Como Fazer uma Maquete de PAPELÃO【PASSO A PASSO】

A maquete de papelão é uma das mais tradicionais em projetos arquitetônicos e escolares em geral. Esse material serve como base perfeita para casas, edifícios e uma série de elementos que fazem parte de um cenário.

Seja para quem estuda Arquitetura e Urbanismo ou para as crianças que precisam fazer uma trabalho escolar, fazer uma maquete torna-se necessário para ganhar uma boa nota.

Logo, é essencial entender como fazer uma maquete de papelão passo a passo para deixar a estrutura perfeita. Para ajudar você, preparamos este guia completo com dicas + fotos. Acompanhe e inspire-se.

maquete de papelão

Dicas e inspirações para uma fazer uma maquete de papelão passo a passo

A maquete é definida como uma representação completa ou parcial, em escala reduzida, de determinado cenário: uma obra, um objeto, um ambiente, enfim.

A ideia é projetar um cenário em miniatura para servir de apoio à concepção final. Assim, é possível ter uma ideia de como será a obra final – por isso é comum ver maquetes em estandes de vendas de casas, prédios, em condomínios, etc.

maquete

Essas estruturas são clássicas e tem origem desde o Egito Antigo. Com o desenvolvimento da Arquitetura, ficaram cada vez mais sofisticadas, tanto que hoje em dia há softwares que ajudam na construção de maquetes perfeitas.

Além disso, muitos materiais podem ser utilizados para deixar essa estrutura perfeita: isopor, papel, papelão, etc. Muitas opções acessíveis são essenciais para fazer maquetes escolares e podem ser customizadas facilmente.

A maquete de papelão é muito popular quando se trata desses projetos, por isso é bacana aprender a fazer passo a passo. Além da base, você pode unir com outros materiais, pintar, fazer colagens, entre outras ideias.

Fotos e modelos de maquete de papelão

Para inspirar você, selecionamos os modelos de maquete de papelão mais convencionais.

Maquete de casas de papelão

O papelão é a principal base para fazer casas para uma maquete. Você pode moldar o material para construir casinhas de todos os tamanhos e portes, desde modelos básicos até os mais incrementados.

As casas são os elementos de destaque em maquetes escolares e de demais trabalhos. Por isso, é ideal se inspirar com muitas versões para confeccionar e deixar seu projeto totalmente sofisticado.

casa de papelão para maquete

casa de papelão simples

casinha de papelão em maquetes

casinha de papelão para maquete

Com o papelão, é possível fazer paredes, teto, portas, janelas e demais adereços essenciais para uma casa – use sua criatividade para confeccionar um modelo incrível.

casinha de papelão

casinha para maquete de papelão

casinha simples para maquete

maquete colorida de casas de papelão

A vantagem do papelão é que você pode fazer recortes facilmente e moldar do jeito que achar conveniente.

maquete de casa de papelão

Maquete de casas de papelão colorida

Maquete de casas de papelão

Maquete de prédios de papelão

Assim como casas, é bacana fazer uma maquete de prédios de papelão. Nesse caso, dá para se inspirar em diversas estruturas diferentes, desde os famosos edifícios até comércios e outros estabelecimentos.

Uma dica legal é usar como base um prédio existente, seja algo famoso ou da sua própria cidade, assim dá para ter uma boa ideia para personalizar passo a passo. Além do papelão, dá para fazer recortes, pintar com várias cores e colar diversos adereços para deixar o prédio bonito e customizado.

edificios de papelão

 

 

edificios em papelão

igreja de papelão

maquete de edificio de papelão

maquete de edificios com papelão

Muitos prédios famosos e históricos são retratados em uma maquete de papelão, sobretudo para trabalhos escolares.

maquete de edificios de papelão

Maquete de prédios de papelão

predio livraria de papelão

Maquete de cidade de papelão

Se você busca realizar um projeto completo e sofisticado, é primordial conferir ideias de maquete de cidade de papelão. Embora seja mais trabalhoso para confeccionar, o resultado é incrível.

Com esse material, você pode construir todas as casas e prédios. Basta buscar inspirações e usar toda a sua criatividade, desde os pontos principais até os detalhes.

O papelão tem a vantagem de ser bastante acessível, por isso você não gasta muito para fazer uma maquete perfeita. Você só precisará de várias caixas, em quantidade necessária para deixar sua maquete completa e finalizada. Há muitas ideias legais e impressionantes.

cidade com papelão

cidade de papelão para maquete

cidade de papelão

cidade feita com papelão

cidade para maquete de papelão

maquete de cidade de papelão

maquete de cidade grande

As cidades de papelão podem ser construídas de diversas formas e para vários objetivos. Você pode se inspirar em uma representação única ou em uma série de cenários possíveis.

maquete de cidade

maquete de cidades

maquete de papelão cidade

maquete de papelão de cidade

Como fazer maquete de papelão? – Passo a passo

Aprenda a fazer uma maquete de papelão passo a passo e deixe seu projeto impressionante.

Passo 1

Você precisa ter um projeto como base antes de fazer a maquete. Pode ser algo real, uma imagem por meio de um software, enfim. A partir disso, é possível ter noção de como ficará seu projeto.

Passo 2

Defina a escala da sua maquete. Entende-se por escala o tamanho dos elementos, ou seja: em uma escala 1/20, a estrutura será 20 vezes menor que o tamanho original.

Passo 3

Escolha a melhor base para a maquete. Pode ser de papelão mesmo, de isopor, de MDF, entre outros materiais.

Passo 4

Comece a confeccionar as peças. Para isso, você deve usar papel sulfite para desenhá-las. Depois, recorte e use os moldes em uma placa de papelão.

Passo 5

Esses moldes podem ser das paredes de uma casa, do telhado, de prédios, enfim, de todos os elementos que irão compor a sua maquete.

Passo 6

Use uma régua metálica e uma faca bem afiada (ou estilete) para recortar os moldes no papelão. Assim, você terá as peças necessárias para montar as casas e demais estruturas.

Passo 7

Comece a montar as estruturas unindo os moldes de papelão na base escolhida. Use super cola em vez de cola branca para mantê-las bem unidas.

Passo 8

Espere a cola secar antes de começar a customizar as peças. Para isso, dá para pintar com tinta acrílica ou tinta guache. Um truque bacana é passar selador antes de aplicar a tinta.

Passo 9

Personalize as casas e edifícios com detalhes: portas, janelas, telhado, entre outros pontos. Faça colagens usando cartolina colorida, tecidos, papel crepom, entre outros materiais.

Lembre-se que cada estrutura tem características próprias, por isso é essencial se atentar a cada detalhe, sobretudo em relação a cores.

Passo 10

Com as estruturas prontas, decore o cenário. Faça ruas, árvores e demais elementos; use miniaturas de pessoas e animais, assim como outros acessórios essenciais para construção de todo o ambiente. Pronto, sua maquete de papelão está finalizada.


Dicas essenciais:

  • Comece a construir a maquete com máxima antecedência, sobretudo se for um projeto grande;
  • Para maquetes escolares, é essencial o apoio de um adulto para fazer os recortes;
  • Deixe a cola secar completamente antes de customizar as peças;
  • Tome cuidado ao transportar a maquete. O papelão é um material frágil, por isso é preciso ter atenção para não quebrar, molhar ou acontecer outros problemas;
  • Colete várias caixas para ter muito material disponível. Você também pode usar caixas de leite para construir os prédios.

Enfim, esperamos que com essas dicas você tenha aprendido a fazer uma maquete de papelão passo a passo. Gostou do nosso guia? Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...