Como Cuidar de Violetas – GUIA Completo com Dicas e Passo a Passo!

Nosso post de hoje vai te ensinar passo a passo a como cuidar de violetas com um guia completíssimo. Com certeza você já viu essa flor em várias versões e, mais que isso, se apaixonou por suas cores e formas. Elas são belas, sensíveis e extremamente versáteis, com os cuidados corretos dá para ter violetas em casa o ano inteiro, seja em vasos ou canteiros. Bacana, não é? Então prepare-se para saber muito mais lendo nosso texto e surpreenda-se!

Como Cuidar de Violetas – GUIA Completo com Dicas e Passo a Passo!

Delicadas, com flores miúdas e cheias de cores, as violetas possuem centenas de espécies e fazem parte da família Violaceae, comum em regiões com clima temperado e ameno – como Europa e África. Além disso, é uma planta que carrega grande significado mitológico: era oferecida à Afrodite, deusa do amor, e ainda nasciam das lágrimas de Ione, amada pelo deus Júpiter.

Além disso, o simbolismo da violeta remete à flor ao amor verdadeiro e a fertilidade. Flor predileta da esposa do imperador francês Napoleão Bonaparte, era amplamente utilizada como adoçante pelos gregos e na fabricação de bebidas pelos romanos. Acredita-se ainda que o poder medicinal da violeta ajuda a combater dores de cabeça, tonturas e os efeitos da ressaca.

Folhas verdes cobertas por penugens, flores estonteantes pequenas e sem cheiro: escolha a cor que mais chama sua atenção e saiba como cuidar de violetas para deixar seu espaço lindíssimo!

Proveniente de florestas africanas, aqui no Brasil as violetas selvagens são comuns na região amazônica. Já as espécies convencionais de vasos e jardins são produzidas em larga escala na região sul. Além de embelezar o ambiente e se adaptar facilmente ao clima tropical, ainda é usada como matéria prima e decoração de alimentos.

É impossível não se apaixonar pelo charme e flexibilidade dessas flores. Vale muito a pena cultivá-las em sua casa e saber como cuidar de violetas passo a passo para ter sempre versões encantadoras!

Cores das Violetas

Roxas

Violetas roxas são as mais populares, com tons mais escuros e mais claros dependendo da espécie. O máximo desse tom é que se destaca frente a outras flores, um tipo não convencional que pode chamar atenção em qualquer espaço. Se adaptam bem a vasos e tem vários significados, como amor, calma e dignidade – por isso são uma boa opção para a decoração de casamentos.

Rosas

Se as violetas de todas as cores já são delicadas e singelas, imagine as violetas rosas? É um tom leve que ainda dá um ar moderno a sua decoração, ainda mais conjunto com estilos minimalistas. O rosa traz requinte ao ambiente e bons fluídos, visto na superstição popular como uma cor que remete ao amor, simpatia, admiração e carinho.

Azuis

E a exuberância das violetas azuis? Essa versão é popular em muitas floriculturas e encanta diversas pessoas. Não é tão convencional encontrar uma flor nesse tom, logo essa é uma boa alternativa para ter em casa. Além disso, você sabia que flores azuis representam o infinito e remetem a bons sentimentos como gratidão e respeito? Pois é!

Brancas

Violetas brancas são mais clean e discretas, indicadas para qualquer ambiente para dar um ar de sobriedade e leveza. Um vasinho com essa flor também é uma boa ideia de presente para uma pessoa querida, já que flores brancas carregam o significado de lealdade, paz e pureza.

Amarelas/Vermelhas

Sim, existem violetas amarelas e violetas vermelhas, mas infelizmente elas não são tradicionais aqui no Brasil. Originárias da África, essas espécies chamam atenção pelos tons fora do comum que levam muitos a confundi-las com outros tipos de flores. Em todo caso, você pode encontrar mudas para venda em lojas especializadas ou floriculturas para dar um toque mais vibrante ao seu espaço.

Agora que você já sabe quais são as cores mais convencionais, escolha a que mais gosta e saiba quais são os principais cuidados. Se quiser, dá para cultivar todos os tipos também!

Como Cuidar de Violetas: Principais Cuidados

Como Regar?

As violetas têm raízes curtas e podem alcançar até 20 centímetros. Seja em vasos ou diretamente em canteiros, as regas não devem ser frequentes, pois a água em excesso favorece a proliferação de fungos em sua base – levando ao apodrecimento com o tempo. Você pode deixar o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

Muita água pode acabar com as suas violetas. Nunca exagere e evite ao máximo molhar suas folhas e suas flores, já que elas podem escurecer e ficarem com manchas. Opte por irrigar de modo manual e por aspersão, aí não tem erro.

Qual o Espaço Ideal?

Uma das grandes vantagens da violeta é se adaptar a qualquer espaço, desde vasos compactos até canteiros enormes. Porém, no segundo caso você deve ter mais atenção com sua plantinha, já que ela não suporta sol muito quente e temperaturas baixas. Logo, o plantio em vasos é sempre a melhor opção – pode ser um vaso de no mínimo 12 centímetros de altura e de barro, já que os de plástico absorvem muita umidade e podem prejudicar o crescimento da violeta.

Quando Florescem?

As violetas florescem o ano todo desde que bem cuidadas e adubadas, embora o verão seja a época mais propícia para ter flores lindas e estonteantes. É ideal que você mantenha a terra nutrida com adubo à base de NPK – nitrogênio, potássio e fósforo, três nutrientes essenciais para o crescimento das violetas.

Olha só que linda visão! Algumas estufas produzem milhões de violetas prontas para deixar qualquer ambiente mais bonito!

Em que Época Plantar?

O clima ideal para o cultivo de violetas é entre 16 e 28 graus célsius, por isso é importante se atentar à estação e suas características. A planta não gosta de temperaturas acima dos 30 graus e também não se desenvolve totalmente em regiões muito frias. Segundo especialistas, a primavera é uma época ideal para plantar, mas o cultivo em vasos pode ser o ano inteiro desde que você saiba como cuidar de violetas e atente-se ao crescimento da flor.

Ambiente, Clima e Iluminação

Violetas gostam de ambientes luminosos e climas amenos, nem tão quente e nem tão frio. Além do plantio em vasos de barro, que podem ser estrategicamente movidos para outros cantos da casa, o cultivo em canteiros deve ser feito em uma estufa preparada especialmente para isso. O problema é que as flores não gostam de sol forte e podem ter seu desenvolvimento prejudicado quanto a temperatura fica muito baixa à noite.

Adubação

Como já dissemos, a adubação das violetas é fundamental. Além do solo ter bons nutrientes minerais, é preciso usar adubo especial NPK, próprio para o cultivo de plantas desse tipo. Você pode comprá-lo em floriculturas e realizar esse processo de dois em dois meses ou quando for conveniente.

Atente-se aos fungos, ácaros e demais pragas que podem afetar o crescimento da planta. Aprenda a como cuidar de violetas para não deixar que pegue umidade ou seja atingida por outros problemas que afetam sua estrutura.

Como Plantar Violetas em Casa: Passo a Passo

Já sabe como cuidar de violetas? Aprenda agora o passo a passo para plantar e ter essa flor maravilhosa embelezando sua casa!

Você vai precisar de: mudas de violeta, um vaso de barro (aproximadamente 12 cm de altura), água, terra e adubo NPK.

  • A primeira coisa a fazer é comprar uma muda, seja nas floriculturas ou em lojas especializadas em jardinagem. Nesses locais há uma ampla variedade e você escolhe de acordo com seu gosto – das roxas até as brancas.
  • Com a muda em mãos – que também podem ser transplantadas de uma planta para outro vaso – você deve preparar a terra misturando com uma pequena quantidade de adubo.
  • A partir daí é só colocar a terra no vaso – se achar conveniente, cubra o fundo do vaso com pedrinhas e adicione um remédio para pragas (vermiculita) na terra.

  • Posicione a muda no centro do vaso. O mesmo vale para sementes. No caso da planta, cubra toda a raiz com a terra.
  • Regue a terra diretamente uma vez por mês e frequentemente colocando água no pratinho do vaso. Nunca irrigue em excesso e atente-se sempre à água parada. O ideal é duas regas semanais no verão e uma no inverno.
  • Atente-se ao crescimento das violetas e faça podas/limpezas se necessário. Com o crescimento, a planta pode gerar novas mudas.
  • Decore o vaso e posicione em um local que traga vivacidade e beleza ao ambiente!

Quer mais dicas? Aprenda também a cuidar de tulipas e saiba como ter um lindo bonsai em casa!


Esse procedimento é bem simples e qualquer pessoa pode aprender a como cuidar de violetas facilmente. Gostou do nosso guia? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte no plantio e até a próxima!

Você pode gostar...