Os 10 filmes de empreendedorismo mais bem avaliados!

Procura filmes de empreendedorismo para se inspirar? Há muitas histórias belíssimas que são ótimas fontes para abrir seu próprio negócio.

Empreender é o desejo de muitas pessoas, mas depende de uma série de ações, desde a qualificação até a busca por bons materiais.

Os filmes são boas indicações para entender como funciona o mercado, quais são as armadilhas, como agir diante dos desafios, entre outras informações. Para ajudar você, listamos os filmes de empreendedorismo mais bem avaliados!

2 mulheres empreendedoras Online Business Degree Programs

Via: Business Degree Programs

Primeiramente, o que é empreender?

Segundo especialistas, é o ato e disposição de criar, desenvolver e gerenciar um negócio, com o objetivo de buscar oportunidades, inovar, ganhar dinheiro e ser reconhecido socialmente.

A partir de uma ideia, você pode criar um modelo de negócio inovador, focar em uma necessidade do público, além de introduzir ou aumentar algo em uma empresa já existente.

De modo geral, o empreendedorismo é um conceito muito amplo, que ganha cada vez mais características e inovações. Está pautado sobretudo na visão, na tomada de decisões, gestão competente, trabalho com riscos, liderança, networking, entre outras habilidades.

Melhores filmes de empreendedorismo para assistir

Para entender e se inspirar, vale a pena conhecer os melhores filmes de empreendedorismo para assistir. 

O Lobo de Wall Street

Um dos longas mais aclamados dos últimos tempos, O Lobo de Wall Street foi lançado em 2013. É dirigido por Martin Scorsese e baseado na autobiografia de mesmo nome escrita por Jordan Belfort.

A produção é uma mistura de drama e comédia e retrata a ascensão e queda tumultuosa de Jordan Belfort. O protagonista é um corretor de valores que se envolveu em atividades ilegais e excessos no mundo das finanças durante a década de 1990.

De modo geral, acompanha a trajetória de Jordan tanto em sua capacidade de empreender quanto em dar golpes, abordando os ganhos e as consequências de suas decisões.

Onde assistir: HBO Max, Prime Video, Apple TV, Google Play Movies

Lobo de wall street

Pinterest

leonardo di caprio

Pinterest

A Rede Social

A Rede Social é um filme lançado em 2010, dirigido por David Fincher e escrito por Aaron Sorkin. Bem conceituada, a produção conta a história por trás de uma das redes sociais mais famosas do mundo: o Facebook.

O mais interessante é acompanhar a trajetória, conflitos e eventos que marcaram a fundação do canal, que hoje faz parte da gigante Meta.

O pano de fundo é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e a relação entre os protagonistas Mark Zuckerberg (interpretado por Jesse Eisenberg), o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield) e o programador Dustin Moskovitz (Joseph Mazzello).

De fato, A Rede Social é um filme bem reflexivo. A produção mostra tudo o que está por trás de empreendedorismo, ética, ego e relação entre sócios e criadores, em uma narrativa muito interessante que une realidade com ficção.

Onde assistir: HBO Max, Netflix, Google Play Movies

filme a rede social

Pinterest

filme rede social

Pinterest

Jobs

Jobs é outro filme de empreendedorismo que vale a pena conhecer. Como o próprio nome indica, narra o começo da jornada do aclamado Steve Jobs, o fundador da Apple.

A produção de 2013 é uma biografia dirigida por Joshua Michael Stern e estrelada por Ashton Kutcher como Steve Jobs. A história mostra o protagonista desde sua entrada na faculdade até a criação dos primeiros produtos de sua marca.

Além disso, retrata a relação de Jobs com os sócios Steve Wozniak (interpretado por Josh Gad) e Mike Markkula (Dermot Mulroney), bem como questões de sua personalidade e vida pessoal, como os conflitos com a própria filha.

Da mesma forma, é uma produção importante para conhecer melhor a história da Apple, uma das marcas mais conceituadas do mundo, dona do iPhone e de outros produtos.

Onde assistir: Netflix, Google Play Movies

jobs

Pinterest

filme jobs

Pinterest

Um Senhor Estagiário

Antes de tudo, Um Senhor Estagiário é estrelado pelo talentoso Robert De Niro na pele de Ben Whittaker, um veterano viúvo e aposentado que decide fazer algo impressionante.

Assim, o homem se candidata a um programa de estágio sênior em uma empresa de comércio on-line de moda chamada About the Fit, que é administrada por Jules Ostin (Anne Hathaway).

O longa de 2015 mostra toda a adaptação de um senhor ao mundo da tecnologia e a relação entre gerações, abordando um conceito diferente do empreendedorismo.

Com seus conselhos e experiência, Ben ajuda os colegas de trabalhos a lidar com os desafios da empresa, provando que é preciso equilibrar a vida profissional com a pessoal. De fato, a história tem uma grande lição e que emociona muitas pessoas.

Onde assistir: Prime Video, HBO Max

um senhor estagiario

Pinterest

senhor estagiario

Pinterest

De Porta em Porta

Segundo especialistas, esse é um dos melhores filmes de empreendedorismo. Lançado em 2002, De Porta em Porta é um longa dramático e biográfico baseado na história real de Bill Porter.

O protagonista é um homem com paralisia cerebral que tem o sonho de se tornar vendedor da Watkins Company, uma empresa que vende produtos de limpeza e utensílios domésticos.

Bill, interpretado por William H. Macy, mostra que sua condição não é empecilho para alcançar o seu objetivo. Ele começa a vender de porta em porta e prova que pode encantar as pessoas com ações e relações verdadeiras, indo além de uma venda.

De fato, esse filme é incrível e ideal para novos empreendedores, pois mostra valores como empatia, resiliência e bom relacionamento entre vendedores e clientes. Além disso, mostra que sempre é possível superar os mais complexos desafios.

Onde assistir: YouTube

de porta em porta

Pinterest

Walt Antes do Mickey 

Como o próprio nome indica, Walt Antes do Mickey é um filme biográfico que aborda toda a concepção da Disney e a vida de seu criador, Walt Disney.

De modo geral, essa história lançada em 2015 narra a juventude do protagonista, vivido por Thomas Ian Nicholas. Aborda a relação com a família, principalmente com o irmão e parceiro Roy Disney (Jon Heder), além dos desafios e conflitos na construção da empresa.

Acima de tudo, o filme também fala sobre a criação do Mickey e dá uma lição de empreendorismo, mostrando ao público a jornada para o desenvolvimento de um negócio conhecido mundialmente.

Onde assistir: Prime Video, YouTube

walt

Pinterest

walt antes do mickey

Pinterest

O Menino que Descobriu o Vento 

À primeira vista, parece um filme simples e dramático, mas vai muito além disso! O Menino que Descobriu o Vento foi lançado em 2019 e encanta cada vez mais pessoas.

Antes de mais nada, apresenta um cenário fora do comum: o Malawi, um país africano em que vive o protagonista, William (Maxwell Simba). O jovem mora em uma aldeia muito pobre que sofre com a falta de água e alimentos.

Mas a grande virada acontece quando o rapaz começa a frequentar uma biblioteca e descobre, a partir dos livros, que é possível construir um moinho de vento para bombear a água e irrigar as terras.

De modo geral, o filme permeia toda a persistência, determinação e coragem de William em implementar um sistema que muda a vida de muitas pessoas, um conceito típico e real do empreendedorismo. Além, é claro, de uma grande lição de criatividade e força de vontade, mostrando que a partir do conhecimento é possível mudar cenários.

Onde assistir: Netflix, YouTube

o menino que descobriu o vento

Pinterest

filme netflix

Pinterest

menino que descobriu o vento

Pinterest

The Founder

A história do famoso MC Donalds também virou filme. The Founder (ou Fome de Poder), lançado em 2016, conta a história de como Ray Kroc (Michael Keaton).

Na década de 1950, o vendedor de máquinas de milkshake transformou a pequena cadeia de restaurantes McDonald’s em uma marca conhecida mundialmente.

Ao mesmo tempo que aborda a trajetória do protagonista, o filme mostra sua relação com os irmãos Richard (Nick Offerman) e Maurice McDonald (John Carroll Lynch), desde o primeiro contato até o fim da sociedade.

De modo geral, o filme explora temas como ambição, ética nos negócios, empreendedorismo e os desafios para uma empresa familiar se tornar em algo como o gigante MC Donalds.

Onde assistir: HBO Max

filme the founder

Pinterest

the founder

Pinterest

O Jogo da Imitação

De antemão, O Jogo da Imitação é um filme comovente e emocionante que vai muito além do empreendedorismo e mostra várias lições de vida.

A história se passa na década de 1920 e durante a Segunda Mundial, em duas fases da vida do matemático e cientista inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch).

O especialista foi o criador da primeira máquina inteligente que viria a se transformar no computador. Sua inteligência, perspicácia e perseverança são retratadas no longa de 2014, em meio a situações de preconceito por sua orientação sexual.

De fato, esse é um dos mais aclamados filmes sobre o assunto, que aborda uma série de temas e valores, essencial para os novos empreendedores.

Onde assistir: Netflix, HBO Max, Prime Video

o jogo da imitacao

Pinterest

jogo da imitacao

Pinterest

À Procura da Felicidade

Por fim, À Procura da Felicidade é outra inspiração de filmes de empreendedorismo. O longa, lançado em 2006, narra a história real de Chris Gardner (Will Smith).

Chris é um homem que enfrenta dificuldades financeiras e pessoais extremas, a ponto de desistir de tudo. Mas ele tenta seguir em frente apoiado pelo filho, Christopher (Jaden Smith).

A vida do protagonista muda quando ele consegue um estágio em uma corretora de ações. A partir de seu talento, tomada de decisões e persistência, ele consegue evoluir na profissão e se tornar um reconhecido vendedor.

Filme premiado, é uma grande história para iniciantes e pessoas que almejam o sucesso nos negócios e na vida.

procura da felicidade

Pinterest

a procura da felicidade

Pinterest


Gostou da lista dos melhores filmes de empreendedorismo? Já assistiu algum? Faça uma maratona e use como inspiração para o seu negócio!

Enfim, aproveite, indique outras produções e compartilhe com mais pessoas também. Até mais!

Você pode gostar...