PORTÃO DE FERRO: 40 modelos e tipos!
O portão de ferro é o mais comum de ser utilizado para compor as fachadas e aumentar a segurança do lar, mas são tantos modelos e variações que dá até para ficar em dúvida na hora de escolher qual mais combina com seu projeto, e para ajudar vamos às dicas.
Modelos e tipos de portões de ferro
Abertos/ vazados
Esse modelo é aquele que tem vãos entre a estrutura, permitindo tanto a visão de dentro pra fora, como o contrário. Pode ser uma boa opção para deixar a movimentação a mostra e evitar ações criminosas, já que tudo fica visível, no entanto, também pode mostrar mais que o desejado a privacidade dos moradores. Outra vantagem do uso deste modelo se refere a possibilidade de manter a fachada do lar visível, destacando assim, o projeto.
O modelo de portão de ferro forjado foi a escolha para a fachada do pequeno sobrado. Aqui, a versão foi pintada de azul e deu ainda mais charme e destaque ao projeto.
Um modelo que é aberto, mas que não interfere tanto na privacidade dos moradores é esta versão trançada e com pequenos espaços entre o trançado. A opção além de ser mais reservada, ainda garante um estilo fora do tradicional ao portão.
Aqui o modelo de gradinha é como uma pequena tela com quadriculados, que garante a visibilidade para o interior da garagem, mas não deixa a visão tão nítida, como versões mais espaçadas. A opção da cor branca também é uma ótima escolha para manter a harmonia dos tons claros da pintura.
Para quem é adepto de versões mais trabalhadas, esse modelo ainda pode ser uma escolha. Apesar de ser menos usual, já que a tendência é valorizar peças que sigam a linha clean e deixem a fachada em evidência, o modelo é ideal para que busca uma inspiração neoclássica, que tem como características uma linhagem menos rebuscada que estilos anteriores, mas que ainda traz um pouco de elementos decorativos.
Em contraposição ao modelo anterior, essa opção é moderna e clean. O ferro tubular compõe as linhas horizontais que formam a grade, e o modelo ainda tem uma parte com vidro, deixando a frente da casa em destaque.
Seguindo um pouco a inspiração das grades no sentido horizontal, vale se inspirar em alguns modelos:
- No portãozinho de entrada, o ferro tubular foi pintado de preto e dá destaque ao modelo de muro liso.
- A opção branca e com grades é simples, e vai bem em qualquer tipo de residência, já que não acrescenta informações ao projeto.
- Com uma variação do modelo simples, esta versão tem alguns detalhes nas laterais do portão.
Mudando um pouco a orientação do ferro tubular, esta versão segue a linha vertical. Para complementar o item, o modelo ainda tem decorações nas bordas, dando mais delicadeza e charme ao item que protege a entrada do lar.
Mais uma versão com linhas verticais, este modelo é um pouco mais trabalhado que a versão anterior, mas nada com muito excesso, o que garante um visual limpo para a frente da casa.
Para quem gosta das versões com ferro fundido, esse modelo é uma inspiração. A versão foi pintada de preto e tem alguns detalhes que acrescentam para a fachada da residência. Além disso, ainda tem o detalhe do arco que fica acima do portão e mantém o estilo da decoração.
Mais fotos
Fechado/ placa de ferro
Essa é uma ótima opção para quem não quer olhares alheios e curiosos para dentro do lar. O modelo todo fechado garante a segurança da casa, mas pode impedir que os vizinhos observem qualquer movimentação diferente dentro da casa. Além disso, este tipo de portão, ainda esconde a fachada.
Para o sobrado, a escolha foi por uma versão totalmente fechada, tanto para a entrada de pessoas, como a da garagem. O modelo é uma placa de ferro frisada e pintada de branco, o que suaviza o item que esconde parte da fachada, e deixa a vista apenas o andar superior que ultrapassa a altura do muro.
Aqui o modelo fechado é um mix entre a entrada da garagem e a entrada de pessoas, uma vez que a entrada menor foi embutida na grande abertura. A opção com multifunções é toda preta e tem apenas alguns detalhes dourados que dão características mais suaves a peça.
A placa de aço ou ferro não precisa ser unicamente de tons neutros, mas pode ser o grande destaque da fachada, principalmente quando esconde o projeto da casa. Neste caso, a escolha foi por pintar o item de vermelho, o que garantiu muito charme ao ser combinado com o muro de tijolo estrutural.
Para este projeto o modelo é todo fechado e composto por paletas, como se fosse uma veneziana, garantindo um toque decorativo ao item. A peça que tem esse elemento como parte estrutural, ficou ótima combinada ao sobrado, que também tem o detalhe de veneziana na sua estrutura.
Modelos como este, em que a peça é fechada e tem elementos decorativos com maior destaque, estão sendo cada vez menos utilizados. Isso acontece por conta das tendências que mudam, mas se você gosta do estilo, nada impede que você utilize essa versão, afinal é o seu lar, e você deve acrescentar elementos que caracterizem seu gosto pessoal.
Esta opção em preto é o ponto de destaque da fachada, principalmente por conta das cores claras que se contrapõem e do revestimento do muro, que foi feito em filetes de pedra e que dão delicadeza a entrada da casa.
Estas versões são parcialmente fechadas, mas como predomina o fechado achei que valia a pena colocar como inspiração. As versões são ótimas para inibir os olhares alheios, mas não deixam de ter pontos que permitem a entrada de luz e até de ventilação.
Uma inspiração clean é este modelo estilo veneziano que compõe toda a frente da casa. O modelo pintado de branco é suave e mesmo tendo o detalhe das paletas não distingue do projeto, já que o mesmo estilo é utilizado nas janelas da casa.
Mais fotos
Agora que você já se inspirou em vários modelos e tipos de portão de ferro, vai ficar mais fácil de tomar a decisão sobre a versão que mais combina com o seu projeto.