garantindo um toque decorativo ao item. A peça que tem esse elemento como parte estrutural, ficou ótima combinada ao sobrado, que também tem o detalhe de veneziana na sua estrutura.

modelo com dourado

            Modelos como este, em que a peça é fechada e tem elementos decorativos com maior destaque, estão sendo cada vez menos utilizados. Isso acontece por conta das tendências que mudam, mas se você gosta do estilo, nada impede que você utilize essa versão, afinal é o seu lar, e você deve acrescentar elementos que caracterizem seu gosto pessoal.

muro de pedra

No muro, detalhes de pedra decorativa

Esta opção em preto é o ponto de destaque da fachada, principalmente por conta das cores claras que se contrapõem e do revestimento do muro, que foi feito em filetes de pedra e que dão delicadeza a entrada da casa.

modelos fechados

Estas versões são parcialmente fechadas, mas como predomina o fechado achei que valia a pena colocar como inspiração. As versões são ótimas para inibir os olhares alheios, mas não deixam de ter pontos que permitem a entrada de luz e até de ventilação.

muro com plantas

Buxinhos decoram acima do muro

Uma inspiração clean é este modelo estilo veneziano que compõe toda a frente da casa. O modelo pintado de branco é suave e mesmo tendo o detalhe das paletas não distingue do projeto, já que o mesmo estilo é utilizado nas janelas da casa.

 

Mais fotos

muro rústico

O muro de tijolinho a vista tem traços rústicos

sobrado telhado embutido

Janelas de vidro compõem o sobrado

casa com telhado cinza

muro de vidro

O muro de vidro evidencia o jardim

fachada com madeira

O detalhe de madeira decora a frente da casa

tipos de portões

janela veneziana

A janela de madeira dá toque aconchegante a casa

parapeito sacada

O guarda-corpo de vidro protege a sacada

portão garagem

A pintura amarela dá alegria e destaque a fachada

A pintura amarela dá alegria e destaque a fachada

fachada clean

garagem com portão

 

Agora que você já se inspirou em vários modelos e tipos de portão de ferro, vai ficar mais fácil de tomar a decisão sobre a versão que mais combina com o seu projeto.

Você pode gostar...