Casamento em casa – Como organizar? + 42 ideias encantadoras!

Já pensou em fazer um casamento em casa? A ideia de fazer a cerimônia e/ou a recepção em casa tem sido uma proposta cada vez mais frequente e traz um ar mais intimista para esse dia de celebração do amor.

A ideia do casamento em casa tem muitas vantagens e uma delas é o fato de não gastar com a locação de um espaço, mas também há muitos pontos a serem organizados e decididos antes de preparar esse evento em casa.

E se você tem pensado em se casar em casa, no post reunimos tudo o que você precisa saber para organizar esse grande dia, além de ideias incríveis para decorar o espaço.

como organizar casamento em casa

 

Como organizar um casamento em casa? #dicas

  • Espaço disponível: um grande ponto da organização de um casamento em casa é avaliar o espaço disponível para o evento, assim, decidindo qual a quantidade de convidados que o espaço comporta de maneira confortável. Além do espaço disponível impactar na lista de convidados para o casamento, o espaço também deve ser considerado em relação à movimentação do buffet, de modo que seja o suficiente para que convidados e garçons circulem tranquilamente pelo local.
  • Estacionamento: não é só o espaço da casa que deve ser considerado para preparar o casamento no lar, mas também se há local suficiente para que os convidados possam estacionar o carro próximo da sua casa. Sendo assim, considere se é possível estacionar na rua da sua casa e se o local é seguro para os convidados. Caso haja um estacionamento próximo, vale indicar o local aos convidados.
  • Som: tendo música ou não, toda a festa acaba gerando ruídos, e esse deve ser um fator considerado antes de fazer o casamento em casa. O excesso de barulho pode incomodar os vizinhos e gerar problemas e até mesmo a interrupção da festa. Para isso, converse antecipadamente com os vizinhos sobre a possibilidade de fazer o evento em casa, e lembre se de manter som baixo para evitar incômodos.
  • Decoração: a decoração do casamento em casa pode seguir diferentes estilos, e uma das grandes vantagens é o fato de poder utilizar móveis e objetos decorativos do lar na decoração do casamento, trazendo um toque afetivo para a decoração do grande dia. Outra dica para preparar o ambiente é reservar um cômodo para receber os móveis que serão retirados dos ambientes, de modo a gerar mais espaço na casa. Um item importante em relação à decoração é priorizar enfeites e itens que ocupem o espaço vertical, de modo a manter o chão mais livre para circulação dos convidados.
  • Tranque os cômodos que não serão utilizados: para a festa em casa, é necessário decidir quais cômodos estarão livres para circulação dos convidados, desse modo, os cômodos que não farão parte do espaço da festa devem ser trancados, evitando que a festa se estenda por toda a casa. Além de delimitar o espaço da festa trancando os cômodos que não serão utilizados, vale também colocar nesses espaços trancados itens de valor financeiro e afetivo, como enfeites que podem ser quebrados com facilidade.
  • Equipe de segurança: a festa em casa precisa também da contratação de serviços especiais, como uma equipe de segurança, que pode fazer a segurança na entrada da festa, evitando a entrada de pessoas que não foram convidadas. A equipe de segurança também pode fazer o monitoramento dos carros estacionados na rua, evitando que seus convidados tenham os carros danificados ou até mesmo furtados.
  • Banheiro: um item indispensável para fazer a festa em casa é a disponibilidade de banheiros suficientes de acordo com o número de convidados. Além disso, lembre-se também de ter alguém responsável para fazer a manutenção do banheiro durante a festa, retirando o lixo e fazendo limpezas rápidas para manter o banheiro em ordem. Outro item importante é a reposição de papel higiênico e a troca da toalha de mão.
  • Cozinha / Cardápio: Para o casamento em casa verifique previamente com o buffet se o espaço da cozinha e os itens disponíveis são essenciais para o trabalho. Caso a cozinha não seja muito ampla e possa não ser adequada para um almoço ou jantar completo, uma boa opção de cardápio é priorizar o estilo finger food ou coquetel, que dependem menos do espaço da cozinha para o preparo dos alimentos. Em relação ao cardápio da festa, atente-se também se a cozinha tem espaço suficiente para refrigerar as bebidas, caso contrário lembre-se de contratar caixas térmicas ou freezer para manter as bebidas de geladas.
  • Cerimônia / Recepção: no momento de decidir sobre o casamento em casa, os noivos devem decidir se cerimônia e a recepção serão feitas no lar. Nesse caso, se ambas forem realizadas no mesmo local, lembre-se de ter um espaço reservado para a cerimônia e que seja capaz de receber todos os convidados e mantê-los sentados e confortáveis durante a cerimônia, de modo que não afete o espaço disponível para a festa.

 

Fotos e inspirações de casamento em casa

festa de casamento no quintal de casa

Como ideia para fazer a festa de casamento em casa, separe um local especial para a mesa do bolo, que acaba sendo um cenário para muitas fotos incríveis do casamento.

Nessa ideia, a mesa do bolo foi montada sob um pergolado no jardim e traz móveis rústicos e arranjos com flores, que combinam com o ambiente externo. Para completar o cenário, luzinhas penduradas sobre a mesa dão um efeito romântico e lindo ao espaço.

Apesar do jardim ser um lugar lindo para festa, considere contratar uma tenda para cobrir o local e evitar que uma chuva durante a recepção possa estragar a festa.

 

decoração de festa de casamento em casa

Outra ideia incrível para fazer a festa de casamento em casa, é esta inspiração que traz a mesa do bolo montada em um dos ambientes internos do lar.

Na proposta, a cristaleira vintage foi usada como parte da decoração e fica ao fundo da mesa do bolo integrando os móveis da casa à decoração da festa.

Para a mesa do bolo, a ideia foi de usar a mesa de jantar com pés de madeira e tampo de vidro e decorá-la com docinhos, bolos, e muitos arranjos e ramos de folhagens, que combinam com o estilo vintage dos móveis.

cerimônia de casamento em casa

O quintal externo foi usado como ambiente para a realização da cerimônia

decoração vintage de festa de casamento

Atrás da mesa do bolo, painel de pallets

decoração para recepção de casamento em casa

mesa do bolo decorada para festa em casa

festa de casamento na sala de casa

O ambiente interno traz a mesa do bolo com docinhos

decoração de festa de casamento pequena em casa

decoração de casamento simples e fácil

Para a decoração, a mesa traz bolo e docinhos, e o painel ao fundo traz fotos do casal

decoração de festa em casa

decoração simples para casamento civil em casa

A decoração da festa em casa tem estilo artesanal e rústico

festa de casamento civil em casa

decoração com flores para festa de casamento em casa

Para a festa em casa, a decoração traz mesa com bolo e docinhos, além de arranjos de flores

decoração barata para festa de casamento

A decoração da festa de casamento simples, traz a mesa com bolo e fotos do casal

ideias de decoração para festa de casamento em casa

decoração simples para casamento pequeno

decoração mesas para festa de casamento no quintal

As mesas dos convidados foram dispostas no quintal

decoração barata e com pallets para casamento

decoração rústica para casamento em casa de campo

Os móveis rústicos compõem a mesa do bolo que foi montada no deck externo

decoração de casamento para festa na sacada de apartamento

A mesa do bolo foi montada na área da sacada do apartamento

festa de casamento na sala de casa

Na mesa de jantar, bolo e docinhos, e no buffet mais bandejas de doces

decoração mesa do bolo para festa de casamento em apartamento

A festa de casamento civil em casa traz a mesa de jantar com o bolo e os docinhos

decoração de casamento na varanda de casa

A varanda foi decora com a mesa do bolo e cestos com flores

cerimônia de casamento no jardim de casa

A cerimônia foi realizada no quintal e traz um pergolado decorado para o altar

casamento vintage em casa

A festa dentro de casa tem decoração com elementos vintage e rústicos

decoração simples para casamento em casa

festa de casamento simples e em casa

A decoração simples e com móveis compactos traz a mesa do bolo na sala

sala decorada para festa de casamento decoração de recepção de casamento simples

 

Se você está se organizando para celebrar esse momento em casa, divida conosco a sua lista do que não pode faltar para a festa ser um sucesso!

Você pode gostar...