JANELAS DE MADEIRA: tipos e modelos!
As janelas de madeira são capazes de adicionar ainda mais estilo ao lar e além de caracterizar a fachada, o material utilizado ainda é capaz de deixar o projeto mais aconchegante. Se você pretende utilizar este tipo de abertura no seu projeto, fique atento as dicas de como escolher o melhor modelo.
Modelos e tipos de janelas de madeira
Os tipos de janelas variam bastante, e isso implica em tamanhos e tipos de aberturas, então antes de escolher o modelo, é preciso considerar o ambiente em que será instalado, e a partir daí considerar a melhor versão.
Basculante e Maxim-ares
Geralmente a basculante tem tamanho menor, e também é chamada de vitrô. A sua instalação é ótima para ambientes pequenos, como banheiros. Já o modelo maxim-ares abre para fora e pode ser utilizada em qualquer ambiente, já que seu tamanho pode ser variado.
Para o projeto deste banheiro, a ideia foi instalar a versão maxim-ares dupla. O tamanho reduzido é condizente com a dimensão do ambiente e a esquadria de madeira destaque-se no ambiente com predominância de branco.
- Na cozinha o modelo com abertura para fora aparece nas imagens 1 e 2, e mostra que a variação de tamanhos permite o uso em diversos estilos de projeto.
- Para a área do box foi escolhido o modelo basculante que dá toque retrô ao ambiente.
Mais fotos
Camarão
Este modelo costuma ser indicado para aberturas maiores, já que as faces ao serem abertas vão se aglomerando como um sanfona.
A versão camarão em madeira foi utilizada no quarto de casal. A abertura mais ampla é ideal para valorizar a vista externa e permitir a entrada de luz solar, e para completar o item, no lado interno ainda há o vidro, que permite a entrada da luz solar sem a necessidade de deixar a janela aberta.
Com um design moderno, a estratégia foi de utilizar o material nobre na abertura para manter a harmonia do projeto da casa de madeira. Ao ser aberta a janela dá um toque especial a residência, e ao ser fechada o visual fica todo uniforme e quase imperceptível de notar os pontos de abertura.
Mais fotos
Veneziana
Este modelo é caracterizado pelas paletas que compõem a estrutura da janela, e assim permitem a entrada de ventilação mesmo quando fechada. O design com paletas pode ser combinado a diferentes tidos de abertura.
Neste projeto, o estilo veneziana não ficou restrito apenas para a janela, mas também foi utilizado na porta. O material nobre usado nas aberturas garante um toque mais delicado ao ambiente com piso de cimento queimado e combina com os móveis de mesmo material.
Nesta proposta, o design tem uma linha mais contemporâneo e mecanismo que permite a regulagem das paletas, o que ideal para controlar a entrada de luz solar e vento.
Mais fotos
Madeira com vidro
A mistura dos dois materiais é ideal para quem busca uma solução moderna e com design clean. Dessa forma, a combinação do vidro com a madeira deixa o ambiente mais aconchegante sem acrescentar muita informação ao projeto.
A decoração rústica é marca deste ambiente, mas para quebrar um pouco dessa rusticidade o vidro é um elemento perfeito. Para não perder a linha decorativa a estratégia foi utilizar a esquadria de madeira, o que garante a ligação do rústico com o vidro.
A casa no campo também pode seguir essa ideia de ter predominância de vidro e apenas esquadrias de madeira. O resultado dá charme a estrutura e permite aproveitar melhor a vista para a natureza.
Mais fotos
De correr
Este tipo de abertura é mais característico em janelas amplas, e é indicado para diferentes ambientes, exceto banheiro. A estrutura que permite abri-la através de um mecanismo onde a janela de descola em um trilho é apenas uma característica, e permite a combinação da estrutura com diferentes detalhes e designs.
Neste projeto, a abertura foi utilizada na cozinha e além de funcionar para a entrada de luz e ventilação, ainda tem a função de passa prato para a área de lazer da residência.
Neste projeto, o item foi utilizado no quarto e instalado em uma quina, dando mais autenticidade a fachada. Além da versão externa com tábuas de madeira, por dentro ainda há esquadria de madeira com vidro.
Mais fotos
De abrir
Talvez este modelo seja o mais comum, e também um dos primórdios das aberturas das janelas de madeira. A característica deste item é que ele é composto por duas folhas que se abrem para o lado externo.
A casa no campo segue as características de um projeto rústico e com tendências de uma construção mais campestre. Para manter o estilo, a aposta foi por utilizar as janelas de abrir com folhas de madeira que dão um toque aconchegante a fachada rústica.
Neste projeto a janela além de ter a abertura para a área externa ainda tem uma extensão de madeira na parte debaixo, que permite que o item abra completamente e se transforme em uma porta.
Mais fotos
Coloridas
Característica marcante das casas coloniais, a madeira pintada dá um toque marcante a fachada e deixa o projeto com um toque mais alegre.
Para este projeto, a estrutura de madeira foi pintada de azul, o que dá destaque as aberturas e cria um contraponto com a fachada branca, deixando a residência com um toque mais charmoso.
Se a intenção é se inspirar em uma fachada colorida e cheia de alegria, este projeto é ideal. Aqui a casa azul já é super charmosa, mas o detalhe das janelas amarelas dão ainda mais graciosidade a fachada e acrescentam a característica de aconchego ao lar.
Mais fotos
Outras
Nesta proposta, o modelo estilo pivotante marca a estrutura da casa e caracteriza a fachada. A cor da madeira também é uma proposta ótima, já a coloração mais escura contrasta-se com a pintura mais clara.
Aqui o detalhe de madeira do andar superior também se prolongou para as aberturas de material, e que ao serem fechadas tornam-se um painel de madeira na fachada.
Para esta fachada, a ideia foi seguir o modelo de abertura guilhotina, que apesar do nome assustador se remete apenas ao fato de ser aberta para cima. E para não deixar com traços antiguinhos, comum deste modelo, a ideia foi dar um toque mais moderno com a madeira.
Mais fotos
Agora que você já conhece os variados modelos de janelas de madeira, é hora de se dedicar ao projeto e incluir o item na lista.