Sala de estar pequena: dicas e ideias para decorar!

A decoração é o cartão de visitas de qualquer projeto, afinal é o que representa o morador em detalhes. Mas isso não é uma tarefa fácil, ainda mais quando a proposta é para uma sala de estar pequena decorada.

Driblar o espaço pequeno é um dos pontos principais na sala pequena, mas fica a dúvida de como decorar e o que inserir no espaço e ainda assim deixá-lo confortável e livre para a circulação.

 Se você está passando pelo processo de  decorar a sala de estar pequena, separamos ideias e projetos para ficar de inspiração, e assim dar aquela ajudinha extra com a decor.

ideias de decoração

Dicas para decorar sala de estar pequena

  • Respeite as dimensões: um erro comum na decoração de espaços pequenos é tentar colocar mais do que cabe ou objetos que não tenham tamanho compatível com o espaço. Saber e conseguir respeitar as dimensões do ambiente é de suma importância para deixar o ambiente aconchegante. Se o espaço é pequeno, escolha estofados, lustres e objetos decorativos menores, assim o resultado ficará harmônico.
  • Escolha um estilo: definir um estilo que combine com você é uma ótima proposta para o ponto de partida na decor. Por ser um ambiente pequeno, o estilo definido te dá orientação do que comprar, e assim você não sai as compras e investe em peças erradas e que vão se acumular em um cômodo pequeno.
  • Use truques para ampliar o espaço: tem alguns truques da decoração que valem a pena usar para ampliar o espaço. Alguns desses truques são cores claras, pontos de iluminação,  decoração vertical e espelhos. A combinação e uso certo desses elementos além de dar sensação de espaço maior, ainda ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante.

 

Modelos de sala de estar pequena e aconchegante

Com sofá de canto

decoração cinza

O lustre rosé é um detalhe moderno da decor

Entre os modelos de sofá, a versão de canto ou em L, é uma ótima aposta para oferecer mais lugares e ocupar menos espaço. Usar o estofado encostado na parede, como neste projeto, é uma ótima estratégia para driblar a falta de espaço. Além do estofado, outra inspiração para a decoração é a cartela de cores usada no projeto – cinza e rosé – que transmite um visual moderno e com tons claras.

decoração sala cinza

A flor na mesa é delicada

A decoração com cinza é a aposta perfeita para decorar com cores claras, mas sem ficar no tradicional. A cor tem sido considerada com novo bege da decor, mas com um toque mais moderninho. Por isso, essa sala é a inspiração perfeita para quem quer um projeto de sala de estar pequena com sofá de canto e moderna.

 

Mais fotos

papel de parede de tijolinho

A parede foi decorada com quadrinhos

parede de espelho decoração

A parede de espelho ajuda a ampliar o ambiente

sala pequena simples

As almofadas coloridas dão um toque alegre ao ambiente

parede cinza

A poltrona de madeira tem design moderno

sofá de canto marrom

decoração com sofá de canto

Com escada

escada de madeira com vidro

O guarda corpo de vidro dá um visual clean à sala

A sala com escada deve ser bem pesada, afinal o elemento que dá acesso a outros pavimentos pode ser parte integrante da decoração ou ter um visual neutro no ambiente, como é o caso deste projeto. Aqui, a escada de madeira ganhou guarda-corpo de vidro, o que deixa o visual clean. Para a decoração do ambiente, a aposta foram por cores claras como cinza, branco, e detalhes em madeira e rosa.

decoração embaixo da escada

O tapete felpudo deixa o ambiente mais aconchegante

Neste projeto, a ideia foi de usar o espaço embaixo da escada para criar a sala de estar. A ideia de aproveitar a área livre é uma ótima aposta, mas isso determinou  o espaço que é pequeno. Para aproveitar melhor a pequena área, a aposta foi pelas cores claras, com bege e cinza. Para trazer um toque de cor, a aposta foi pelos detalhes, como as almofadas com estampa animal print e os pés em turquesa da mesinha de canto.

 

Mais fotos

sala com escada

A parede tem revestimento de cubos de madeira

piso de granito

sofá chaise decoração

O piso de madeira branca é uma tendência dos projetos decorativos

sala de estar com escada

A mesa de centro com tampo de vidro decora o ambiente

decoração parede

Quadrinhos coloridos decoram a parede de cimento queimado

Com poltronas

sala com poltronas

As flores brancas decoram a mesa de centro

Se a ideia é fazer uma sala de estar só com poltronas, a aposta é excelente. Os estofados são menores que sofá e aproveitam melhor o ambiente pequeno. Neste ambiente, as cores claras são predominantes e para não deixar o ambiente muito monótono, a aposta foi por acrescentar banquetas em azul. Outra estratégia para decorar a sala de estar pequena, foi a estante planejada que ocupa o espaço vertical e torna-se um ponto de decoração do ambiente.

tijolo a vista pintada

A parede de tijolos à vista foi pintada de branca

A proposta aqui é de uma decoração rústica, assim o mix de elementos estofados com madeira e móveis de fibra trazem a tona esse visual. Além das poltronas, a sala ainda foi composta por sofá de dois lugares,  e é uma ideia para quem quer um ambiente com vários assentos para receber os convidados.

 

Mais fotos

parede de madeira decoração

A parede de madeira decora o ambiente

bambu decoração

A parede tem revestimento cimentício 3D

sala azul

O tapete tem estampa chevron em azul e branco

estante com nichos

Quadros de fotos decoram parede

sala branca e cinza decoração com poltronas

Com espelhos

espelho bronze

A cortina bege combina com o ambiente

Se a ideia é ampliar a sala pequena, aposte na parede de espelho. O truque além de aumentar a imagem, ainda reflete a luz e deixa o ambiente melhor iluminado. Neste caso, a parede toda foi revestida de espelho e o ambiente com cores neutras ficou maior e com um toque mais sofisticado.

 

espelho decorado

Almofadas azuis decoram o sofá

Para esta sala de estar, a parede de espelho se estende por um dos lados e ao invés de usá-la lisa, a ideia foi de abusar dos quadros sobre o espelho, assim o visual fica moderno e menos cansativo visualmente, por conta do brilho do espelho. Outro truque para ampliar o espaço, é o uso do sofá de canto que cria mais assentos na sala e aproveita duas paredes do ambiente.

 

Mais fotos

parede de espelho

O espelho bronze é aconchegante

sala bege e branca

O sofá branco suaviza a decoração bege

mesa de centro de madeira

sala de estar chique

Orquídeas brancas decoram a mesa de centro

poltrona sala

tapete sala

O tapete claro mantém o ambiente em tons neutros

vaso decorativo

O vaso com planta decora o ambiente

Com mesa de centro

parede de tijolo a vista

A parede de tijolinho dá toque rústico à decor

A composição da sala com mesa de centro é um clássico, mas quando o espaço é pouco o modelo de mesa de centro deve ser bem escolhido para não carregar o ambiente. Um bom exemplo para a decoração é este ambiente com mesa de centro de acrílico. O material transparente dá sensação de clean ao centro da sala e deixa a decoração mais leve.

decoração preta e branca

O móvel também pode ser de outros materiais que não sejam translúcidos, como neste exemplo. Para não errar, vale a pena se inspirar neste ambiente, em que a mesa escolhida foi de acordo com as dimensões do ambiente e seguiu o formato retangular e mais compacto.

 

Mais fotos

decoração com molduras

As molduras decoram a parede

mesa de centro de vidro

A mesa de centro de vidro é clean

decoração industrial

Nichos em formatos geométricos decoram a parede

mesa de paletes

A mesa de centro foi feita de pallets

piso de madeirasalas com mesa de centro

Moderna e clean

móvel espelhado

O tapete neutro reflete no cubo espelhado

Este projeto decorativo é uma ótima inspiração clean  e moderna. A cartela de cores foi usada em tons de bege, o que deixa o ambiente suave. Para trazer um toque moderno ao ambiente, a aposta foi pelos cubos espelhados em bronze e que funcionam como mesa de centro. O espelho bronze além de confortável visualmente, ainda é um truque que ajuda a dar sensação de espaço maior.

 

decoração clean

Para quem adora projetos decorativos na cor branca, pode se inspirar nesta sala. A proposta foi de fazer uma decoração com móveis brancos que deixam o ambiente clean, e para dar um toque moderno a aposta foi pela almofada estampada e pelas velas que dão um estilo delicado ao ambiente.

 

Mais fotos

mesa de centro de vidro

A orquídea branca deixa a decoração sofisticada

ambientes integrados

decoração cores claras

O quadro colorido decora a parede

decoração bege sala

O espelho decora a parede

mesa de centro espelhada

No centro do ambiente, mesa espelhada

decoração clean e moderna

Simples e barata

almofadas coloridas decoração

Almofadas coloridas decoram o sofá

Se a ideia é fazer uma decoração sem gastar muito, vale a pena se atentar aos detalhes para criar pontos interessantes. Esse projeto é um ótimo exemplo de como os detalhes fazem a diferença, e entre as ideias estão: almofadas coloridas no sofá, adesivo de parede, abajur colorido e composição com duas mesinhas de centro.

 

prateleiras sala

As prateleiras decoram a parede

Outra ideia para uma decoração barata é este projeto de sala de estar. A aposta aqui foi pelos tons de cinza, e  para gastar pouco e aproveitar o pouco espaço a ideia foi pelas prateleiras na parede. O item é ideal para aproveitar o espaço vertical e acrescentar objetos decorativos, como quadros e vasinhos com flores.

 

Mais fotos

quadros sala

sala cinza e amarela

A decoração é um mix de amarelo e cinza

decoração simples

O cacto decora o ambiente

sala com rede

No chão, o tapete listrado é colorido

sofá de canto cinza

Os quadros foram apoiados na prateleira

tapete listrado sala

sofá branco decoração

O sofá branco decora o ambiente

mesa rústica

A mesa de centro segue o estilo rústico

sala simples e barata

A mesa amarela decora o ambiente

Agora que você já viu as dicas e ideias de sala de estar pequena decorada, pode escolher um estilo de projeto que combine com seu gosto pessoal e com o seu espaço e assim deixar o cartão de visitas do lar ainda mais aconchegante.

Você pode gostar...