TIPOS DE JANELAS: Conheça os Melhores Modelos 2024

As janelas são itens indispensáveis em uma casa, e a intenção principal de dar luminosidade e ventilação ao ambiente amplia-se quando se fala nos tipos de janelas e o design dos modelos que podem tornar-se parte da decoração do lar. Para quem está em fase de construção ou reforma, e precisa encontrar o modelo de janela ideal para seu projeto, hoje o post tem dicas incríveis.

Tipos de Janelas

Janela veneziana

É um modelo muito utilizado e é possível encontrar janelas venezianas em metal e madeira. Esse modelo permite a ventilação no ambiente mesmo quando a janela está fechada.

Na escolha da janela veneziana, opte por um modelo que tenha vidro na parte de dentro, assim é possível fechar o vidro quando o tempo esfria demais ou deixar só no vidro para deixar a luz natural entrar.

modelos de janelas venezianas

As janelas venezianas são mais utilizadas em quartos, e algumas até possuem dispositivos que permitem maior abertura ou fechamento das palhetas.

veneziana para o quarto

Janela basculante

A janela ou vitrô basculante é mais utilizada em cozinha, banheiro e área de serviço. Para abrir a janela, é só puxar uma alavanca na lateral e algumas hastes da janela se abrem. O modelo permite a entrada regulada (através da abertura) de vento.

tipo de janela basculante lado externo

modelo de janela basculante lado interno

Janela de correr

A janela de correr é usada em quartos, sala e cozinha. Esse tipo de janela costuma ser maior, e é muito encontrado em quartos de apartamentos.

Se a intenção é usar janela de correr no quarto, escolha modelos que tenham outra camada além do vidro, assim é possível controlar a entrada de luminosidade.

janela de correr em madeira

janela modelo de correr em alumínio

Para a sala e cozinha os modelo de janela de correr só de vidro são essenciais para a entrada de luz natural. Os modelos conhecidos como blindex são consideradas janelas de correr e além de práticas, são modernas e ideais para a sala.

janelas de correr estilo blindex para salas e quartos

Janela oscilo-batente

Esse tipo de janela é muito versátil e pode ser instalada em diferentes ambientes. A janela oscilo-batente possibilita dois tipos de abertura – abrir ou tombar – permitindo a entrada parcial ou total de vento.

Esse modelo de janela ainda permite a escolha de vir só com vidro ou com veneziana e vidro (ideal para quartos).

janela modelo oscilo batente

 

Vitrô pivotante

O vitrô pivotante segue a mesma ideia da porta pivotante, de modo que abre para fora, mas de lado. A janela pivotante pode ser usada em salas e banheiros e por seu modo de abrir deixa o ambiente mais moderno.

janela modelo vitrô pivotante em madeira e blindex

Os modelos e materiais do vitrô pivotante podem variar, e modelos de madeira e blindex ficam entre os mais usados.

Janelas maxim-ares

O nome pode parecer diferente, mas é um modelo bem utilizado. A janela maxim-ares é um modelo que abre para fora e por ter diferentes tamanhos pode ser facilmente usada em ambientes pequenos.

Esse tipo de janela é muito utilizada em banheiro, área de serviço e em algumas cozinhas que possuem espaço reduzido. Os modelos de janela maxim-ar em blindex também podem ser usados em salas.

janelas maxim- ares vários tipos

Janela de abrir

A janela de abrir é um modelo que abre para fora (é raro, mas também há modelos que abrem para dentro), pois são fixadas em batentes e tem rotação vertical no eixo.

Esse tipo de janela é mais usual em quartos.

janelas de abrir em vários modelos

 

Janela guilhotina

O nome é assustador, mas o modelo é bem conhecido. A janela guilhotina é mais comum de casas antigas, mas atualmente alguns modelos mais moderninhos de janela guilhotina já podem ser encontrados nas lojas.

O modelo costuma ser de vidro, e é preciso um pouquinho de força para empurrar uma das partes para cima. Alguns modelinhos até possuem duas folhas que se abrem para fora, assim é possível instalar a janela no quarto para impedir a entrada de sol.

modelo guilhotina em madeira

modelo guilhotina retangular

janela guilhotina decorada com flores

Janela camarão

A janela camarão quando aberta tem as folhas (partes da janela) dobradas. O modelo costuma ser ideal para janelas compridas e deixa a janela charmosa ao ser aberta.

A janela camarão pode ser instalada em quartos e sala.

modelo de janela camarão com folhas de vidro

janela modelo camarão branca

modelo de janela camarão com folhas do tipo venesianas

Janela de tombar

Como o próprio nome já diz, ao abrir a janela a impressão que se tem é que ela tombou. A base inferior é fixa, e a janela de tombar é movimentada na parte de cima, abrindo para dentro.

foto de janela em modelo de tombar

foto de janela de tombar com vidro fosco

foto com grandes janelas de tombar

Bay Window

A janela bay window ainda é pouco visto no Brasil, já que é comum de casas norte-americanas e inglesas. O modelo é instalado em uma extensão da parede e tem três partes.

modelo de janela bay window com grades brancas

modelo de janela bay window em madeira

  Ao adotar a janela bay window a arquitetura da casa ganha outro estilo e pode ser uma ideia de projeto para o novo lar.

foto de janela bay window com partes em guilhotina

janela bay window toda em vidro

Fotos de Janelas para Inspirar

Para quem precisa de um pouquinho de inspiração para planejar a reforma ou construção do lar, separamos algumas fotos que podem te inspirar na escolha da janela ideal para sua casa.

janelas bay window lado a lado

linda janela camarão em tons madeira

foto de modelo de janela de correr

casa decorada com vários tipos de janela

linda casa com várias modelos de janela em madeira

modelo de janela grande estilo janela camarão

foto de casa decorada com várias janelas guilhotina

casa decorada com janelas de correr

foto de janela bay window feita toda em vidro

foto de casa com várias janelas maxim-ares

casa com grandes janelas de correr

janela de correr branca com camada em venesiana

modelo de janela de correr com camadas de vidro e venesiana

várias janelas maxim-ares lado a lado

janela maxim-ares em madeira

foto de janela de correr com folhas estilo venesiana

Gostou das dicas sobre tipos de janelas? As opções são inúmeras, mas o importante é considerar o projeto e a arquitetura da sua casa, assim fica mais fácil de escolher a janela adequada para cada ambiente.


Você pode gostar...