3 dicas de como instalar sensor de presença •【2024】

O sensor de presença é um dispositivo bastante conhecido, e tem como função básica detectar e responder de maneira rápida a um estilo. Assim, esse item costuma ser bastante utilizado para acionamento de lâmpadas, portões e alarmes. E apesar de ser um item muito utilizado, é bastante comum as dúvidas em relação a como instalar sensor de presença.

E se você planeja instalar esse recurso, mas tem dúvidas de como fazer essa instalação, no post reunimos dicas e passo a passo para fazer a instalação com segurança e garantir os benefícios do sensor de presença.

dicas e passo a passo para instalar sensor de presença

Como instalar sensor de presença – Passo a passo

Independente da forma escolhida para fazer a instalação do sensor de presença, uma dica essencial é não realizar qualquer instalação com circuitos energizados. Para isso, desligue o disjuntor geral ou as chaves correspondentes ao circuito em que será feita a instalação, e depois disso verifique se o circuito está realmente desenergizado, evitando riscos de acidentes e choques elétricos.

Instalação simples de sensor de presença para lâmpada

A maneira mais simples de como instalar sensor de presença é esse passo a passo que traz uma instalação que pode ser feita na voltagem 127V ou 220V. Nesse caso, verifique se o sensor de presença a ser utilizado é bivolt ou compatível com a tensão na qual será instalado.

Essa instalação simples garante o funcionamento da lâmpada através do sensor, isso impossibilita que o acendimento da lâmpada seja manual.

Desse modo, há constantemente um pequeno gasto de energia, uma vez que o sensor de presença fica ligado frequentemente em uma fonte de energia para funcionar.

Para instalação, identifique os bornes, cabos de fase, neutro e retorno do sensor de presença.

Com os cabos já identificados, conecte cada um dos cabos de alimentação aos cabos correspondentes do sensor de presença.

No caso da ligação em rede 220V, conecte a fase 2 no borne com identificação de neutro.

como fazer ligação de em sensor de presença

Para fazer a ligação da lâmpada, conecte o cabo neutro no borne que está conectado à parte lateral do receptáculo e em seguida alimente a lâmpada com o cabo de retorno, que foi ligado no borne e que se conecta a parte central do receptáculo.

como fazer ligação de sensor de presença com acionamento da lâmpada

O esquema mostra a ligação da lâmpada

Instalação de sensor de presença com interruptor simples

Outra maneira de como instalar sensor de presença é a instalação utilizando interruptor simples, que permite 2 formas de acionamento para lâmpada – pelo movimento ou pelo interruptor.

Para a instalação, é preciso fazer a ligação dos cabos do sensor junto com a lâmpada, seguindo a mesma maneira que ensinamos no processo anterior.

Após essa instalação, é necessário fazer uma derivação no cabo de retorno e conectá-lo ao cabo que foi derivado do primeiro borne do interruptor simples.

Uma nova derivação deve ser feita no cabo fase, que deve ser conectado no segundo borne do interruptor; e isso garantirá que o acionamento da lâmpada seja feito pelo interruptor ou através do movimento detectado pelo sensor de presença.

como instalar sensor de presença com interruptor

A instalação inclui um interruptor

Instalação de sensor de presença com interruptor paralelo

Uma das maneiras de fazer a instalação e garantir uma economia de energia é utilizando um interruptor paralelo, que controlará a lâmpada e o sensor de presença. Assim, quando o interruptor ligar a lâmpada, ele desligará o sensor de presença, evitando o gasto desnecessário de energia. A segunda posição é quando o interruptor desliga a lâmpada e aciona o sensor de presença.

Para esse tipo de instalação, a ligação do interruptor paralelo necessita de alimentação através do cabo de fase no borne central.

Em seguida, conecte ao borne superior um cabo de retorno, que deve ser conectado diretamente com a lâmpada.

O borne inferior do interruptor deve ser conectado a outro cabo de retorno, que deve ser conectado ao cabo de alimentação fase do sensor de presença.

como instalar sensor de presença com interruptor parelo

A instalação com interruptor paralelo economiza energia

Para instalar o sensor de movimento, conecte o condutor neutro no cabo/ borne de neutro do sensor de presença. Faça uma derivação no cabo de retorno da lâmpada e conecte no borne do sensor de presença.

passo a passo para instalar interruptor de presença

Para finalizar, conecte o cabo de neutro no borne do receptáculo, que se refere ao contato lateral, e não esqueça de que o cabo de retorno deve ser ligado no borne que se refere ao contato central do receptáculo.

como fazer instalação de sensor de presença

 

Se você já instalou esse item e tem alguma dica extra, compartilhe conosco.

Você pode gostar...