Porta-Temperos – 86 Ideias Maravilhosas na Decoração + DIY!

A hora de cozinhar envolve preparos e escolha dos ingredientes, como é o caso de escolher os temperos que serão usados em cada alimento. No entanto, se você não tem um porta-temperos e tudo fica bagunçado, o processo de cozinhar pode ser um pouco mais trabalhoso.

E se você já instituiu como meta arrumar os temperinhos e deixar o processo mais fácil, hoje trouxemos dicas de como organizar a cozinha com diferentes modelos de porta-temperos, além de ensinar como fazer o item com passo a passo simples e fácil; assim não tem mais desculpas para não deixar a cozinha organizada.

modelos

Fotos e Modelos de Porta-Temperos

Porta-Temperos Magnético

modelo imantado

Uma versão de porta-condimentos que está em alta pode ser criativo e moderno, é o modelo de ímã, onde os potinhos imantados podem ser fixados em uma superfície metálica, como nesta ideia.

Na inspiração, a ideia foi de usar potinhos de inox com os nomes dos condimentos e com fundo imantado, e assim foram dispostos em uma superfície metálica.

porta condimentos na geladeira

Outra versão para organizar os temperos e a cozinha de maneira prática, é usar os potinhos com fundo imantado na lateral ou até mesmo na porta da geladeira.

A ideia aqui traz os potinhos de inox na lateral da geladeira, o que fica prática para o uso no dia a dia.

 

modelo simples e criativo

Na ideia, a parede foi pintada com tinta lousa imantada

modelo original

A porta da geladeira foi usada como superfície para dispor os potes de condimentos

pote de vidro imantado

Na ideia, os potinhos hexagonais têm tampas imantadas

modelos de ímã

Porta-Temperos Giratório

modelo giratório de madeira

Para quem procura por modelos funcionais e práticos para o dia a dia, uma das opções é o modelo giratório, que permite encontrar os condimentos com maior facilidade.

Uma das inspirações para o modelo giratório é esta versão em madeira com potes de vidro, onde as tampas são fixadas sobre a madeira, o item gira por completo, o que permite encontrar facilmente o tempero desejado.

modelo moderno de inox

Para quem gosta de um toque mais moderno na decoração da cozinha, pode se inspirar em um modelo giratório de inox, como essa versão.

O modelo giratório traz uma torre de inox com apoio para os potinhos de condimentos, que são de vidro e com tampa de inox.

 

modelo rústico giratório

O modelo em madeira é rústico

modelo grande

O modelo de madeira é composto por diversos pratos giratórios

modelo giratório em vidro

O modelo tem potinhos de vidro

modelo simples giratório

O modelo tem prato de madeira giratório

modelos giratórios

Com Tubetes

porta-condimentos rosé gold

Os tubetes não ficam restritos apenas as ideias de lembrancinhas de aniversário, mas também podem ser usados como porta-condimentos, como essa ideia de um porta-temperos moderno.

O modelo traz uma cestinha rosé-gold como base para o tubetes com condimentos, que também possuem tampas em rosé-gold.

E assim o porta temperos pode ser usado sobre a bancada como parte da decoração da cozinha.

modelo de tubetes

Entre as versões de porta-condimentos usando tubetes, um dos modelos é esta opção com base em madeira para posicionar os tubetes com temperos.

O modelo de madeira tem formato de L, e traz perfurações que permitem encaixar cada tubete na posição horizontal.

 

modelo de parede com tubetes

Os tubetes podem ser colocados sobre a prateleira na parede

prateliera com tubetes

As prateleiras de madeira na parede permitem encaixar os tubetes

modelo imantado com tubetes

Os tubetes ganharam um pedaço de ímã na ponta para formar um modelo imantado

ideias com tubetes

Porta-Temperos de Vidro

modelo com pote de vidro

Para quem quer manter a cozinha organizada e fazer um porta-condimentos em vidro, pode usar potinhos de vidro para guardar os temperos, como mostra essa ideia.

Na inspiração, os potinhos tiveram as tampas pintadas com tinta lousa, assim cada tampa ganhou o nome do tempero correspondente ao seu potinho.

modelo simples de vidro

Outra versão em vidro e fácil de reproduzir em casa, é este modelo de porta-temperos com potes de vidro.

O modelo traz uma tábua de madeira redonda, que funciona como base para as garrafinhas de vidro, que acondicionam os condimentos.

 

modelo em vidro

Os potes de vidro ganharam etiquetas com os nomes dos condimentos

modelo com potes reaproveitados

Os potes reaproveitados tiveram as tampas pintadas

modelo com garrafinha de vidro

As garrafinhas de vidro com rolha foram usadas como porta tempero

modelos de vidro

De Bambu

modelo simples de bambu

Como uma versão de porta-condimentos de bambu, uma das inspirações é este modelo que lembra uma escadinha para apoiar os potes de condimentos.

O modelo estilo escada mantém os potes em alturas diferentes, o que deixa todos os temperinhos visíveis e fáceis de encontrar.

Outra vantagem desse modelo em bambu é o fato de ser extensível, o que permite adaptar o tamanho do suporte de acordo com a quantidade de potes de temperos.

modelo giratório de bambu

Uma das variações de modelos é esta versão de porta-temperos giratório feito em bambu e com potinhos de vidro.

O design da peça de bambu traz um suporte para os potes que são colocados inclinados um sobre os outros, ocupando menos espaço da bancada, além de manter todos os temperos visíveis.

 

suporte de bambu

O modelo simples tem diferentes alturas

modelo extensível

O modelo lembra uma escadinha

modelo de cerâmica

O modelo é uma bandeja de bambu com potes cerâmicos

Porta-Temperos Inox

modelo simples de inox

Os modelos em inox costumam ser bastante usados, pois são fáceis de encontrar e ainda complementam a decoração da cozinha.

Como inspiração de um porta-temperos simples de inox, essa versão traz um kit com cestinha e 6 potes para condimentos.

Os potes são em inox e com um visor transparente na frente, que permite ver qual o tempero está no interior do pote, e também acompanhar a quantidade que ainda tem disponível.

modelo de pendurar

Outra versão bastante funcional para o uso no dia a dia é este modelo com ganchos, que podem ser pendurados na porta do armário ou até mesmo em uma barra de inox na parede da cozinha.

O modelo traz o porta-temperos de inox para pendurar, além de potinhos de vidro, que são clean e funcionais no dia a dia.

 

kit com potinhos

O modelo simples tem suporte e potes de inox

modelo giratório de inox

O modelo é uma versão giratória

porta-condimento de inox

O modelo é de pendurar em barra de inox

modelos em inox

Porta-Temperos de Madeira

modelo de bancada

Entre os variados modelos e estilos para porta-temperos, uma das ideias é usar um modelo em madeira, que é resistente e prático para o dia a dia.

Uma versão de madeira que é bastante funcional e pode ser usada sobre uma bancada como parte decorativa, é este modelo que traz o item com pequenos losangos, onde os potes de condimentos podem ficar deitados e fáceis de encontrar.

estante de madeira

Outra inspiração para o modelo de madeira é esta versão de parede, que traz um modelo de estante de parede em madeira rústica.

O modelo de estante traz prateleiras para os potes de condimentos, e pequenas gavetas, que ajudam a manter a cozinha organizada.

 

modelo com madeira de demolição

O modelo traz um painel com madeiras rústicas

porta condimento de madeira

O modelo em madeira é uma versão de parede

modelo vintage

O modelo em madeira reaproveitou uma caixa vintage de refrigerante

modelo rústico

O modelo de madeira tem estilo rústico

 

Em MDF

artesanato com MDF

Há muitas ideias para fazer um porta-temperos para a organização dos condimentos, e uma boa inspiração é o modelo de MDF, como esta ideia de um item artesanal, onde o nicho de casinho foi pintado e decorado como porta-condimentos.

Na proposta, o nicho com prateleiras foi usado para organizar os condimentos, e ainda funciona como um elemento decorativo da cozinha.

prateleira de MDF

Uma ideia prática e simples de fazer é usar canaletas de MDF que são destinadas como porta-quadros.

A ideia de usar canaletas de quadro é bastante funcional, pois funcionam como prateleiras para os potes de condimentos, além de terem uma proteção na frente, evitando que os potinhos caiam da prateleira.

 

modelo de MDF decorado

O porta-tubetes de MDF foi pintado e decorado

modelo de MDF

O modelo de parede é de MDF branco

Porta-Temperos de Parede

De Pallet

DIY com palete

Para quem busca por ideias DIY simples e fáceis para fazer porta-temperos, pode apostar na ideia de reaproveitar paletes antigos para organizar os condimentos.

A ideia aqui foi de usar o pallet cortado e a base do material serviu de apoio para os potes de condimentos, assim o estilo rústico do material foi mantido para fazer o porta-condimentos.

 

nicho de pallet

Outra ideia para usar pallets na decoração e organização da cozinha, é esta proposta que traz a base de madeira como um nicho para a parede.

O pallet foi mantido com seu visual rústico e o fundo do material traz espécies de prateleiras, que funcionam como prateleiras para distribuir os potes de condimentos.

 

prateleira de palete

O pallet foi fixado na parede e ajuda na organização do espaço

como reaproveitar pallets

Além dos condimentos, o pallet na parede também tem espaço para azeite e vinagre

ideias com pallets

 

Prateleiras / Nichos

prateleira de vidro para cozinha

Para aproveitar o espaço vertical e manter a cozinha organizada, uma boa dica é fazer um porta-temperos de parede com prateleiras, como mostras essa ideia.

Na inspiração, as prateleiras foram feitas de vidro e trazem a ideia de uma cozinha clean e organizada, já que os potinhos usados para os condimentos também são em vidro.

nicho para cozinha

O porta-temperos também pode ser uma espécie de nicho com prateleiras, como nesta ideia em que o modelo é um nicho de MDF com prateleiras para os potes de condimentos.

O nicho branco traz prateleiras com proteção na frente, evitando que os potinhos possam cair do porta-temperos de parede.

 

modelo simples de parede

As prateleiras foram feitas com canaletas para quadros

prateleira simples

A prateleira tem uma barra na frente que evita que os potes caiam

modelo de prateleira de madeira

Na parede, prateleiras de madeira com potinhos em vidro

De Parede de Lousa

porta temperos com parede lousa

Há muitas maneiras criativas para organizar os temperos, e uma das ideias é fazer uma parede lousa para ajudar na organização da cozinha.

Nesta ideia, um cantinho da parede foi pintado como um quadro negro e ganhou prateleiras de madeira para a organização dos potinhos de temperos.

Na proposta, a parede lousa foi usada para colocar os nomes dos temperos, assim cada nome fica acima do potinho e escrito na lousa.

parede lousa na cozinha

Outra ideia criativa e simples para fazer o modelo de parede ao estilo lousa é esta ideia simples e funcional para deixar os condimentos expostos e com fácil acesso.

Na inspiração, a parede foi pintada ao estilo lousa e traz prateleiras pretas fixadas sobre a superfície.

As prateleiras servem de base para dispor os potes de condimentos, enquanto a parede lousa foi decorada formando uma espécie de moldura em torno das prateleiras.

 

parede lousa imantada

A parede lousa imantada tem os nomes dos condimentos escritos sobre a superfície

modelo criativo e barato

Os nomes dos condimentos foram escritos sobre a lousa

parede lousa na decoração

Além dos condimentos, a parede lousa ainda tem vasinhos de temperos frescos

modelo de parede lousa

Os potinhos de inox foram colocados na parede lousa imantada

Porta-Temperos Embutido

armário planejado

Para quem está considerando fazer um porta-temperos que mantenha a organização dos armários de cozinha, uma boa inspiração é fazer um modelo embutido, como essa versão para armário planejado.

Na proposta, a ideia para o armário planejado foi de incluir uma porta que desliza e traz fileirinhas para armazenar potinhos de temperos.

gaveta de temperos

Outra ideia para organizar a cozinha com um porta-temperos embutido, é separar uma gaveta próxima do fogão para guardar os potinhos de temperos.

No projeto, a gaveta foi projetada exatamente para essa função, e traz uma base de madeira que mantém os potinhos levemente inclinados e fáceis de encontrar durante a preparação da comida.

 

modelo embutido

O modelo embutido fica abaixo do armário aéreo

armário de cozinha planejado

O modelo traz duas fileiras para organização dos temperos

armário sob medida

O modelo embutido é uma porta estreita

Como Fazer Porta-Temperos: Passo a Passo

Depois de ver modelos incríveis de porta-temperos, é hora de aprender como fazer com passo a passo, assim dá para fazer o organizador num DIY fácil e simples.

 

como fazer porta tempero com tubete

  1. Separe os materiais necessários – tubetes com tampas de rosca, parafusos, tábua de madeira, ferramentas;
  2. Posicione as tampas dos tubetes organizadas sobre a tábua de madeira do modo desejado;
  3. Fure cada tampinha na parte central, de modo que passe o parafuso;
  4. Parafuse a tampinha na tábua de madeira;
  5. Parafuse todas as tampas sobre a tábua;
  6. Fixe a tábua na parede, como uma prateleira;
  7. Depois é só encher os tubetes com os temperos e rosquear cada tubete em uma tampa, deixando os temperos expostos e fácil de encontrar.

 

DIY porta tempero magnético

  1. Compre potinhos metálicos para temperos e posicione o potinho sobre uma folha adesiva imantada desenhando o fundo do potinho;
  2. Recorte o desenho do potinho da folha imantada;
  3. Retire o papel da parte adesiva e cole no fundo de cada potinho;
  4. Faça uma etiqueta adesiva e cole na tampa do potinho;
  5. Escreva o nome de cada tempero sobre a etiqueta para identificá-lo;
  6. Por fim, é só colocar os potinhos com ímã sobre uma superfície metálica, como geladeira, para montar um porta-temperos magnético.

 

Qual o seu modelo favorito? Conta aqui nos comentários qual modelo você adoraria ter na sua cozinha.

Você pode gostar...