JARDIM EMBAIXO DA ESCADA: Ideias para Fazer, Fotos e Dicas
Para quem mora em casa com mais de um pavimento, muitas vezes fica sem saber como decorar o vão abaixo das escadas, e essa dúvida é bem comum. Afinal, o espaço vazio pode ficar sem graça, mas com bom gosto é possível criar uma área verde dentro de casa e transformar esse vão em um jardim embaixo da escada.
Dicas para jardim abaixo da escada
- Tamanho das plantas: antes de adotar a ideia é preciso escolher as plantas certas. Medir a altura do vão é essencial para optar por uma espécie de planta que respeite os limites da altura.
- Planta para sombra: a ideia é escolher as melhores plantas para jardim de inverno interno, afinal é necessário que as folhagens e/ou flores se adequem dentro de casa.
- Cuidados na instalação: para colocar as plantas dentro de casa, alguns detalhes são muito importantes, afinal é necessário verificar o tipo de piso em volta do jardim interno e analisar a necessidade de uma camada protetora para não ocorrer infiltrações e nem danificar o revestimento do chão.
Jardim natural
O piso de madeira da sala realça o espaço verde abaixo da escada. A ideia aqui foi criar um nível mais baixo para essa região e depois de plantar as folhagens, o espaço ganhou pedrinhas brancas para deixar o resultado mais delicado.
A parede de cimento queimado tem traços mais industriais, mas a ideia de fazer uma faixa com folhagens verdes abaixo dos degraus, dá sensação mais aconchegante ao ambiente.
A predominância de branco aparece desde a parede até o piso, e para destacar a área, uma estreita área com plantas e troncos foi instalada.
O modelo da escada em U, utiliza mais espaço e por isso o vão acaba sendo maior. Se o seu projeto segue esse modelo, a dica é se inspirar nesse jardim interno com poucas plantas, mas muito bom gosto.
Para decorar o vão embaixo da escada sem mexer com obras para criar um jardim, uma das opções é se inspirar nesses projetos e usar vasos com plantas para preencher o espaço.
Se você ainda está na fase de planejamento da obra, aposte nessa versão que já traz uma área para o jardim interno. Aqui a ideia foi usar muitas plantas baixas abaixo da escada e modelos que crescem mais (ex: ráfis) na lateral.
Esse espaço interno recria um jardim aconchegante e lindo. Junto da escada de madeira, pedras decoram o chão e plataformas também de madeira fazem o caminho.
Para o projeto, a ideia é escolher um modelo de escada que seja compatível com jardim e não destoe. Para isso, o ideal é uma versão menos chamativa e com guarda-corpo de vidro ou inox.
O uso da madeira foi predominante aqui, e o pequeno vão abaixo dos degraus ainda tem a vantagem de receber luz solar por conta da parede de vidro.
A escada curva foi essencial para planejar o jardinzinho que também segue as formas arredondas e ganhou vaso com plantas para a decoração.
Mais fotos
Jardim artificial
Nem sempre a planta natural é a melhor opção, ainda mais quando a ideia é por flores sempre floridas e que ficarão a sombra. Por isso, o pequeno vão ganhou bromélias artificias na decoração.
Nesses projetos, as folhagens não naturais predominam e assim dispensam os cuidados com jardinagem, e são excelentes para quem não tem muito tempo para se dedicar ao jardim.
Na decoração da sala, a opção por um jardim artificial traz delicadeza para o ambiente, mas isso só é possível com modelos que se pareçam muito com plantas naturais.
Nesse jardim, os modelos artificiais são variados, e tornam-se ótimas alternativas para quem não quer obras com a construção de um jardim interno, assim bastam algumas pedrinhas e a colocação das plantas e arbustos.
O modelo com flores é lindo, mas sem sol é difícil de manter. Por isso a ideia foi usar modelos não naturais junto a pedras brancas.
A decoração do espaço pequeno é bem condizente com as dimensões e mescla diferentes artifícios, como galhos secos, pedras brancas, lascas de madeira e bromélias sintéticas. Ah, e o truque de usar a iluminação dá sensação de amplitude e aconchego ao espaço.
Mais fotos
Agora que você já viu como fazer um jardim embaixo da escada, pode investir nessa ideia para aproveitar o vão e ainda melhorar a decoração do lar com um espaço reconfortante e verde, seja ele natural ou artificial.