Tinta Acrílica – Melhores Marcas e Tudo Sobre!【GUIA 2024】

A pintura das paredes é algo bastante versátil, sendo uma forma de acabamento para superfícies, mas também uma opção para renovar o ambiente com uma nova cor. E se a ideia é apostar na versatilidade da pintura de paredes, mas você fica em dúvida de qual o melhor tipo de tinta usar, o post de hoje traz como assunto a tinta acrílica.

A tinta acrílica é uma das opções entre os tipos de tintas, e está entre uma das mais vendidas para a pintura de paredes. Mas você sabe quais as vantagens desse tipo de tinta e o que a diferencia de outras opções? Se você tem essa e outras dúvidas sobre o assunto, reunimos tudo o que você precisa saber para escolher a tinta ideal e ainda trouxemos dicas de marcas e preços.

tinta acrilica

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é tinta acrílica?

A tinta acrílica é um tipo de tinta a base de água, o que significa que é uma opção solúvel em água que pode ser usada na pintura através de camadas finas ou até mesmo camadas mais espessas.

caracteristicas tinta acrilica

A opção é bastante resistência

Uma das principais características da tinta acrílica é a boa resistência a umidade.

Além disso, esse tipo de tinta também apresenta vantagens como a secagem super rápida e baixo odoro, sendo uma boa opção para ambientes internos.

A tinta acrílica tem diferentes opções de acabamentos e pode ser encontrada nas versões:

  • Fosca: A versão fosca tem acabamento sem brilho e é ideal para esconder imperfeições da parede. Um ponto negativo dessa opção é o fato de ser menos resistente à limpeza.
  • Acetinada: A opção com acabamento acetinado garante um toque mais fino para a pintura trazendo um brilho suave e tendo boa resistência à limpeza.
  • Semibrilho: Esse tipo de cobertura apresenta um pouco mais de brilho, o que destaca um pouco mais as imperfeições da parede, por isso, o uso é mais indicado a paredes com bom acabamento.

Entre as características da tinta acrílica e suas variações de acabamento, uma das principais vantagens dessa tinta é o fato de ser lavável, uma opção para manter a pintura sempre limpa, principalmente em locais com crianças e animais de estimação.

o que e tinta acrilica

Uma das características da tinta é o fato de ser solúvel em água

Usos e aplicações

Uma das grandes vantagens de escolher a tinta acrílica para pintura é o fato da opção ser bastante versátil e com ótima resistência, o que permite o uso da tinta em ambientes internos e externos.

Além do uso em diferentes ambientes e da boa resistência, a versão acrílica também pode ser utilizada em diferentes materiais, como alvenaria, gesso e placas de drywall.

Assim, é possível utilizar a tinta acrílica em grande parte do projeto, tendo uma cobertura de boa qualidade e de longa durabilidade.

sala de estar com tinta acrilica na parede

A opção acrílica foi a escolha para a pintura das paredes da sala de estar

decoracao com tinta rosa acrilica

O tom de rosa foi usado para pintar portas e paredes

quarto infantil com pintura acrilica na parede

No quarto infantil, a meia parede azul royal é destaque

quarto com pintura geometrica em tinta acrilica

A pintura geométrica aparece na parede do quarto

quarto pink com tinta acrilica

pintura de fachada de casa com tinta acrilica

A fachada foi pintada com dois tons da tinta

pintura moderna no quarto com tinta acrilica

A pintura em faixa traz tom de terracota para o quarto

sala com pintura moderna em tinta acrilica

O detalhe da pintura alaranja moderniza esse cantinho da sala

Tinta acrílica X Tinta látex – Qual a diferença?

No momento de escolher a tinta, é bastante comum a dúvida entre os tipos de tinta acrílica ou tinta látex, e apesar de ambas serem solúveis em água, há muitas características que as diferenciam.

diferenca entre tinta acrilica e latex

Uma das diferenças entre esses tipos de tinta é o preço, sendo que a versão acrílica pode ter o preço até 30% mais alto que a versão em látex.

O fato do custo mais elevado pode ser justificado por diversos fatores e um deles é a qualidade da tinta acrílica, que tem como característica ser de maior qualidade se comparada a versão em látex.

Outra diferença entre esses tipos de tintas é a composição, uma vez que a tinta acrílica tem maior quantidade de resina, o que garante mais resistência é durabilidade para a pintura, podendo ser uma opção para pinturas internas e externas. Já a versão em látex é feita apenas com acetato de polvinila, o que garante um pouco menos de resistência a tinta, tendo uso indicado apenas para interiores.

Apesar de ambas as tintas serem solúveis em água, uma diferença importante entre elas é o fato de que a tinta acrílica pode ser lavável, enquanto a versão em látex não é lavável.

E uma última diferença entre essas duas variações de tintas é o acabamento, sendo que nas versões acrílicas há 3 tipos de acabamentos – fosco, acetinado e semibrilho; enquanto, a versão em látex só é encontrada na versão de acabamento fosco.

Outros tipos de tintas

Se ao entrar na seção de tintas de uma loja de material de construção você fica em dúvida entre tantas opções, reunimos explicações sobre os diferentes tipos de tintas, assim também fica mais fácil de comparar as opções com a tinta acrílica, fazendo a melhor escolha de acordo com seu projeto.

  • Látex PVA: Essa é uma tinta à base de água e com indicação de uso para áreas internas e ambientes secos que dispensam manutenção constante, como teto. A tinta látex só existe na versão com acabamento fosco e tem menor resistência a ação do sol e intempéries do tempo, além de não ser resistente a lavagem. A vantagem dessa tinta é o baixo odor e secagem rápida.

parede com tinta latex

  • Epóxi: Essa opção é uma das versões de tintas mais resistentes e pode ser encontrada em opções a base de solvente e à base de água. A opção a base de solvente tem como característica o acabamento brilhante e pode ficar em contato direto com água. Já a versão a base d’água pode ser encontrada com acabamento brilhante ou acetinado, e é bastante resistente à umidade, sendo uma boa opção para pintura de pastilhas e azulejos.
tipo de tinta epoxi

A versão epóxi é bastante resistente e pode ser usada para a pintura de azulejos

  • Esmalte sintético: A tinta esmalte foi desenvolvida para aplicações em superfícies como ferro e madeira, formando uma espécie de película sobre essa superfície e garantindo mais proteção.
tinta esmalte em portao

A tinta esmalte é indicada para pintura de madeira e ferro

  • Tinta a óleo: A versão a óleo é uma tinta que pode ser encontrada com acabamento fosco ou brilhante e é uma opção para impermeabilização de superfícies, sendo bastante utilizada em ferro, madeira e até mesmo paredes. A versão a óleo tem boa durabilidade e tem como vantagem a possibilidade de ser lavada.
parede pintada com tinta a oleo

A versão a óleo tem boa durabilidade

Dicas de marcas e preços

Se você vem considerando usar a tinta acrílica na obra ou reforma, um passo importante é a pesquisa de preços e a escolha da marca.

Para auxiliar nessa etapa, reunimos dicas de marcas que apresentam boa cobertura e qualidade, e uma seleção com preços, facilitando o processo e te dando uma mãozinha na procura e planejamento do orçamento.

quanto custa tinta acrilica suvinil

Links para comprar: Suvinil Acrílica Fosco Completo 3,6 l / Suvinil Acrílica Fosco Completo 800 ml

onde comprar tinta acrilica coral

Links para comprar: Coral Coralar Branco 3,6 l / Coral Coralar Cores 3,6 l

marcas e precos de tinta acrilica

Links para comprar: Eucatex Acrílico  Azul Praia 3,6 l / Eucatex Acrílico Semi Brilho Branco 900ml

Como aplicar tinta acrílica? – Passo a passo

Se você vem planejando colocar a mão na massa e fazer a pintura sem precisar gastar com a contratação de um profissional, trouxemos um passo a passo de como pintar as paredes com tinta acrílica.

passo a passo para pintar com tinta acrilica

  • Antes mesmo de começar a pintura, proteja móveis, tomadas, acabamentos e libere espaço no ambiente para facilitar o processo;
  • Caso as paredes tenham sujeiras, trincas ou mofo, limpe-as e se necessário emasse as paredes para prepará-las previamente para que fiquem prontas para o processo de pintura;
  • Siga as orientações do fabricante em relação à preparação da tinta;
  • Coloque a tinta já preparada e misturada em uma bandeja de pintura e molhe o rolo, removendo o excesso de tinta;
  • Comece a pintura aplicando a primeira demão de tinta fazendo movimentos de vai e vem de forma uniforme;
  • Com o auxílio de um pincel faça a pintura próxima dos acabamentos e cantinhos, garantindo mais precisão nesses detalhes;
  • Espere a tinta secar, aproximadamente 4 horas, para fazer a segunda demão;
  • Faça a segunda demão em toda a parede, lembrando de fazer os cantinhos e detalhes com o pincel;
  • Espere a tinta secar e a pintura está finalizada!

Agora que você já conhece mais sobre esse tipo de tinta, fica mais fácil de tomar a decisão para a pintura, além de ter conhecimentos para usar o material.

Você pode gostar...